Organizada pelo Fórum de Turismo do Brejo Paraibano, a Rota Cultural Caminhos do Frio exulta a cultura e a arte nordestina na sua décima oitava edição. Com a participação de autoridades e da imprensa Estadual, o lançamento teve a participação também de artistas que engrandecem a Rota ao longo dos anos.
Nomes como Bráulio Bessa, Osvaldo Montenegro, Cezzinha, Geraldinho Lins, Os três do Nordeste , Nando Cordel e Limão com Mel complementam as atrações nacionais do evento.
O Parque Estadual da Pedra da Boca, localizado no município de Araruna, na Paraíba, foi reconhecido como local chave para o patrimônio geológico mundial. A pesquisa foi publicada, em julho de 2023, na Revista Internacional de Geopatrimônio e Parques, e aponta que a área tem potencial para se tornar um geoparque da Unesco.
A pesquisa, que durou cerca de dois anos, mostra que as características da Pedra da Boca fazem dela um local de interesse mundial. O estudo é resultado da dissertação de mestrado de Hígor Lins, que contou com a participação dos pesquisadores Marco Túlio Mendonça, Rafael Albuquerque, Larissa Silva e Rubson Pinheiro.
Anúncio
A área do Parque Estadual Pedra da Boca possui formações rochosas de granito, rocha muito resistente, e que são únicas no contexto do semiárido brasileiro.
Foto: Fórum de Turismo do Curimataú e Seridó Paraibano/Divulgação
De acordo com o pesquisador Marco Túlio, o que chama atenção em Araruna são as formas espetaculares que são bastante incomuns em rochas daquele tipo. As geoformas encontradas foram moldadas por processos químicos como a água.
Em toda América do Sul, o único lugar com semelhante fenômeno é no Parque Nacional de Itatiaia, no Rio de Janeiro, porém o clima lá é úmido. O município de Araruna fica localizado no semiárido, onde o mais comum seria que as rochas fossem moldadas por processos físicos, ou seja, a partir de quebras.
Por estarem mais expostas em local de predominância da caatinga, as rochas ficam visíveis e suscetíveis à mudança pela água. “São formas únicas e extremamente exuberantes, que retratam bem as mudanças do planeta nos últimos 20 milhões de anos”, informa Marco Túlio.
Foto: Arquivo/Pesquisadores
O Parque Estadual Pedra da Boca foi avaliado por quatro valores: científico, estético, turístico e de uso e gestão. “Os quesitos levados em consideração vão desde o potencial turístico, analisando assim acessibilidade, estrutura hoteleira e de restaurantes nas proximidades, até o potencial científico, avaliando o número de trabalhos publicados sobre o local”, exemplificou Hígor Lins.
A área da Pedra da Boca tem potencial para se tornar um geoparque da Unesco. São lugares que a organização reconhece como de grande valor científico para geociências e que são utilizados pela sociedade de forma sustentável.
“[A pesquisa] deve servir também para jogar luz sobre a necessidade de investimentos que possam estimular a geoconservação e o geoturismo, trazendo um consequente desenvolvimento socioeconômico e resultando em melhorias reais na vida das pessoas que habitam e sobrevivem em comunidades próximas a esses locais”, finaliza o pesquisador Hígor Lins.
Para os pesquisadores, o parque estadual tem essas características: o alto valor científico das formações rochosas e o fato de o local ser utilizado para turismo de aventura, ecoturismo e turismo sustentável. Assim, beneficiando a comunidade do entorno e gerando renda para a população local.
Atualmente, o Brasil possui cinco geoparques. Esse seria o primeiro da Paraíba. E com o selo da Unesco, a área ganharia certificado de ciência e sustentabilidade no mundo. Mas é necessário mais pesquisas, políticas públicas e investimentos voltados para o lugar.
Com muita cultura e arte, a cidade de Serraria já está pronta para viver a Rota mais charmosa do Brasil. Em sua 18 edição, o Caminhos do Frio vem consolidada e cheia de emoção neste ano. Trabalhando a literatura de cordel, os municípios tem se empenhado e integrado a Rota com as histórias e identidade particular de cada localidade.
Organizada pelo Fórum de Turismo do Brejo Paraibano, a Rota Cultural Caminhos do Frio exulta a cultura e a arte nordestina na sua décima oitava edição. Com a participação de autoridades e da imprensa Estadual, o lançamento teve a participação também de artistas que engrandecem a Rota ao longo dos anos.
Anúncio
Nomes como Curió Forrozeiro, Luan Estilizado, Filipe Santos e Flávio Farra estão entre as atrações do final de semana.
A abertura nesta segunda conta com a participação de apresentações culturais e show de João Pedro do Arcodeon.
A programação segue por toda a semana e encerra no próximo domingo, quando parte para a cidade de Borborema.
Confere no site: https://brejoparaibano.com.br/caminhos-do-frio/
A Rota Cultural já passou pelas cidades de Areia, Pilões, Matinhas, Solânea e agora Serraria. Confira o calendário para as próximas semanas:
Investir no turismo para gerar mais desenvolvimento econômico para o Estado: este foi um dos compromissos assumidos pelo candidato ao Governo da Paraíba, Pedro Cunha Lima, em reunião com o Trade Turístico na tarde desta quinta-feira (13).
“Haverá um quadro técnico a frente do turismo do Estado e também um orçamento equiparado aos estados vizinhos, porque precisamos ter maior competitividade. A Paraíba investe no seu turismo dez vezes menos do que investe o Rio Grande do Norte, isso não podemos aceitar”.
Anúncio
Na ocasião Pedro assinou uma carta compromisso com o setor, reforçando a importância de investir nos potenciais paraibanos. “Precisamos requalificar o Centro Histórico de João Pessoa, fazer as parcerias com o São João de Campina Grande, potencializar as vocações turísticas do Sertão. Vamos fazer um governo que trate o turismo como prioridade, um parceiro que gera desenvolvimento, emprego e renda para nosso Estado”, disse Pedro.