Mais de 300 pessoas da melhor idade participaram da Caminhada Solidária, no começo da manhã deste sábado (16), às 6h, no Busto de Tamandaré, em João Pessoa. O evento teve os objetivos de arrecadar alimentos para serem doados às instituições que cuidam de idosos e divulgar o programa de atividades físicas gratuito que é oferecido pela Polícia Militar da Paraíba, que tem atividades em cinco localidades: Busto de Tamandaré, Espaço Cultural José Lins do Rêgo, Centro de João Pessoa, ginásio O Ronaldão e em Várzea Nova (Santa Rita).
A caminhada teve 3,6 km e contou com a participação de pessoas atendidas pelo programa, de apoiadores e de futuros alunos das aulas de dança e funcional, que são gratuitas e continuam abertas ao público.
Anúncio
O programa Caminhar com Saúde e Segurança tem 26 anos de existência, oferecendo serviços de orientação em educação física e saúde, com caminhadas, dinâmicas, verificação de pressão arterial e de peso, entre outras ações. Diariamente, são atendidas mais de 500 pessoas pelo programa, a maioria com idade superior aos 60 anos.
Como participar – As atividades são realizadas de segunda a sexta-feira, em dois horários. Às 6h, no Busto de Tamandaré, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo e no Parque da Lagoa; E às 17h, na parte externa do ginásio O Ronaldão e no bairro de Várzea Nova, Santa Rita.
Com mais de 700 policiais militares e 100 viaturas de diversos modelos, o desfile da Polícia Militar em João Pessoa, neste 7 de setembro, foi todo especial. Isso porque a passagem da corporação contou com um integrante todo especial.
O jovem Daniel Calebe Galvão Santos, que conduziu o Pavilhão Nacional na composição da linha de Bandeiras, representou o Centro de Equoterapia da Polícia Militar (CepPM). Daniel, que é uma pessoa com transtorno do espectro autista, é assistido pelo Centro que usa cavalo como recurso terapêutico dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação. Criado em novembro de 2008, o CeqPM busca propiciar condições favoráveis aos praticantes, para alcançar melhor qualidade de vida, independência e autonomia, além da inclusão social.
Anúncio
Durante o desfile com a tropa, Daniel estava sendo acompanhado pela psicóloga Fernanda da Silva Miranda, pela fonodiologa Lília da Silva L e pelo guia 3° sargento Hugo Alexandre Chaves, todos componente do CeqPM.
A Semana da Pátria tem sido de inclusão, na Paraíba. Na abertura, no último dia 1°, participaram também do momento cívico crianças, adolescentes e adultos atendidos pela Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), e pessoas com múltiplas deficiências e autismo.
O Pavilhão Nacional conduzido por Daniel estava sendo acompanhado também pelo major Jailson, com a Bandeira da Paraíba, e pelo tenente Vieira, com a Bandeira da PMPB. Os oficiais são integrantes do Regimento de Polícia Montada “Coronel Calixto”.
Mais – Em todo a Paraíba, a PMPB desfilou em diversas cidades sendo destaque com suas tropas, logística, viaturas e Bandas, fazendo a alegria e surpreendendo as multidões.
Com a obra de adequação na BR-230, que recebeu ordem de serviço nesta terça-feira (5) pelo Ministério dos Transportes, o prefeito Cícero Lucena disse que a Prefeitura de João Pessoa irá complementar o projeto fazendo eixos de interligação entre bairros, transformando a rodovia no principal corredor da cidade. O gestor participou, virtualmente, de reunião com o ministro Renan Filho (Transportes), o governador João Azevêdo, o prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo, e integrantes da bancada paraibana no Congresso Nacional.
“Eu costumo dizer que a BR 230 é a principal avenida da cidade. Nessa gestão, com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), com diálogo bastante aberto, conciliando essa terceira via com outras, que precisa a Prefeitura fazer nas proximidades é acesso aos viadutos. Dessa forma, vamos estruturar esse acesso, da maior avenida da cidade”, disse o prefeito, se referindo ao projeto que o Governo Federal autorizou para triplicação da rodovia, além de capacidade e segurança viária da BR-230.
Anúncio
Os serviços entre o km 2 e km 13,38 da BR-230, em Cabedelo, terão um investimento de aproximadamente R$ 151,3 milhões. Com esses recursos serão realizados a construção de dois viadutos, oito passarelas de pedestres, 3,38 quilômetros de ampliação com terceira faixa de rolamento e vias laterais. A execução contratual prevista destas melhorias é de 1.080 dias.
“A situação atual é que a licitação dos remanescentes foi realizada em junho, a obra foi contratada em julho e agora, em setembro, nos estamos dando a ordem de serviço. Vale uma observação que, após a execução remanescentes, o DNIT prevê realizar os novos serviços de adequação da BR-230 na área urbana de João Pessoa, do Km 13 ao 28, com valor estimado de R$ 250 milhões – essa obra também está no Programa de Aceleração do Crescimento”, disse o ministro dos Transportes, Renan Filho. “Essa intervenção beneficia toda região metropolitana”, concluiu.
Neste sábado (25), a Prefeitura de João Pessoa inicia para um novo grupo a imunização com a dose de reforço com a vacina bivalente, que oferece proteção contra a variante original da Covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron, variante BA.4 e BA.5. O novo grupo é composto pelas pessoas imunocomprometidas, que assim como os idosos com mais de 70 anos, devem procurar o Santuário Mãe Rainha, no Aeroclube; ou os shoppings Liv Mall e Shopping Tambiá para receberem a dose do imunizante Pfizer bivalente.
As demais doses da vacina contra Covid-19 estão disponíveis para crianças a partir de seis meses – doses monovalentes, sendo referência para vacinação o Mangabeira Shopping, que atenderá das 8h às 16h com acesso a pedestres e drive-thru. No local também serão disponibilizadas todas as vacinas do calendário de rotina.
Anúncio
Pessoas imunocomprometidas – Fazem parte desse grupo pessoas transplantadas, de órgão sólido ou medula óssea; pessoas com HIV (PVHIV); com doenças inflamatórias em atividade e em uso de corticóide por mais de 14 dias; que fazem uso de imunossupressores ou imunobiológicos que levem a imunossupressão; com erros inatos da imunidade (imunodeficiência primária); com doenças renais crônicas, em hemodiálise; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses; e com neoplasias hematológica. Para esses casos, é necessário apresentar comprovação documental ou declaração médica para serem vacinadas com a Pfizer bivalente.
Covid-19 – As crianças a partir de seis meses de idade, que iniciaram o esquema vacinal nos dias 14 de novembro (com comorbidade) e 1º de janeiro (sem comorbidades), devem tomar a segunda dose com 28 dias ou a terceira dose com 60 dias com imunizantes Pfizer-BioNTech baby.
A Pfizer bivalente, disponibilizada para idosos a partir de 70 anos e pessoas imunocomprometidas,deve ser administrada somente para dose de reforço para quem já iniciou o esquema vacinal com, pelo menos, duas doses das vacinas monovalente, com intervalo de 4 meses (120 dias) da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com as vacinas Coronavac, Pfizer, AstraZeneca ou Jansen.
Vacinação domiciliar– Os idosos 70+ acamados, restritos aos leitos e assistidos pela Atenção Básica ou do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) da Prefeitura de João Pessoa, podem realizar o agendamento pelo Disque Vacina (83) 9.8645-7727, de segunda a sexta-feira, para serem imunizados em casa.
Documentação– No momento da vacinação, é necessário apresentar um documento oficial e cartão de vacina que comprovem outras doses dos imunizantes que previnem contra Covid-19 e Cartão do SUS.
O Ministério da Saúde (MS) recomenda que as vacinas contra a Covid-19 podem ser administradas simultaneamente com os imunizantes do calendário vacinal ou em qualquer intervalo na faixa etária de seis meses de idade ou mais.
Locais para vacinação em João Pessoa neste sábado (25):
Todas as vacinas do calendário de rotina e contra Covid-19;
Com a bivalente APENAS para idosos 70+ e pessoas imunocomprometidas
– Mangabeira Shopping (pedestres e drive-thru) – 8h às 16h
Idosos acima 70 anos e pessoas imunocomprometidas (sem agendamento)
1ª dose: Dose única – Imunizante Pfizer bivalente
– Santuário Mãe Rainha – bairro Aeroclube (drive-thru e pedestre) – 8h às 16h
– Shopping Liv Mall – bairro Jardim Oceania – 10h às 16h