Conecte-se conosco

Guarabira

UEPB Guarabira promove 3ª Semana da Criança do Centro de Humanidades

Publicados

em

De 4 a 6 de outubro, o Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) promoverá a 3ª Semana da Criança do Centro de Humanidades, juntamente com o 1º Festival de Curtas Infantis e a 1ª Mostra de Arte-Educação. Com o tema “Ouvi as crianças”, a iniciativa visa dar espaço às expectativas dos alunos que integram a primeira fase da Educação Básica de escolas públicas de Guarabira e de mais quatro municípios circunvizinhos: Cuitegi, Alagoinha e Alagoa Grande.

UEPB_brejocomSegundo a coordenadora, professora Rita de Cássia da Rocha Cavalcante, o objetivo é construir uma proposta de intervenção social e pedagógica na qual as crianças sejam protagonistas. A terceira edição do evento conta com o apoio da Coordenação do Curso de Pedagogia do Centro de Humanidades (CH), além de parcerias estabelecidas com o projeto de extensão “Luz, Câmera e Emoção” e de pesquisa “Inclusão escolar de Pessoas Autistas”, bem como com os componentes curriculares Arte-Educação e Didática.

A programação abrange uma série de atividades, dentre as quais estão palestras, oficinas, mostras culturais e ações lúdicas envolvendo crianças, professores, gestores e estudantes universitários. A Semana da Criança é aberta à comunidade acadêmica do CH, a professores de escolas públicas e a todos que se interessarem. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas na secretaria da Coordenação do Curso de Pedagogia na data de início do evento.

PROGRAMAÇÃO

04 de outubro

8h – Acolhida e credenciamentos dos participantes. Apresentação cultural das crianças da Casa Talita.

8h30 – Palestra sobre a criança e o direito a educação.

9h – Roda de conversa com as crianças. Oficina de contação de história. Oficina de cinema. Oficina de dança.

10h – Intervalo. Lanche.

10h30 – Atividade lúdica.

11h – Apresentação cultural das crianças da Escola de Alagoinha. Distribuição de brindes.

11h30 – Encerramento.

05 de outubro

8h – Acolhida e credenciamentos dos participantes. Apresentação cultural. Teatro.

8h30 – Palestra sobre cinema e educação. Oficina sobre a produção de curtas infantis. Abertura do festival de curtas. Mostra de arte-educação.

9h – Intervalo. Lanche.

9h30 – Atividade lúdica. Jogos e brincadeiras infantis.

11h – Apresentação cultural. Distribuição de brindes.

11h30 – Encerramento.

06 de outubro

08h– Acolhida e credenciamentos dos participantes. Apresentação cultural.

8h30 – Palestra sobre dificuldades de aprendizagem em crianças.  O autismo e a inclusão escolar. Oficina de pipas. Oficina de maquiagem.

9h30 – Intervalo. Lanche.

9h30 – Jogos e brincadeiras infantis.

11h – Apresentação cultural. Distribuição de brindes.

11h30 – Encerramento.

 

Simone Bezerrill/Ascom-CH

Guarabira

IDMP realiza gincana infantil que termina em festa! Confira!

Publicados

em

Fotos: brejo.com

Foi realizado no dia 21 de julho de 2018 uma gincana do departamento infantil da IDMP – Igreja de Deus Missionária Pentecostal, na ocasião foi comemorado o aniversário de Ana Lúcia, professora do departamento infantil. Confira nas fotos abaixo como foi a comemoração.

Do brejo.com

Continue lendo

Guarabira

Prefeitura fará revitalização urbana e cultural no trecho conhecido como “Beco da Candeia”

Publicados

em

A Prefeitura de Guarabira está realizando diversas melhorias em toda a extensão da Rua Antônio André da Silva e principalmente no trecho popularmente conhecido como “Beco da Candeia”, localizado entre a sede do IAPM – Instituto de Assistência e Previdência Municipal e a Praça Antônio Guedes, em frente ao Teatro, no Centro. Conforme Zenóbio, esta via receberá pavimentação asfáltica e suas paredes serão transformadas em painéis onde artistas da cidade possam pintar e aplicar azulejos.

Haverá também uma melhor Iluminação no local, possibilitando aos transeuntes segurança e possibilidade de contemplar belas obras Naïf, tornando o popular beco numa extensa galeria permanente a céu aberto e a continuidade dos trabalhos que darão a Guarabira o título de “Capital Nacional da Arte Naïf”, onde podemos contar com o Museu de Arte Naïf localizado no Casarão da Cultura e o sucesso e repercussão gerada em torno do Festival Internacional de Arte Naïf, no CEDOC.

Codecom/PMG

Continue lendo

Guarabira

Espaços públicos são revitalizados e ganham a arte naif e xilogravura em Guarabira

Publicados

em

A Secretaria de Cultura e Turismo de Guarabira iniciou nesta segunda-feira (16) os trabalhos de revitalização nos espaços públicos com obras de arte. A iniciativa visa contemplar a parceria entre a Prefeitura e os artistas locais na propagação de obras naif e xilogravura, colorindo alguns pontos e dando vida aos espaços públicos da cidade.

A ação deu início na ponte localizada na Av. Osmar de Aquino, no Centro. Da mesma forma, outras pontes também receberão esta intervenção artística, tal como o Beco de Candeia, conforme adiantou o prefeito Zenóbio.

Guarabira vem se destacando no cenário artístico, sendo apontado como a “Capital Nacional da Arte Naif” pelos artistas que participaram do 1º Festival Internacional da Arte Naif (FIAN), uma vez que Guarabira atualmente é a única cidade do país a manter um espaço público dedicado à exposição de obras deste estilo.

Codecom/PMG

Continue lendo

Mais Lidas