Conecte-se conosco

Turismo

Turismo: Sebrae e prefeituras lançam Roteiros Turísticos para região de Guarabira

Publicados

em

A região de Guarabira e o brejo paraibano ganham um produto de roteiro para quem visita à região.

As rotas do “Pavão Misterioso” e o “Culturando entre serras” irão agregar destinos turísticos das cidades de Guarabira, Duas Estradas, Serra da Raiz, Alagoinha e Pirpirituba, ofertando as agências de turismo roteiros e dicas de hospedagem, gastronomia e de visitações nas cidades integradas.

Anúncio


A proposta foi desenvolvida pela Agência do SEBRAE no Brejo e apresentada ao público nesta quinta-feira (21) no Eco Parque Vale Varde, em Guarabira.

“Com o lançamento desta Rota ganha a cidade, o turismo e a região como um todo que terá mais oportunidade de se conhecer e gerar recursos”, frisou a gerente do Sebrae em Guarabira, Jacy Viana.

O lançamento contou com a presença do prefeito Marcus Diôgo, da Prefeita Joice Renally (Duas Estradas), do Prefeito em Exercício de Alagoinha Alírio Filho e dos representantes das cidades de Serra da Raiz e Pirpirituba, além da Gerente de Economia Criativa do Sebrae Paraíba Regina Amorim; Jacy Viana, da agência Guarabira e Alessandra Lontra, co-responsável pelo estudo e implementação das rotas.

O prefeito Marcus destacou a importância deste momento, sinalizando que a gestão pública municipal colabora de todas as formas possíveis para alavancar o turismo guarabirense, a geração da economia criativa, mas que todo esse empenho é um trabalho que deve ser abraçado pela sociedade, pelos empresários da cidade e por toda a comunidade. 

Codecom

Rate this post
Anúncio


Apoio

Cultura

Pilões celebra a Cultura Armorial no Caminhos do Frio

Publicados

em

A Rota Cultural Caminhos do Frio está em pleno andamento, e Pilões, a segunda parada deste evento no Brejo Paraibano, já deu início às festividades. Até o domingo (14), os entusiastas da gastronomia, música e cultura poderão desfrutar de uma experiência enriquecedora, tudo envolto no tema Armorial, que inspira tanto a decoração quanto as apresentações culturais.

Como uma forma de  fortalecer o turismo na região, a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e a Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde) organizaram um Fampress com jornalistas e influenciadores digitais. Eles tiveram a oportunidade de visitar locais emblemáticos, como o Memorial Casa de Farinha, o Targino’s Sítio e o Museu de Arqueologia.

Anúncio


No primeiro dia do evento em Pilões, os visitantes foram recepcionados com a abertura da exposição de Arte Naif de Clóvis Junior, no Museu de Arqueologia local. Além disso, foi apresentado o espetáculo “Romeu e Julieta, cordel de Ariano Suassuna”, seguido por um animado show musical com Jordan e Banda, que capturaram a essência cultural da região.

A programação continua com diversidade musical e atrações até próximo domingo (14), finalizando com a apresentação de Flávio José. Os espectadores poderão desfrutar de performances de Raio de Sol VIP, Os 3 do Xamego, Tinho e Banda, e Pagode Nação PB. Para saber mais sobre a programação, basta acessar as redes sociais do Fórum de Turismo ou o site https://brejoparaibano.com.br/caminhos-do-frio/

Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, ressalta que Pilões se firma como um destino não apenas de belezas naturais, mas também como um centro vibrante de cultura e entretenimento, para criar uma experiência turística única na Paraíba. “Nosso objetivo foi promover um Fampress para que comunicadores e influenceres possam divulgar esse destino”, comenta.

Segundo Miguel Ângelo, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, o Caminhos do Frio já se consolidou como um evento que impulsiona a economia dos municípios do Brejo Paraibano, gerando empregos e renda para a população local. 

PRÓXIMAS DATAS E CIDADES DOS CAMINHOS DO FRIO

Matinhas: 15 a 21 de julho

Solânea: 22 a 28 de julho

Serraria: 29 de julho a 04 de agosto

Borborema: 5 a 11 de agosto

Remígio: 12 a 18 de agosto

Bananeiras: 19 a 25 de agosto

Alagoa Grande: 26 de agosto a 01 de setembro

Alagoa Nova: 2 a 8 de setembro

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Turismo

Vice-governador Lucas Ribeiro entrega creche em Tacima e prestigia Caminhos do Frio em Areia

Publicados

em

O vice-governador Lucas Ribeiro cumpriu agenda, nessa quinta-feira (4), nos municípios de Tacima e Areia, no Brejo paraibano, ocasião em que entregou uma creche construída através do Programa Paraíba Primeira Infância e também prestigiou a Rota Cultural Caminhos do Frio, em Areia, destacando o compromisso do Governo do Estado com o turismo na região.

Em Tacima, Lucas Ribeiro inaugurou a creche Professora Iracy Barreto de Oliveira Fonseca, construída por meio de um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal, com um investimento de mais de R$ 869 mil.

Anúncio


“Essa creche é um símbolo do nosso compromisso com a educação infantil e o futuro das nossas crianças. Um investimento significativo em cuidado e desenvolvimento, pois aqui serão acolhidas crianças que precisam dessa atenção na primeira infância, com educação de qualidade, lazer e cuidado integral”, afirmou o vice-governador.

O prefeito Luís Rodrigues Sobrinho (Xató) enfatizou a importância da nova unidade e a parceria com a gestão estadual. “Estamos muito felizes com essa parceria que traz um impacto tão positivo para a nossa cidade. Essa nova creche permitirá que nossas crianças tenham um espaço adequado para o aprendizado e o desenvolvimento”, observou.

Logo após, em Areia, o vice-governador prestigiou a 19ª edição da Rota Cultural Caminhos do Frio. O evento, um dos mais tradicionais do Brejo paraibano, promove atividades culturais e turísticas em diversas cidades. “O Caminhos do Frio é essencial para fortalecer o turismo no Brejo paraibano, valorizando nossa cultura e gerando renda para a população local”, destacou Lucas.

A prefeita Sílvia Cunha Lima também falou sobre a movimentação que o evento traz para a cidade. “A cada ano, nossa cidade se transforma com a energia e a alegria deste evento, que atrai visitantes de toda a Paraíba e de outros estados. É uma grande oportunidade para mostrar o que temos de melhor”, reforçou.

A programação em Areia segue até este domingo (7), com uma agenda repleta de atrações que incluem cultura, gastronomia e turismo. Após Areia, a Rota Cultural Caminhos do Frio vai passar por Pilões, Matinhas, Solânea, Serraria, Borborema, Remígio, Bananeiras, Alagoa Grande e Alagoa Nova.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Turismo

Pesquisa reconhece o Parque Estadual da Pedra da Boca como patrimônio geológico mundial

Publicados

em

Foto: Arquivo/Pesquisadores

O Parque Estadual da Pedra da Boca, localizado no município de Araruna, na Paraíba, foi reconhecido como local chave para o patrimônio geológico mundial. A pesquisa foi publicada, em julho de 2023, na Revista Internacional de Geopatrimônio e Parques, e aponta que a área tem potencial para se tornar um geoparque da Unesco.

A pesquisa, que durou cerca de dois anos, mostra que as características da Pedra da Boca fazem dela um local de interesse mundial. O estudo é resultado da dissertação de mestrado de Hígor Lins, que contou com a participação dos pesquisadores Marco Túlio Mendonça, Rafael Albuquerque, Larissa Silva e Rubson Pinheiro.

Anúncio


A área do Parque Estadual Pedra da Boca possui formações rochosas de granito, rocha muito resistente, e que são únicas no contexto do semiárido brasileiro.

 Foto: Fórum de Turismo do Curimataú e Seridó Paraibano/Divulgação

De acordo com o pesquisador Marco Túlio, o que chama atenção em Araruna são as formas espetaculares que são bastante incomuns em rochas daquele tipo. As geoformas encontradas foram moldadas por processos químicos como a água.

Em toda América do Sul, o único lugar com semelhante fenômeno é no Parque Nacional de Itatiaia, no Rio de Janeiro, porém o clima lá é úmido. O município de Araruna fica localizado no semiárido, onde o mais comum seria que as rochas fossem moldadas por processos físicos, ou seja, a partir de quebras.

Por estarem mais expostas em local de predominância da caatinga, as rochas ficam visíveis e suscetíveis à mudança pela água. “São formas únicas e extremamente exuberantes, que retratam bem as mudanças do planeta nos últimos 20 milhões de anos”, informa Marco Túlio.

Foto: Arquivo/Pesquisadores

O Parque Estadual Pedra da Boca foi avaliado por quatro valores: científico, estético, turístico e de uso e gestão. “Os quesitos levados em consideração vão desde o potencial turístico, analisando assim acessibilidade, estrutura hoteleira e de restaurantes nas proximidades, até o potencial científico, avaliando o número de trabalhos publicados sobre o local”, exemplificou Hígor Lins.

A área da Pedra da Boca tem potencial para se tornar um geoparque da Unesco. São lugares que a organização reconhece como de grande valor científico para geociências e que são utilizados pela sociedade de forma sustentável.

“[A pesquisa] deve servir também para jogar luz sobre a necessidade de investimentos que possam estimular a geoconservação e o geoturismo, trazendo um consequente desenvolvimento socioeconômico e resultando em melhorias reais na vida das pessoas que habitam e sobrevivem em comunidades próximas a esses locais”, finaliza o pesquisador Hígor Lins.

Para os pesquisadores, o parque estadual tem essas características: o alto valor científico das formações rochosas e o fato de o local ser utilizado para turismo de aventura, ecoturismo e turismo sustentável. Assim, beneficiando a comunidade do entorno e gerando renda para a população local.

Atualmente, o Brasil possui cinco geoparques. Esse seria o primeiro da Paraíba. E com o selo da Unesco, a área ganharia certificado de ciência e sustentabilidade no mundo. Mas é necessário mais pesquisas, políticas públicas e investimentos voltados para o lugar.

Do Palavrapb.com

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas