Conecte-se conosco

Cidades

Mamanguape suspende feiras livres e antecipa feriados como medida para conter avanço da Covid-19

Publicados

em

A Prefeitura de Mamanguape decidiu nesta quinta-feira (27) pela suspensão das feiras livres do sábado e domingo, realizadas respectivamente nos bairros do Centro e Areial, bem como a feira do Distrito de Pitanga da Estrada. A medida foi tomada após reunião do Comitê Gestor de Crise da COVID-2019, devido ao aumento substancial do número de casos e ao avanço do coronavírus na cidade.

O município também resolveu antecipar 03 (três) feriados para aumentar a adesão da população ao distanciamento social que, a despeito de todos os esforços empreendidos pelo município, vem diminuído nas últimas semanas. Os feriados antecipados inicialmente foram Corpus Christi, que neste ano aconteceria na quinta-feira, 11 de junho, e São João e São Pedro, que ocorreriam nos dias 24 e 29 do mesmo mês.

Anúncio


Os feriados foram antecipados para segunda (1), terça (2) e quarta-feira (3) da próxima semana, devendo ser respeitados por todos os órgãos públicos e empreendimentos privados. A medida visa ampliar o número de pessoas que permanecerão em casa, praticando o distanciamento social e assim evitando aglomerações e a circulação de grande número de pessoas no município.

A decisão do município segue na linha daquilo que vem sendo orientado pelo Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público da Paraíba (MP/PB), que alertam sobre a necessidade de atuação conjunta para evitar um colapso do sistema de saúde. Outros municípios, a exemplo de Campina Grande, já adotaram medidas semelhantes com a redução da circulação de pessoas e a antecipação de feriados municipais.

As novas medidas estão no Decreto Municipal nº 1486/2020 e, conforme já determinado em decretos anteriormente publicados pelo município, só ficarão abertos os chamados comércios de primeira necessidade, entre eles supermercados, padarias, oficinas, farmácias, material de construção. Contudo, deverão manter os mesmos cuidados de higiene e limpeza e o distanciamento entre as pessoas também já determinados pela legislação vigente.

Portal25horas

Rate this post
Anúncio


Paraíba

ELEIÇÕES 2024: Polícia Civil ficou responsável por 214 municípios, diz delegada-adjunta

Publicados

em

Dos 223 municípios da Paraíba, a Polícia Civil será responsável direta pelas investigações de crimes eleitorais em 214 cidades. As demais ficarão a cargo da Polícia Federal. A informação foi dada pela delegada-geral adjunta a PCPB, Cassandra Duarte, durante palestra realizada na manhã desta segunda-feira, 30 de setembro, com o procurador regional eleitoral do Ministério Público Federal na Paraíba, Renan Félix.

“É uma atribuição da Polícia Federal, mas a Polícia Civil tem uma atribuição supletiva. A Polícia Federal está responsável por algo em torno de sete cidades e algumas regiões, e nós ficamos responsáveis pelo ‘eleitoral’ de quase 214 municípios. Então, é uma responsabilidade grande”, destacou Cassandra.

Anúncio


Escalas definidas

O superintendente da Polícia Civil na região polarizada por João Pessoa, delegado Cristiano Santana, disse que a instituição já definiu as escalas de trabalho para o efeito policial. Parte das equipes de João Pessoa deve atuar em outros municípios.

“Equipes serão deslocadas para Patos, Campina Grande, Guarabira. Aqui em João Pessoa, atuaremos em parceria com a Polícia Federal”, destacou. 

A palestra de orientações para atuação da PCPB no dia da eleição foi realizada pela Academia de Ensino da Polícia Civil (Acadepol/PB), no auditório da Cidade da Polícia, em João Pessoa. 

Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

ELEIÇÕES 2024: Polícia Civil realiza palestra com Procurador regional sobre o papel da segurança pública no dia do pleito

Publicados

em

A Polícia Civil da Paraíba realizou na manhã desta segunda-feira, 30 de setembro, uma palestra com o procurador regional eleitoral do Ministério Público Federal no estado, Renan Félix, sobre as condutas que devem ser coibidas neste processo eleitoral, mais especificamente no dia da eleição, tendo em vista o rol de atribuições da PCPB no pleito.

O evento foi realizado pela Academia de Ensino da Polícia Civil (Acadepol/PB), no auditório da Cidade da Polícia, no bairro do Geisel, para gestores e demais integrantes da instituição. A palestra também foi transmitida ao vivo, pelo canal da PCPB no youtube (youtube.com/PoliciaCivilPB) .

Anúncio


Durante as explanações, Renan disse que o envolvimento de facções criminosas nas campanhas eleitorais tem sido um problema em vários estados brasileiros e precisa ser combatido com firmeza. Ele mencionou casos na Paraíba em que determinados candidatos foram impedidos, por traficantes, de realizarem suas atividades eleitorais.

“A gente precisa ser bastante firme para não permitir que esse tipo de coisa se consolide, crie raízes aqui no nosso estado. Se isso não for duramente combatido, daqui a quatro anos a gente estará falando sobre relatos de homicídio político, o que já está bem avançado no Rio de Janeiro”, enfatizou o procurador.

Após mencionar alguns casos, o palestrante deu orientações sobre como os policiais civis devem atuar no dia do pleito eleitoral, no sentido de coibir essas e outras práticas criminosas que eventualmente possam ocorrer.

Informações sobre o que é permitido e o que é proibido aos eleitores também foram repassadas por Renan Félix. Um material contendo todas as diretrizes foi entregue à Polícia Civil.

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Política

Maior arrastão da história confirma vitória de Raniery em Guarabira

Publicados

em

O maior arrastão da história política de Guarabira, realizado neste domingo, 29, reafirma a decisão de mudança do eleitorado guarabirense em relação aos que fazem a atual gestão municipal e a certeza de vitória da chapa de oposição, encabeçada por Raniery Paulino (candidato a prefeito) e Flávia Paredes (candidata a vice).

Um verdadeiro “mar vermelho”, representado no arrastão pela população insatisfeita com o grupo de situação que está no poder há 12 anos, tomou as principais ruas de Guarabira. Em cada lugar por onde passavam, Raniery e Flávia recebiam abraços, apertos de mãos, acenos de votos e o sinal das duas mãos abertas, representando o 10 do Republicanos, uma garantia de sufrágio na chapa de oposição em 6 de outubro.

Anúncio


No meio do povo, o candidato a prefeito apoiado por João Azevêdo e o presidente Lula não se continha de tanta alegria: “aqui é o meu lugar preferido. No meio do povo, ao lado dessa gente humilde de Guarabira que já me deu quatro mandatos de deputado e agora haverá de nos dá outra vitória. A de prefeito da maior cidade do Brejo paraibano, juntamente com a doutora Flávia Paredes”, bradou Raniery Paulino.

Candidata a vice-prefeita, Flávia Paredes, assim como Raniery, esteve no meio do povão, recebendo abraços e o carinho do vermelhão. Nas entrevistas e no contato com o eleitor guarabirense, a pediatra tem dito que Guarabira, a partir de primeiro de janeiro de 2025, vai ter um novo modelo de gestão, desta feita com ações voltadas para o cuidar das pessoas de verdade.

O maior arrastão da história política da cidade começou por volta das 15h10 na Praça Lima e Moura e terminou na Avenida Dom Pedro II. Além do povão, representado pelo vermelhão, muitas adesões foram observadas no interior do evento. Famílias, comerciantes e lideranças comunitárias ligadas ao bloco de situação caminharam ao lado de Raniery Paulino e Flávia Paredes, dizendo não a continuidade do atraso político-administrativo que há 12 anos está instalado em Guarabira.

Da Assessoria de Imprensa

Em 30 de setembro de 2024

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas