Conecte-se conosco

Cidades

Evento discute participação de Campina Grande no projeto Smart Cities

Publicados

em

Foto: Reprodução/Internet

Seminário Cidade Expressa será realizado nesta sexta-feira (2), no Teatro Facisa, das 8h às 12h, em Campina Grande.

A participação de Campina Grande no projeto piloto Smart Cities do Sebrae Nacional, que selecionou seis cidades brasileiras e que tem a proposta de torná-las mais acessíveis, focadas na prestação de serviços e na qualidade de vida de seus habitantes, será apresentada no “Seminário  Cidade Expressa – Cidade Inteligente”, na próxima sexta-feira (2) no Teatro Facisa, das 8h às 12h.

Anúncio


As ações do projeto na cidade, que terá duração de 20 meses, é resultado da parceria entre o Sebrae Paraíba, a Prefeitura Municipal, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Facisa). Além de Campina Grande, o Sebrae Nacional selecionou as cidades de Maceió (AL), Florianópolis (SC), Vitória (ES), Maringá (PR) e Campinas (SP).

De acordo com o analista técnico e gestor do projeto no Sebrae em Campina Grande, Rodrigo Azevedo, a proposta do Smart Cities é tornar as cidades mais interligadas, oferecendo mais qualidade de vida, recorrendo a planejamentos e gestões urbanas que busquem suprir as necessidades sociais e econômicas, beneficiando e atraindo os pequenos negócios.

 “O objetivo principal deste projeto é favorecer o surgimento de novos modelos de parceria e novos processos de trabalho cooperado. Processos que viabilizem o atendimento das demandas de entes públicos e privados por meio do fornecimento de soluções tecnológicas para Cidades Inteligentes”, disse.

Além de ajudar na disseminação dos conceitos de Smart Cities, o  evento também vai incentivar as micro e pequenas empresas a investir no desenvolvimento e incorporação de inovação e tecnologia para os mais diversos setores.

O Seminário  Cidade Expressa terá  palestra sobre “Cidades Inteligentes e Internet das Coisas”, com o engenheiro do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (Fundação CPqD), Tarcízio Antônio Fernandes. O empresário Marcos Procópio e os professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Nazareno Andrade, Reinaldo Gomes e Nadja Oliveira, especialistas em Ciências da Computação, são os convidados a debater com o palestrante.

Em seguida, o engenheiro e vice-presidente do Instituto Smart City Business, Roberto Gregório, abordará o tema “Mobilidade Urbana nas Cidades Inteligentes”. Quem participa do debate com ele é o prefeito de Campina, Romero Rodrigues, que vai apresentar a experiência da cidade. Os outros participantes serão o engenheiro e gerente do Sebrae Campina Grande, João Alberto Miranda Leite, a professora e arquiteta Aida Pontes, o professor da UFCG e engenheiro Lívio Silva e o empresário e vice-presidente da FIEP Renato Castro Lago.

O Seminário é uma realização do Comitê de Mobilidade Urbana de Campina Grande e Região Metropolitana, com apoio do Sebrae, Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Jornal da Paraíba, Facisa, Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande (ACCG), prefeitura municipal de Campina Grande, Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste, Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, UFCG, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Câmara Municipal de Campina Grande e SITRANS.

Serviço:

Evento: Seminário Cidade Expressa

Data: Sexta-feira (2)

Local: Teatro Facisa – Av. Sen. Argemiro de Figueiredo, 1901 – Itararé, Campina Grande-PB

Hora: 8h às 12h

Assessoria Sebrae-PB

Rate this post
Anúncio


Paraíba

Nominando Diniz participa do V Congresso Internacional de Controle Público e luta contra a corrupção

Publicados

em

O Presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Nominando Diniz Filho, participa do “V Congresso Internacional de Controle Público e Luta Contra a Corrupção”, evento realizado no período de18 a21 de março de 2024, na cidade de Salamanca, na Espanha. Acompanha o presidente no Congresso o consultor Jurídico do TCE-PB, Givonaldo Rosa Rufino. 

A quinta edição do Congresso Internacional, promovido pela Fundação Geral da Universidade de Salamanca e o Instituto Rui Barbosa (IRB), abordará a fiscalização e os valores democráticos como temas centrais das apresentações e dos debates.

Anúncio


O Congresso conta também com a participação do Tribunal de Contas de Portugal, o Tribunal de Contas de Espanha e representantes do Tribunal de Contas Europeu, apresentando uma programação com palestrantes profissionais e acadêmicos de grande relevância internacional. 

A direção acadêmica do Congresso é conduzida pelo Vice-Presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do IRB, Conselheiro Sebastião Helvecio e pelo Professor Doutor da Universidade de Salamanca (Espanha), Antonio Arias Rodríguez.

Ao longo de quatro dias serão debatidos os principais temas de interesse para o mundo da fiscalização dos fundos públicos de ambos os lados do Oceano Atlântico. Aspetos organizativos, tecnológicos, judiciais e fiscais serão apresentados e debatidos por membros das instituições.

Representantes do mundo acadêmico, conselheiros e diretores responsáveis das respectivas áreas de trabalho, apresentarão um total de quarenta conferências agrupadas em oito mesas, que terminarão cada uma delas com intervenções de profissionais assistentes.

PROGRAMAÇÃOhttps://controlpublicoyluchacontralacorrupcion.com/congresso/

Ascom/TCE-PB

18/03/2024 / Fábia Carolino

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Operação investiga coação de servidores de Curral de Cima para contrair consignados

Investigações do TCE-PB e do MPPB miram agentes públicos que coagiram comissionados e prestadores de serviços.

Publicados

em

Tomando por base investigações da auditoria do Tribunal de Contas do Estado do Paraíba (TCE-PB), que juntou-se às apurações do Ministério Público do Estado, foi deflagrada, na manhã desta segunda-feira (18), a primeira fase da “Operação FAKE LOAN” (Empréstimo Falso), comandada por uma força tarefa entre a Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa (CCRIMP), o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado da Paraíba, com o apoio da Polícia Militar da Paraíba e o respaldo do próprio TCE-PB.

Esta operação, conduzida com rigor e respaldo legal, surge como resposta determinada às investigações que apontam para sérios ilícitos na gestão pública da cidade de Curral de Cima (PB). Há indicativo de coação a servidores municipais, especialmente comissionados e prestadores de serviço, a contrair empréstimos consignados, cujo produto era destinado, na maior parte, aos agentes públicos investigados.

Anúncio


Os métodos fraudulentos incluíam a manipulação de contracheques dos servidores, com a inserção de valores fictícios para aumentar artificialmente a margem consignável, bem como concessão de gratificações em valores compatíveis às parcelas dos empréstimos, que, ao final, eram custeadas pela própria Prefeitura.

Nesta fase inicial da operação, foram cumpridos três mandados judiciais de busca e apreensão em endereços relacionados a dois investigados, além da própria Prefeitura Municipal de Curral de Cima. As diligências abrangeram o Gabinete do Prefeito, a Secretaria de Controle Interno, a Secretaria de Administração e a Secretaria de Finanças.

O trabalho conta com a atuação conjunta de 20 integrantes do Ministério Público da Paraíba, entre integrantes e servidores da CCRIMP e do Gaeco-PB, somados a 20 policiais militares e 4 auditores de Controle Externo do TCE/PB, totalizando aproximadamente 44 agentes públicos empenhados nesta ação determinante para a integridade da gestão pública e o combate incansável à corrupção em nosso estado.

Ascom/TCE-PB

18/03/2024 Fábia Carolino

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Paraíba vai receber recursos do MinC para a construção de sete CEUs da Cultura

Publicados

em

Foto: MinC

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, vai receber recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) de Fomento à Cultura para a construção de sete CEUs da Cultura, equipamentos multiculturais de pequeno e médio porte que ofertam serviços de arte, cultura, esportes e cidadania em territórios vulneráveis de diferentes cidades brasileiras. O anúncio oficial da implementação desses espaços foi feito pelo Ministério da Cultura (MinC) em meio à programação da Conferência Nacional de Cultura, que vem acontecendo ao longo desta semana em Brasília.

Os municípios paraibanos selecionados para receberem os CEUs da Cultura são Cabedelo, João Pessoa, Bayeux, Sapé, Campina Grande, Esperança e Patos. Nos próximos passos, MinC e Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB) vão discutir conjuntamente questões como o projeto arquitetônico e o processo licitatório. Os recursos serão do Governo Federal, mas operacionalizados pelo Governo do Estado.

Anúncio


Para Pedro Santos, secretário de Estado da Cultura da Paraíba, que está em Brasília participando da Conferência, esses novos equipamentos multiculturais vão permitir uma maior dinâmica na vida cultural dos municípios paraibanos.

“Os CEUs da Cultura, que vão chegar à Paraíba por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, certamente terão um impacto bastante positivo na vida cultural das cidades e das regiões onde eles serão instalados”, destacou.

Ainda de acordo com Pedro, trata-se de equipamentos de grande relevância, com várias possibilidades de ocupação. “São infinitos os usos possíveis. Exposições, festivais, cursos de formação, circulação, intercâmbio. Comunidades inteiras que serão positivamente afetadas”, comemorou.

As construções dos CEUs da Cultura fazem parte do Novo PAC Seleções do Governo Federal, que ao todo vai investir R$ 23 bilhões em todo o Brasil, nas áreas de saúde, educação, esporte e cultura.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas