Conecte-se conosco

Cultura

Lei reconhece festas juninas como manifestação da cultura brasileira

Publicados

em

Foi publicada, no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (26), o projeto de lei que reconhece como manifestação da cultura brasileira as festas juninas. O texto foi aprovado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado e sancionado pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin (PSB).

De acordo com o relator, o senador Prisco Bezerra (PDT-CE), o PL tem como objetivo, reconhecer as festas no âmbito nacional, mas com suas individualidades regionais.

Anúncio


“Diversas características nacionais, regionais e locais foram sendo incorporadas, de modo que sua realização no Sul do país é diferente da que ocorre na Amazônia, não obstante a inegável presença de elementos comuns”, ressaltou o relator.

Na visão do senador, que atualmente está fora de exercício, as festividades juninas, sobretudo na região Nordeste do país, são uma reafirmação do forró, que foi reconhecido em 2021 pelo Iphan como patrimônio cultural.

“Nas festas juninas do Nordeste, deve-se destacar, além da animação contagiante, o cultivo de preciosas tradições, como por exemplo a variada e deliciosa comida à base de milho. Mas sobressaindo-se entre todas elas, está a música e dança do forró”, completou.

As festas juninas tiveram origem na Europa e eram vinculadas a celebrações pagãs, que marcavam o solstício do verão — o dia mais longo do ano, no mês de junho —, que indicava o início das colheitas. Ao longo do tempo, foram cristianizadas e passaram a ser dedicadas à comemoração de três santos católicos populares: Santo Antônio, 13 de junho, São João Batista, 24 de junho, e São Pedro, 29 de junho.

Agência Senado

Rate this post
Anúncio


Cultura

Guarabira realiza Rota Cultural Raízes do Brejo neste fim de semana

Publicados

em

A cidade de Guarabira participa esta semana da Rota Cultural Raízes do Brejo. De sexta (24) até domingo (26) uma vasta programação estará disponível com diversas atividades para toda população local e turistas. Este é o segundo ano que o município integra a programação da rota cultural, que já está em sua 5ª edição. 

Com o tema “Cultura e tradição nos 100 anos do pavão” a programação (confira na íntegra logo abaixo) conta com apresentações culturais com grupos da cidade, atividades voltadas para guias turísticos, shows em praça pública, e solenidade religiosa.

Anúncio


“Mais um ano em que Guarabira mostrará todo o seu potencial turístico e cultural. Serão três dias intensos com atividades para todo os gostos, e que valorizam nossa identidade regional, assim como atrai turistas para o município. A Prefeitura de Guarabira tem como parceiros a PBTur e o Fórum de Turismo do Brejo nessa empreitada de ressaltar nossos talentos artísticos e estimular a geração de renda e oportunidade para os empreendedores locais por meio do Raízes do Brejo”, destacou o prefeito Marcus Diogo.

Segue abaixo a programação completa:

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

GUARABIRA: Prefeitura divulga as atrações da FESTA DA LUZ 2024

Publicados

em

A Prefeitura de Guarabira, em evento realizado no CineMaxxi na noite desta segunda-feira (13), anunciou as atrações da Festa da Luz 2024. Serão quatro noites, de 1 a 4 de fevereiro.

Entre as atrações principais confirmadas estão Mari Fernandes, Limão com Mel, Iguinho e Lulinha, Zé Vaqueiro, Tarcísio do Acordeon, Raí e Saia Rodada, Vitor Fernandes, Wesley Safadão, Cláudia Leite, DJ di Medeiros, Pe Fabio de Melo e Celione David.

Anúncio


O conceito da FDL do próximo ano é “siga o som”. E a marca deve estampar toda a estrutura física e assessórios relacionados a festa, considerada a maior festa de padroeira do Nordeste.

O prefeito Marcus Diogo (PSDB), a deputada estadual Camila Toscano e sua mãe, a ex-prefeita Léa participaram do anúncio, ao lado do diretor da festa Thiago Alexandre e convidados.

A gestão municipal promete realizar uma festa maior no próximo ano, o último tendo Marcus Diogo como prefeito. O evento é gratuito e realizado no Parque do Poeta, em Guarabira.

As atrações do palco popular ainda serão anunciadas, assim como detalhes da estrutura no parque de eventos. 

Caderno de Matérias

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Guarabira realiza no próximo sábado a sua Conferência Municipal de Cultura

Publicados

em

Será realizada no próximo sábado (28/10), no Teatro Municipal Geraldo Alverga, a 4ª Conferência Municipal de Cultura do município de Guarabira. O evento, que vem sendo organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, juntamente com o Conselho Municipal de Política Cultural, tem como objetivo o debate e a coleta de diretrizes, junto aos representantes culturais do município, para as políticas públicas de cultura para os próximos dez anos.

Até o final de outubro, os municípios brasileiros devem realizar as suas conferências, que são um instrumento fundamental para médio e longo prazo, como base para retomar a implantação e o fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura. De acordo com as informações da Secult de Guarabira, “é o momento de formular as políticas de cultura para o país a partir dos municípios e dos estados, discutindo o direito à cultura, o marco regulatório do setor, as leis de fomento e toda a política geral da cultura para o país”.

Anúncio


Na programação, além da escolha dos delegados locais, serão divididos os grupos de trabalho para apontar sugestões que farão parte do documento a ser elaborado e aprovado pelos participantes. Durante o evento, serão eleitos os representantes do município que irão participar da conferência estadual no mês de novembro, a qual acontecerá na cidade de Campina Grande. Na estadual, também serão eleitos os delegados da Paraíba que participarão da conferência nacional em Brasília, no próximo ano.

A conferência de Guarabira contará com atrações de artistas locais, exposição de artesanato e, ainda, com uma palestra do professor, escritor, crítico e poeta paraibano Hildeberto Barbosa Filho, convidado para falar sobre o tema “Democracia e Direito à Cultura”. Ele é licenciado em Letras Clássicas e Vernáculas; mestre e doutor em literatura brasileira; bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais; Professor e membro da APL (Academia Paraibana de Letras) e sócio efetivo da APF (Academia Paraibana de Filosofia). Integra também os quadros da Associação Paraibana de Imprensa.

O evento terá início às 9h da manhã e se estenderá ao longo do dia, aberto ao público. Interessados em participar, tanto como delegados ou apenas como observadores, deverão preencher um formulário simples para obter o credenciamento. As inscrições seguem até a próxima quinta-feira (26/10), com o preenchimento no link a seguir: https://forms.gle/mZDS4MMQFNzdiwzCA

Confira o cartaz, abaixo

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas