Cultura
Jogos Indígenas 2023 serão abertos nesta quarta-feira, na Baía da Traição
A Aldeia São Francisco, no município da Baía da Traição, sedia, nesta quarta-feira (29), a solenidade de abertura dos Jogos Indígenas 2023. O evento terá cinco dias de duração, com início às 9h, e na oportunidade haverá a apresentação da dança do toré, além do desfile dos participantes, que integram os povos Potiguaras, oriundos do Litoral Norte da Paraíba.
As modalidades disponíveis dos Jogos são as típicas indígenas como: canoagem, corrida do toro, arco e flecha, arremesso de lança e natação no rio, mescladas com algumas tradicionais (futebol de campo, futsal e mini-maratona). De acordo com a coordenação, podem participar do evento, atletas do sexo masculino e feminino. A expectativa é que representantes de mais de 30 aldeias participem das provas.
“Depois de tantos eventos que o Governo do Estado realizou ao longo de 2023, agora chegou a hora dos Jogos Indígenas, que será mais uma grande festa do esporte na Paraíba. Realizar esse evento faz valorizar a cultura desses povos que tanto fizeram pelo país e continuam fazendo e por isso, merecem toda a atenção no que diz respeito a estar inserido no calendário esportivo”, observou o secretário da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Lindolfo Pires.
Os Jogos Indígenas da Paraíba são realizados pelo Governo do Estado por meio da Sejel com apoio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH) e contam com parceria das prefeituras de Marcação, Rio Tinto e Baía da Traição.
Secom
Cidades
Prefeitura anuncia banda “Colo de Deus” como atração religiosa da Festa da Luz 2026
Na noite desta segunda-feira (8/12), a prefeita Léa Toscano surpreendeu os fiéis ao anunciar a grande atração religiosa da Festa da Luz 2026: a renomada banda católica “Colo de Deus”.
A revelação ocorreu ao final da Santa Missa presidida na Igreja Catedral de Nossa Senhora da Luz, que foi dedicada a benção do presépio instalado na Praça da Catedral, marcando oficialmente o início das festividades natalinas no município, com o simbólico acender das luzes na Praça João Pessoa.
Em sua fala, a prefeita destacou o compromisso da gestão em manter vivas as tradições religiosas e culturais de Guarabira e a parceria com a Diocese que, ao exemplo deste ano, traz a festa no dia da padroeira para a frente da Catedral. “A Festa da Luz é o coração da nossa cultura e da nossa fé. No próximo ano, mais uma vez, em parceria com a Diocese, queremos proporcionar momentos ainda mais especiais para o nosso povo. Por isso, no dia 2 de fevereiro, após a missa e a procissão solene, teremos no adro da nossa Catedral um grande show de evangelização com o ministério Colo de Deus”, afirmou a prefeita.
A banda, conhecida nacionalmente por sua espiritualidade e por grandes sucessos deve atrair grande público ao adro da Catedral no dia 2 de fevereiro, dia dedicado a Nossa Senhora da Luz, padroeira da cidade e da Diocese de Guarabira. O show acontecerá logo após a procissão e celebração de encerramento das novenas, reforçando o caráter religioso da data e integrando fé, cultura e devoção em um só momento. Com o anúncio, a expectativa para a Festa da Luz 2026 cresce ainda mais.
Ascom/PMG
Cultura
Raízes do Brejo é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Paraíba
A Rota Cultural Raízes do Brejo foi oficialmente reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado da Paraíba pela Lei Ordinária nº 13.944, de 02 de outubro de 2025. O projeto, que se tornou um dos maiores símbolos de valorização da cultura e do turismo no Brejo paraibano, acontece anualmente entre os meses de setembro e dezembro, reunindo atividades que exaltam a identidade e as tradições locais.
A iniciativa envolve dez municípios da região do Brejo, que se unem para promover uma verdadeira celebração da cultura nordestina, com música, gastronomia, artesanato, teatro, dança, exposições e feiras. A programação diversificada movimenta o turismo e a economia criativa, atraindo visitantes de várias partes do estado e do país.
O principal objetivo da Rota Cultural é fortalecer a identidade cultural da região e estimular o desenvolvimento econômico sustentável por meio da valorização das tradições, da história e do potencial turístico de cada município participante.
Entre os municípios que compõem a Rota, Pirpirituba se destaca com entusiasmo e orgulho por fazer parte desse movimento cultural. A cidade tem investido continuamente em ações que fomentam a cultura local, incentivam o turismo e fortalecem o sentimento de pertencimento da população. Para a gestão municipal e para os artistas locais, o reconhecimento da Rota como Patrimônio Cultural Imaterial representa um marco histórico e uma motivação para continuar preservando e difundindo as raízes culturais do povo pirpiritubense.
“Fazer parte da Rota Cultural Raízes do Brejo é motivo de grande orgulho para Pirpirituba. É um espaço de valorização da nossa cultura, da nossa arte e do nosso povo. Agora, com o reconhecimento oficial como Patrimônio Cultural Imaterial, esse projeto ganha ainda mais força e significado para todos nós”, destacou o Prefeito Danilo Rocha.
Com o reconhecimento legal, a Rota Cultural Raízes do Brejo consolida-se como uma das mais importantes iniciativas de integração cultural da Paraíba, reafirmando o papel essencial da cultura como impulsionador do desenvolvimento, identidade e pertencimento.
Veja foto abaixo

Da Assessoria via fatoafato
Cultura
Anunciada atrações da Festa de Natal de Alagoinha
A tradicional Festa de Natal de Alagoinha, que atrai visitantes de diversas localidades da Paraíba, promete ser ainda mais grandiosa este ano. Em um evento realizado na última sexta-feira (24), o prefeito Alírio Filho apresentou as atrações e a programação oficial do evento, que ocorrerá entre os dias 23 e 26 de dezembro.
Reconhecida como a maior celebração natalina do estado, a festa tem se consolidado como um marco cultural e econômico para a cidade. Para 2025, o prefeito Alírio Filho se comprometeu a ampliar tanto a estrutura quanto as contratações artísticas, trazendo mais opções de lazer e entretenimento para os moradores e turistas.
A celebração ocorrerá no Pátio de Festa Petrônio Albuquerque e promete atrair uma grande multidão, movimentando a economia local e oferecendo momentos de confraternização e alegria para todos.
Além das apresentações musicais, a programação contará com ações sociais importantes para a comunidade, como a entrega de 2 mil cestas básicas e um jantar comunitário, que ocorre no dia 23 de dezembro.
Programação de shows:
Padre Fábio de Melo, no dia 24 de dezembro;
Bonde do Brasil, Forró Pegado e Natanzinho Lima, no dia 25;
Dia 26, os shows da cantora Tília, Banda Encantus e a dupla sertaneja Matheus e Kauan.
Fonte: Assessoria
-
Policial6 dias atrásPolícia Militar recupera veículo roubado e prende cinco homens armados em Marcação
-
Cinema2 dias atrásPerfeitos Desconhecidos e Entre Nós – Uma Dose Extra de Amor estão no CINEMAXXI
-
Guarabira4 dias atrásPresente para a cidade: árvore de Natal gigante e letreiro chegam a Guarabira
-
Cidades12 horas atrásPrefeitura anuncia banda “Colo de Deus” como atração religiosa da Festa da Luz 2026
-
Guarabira13 horas atrásDia D de Multivacinação acontece neste sábado (13) já com a nova vacina da bronquiolite disponível para gestantes






