Conecte-se conosco

Cidades

Justiça determina retorno de prefeito de Dona Inês ao cargo

Publicados

em

Foto: Divulgação

O prefeito de Dona Inês, Antônio Justino (PSB), conseguiu o direito de retornar imediatamente ao cargo após o juiz Osenildo do Santos Costa, da Vara Única de Belém determinar sua recondução ao cargo. A decisão é fruto de uma liminar que desfaz a decisão monocrática do presidente da Câmara de Dona Inês, José Marcos Rodrigues da Silva (MDB), o o cargo e determinou que o vice-prefeito Demétrio Ferreira da Silva fosse empossado. 

Marcos Rodrigues considerou que após ser declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE em agosto do ano passado Antônio Justino teria perdido seus direitos políticos e declarou vacância do cargo de prefeito na cidade, conforme ato publicado no Diário Oficial. O vice-prefeito chegou a ser empossado em sessão extraordinária realizada na manhã desta quarta-feira (3). 

Anúncio


A defesa do prefeito recorreu à Justiça por considerar a decisão arbitrária, ao não respeitar o devido processo legal nem dar ao gestor a oportunidade de ampla defesa no processo legislativo. Além disso, a defesa alega que a inelegibilidade imposta ao prefeito não alcança o atual mandato e uma eventual processo de cassação na Câmara deveria passar por um amplo processo, com debate em comissões e votação em plenário pelos vereadores. 

Em sua decisão o juiz Osenival do Santos Costa entendeu que “há visíveis ilegalidades, destacando-se a ausência do devido processo legal, onde o impetrante deveria ter sido notificado para ter conhecimento e apresentado defesa, e a defesa deste ser levada a plenário para ser discutida e votado pelos pares”. 

“Por verificar a presença dos elementos autorizadores para a concessão da medida liminar pleiteada, que são o fumus boni juris e o periculum in mora, defiro, o pedido de liminar para determinar, como determinado tenho, a suspensão incontinenti, dos atos praticados pela Câmara Municipal de Dona Inês-PB, que decretou a extinção e o afastamento do cargo do impetrante, bem como a posse do Excelentíssimo Vice-Prefeito daquele município, até julgamento final do presente mandamus of writ”, sentenciou.  

Do Wscom (Em 04.07.2024)

Rate this post
Anúncio


Paraíba

Chefes de cozinha estão proibidos de usar barba e adornos pessoais na Paraíba

Publicados

em

A Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) publicou nota técnica na edição desta sexta-feira (5) do Diário Oficial do Estado, que proíbe o uso de barba e de adornos pessoais pelos chefes de cozinha e manipuladores de alimentos na Paraíba.

A decisão colegiada ocorreu no dia 2 de julho e destaca a importância do aperfeiçoamento constante das ações de controle sanitário na área de alimentos para a perfeita promoção e proteção da saúde da população.

Anúncio


“…mesmo não podendo a empresa “determinar um padrão na aparência do empregado, sob pena de violar os direitos de personalidade do trabalhador”, havendo justificativa para a restrição – no caso a norma da Anvisa proibindo o uso de barba por manipuladores de alimentos, “o trabalhador não pode recusar a adequar-se às exigências singulares do ramo em que labora, sob pena de violar obrigação inerente ao contrato de trabalho”, diz trecho da norma.

A pretensão é cumprir a legislação vigente em todo o território nacional no tocante à proibição do uso de barbas e de adornos pessoais, como brincos, anéis, pulseiras, unhas grandes ou postiças durante o exercício das atividades profissionais.

MaisPB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Turismo

Vice-governador Lucas Ribeiro entrega creche em Tacima e prestigia Caminhos do Frio em Areia

Publicados

em

O vice-governador Lucas Ribeiro cumpriu agenda, nessa quinta-feira (4), nos municípios de Tacima e Areia, no Brejo paraibano, ocasião em que entregou uma creche construída através do Programa Paraíba Primeira Infância e também prestigiou a Rota Cultural Caminhos do Frio, em Areia, destacando o compromisso do Governo do Estado com o turismo na região.

Em Tacima, Lucas Ribeiro inaugurou a creche Professora Iracy Barreto de Oliveira Fonseca, construída por meio de um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal, com um investimento de mais de R$ 869 mil.

Anúncio


“Essa creche é um símbolo do nosso compromisso com a educação infantil e o futuro das nossas crianças. Um investimento significativo em cuidado e desenvolvimento, pois aqui serão acolhidas crianças que precisam dessa atenção na primeira infância, com educação de qualidade, lazer e cuidado integral”, afirmou o vice-governador.

O prefeito Luís Rodrigues Sobrinho (Xató) enfatizou a importância da nova unidade e a parceria com a gestão estadual. “Estamos muito felizes com essa parceria que traz um impacto tão positivo para a nossa cidade. Essa nova creche permitirá que nossas crianças tenham um espaço adequado para o aprendizado e o desenvolvimento”, observou.

Logo após, em Areia, o vice-governador prestigiou a 19ª edição da Rota Cultural Caminhos do Frio. O evento, um dos mais tradicionais do Brejo paraibano, promove atividades culturais e turísticas em diversas cidades. “O Caminhos do Frio é essencial para fortalecer o turismo no Brejo paraibano, valorizando nossa cultura e gerando renda para a população local”, destacou Lucas.

A prefeita Sílvia Cunha Lima também falou sobre a movimentação que o evento traz para a cidade. “A cada ano, nossa cidade se transforma com a energia e a alegria deste evento, que atrai visitantes de toda a Paraíba e de outros estados. É uma grande oportunidade para mostrar o que temos de melhor”, reforçou.

A programação em Areia segue até este domingo (7), com uma agenda repleta de atrações que incluem cultura, gastronomia e turismo. Após Areia, a Rota Cultural Caminhos do Frio vai passar por Pilões, Matinhas, Solânea, Serraria, Borborema, Remígio, Bananeiras, Alagoa Grande e Alagoa Nova.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Produção Hidropônica do ‘Projeto Hortas para a Liberdade’ será inaugurada em Sapé

Publicados

em

Uma solenidade, no dia 16 de julho, a partir das 10h, marcará a inauguração da implantação da Produção Hidropônica do ‘Projeto Hortas para a Liberdade’, no Presídio Regional de Sapé, cidade localizada no Brejo paraibano. O cultivo das hortas hidropônicas é executado por reeducandos do sistema prisional.

O evento é resultado do sucesso do projeto, fruto de parceria entre a Vara de Execução Penal (VEP) da Comarca e a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), por meio da Gerência Executiva de Ressocialização. O objetivo é a educação profissionalizante e a ressocialização de pessoas privadas de liberdade.

Anúncio


Representando o Poder Judiciário estadual irão participar da solenidade o juiz auxiliar da Vice-presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, Ely Jorge Trindade, e o  juiz titular da VEP de Sapé, Anderley Ferreira Marques.

O juiz Ely Jorge Trindade comentou que o projeto segue a filosofia da recuperação decorrente da Execução Penal, na medida em que proporciona aos reeducandos a produção de uma atividade que exige criatividade, disciplina e conhecimento.

“Habilidades necessárias e úteis à socialização pretendida. Além disso, se caracteriza também como uma atividade produtiva, que traz um incremento e um benefício para a economia do município e região. Merece todo o nosso reconhecimento o trabalho desenvolvido pelo Poder Judiciário e a Administração Penitenciária”, disse.

Para o magistrado Anderley Marques será um momento de celebração com a inauguração do espaço. Ele ressaltou as dificuldades enfrentadas na área da Execução Penal, especialmente a questão dos recursos materiais para assegurar a ressocialização de pessoas privadas de liberdade, salientando que o ‘Hortas para a Liberdade’ representa a possibilidade de um olhar diferenciado na Execução Penal.

“Ficámos muito felizes pelo resultado do projeto, que além de ser realmente revolucionário, sabemos que tem um impacto positivo em toda esta cadeia. O judiciário recebe muitos projetos voltados à ressocialização, e uma iniciativa como esta, que não requer muitos recursos, aproveita pouco espaço de uma unidade prisional, assegura o trabalho e o retorno de um alimento com qualidade, é motivo de felicidade”, exaltou o juiz Anderley Marques.   

Por Lila Santos/TJPB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas