Conecte-se conosco

Guarabira

UEPB Guarabira inscreve interessados em participar do 1º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Oito Baixos da Paraíba

Publicados

em

Com a finalidade de celebrar a arte e a sabedoria popular, principal dimensão da riqueza cultural do Brasil, sobretudo do Nordeste, a Pró-Reitoria de Cultura (Procult) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está realizando até o mês de maio, em diversas cidades, o 1º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Oito Baixos da Paraíba. Cada campus da Instituição contará com uma etapa local. A reunião de artistas das regiões Brejo e Agreste se dará no dia 25 de abril, das 14h às 18h, nas instalações do Centro de Humanidades (CH) do Campus III da UEPB, localizado no Bairro Areia Branca, rodovia PB-75, km 01, em Guarabira.

A programação promovida pelo CH constará de acolhimento dos artistas e uma oficina, que será ministrada por Luizinho Calixto, nome respeitado no cenário musical quando se faz referencia à Sanfona de Oito Baixos.  Durante a atividade, serão abordados vários temas, tais como: origem dos instrumentos em foco, técnicas e afinação, além de ser reservado um espaço de diálogo para que cada um possa relatar suas experiências com a música e as influências adquiridas. Em seguida, acontecerá a apresentação de todos os sanfoneiros e tocadores. Na ocasião, serão selecionados aqueles que irão participar da etapa final, em Campina Grande, no dia 12 de maio.

Para o pró-reitor de Cultura da UEPB, professor José Cristóvão Andrade, “a defesa e propagação da cultura popular exige que a Universidade encare o  encontro de Sanfoneiros e de Tocadores de Oito Baixos não só como um evento isolado, mas uma proposta efetiva em salvaguarda das manifestações populares e de categorias de profissionais com perfil histórico na nossa cultura regional”.

Por sua vez, o pró-reitor adjunto de Cultura, José Benjamim Pereira Filho, apontou que a ideia da iniciativa é resgatar a notável personalidade musical do sanfoneiro, enquanto representação responsável pela grandeza do principal repertório e essência das festas populares. “Almejamos possibilitar a união entre novos e antigos músicos de sanfona. Com esse projeto, a UEPB alia-se com maior profundidade ao cotidiano da música nordestina”, destacou.  Acerca da culminância das atividades, próxima ao Maior São João do Mundo, o professor explanou que é na festa junina que a música regional se expressa com maior destaque, sendo sempre executada por seu instrumento mais significativo, a sanfona.

Para os interessados em participar do evento, as inscrições podem ser realizadas até o dia 21 de abril, de forma presencial, na secretaria da Direção do Centro de Humanidades, nos turnos manhã, tarde ou noite, ou pela internet, por meio do endereço eletrônico https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd7qjE78AQyhk1L5dtPeL0HwGkRGlEOK5vnG3ezOY24EOdYsA/viewform?c=0&w=1. Outro ponto de inscrição é a Secretaria de Cultura de Guarabira (SECULT), situada na Praça da Igreja Matriz, cujo atendimento se dá de 8h às 11h e das 13h às 17.

É importante que a secretaria de cultura de cada município estimule os artistas de suas localidades a participarem desse importante projeto de valorização das manifestações culturais do povo paraibano. O Câmpus III da UEPB desenvolverá as atividades referentes ao 1º Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Oito Baixos da Paraíba com o apoio da Secretaria de Cultura de Guarabira (SECULT). Para obter mais informações, ligue (83) 3271-4080.

 

Ascom-CH/UEPB

Rate this post

Guarabira

ANIVERSÁRIO DA CIDADE: Prefeitura não terá expediente nesta sexta (26)

Publicados

em

As repartições públicas municipais de Guarabira sofrerão alteração no expediente devido ao feriado municipal alusivo à emancipação política do município, comemorado na próxima sexta-feira 26. Serviços essenciais, a exemplo da coleta de lixo e de fiscalização de trânsito serão preservados.

DENTRO DO MÊS: Mantendo a política salarial dentro do mês trabalhado, nos próximos dias 29 e 30 serão realizados os pagamentos dos servidores referente ao mês de novembro, a informação foi repassada pela Secretaria de Administração do Município.

Codecom

Rate this post
Continue lendo

Cidades

IMPERDÍVEL: Mix Festas e Descartáveis realiza Curso de Salgados e Panetones nesta quarta, 10

Publicados

em

Nesta quarta-feira, 10, a Mix Festas e Descartáveis irá realizar os Curso de Salgados Tradicionais com Massa de Empada Versátil pela manhã e pela tarde o Curso de Panetones.

Pela manhã será ministrado o curso de salgados das 9 às 13h00. No curso será ensinado sobre: pão com creme de queijo, coxinha, pastel e empada com massa versátil.

Nesta quarta-feira, 10, a Mix Festas e Descartáveis irá realizar o Curso de Panetones. Você irá aprender nesta aula:

  • Panetone,
  • Chocotone e
  • Panetone Trufado

Taxa de Inscrição: R$ 120,00 – ou 2x de 65,00 no cartão. Vagas limitadas!

Horário: PERÍODO DA TARDE: 13h às 17h. Com as professoras Tia Neves e Dayanny.


A Mix Festas e Descartáveis neste momento de pandemia mantém a sala de cursos funcionando com número reduzido de alunos e respeitando o distanciamento. Portanto garanta já sua vaga!

A loja disponibiliza de recipiente com álcool 70% INPM para a higienização dos participantes. A loja informa para que todos os participantes dos cursos ministrados, levar máscaras de proteção, pois é necessário a utilização da mesma no recinto.

A loja Mix Festas e Descartáveis fica localizada na Rua Augusto de Almeida, 48, ao lado do ENSL (Educandário Nossa Senhora de Lourdes), também conhecido como “Colégio de Socorro Amorim”, no Centro de Guarabira, fone: (83) 3271-8100.

Siga a Festas e Descartáveis nas redes sociais: instagram.com/mixfestasedescartaveis e facebook.com/festasedescartaveis

Nesta mesma quarta-feira, na Mix Festas e Descartáveis, dia 10 terá a apresentação e degustação dos chantilly MasterMartini com o Chef Jailson.

Rate this post
Continue lendo

Guarabira

Fundação Ulysses Guimarães promove encontro em homenagem ao centenário do educador Paulo Freire

Publicados

em

A Fundação Ulysses Guimarães (FUG-PB) Promoveu, nesta quarta-feira (27), o 3º Encontro de Mediadores com um Seminário em homenagem ao centenário do educador Paulo Freire. O evento ocorreu na UNOPAR, em Guarabira.

Para o Presidente da FUG, o deputado estadual Raniery Paulino, o encontro nesta quarta-feira foi um momento de ideias e debates.  “Foi um momento de conhecimento e trocas de experiências com os professores e gestores da rede estadual de ensino. Homenageamos também o professor Martinho Alves de Andrade em nome dos docentes paraibanos”, agradeceu.

”Paulo Freire ficou conhecido pelos seus estudos em prol da construção de uma Educação que fosse conscientizadora e libertadora, pautada nos sonhos, na esperança e na amorosidade. Agradeço a UNOPAR pelo apoio de sempre, aos nossos palestrantes pela densidade do conteúdo, aos mediadores pela dedicação voluntariada e em especial aos participantes”, complementou.

Acesso Político

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas