Conecte-se conosco

Saúde

Boletim de arboviroses aponta redução dos casos de Dengue e Chikungunya na Paraíba

Os focos do mosquito, na grande maioria, são encontrados dentro de casa, quintais e jardins.

Publicados

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nessa quinta-feira (4), o boletim epidemiológico nº 5 de arboviroses, que traz dados dos agravos em 2023, na Paraíba, até a Semana Epidemiológica 16 (finalizada em 22 de abril). De acordo com o documento, foram registrados no período 3.935 casos prováveis de arboviroses na Paraíba, sendo 3.228 de dengue, 667 de Chikungunya e 40 de Zika.

Os dados mostram que houve redução de 54% para os casos prováveis de Dengue quando comparados ao mesmo período do ano de 2022, quando 7.020 casos prováveis foram registrados. Já para os casos prováveis de Chikungunya, há uma redução de 90%. Para Zika, o número é igual ao do ano anterior.

Anúncio


De acordo com técnica em arborviroses da SES, Carla Jaciara, o cenário epidemiológico das arboviroses na Paraíba está mais tranquilo. “Este ano, tivemos uma redução importante nos casos prováveis de Dengue e Chikungunya e uma estabilidade nos casos de Zika em relação aos quatro primeiros meses de 2022. Esse resultado é valioso pois coincide com várias ações que são realizadas na SES com foco nos municípios e na melhoria do quadro geral. Foram nove reuniões on-line e capacitações para manejo clínico da doença oferecidas para os profissionais de saúde dos 223 municípios. Além disso, já foram iniciadas as Oficinas de Fortalecimento do Processo de Trabalho dos Agentes de Combates às Endemias, que contemplarão todas as regiões do estado. Também estamos fortalecendo as ações nos municípios com alta incidência das arboviroses, como Teixeira”, explicou.

Dos 3.228 casos prováveis de dengue, 1.951 foram confirmados. Dos 223 municípios paraibanos, 214 apresentam casos prováveis, dos quais três estão em alerta pela alta incidência da doença: Baraúna, Manaíra e Teixeira estão acima do patamar de 300 casos a cada 100 mil habitantes. Até o dia 22 de abril, 14 casos com sinais de alerta para gravidade foram identificados na Paraíba, que registrou um óbito e tem outros três em investigação.  

Para Chikungunya, foram confirmados 413 casos e três municípios apresentam mais de 300 casos prováveis a cada 100 mil habitantes: Riacho de Santo Antônio, São José do Brejo do Cruz e Teixeira. Os casos reagentes ou detectáveis de Chikungunya foram identificados em 66 municípios. Teixeira, Campina Grande e João Pessoa concentram o maior número. Um óbito em decorrência do agravo foi confirmado no município de Serra Redonda e outro está em investigação em João Pessoa.

Dos 40 casos prováveis de Zika, 17 foram confirmados, nenhum deles em gestantes. A taxa de incidência dos casos prováveis no estado é de 0,99 casos por 100 mil habitantes, considerada baixa. Dos 223 municípios paraibanos, 14 registraram casos reagentes para a doença. Não há óbitos em investigação nem confirmados.

Carla Jaciara destaca que a população deve continuar com os cuidados e manter os locais que podem servir de criadouro para o mosquito sempre limpos. “O período de chuva se aproxima e com ele vem a maior probabilidade de incidência das arboviroses. É sempre bom lembrar que os recipientes com água devem ser esvaziados ou limpos frequentemente, incluindo caixas d’água, cisternas, vasos de plantas e aquários. As calhas não podem ser esquecidas e qualquer objeto que possa acumular água com as chuvas no quintal ou jardim deve ser monitorado para evitar proliferação”, finaliza.

Os focos do mosquito, na grande maioria, são encontrados dentro de casa, quintais e jardins. Pelo ao menos uma vez por semana, deve ser feita uma faxina para eliminar copos descartáveis, tampas de refrigerantes ou outras garrafas, não deixar água acumulada em pneus e adicionar cloro à água da piscina são algumas medidas que podem fazer toda a diferença para impedir o registro de mais casos de arboviroses, além de receber em domicílio o técnico de saúde devidamente credenciado, para que as visitas de rotina sirvam como vigilância.

Da Secom-PB

Rate this post
Anúncio


Saúde

Tomógrafo do Hospital Regional de Guarabira beneficiará pacientes de 25 municípios

Publicados

em

O novo Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) do Hospital Regional de Guarabira (HRG) Antônio Paulino Filho, unidade do Governo do Estado gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), vai contar com o primeiro equipamento de tomografia da rede pública de saúde do Brejo paraibano. O tomógrafo vai beneficiar a população de 25 municípios da região, realizando exames de imagem que auxiliam na conclusão de diagnósticos.

Com um investimento de R$ 2.060.000 do Governo do Estado, o equipamento tem a capacidade de 64 canais, permitindo realizar exames de tomografia computadorizada em alta resolução e em tempo reduzido. O aparelho já foi entregue à unidade hospitalar e vai funcionar após a inauguração do novo CDI do Regional, que está em fase de conclusão de obras.

Anúncio


De acordo com o diretor-técnico do HRG, Igor Monteiro, o novo equipamento vai mudar a realidade da saúde em toda a região. “Com a chegada do tomógrafo no Hospital Regional de Guarabira, iremos todos usufruir de um importante equipamento de prevenção de saúde que nos possibilitará a realização de exames de imagem, inclusive de alta complexidade, podendo ser crucial no desfecho positivo do quadro do paciente, a exemplo de um acidente vascular encefálico em janela para trombólise”, afirmou.

Ele destacou que, além de beneficiar a população das cidades vizinhas, o novo tomógrafo vai desafogar hospitais de referência na região metropolitana de João Pessoa. “Vai ser possível desafogar essa demanda do Hospital Metropolitano, Hospital Edson Ramalho, Hospital de Trauma, entre outros que nos dão o devido suporte na realização de exames de imagem, sejam esses de urgência ou eletivos”, complementou.

A diretora-geral do HRG, Rosicler Pinheiro, enfatizou o compromisso da PB Saúde e Governo do Estado da Paraíba em atender às necessidades da população. “Investimentos como esse demonstram o empenho em fortalecer o sistema de saúde pública e oferecer serviços de qualidade mais próximos à comunidade. A aquisição do equipamento representa um salto significativo na assistência à saúde na região, permitindo diagnósticos mais ágeis e precisos. Assim, buscamos sempre avançar na nossa missão de cuidar das pessoas com dignidade e eficiência”, declarou.

Desde julho de 2024, quando assumiu a gestão do HRG, a PB Saúde realiza importantes melhorias na unidade, que atua com atendimentos clínicos, urgência e emergência, obstetrícia e cirurgias eletivas. A nova gestão trouxe melhorias na infraestrutura, fluxo de atendimentos e assistência. Para além desses, uma maior integração das equipes por meio de ciclo de capacitações e outras práticas essenciais para a qualidade assistencial.

Secom 

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Guarabira

Em Brasília, Léa consegue recursos para construção de Centro de Apoio à Criança Autista

Publicados

em

A prefeita eleita de Guarabira, Léa Toscano (União Brasil) e o vice-prefeito eleito Raimundo Macêdo (MDB) estão em Brasília participando de Seminário Novos Gestores 2025/2028, promovido pela Confederação Nacional dos Municípios. O evento visa preparar os prefeitos eleitos para os desafios da gestão pública, promovendo uma administração inovadora e eficiente.

“Estamos participando do encontro de Novos Gestores promovido pela CNM e também visitando nossos deputados e senadores, na certeza de que o nosso compromisso com a cidade e o bem estar dos guarabirenses estarão sempre na pauta dos nossos pedidos. Também estão conosco meu futuro chefe de Gabinete Douglas Nóbrega e a nossa deputada estadual Camila Toscano”, disse Léa numa postagem feita nas redes sociais.

Anúncio


Já na segunda-feira (19), Léa, Raimundo e Camila mantiveram audiência com o senador paraibano Efraim Filho (União Brasil) e com o deputado federal Romero Rodrigues, quando foram encaminhados projetos em benefício de Guarabira.

No encerramento da agitada agenda em Brasília, a prefeita informou ter conseguido com o deputado Romero verba para construir um Centro de Apoio à Criança Autista.

“Encerramos esta segunda-feira com uma ótima notícia: o deputado federal Romero Rodrigues vai garantir recursos para a construção do Centro de Apoio à Criança com Autismo em Guarabira. Essa foi uma promessa de campanha que vai se tornar realidade. Vou cuidar das pessoas, e a inclusão é uma das prioridades da nossa gestão”, comemorou Léa.

O Seminário prossegue nesta terça-feira (19) e outras novidades devem ser anunciadas por Léa, a partir de agendas com autoridades em Brasília.

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Saúde

Polícia Militar distribui 70 desfibriladores e capacita policiais para emergências médicas

Publicados

em

A Polícia Militar da Paraíba tem passado por uma nova fase nas ações de saúde para a tropa, e qualificação dos policiais para o resguarde da vida. Nesta quinta-feira (14), diversas unidades operacionais da PM receberam 50 desfibriladores externos automáticos (DEA), que poderão ser utilizados em primeiros socorros (foto acima).

Os dispositivos representam cerca de meio milhão de reais em investimentos, e foram entregues após capacitação ministrada pela empresa fornecedora do produto para 100 policiais de diversas unidades operacionais. A ocasião foi acompanhada pelo próprio comandante-geral da PM, o coronel Sérgio Fonseca, que destacou os investimentos e o foco da gestão nas vidas dos policiais.

Anúncio


“Como o governador João Azevêdo sempre diz: gestão é cuidar de pessoas, de vidas. Esses desfibriladores serão essenciais porque cada quartel da Polícia Militar terá um aparelho, com policiais capacitados, em uma ação que deve continuar. O aparelho é moderno, é o mesmo utilizado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), e de fácil utilização caso seja necessário usar”, destacou o coronel. “Até porquê a missão principal da Polícia Militar é servir e proteger. E esse servir é exatamente isso: salvar a vida de pessoas, seja dos civis ou dos nossos próprios policiais militares”, reforçou o comandante.

A ação desta quinta-feira foi realizada pela Diretoria de Saúde e Assistência Social (DSAS), no Quartel do Comando Geral da PM, em Cabedelo. “O foco dessa capacitação e da entrega dos aparelhos é de justamente instruir o policial para uma resposta rápida e emergências médicas, potencializando o salvamento de vidas durante operações policiais, ou nas unidades operacionais”, disse o tenente-coronel Jales, diretor administrativo da DSAS.

Entre outros usos, o aparelho terá utilidade em casos de parada cardiorrespiratória.  

Outras ações: As ações de saúde da PMPB estão fortalecidas. Na semana passada, o comando da PM inaugurou a nova se da DSAS, em um espaço ainda mais adequado para o atendimento da tropa e outras ações de saúde para o efetivo. A Diretoria está localizada no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa, próximo ao Espaço Cultural.

Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas