Saúde
Paraíba antecipa vacinação contra influenza e campanha inicia no dia 18 de março
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai antecipar o início da Campanha de Vacinação contra Influenza para o dia 18 de março. O objetivo é reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus na população-alvo para tomar a vacina. A campanha vai até o dia 31 de maio e a estimativa de público-alvo é de 1.550.252 pessoas.
De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, a antecipação é importante para proteger com antecedência a população que está dentro do grupo prioritário. Ele explica que há uma tendência de crescimento de casos nos meses de abril e maio, por isso a necessidade dos municípios mobilizarem suas equipes para atingir a meta de 90% de cobertura da campanha.
“Nós já temos o vírus da influenza circulando no nosso estado. Então nós precisamos manter a nossa população protegida, principalmente as crianças, os idosos e as gestantes que são o grupo de maior vulnerabilidade para hospitalização. Em paralelo, estamos estruturando um plano de contingência para a influenza, organizando a rede e capacitando a equipe. Estamos nos preparando para esse período de sazonalidade do agravo”, pontua.
A chefe do Núcleo de Imunizações da SES, Márcia Mayara, afirma que a Paraíba já recebeu as doses da vacina e está repassando para os municípios. Ela reforça que a secretaria está realizando alinhamento com os 223 municípios sobre as estratégias de vacinação e destaca ainda que no dia 13 de abril haverá o Dia D de mobilização.
“A Campanha vai até 31 de maio e nós teremos um dia D de vacinação de mobilização para ampliar o acesso da vacinação para a população que está dentro do grupo prioritário. Reforçamos que, uma vez recebendo as doses, os municípios já podem iniciar, de forma antecipada, a estratégia de vacinação contra influenza”, frisa.
O público-alvo da Campanha de Vacinação contra Influenza é formado por: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); trabalhador da saúde; gestantes e puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais de idade; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Secom
Saúde
Julho Neon: Prefeitura leva ações de saúde bucal e serviços de prevenção para comunidades de Guarabira
Com o compromisso de fortalecer a promoção da saúde e ampliar o acesso aos serviços de atenção básica, a Prefeitura de Guarabira, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza ao longo do mês de julho a programação do Julho Neon, campanha dedicada à conscientização sobre a importância da saúde bucal.
As ações acontecerão em diferentes bairros e comunidades do município, sempre a partir das 8h, aproximando os serviços da população e incentivando o cuidado preventivo.
Durante a programação, os participantes terão acesso à escovação supervisionada com entrega de kits de higiene bucal, avaliação odontológica, atualização do cadastro na Unidade Básica de Saúde, aferição da pressão arterial, verificação da glicemia, peso e altura, além da atualização da caderneta de vacinação.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a iniciativa busca reforçar que a saúde da boca está diretamente ligada à saúde do organismo como um todo, além de estimular hábitos saudáveis desde a infância e facilitar o acesso da população aos serviços ofertados pela Atenção Primária.
Confira o cronograma das ações:
* 14/07 – UBS Juá/Aparecida – Em frente à Igreja Nossa Senhora Aparecida;
* 15/07 – UBS Nações – Grotas;
* 16/07 – UBS Juá/Nações – Em frente à UBS;
* 21/07 – UBS Assis – AABB;
* 22/07 – UBS Bairro Novo II – Abrigo São Vicente de Paulo;
* 23/07 – UBS Alto da Boa Vista – Vila Padre Cícero;
* 28/07 – UBS Pirpiri – Residencial Jader Soares;
* 29/07 – UBS Pirpiri – Cidade Madura;
* 30/07 – UBS Mutirão – Praça.
A Secretaria Municipal de Saúde convida toda a população das localidades atendidas a participar das ações, aproveitando a oportunidade para colocar os cuidados com a saúde em dia.
Secom
Saúde
João Pessoa amplia até dezembro estratégia de vacinação contra HPV para jovens de 15 a 19 anos
Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde (MS), a Prefeitura de João Pessoa ampliou, até 31 de dezembro, o período da Estratégia de Resgate dos Não Vacinados contra o HPV para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos. A iniciativa busca ampliar a cobertura vacinal desse público que não recebeu a vacina na faixa etária recomendada e reforça a importância da imunização como forma de prevenção contra diversos tipos de câncer e outras doenças relacionadas ao papilomavírus humano (HPV).
De acordo com Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa, o Município vem intensificando as ações para alcançar os adolescentes ainda não vacinados, incluindo a realização de busca ativa nas escolas e campanhas de conscientização voltadas às famílias.
“Estamos intensificando as ações voltadas para os adolescentes ainda não vacinados, visto a importância da vacina na prevenção de cânceres e outras doenças associadas ao HPV. No início do ano fizemos busca ativa nas escolas e estamos reforçando o chamamento para que os pais e responsáveis observem se esta vacina consta no cartão de vacinação das crianças e adolescentes”, destacou.
A vacina contra o HPV integra o Calendário Nacional de Vacinação e é ofertada na rotina para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, em dose única. Com a estratégia de resgate, adolescentes e jovens entre 15 e 19 anos que perderam a oportunidade de se vacinar também podem procurar um dos pontos de vacinação da rede municipal até o fim de 2026. O chefe da Seção de Imunização destaca que essa representa a última oportunidade de imunização antes da vida adulta, período em que o risco de exposição ao vírus aumenta significativamente.
Outros grupos – Além desse público, a vacina também é disponibilizada para grupos prioritários específicos com idade entre 9 e 45 anos. Estão contempladas pessoas com papilomatose respiratória recorrente, usuários da profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP), pessoas vivendo com HIV, transplantados, pacientes oncológicos, vítimas de violência sexual e pessoas imunossuprimidas.
Recentemente, o Ministério da Saúde também ampliou a indicação da vacina para mulheres diagnosticadas com lesões intraepiteliais cervicais de alto grau (NIC 2, NIC 3 e adenocarcinoma in situ – AIS) que tenham sido submetidas a procedimento excisional do colo do útero, como LEEP ou conização.
Para receber a vacina nos casos previstos para os grupos prioritários, é necessário apresentar documento de identificação (RG ou CPF), Cartão SUS, caderneta de vacinação, prescrição médica indicando a imunização e documento que comprove o diagnóstico, como laudo de biópsia ou relatório médico. A documentação permite que a equipe de saúde confirme o enquadramento nos critérios estabelecidos para a vacinação.
Fernando Virgolino reforça ainda que o HPV é um dos vírus mais comuns no mundo e está diretamente relacionado ao desenvolvimento de diversos tipos de câncer. “Nos diversos serviços de saúde orientamos que a vacina é segura, eficaz e fundamental para reduzir a circulação do vírus e prevenir complicações mais graves no futuro”, ressaltou.
Confira o ponto de vacinação mais próximo e mantenha sua caderneta em dia:
Unidades de Saúde da Família (USFs)
Horário: das 7h às 11h e das 12h às 16h (De segunda a sexta-feira)
Todas as vacinas do calendário de rotina e de campanhas:
Dengue: adolescentes de 10 a 14 anos;
Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;
HPV: atualização para o público de 9 a 19 anos.
Vírus Sincicial Respiratório (VSR) tipos A e B: exclusivo para gestantes.
Influenza: Para toda a população.
Policlínicas Municipais (Cristo, Mangabeira, Mandacaru, Jaguaribe e Praias)
Horário: das 8h às 16h (De segunda a sexta-feira)
Todas as vacinas do calendário de rotina e de campanha:
Dengue: adolescentes de 10 a 14 anos;
Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;
HPV: atualização para o público de 9 a 19 anos;
Vírus Sincicial Respiratório (VSR) tipos A e B: exclusivo para gestantes. Influenza: Para toda a população.
Centro Municipal de Imunização – Torre
Horário: das 8h às 16h (De segunda a sexta-feira)
Todas as vacinas do calendário de rotina e de campanha:
Dengue: adolescentes de 10 a 14 anos;
Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;
HPV: atualização para o público de 9 a 19 anos;
Vírus Sincicial Respiratório (VSR) tipos A e B: exclusivo para gestantes. Influenza: Para toda a população.
Home Center Ferreira Costa – BR 230 – Aeroclube
Horário: 12h às 20h (segunda a sexta) e das 8h às 16h (sábados)
Todas as vacinas do calendário de rotina e de campanhas:
Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;
HPV: atualização para o público de 9 a 19 anos;
Vírus Sincicial Respiratório (VSR) tipos A e B: exclusivo para gestantes. Influenza: Para toda a população.
Shopping Sul – Bancários
Horário: 12h às 20h (segunda a sexta) e das 10h às 16h (sábados)
Todas as vacinas do calendário de rotina e de campanha:
Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;
HPV: atualização para o público de 9 a 19 anos.
Vírus Sincicial Respiratório (VSR) tipos A e B: exclusivo para gestantes.
Influenza: Para toda a população.
Shopping Tambiá – Tambiá
Horário: Exclusivamente aos sábados, das 9h às 16h
Todos os imunizantes do calendário de rotina e de campanha:
Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;
HPV: atualização para o público de 9 a 19 anos;
Vírus Sincicial Respiratório (VSR) tipos A e B: exclusiva para gestantes. Influenza: Para toda a população.
Mix Mateus – Unidade Valentina Figueiredo
(R. Brasilino Alves da Nóbrega – Valentina de Figueiredo)
Horário: 12h às 21h (segunda a sexta) e das 8h às 16h (sábados)
Todas as vacinas do calendário de rotina e de campanha:
Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;
HPV: atualização para o público de 9 a 19 anos.
Vírus Sincicial Respiratório (VSR) tipos A e B: exclusivo para gestantes. Influenza: Para toda a população.
Quiosque na Orla – Avenida Cabo Branco – na frente do Xênius Hotel e próximo ao CAT Adaptado
Horário: Apenas de segunda a sexta-feira, das 17h às 21h.
Secom/JP
Saúde
Anemia pode se desenvolver de forma silenciosa e exige atenção aos primeiros sinais
Hematologista alerta que cansaço extremo, palidez e falta de ar frequente não devem ser ignorados.
Silenciosa em muitos casos, a anemia é uma condição que pode comprometer a qualidade de vida e, quando não diagnosticada e tratada adequadamente, provocar complicações importantes. Apesar de ser frequentemente associada à deficiência de ferro, a doença pode ter diferentes causas e atingir pessoas de qualquer idade.
Na Paraíba, o cenário reforça a necessidade de atenção. Dados da Pesquisa Estadual de Saúde e Nutrição da Paraíba, realizada pela Universidade Federal da Paraíba, apontaram que 36,5% das crianças entre seis e 59 meses apresentavam anemia, índice considerado elevado e que evidencia a importância do diagnóstico precoce e das ações de prevenção.
Segundo a hematologista Sandra Figueiredo, professora da Afya Paraíba e responsável técnica pelo Hemocentro da Paraíba, um dos principais desafios é que a doença nem sempre apresenta sintomas logo no início.
“Os sintomas mais comuns são a palidez e a astenia. Muitas vezes, a anemia se instala lentamente e, por isso, as pessoas podem demorar a apresentar os sinais e sintomas. Já quando a anemia é aguda, ou seja, de instalação rápida, essas manifestações aparecem muito mais precocemente”, explica.
A especialista ressalta que o cansaço persistente (astenia) e a dispneia (sensação de falta de ar ou dificuldade para respirar) merecem atenção, mas não são sintomas exclusivos da anemia.
“A astenia é um sintoma associado a inúmeras condições, inclusive à anemia. O mesmo acontece com a dispneia. Por isso, é fundamental procurar uma avaliação médica, principalmente quando esses sintomas são frequentes ou incapacitantes”, orienta.
A médica alerta que qualquer pessoa pode desenvolver anemia ao longo da vida e destaca que o diagnóstico costuma ser simples. “Qualquer pessoa, em qualquer época da vida, poderá apresentar anemia. O hemograma é o exame que detecta a doença. É fácil de ser realizado, tem custo baixo e é um dos exames mais solicitados na prática médica”.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 30% da população mundial vive com algum tipo de anemia, tornando a condição um dos problemas nutricionais e hematológicos mais frequentes do planeta. Embora a deficiência de ferro seja a causa mais comum, a doença também pode estar relacionada à deficiência de vitaminas, doenças inflamatórias, alterações genéticas, problemas na medula óssea e outras enfermidades.
“Sempre falo: sentiu qualquer coisa diferente, procure um médico. Não se automedique. Não demore em fazer uma consulta. Quanto antes a causa da anemia for identificada, mais rapidamente será possível iniciar o tratamento adequado”, destaca Sandra.
Assessoria
-
Guarabira3 dias atrásGuarabira regulamenta incentivo financeiro para profissionais da Vigilância em Saúde
-
Cinema5 dias atrásA Odisseia estreia no Cinemaxxi nesta quinta
-
Cultura4 dias atrásCaminhos do Frio chega a Matinhas com shows e programação cultural
-
Guarabira6 dias atrásMoradores pedem revisão no trânsito de rua estreita após sucessivos acidentes, em Guarabira
-
Saúde6 dias atrásJulho Neon: Prefeitura leva ações de saúde bucal e serviços de prevenção para comunidades de Guarabira
-
Cidades5 dias atrásOportunidade: Sine-PB oferece mais de 900 vagas de emprego em 12 municípios
-
Justiça3 dias atrásMPPB denuncia duas pessoas por homicídio qualificado após festa de São João, em Lagoa Seca
-
Brasil3 dias atrásSpray de pimenta para mulher é medida paliativa, diz promotora






