Conecte-se conosco

Guarabira

7ª Semana de Geografia do CH tem início com debate sobre o cenário político brasileiro

Publicados

em

Fotos: Jarbelle Bezerra

Com o tema “Desafios e perspectivas da ciência geográfica frente ao cenário sociopolítico brasileiro”, tiveram início, nessa segunda-feira (4), no Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), situado em Guarabira, as atividades referentes à 7ª Semana de Geografia (SEMAGEO). Trata-se de um evento que tem a interdisciplinaridade como característica fundamental, predominando a troca de saberes e experiências entre estudantes, professores e pesquisadores de diferentes áreas das Ciências Humanas.

Coordenada pelo Centro Acadêmico de Geografia Professor Milton Santos, em parceria com o Departamento de Geografia do Centro de Humanidades (CH), a iniciativa, que convida a comunidade acadêmica para pensar em possíveis caminhos e propostas que defendam e exerçam uma geografia cidadã, foi prestigiada por diversos docentes do Campus III, inclusive pelas professoras Luciene Vieira de Arruda e Ivonildes Fonseca, diretora adjunta do CH, que destacou a importância do evento para o fortalecimento e a ampliação de horizontes conceituais na esfera política.

Pautada por problemáticas que norteiam a conjuntura política contemporânea, a abertura da SEMAGEO se deu com a realização da mesa redonda “Geografia política e geografia no Brasil: os golpes e contra golpes e o neoliberalismo”, que teve como debatedor o professor Matusalém Lima da Silva, que atua na rede estadual de ensino; além dos docentes Agassiz de Almeida Filho e Belarmino Mariano Neto, ambos vinculados, respectivamente, aos Departamentos de Direito e Geografia do Centro de Humanidades.

Em sua explanação, o professor Matusalém tratou sobre o que ele denominou de nova roupagem da política neoliberal e de sua relação com as questões atuais, enfocando também a atuação dos meios de comunicação nesse processo: “A mídia vem desempenhando um papel de manipulação da realidade, ao maquiar números para transparecer uma estabilidade econômica e política, que é meramente aparente”, disse o docente.

Para o professor Agassiz, o contexto político que se vivencia hoje implica em pensar o futuro da Democracia no Brasil, reflexão que dever ter, segundo o docente, como ponto de partida o que ele classificou como “golpe de 2016” e “ruptura do regime democrático”, em referência ao impeachment presidencial ocorrido naquele ano. O professor, que é mestre em Direito Constitucional, considerou que é fundamental, na busca pela saída da crise política e institucional, o envolvimento da sociedade na tomada de decisões e na reconstrução da Democracia. “Não podemos ter Democracia sem a participação popular, esse elemento é essencial para o Estado democrático de direito”, frisou.

Já o Professor Belarmino Mariano Neto compartilhou sua experiência de militante político e seu conhecimento acadêmico ao traçar um quadro histórico das configurações geopolíticas de conjunturas nas quais os direitos e a Democracia se encontravam suspensos. Nessa direção, fez uma abordagem sobre governos militares, redemocratização no Brasil e o que se definiu como golpe no passado e como o conceito poderia ser aplicado aos acontecimentos recentes da história brasileira.

O chefe do Departamento de Geografia, professor Lanusse Tuma, parabenizou o Centro Acadêmico e os professores do Departamento de Geografia pelo empenho para transformar a SEMAGEO em um evento de grande relevância acadêmica e social. “Tem-se uma iniciativa cuja consolidação se torna evidente a cada ano. Com certeza, teremos uma semana produtiva, de muito debate e enriquecimento intelectual, tendo como base a geopolítica e a conjuntura que o Brasil enfrenta no momento”, disse Lanusse.

Por sua vez, o estudante Roberto Borges, um dos representantes do Centro Acadêmico Milton Santos, agradeceu a todos os envolvidos e destacou o grande interesse dos alunos do Centro de Humanidades e de outras instituições para participar do evento, demonstrando, segundo ele, a significância da sétima edição da SEMAGEO.

A programação, que segue até sexta-feira (8), é composta por minicursos, mesas redondas, Grupos de Trabalho e Aula de Campo. Clique aqui e obtenha mais informações.

Por Simone Bezerrill/Ascom-CH

Fotos: Jarbelle Bezerra

Rate this post

Guarabira

ANIVERSÁRIO DA CIDADE: Prefeitura não terá expediente nesta sexta (26)

Publicados

em

As repartições públicas municipais de Guarabira sofrerão alteração no expediente devido ao feriado municipal alusivo à emancipação política do município, comemorado na próxima sexta-feira 26. Serviços essenciais, a exemplo da coleta de lixo e de fiscalização de trânsito serão preservados.

DENTRO DO MÊS: Mantendo a política salarial dentro do mês trabalhado, nos próximos dias 29 e 30 serão realizados os pagamentos dos servidores referente ao mês de novembro, a informação foi repassada pela Secretaria de Administração do Município.

Codecom

Rate this post
Continue lendo

Cidades

IMPERDÍVEL: Mix Festas e Descartáveis realiza Curso de Salgados e Panetones nesta quarta, 10

Publicados

em

Nesta quarta-feira, 10, a Mix Festas e Descartáveis irá realizar os Curso de Salgados Tradicionais com Massa de Empada Versátil pela manhã e pela tarde o Curso de Panetones.

Pela manhã será ministrado o curso de salgados das 9 às 13h00. No curso será ensinado sobre: pão com creme de queijo, coxinha, pastel e empada com massa versátil.

Nesta quarta-feira, 10, a Mix Festas e Descartáveis irá realizar o Curso de Panetones. Você irá aprender nesta aula:

  • Panetone,
  • Chocotone e
  • Panetone Trufado

Taxa de Inscrição: R$ 120,00 – ou 2x de 65,00 no cartão. Vagas limitadas!

Horário: PERÍODO DA TARDE: 13h às 17h. Com as professoras Tia Neves e Dayanny.


A Mix Festas e Descartáveis neste momento de pandemia mantém a sala de cursos funcionando com número reduzido de alunos e respeitando o distanciamento. Portanto garanta já sua vaga!

A loja disponibiliza de recipiente com álcool 70% INPM para a higienização dos participantes. A loja informa para que todos os participantes dos cursos ministrados, levar máscaras de proteção, pois é necessário a utilização da mesma no recinto.

A loja Mix Festas e Descartáveis fica localizada na Rua Augusto de Almeida, 48, ao lado do ENSL (Educandário Nossa Senhora de Lourdes), também conhecido como “Colégio de Socorro Amorim”, no Centro de Guarabira, fone: (83) 3271-8100.

Siga a Festas e Descartáveis nas redes sociais: instagram.com/mixfestasedescartaveis e facebook.com/festasedescartaveis

Nesta mesma quarta-feira, na Mix Festas e Descartáveis, dia 10 terá a apresentação e degustação dos chantilly MasterMartini com o Chef Jailson.

Rate this post
Continue lendo

Guarabira

Fundação Ulysses Guimarães promove encontro em homenagem ao centenário do educador Paulo Freire

Publicados

em

A Fundação Ulysses Guimarães (FUG-PB) Promoveu, nesta quarta-feira (27), o 3º Encontro de Mediadores com um Seminário em homenagem ao centenário do educador Paulo Freire. O evento ocorreu na UNOPAR, em Guarabira.

Para o Presidente da FUG, o deputado estadual Raniery Paulino, o encontro nesta quarta-feira foi um momento de ideias e debates.  “Foi um momento de conhecimento e trocas de experiências com os professores e gestores da rede estadual de ensino. Homenageamos também o professor Martinho Alves de Andrade em nome dos docentes paraibanos”, agradeceu.

”Paulo Freire ficou conhecido pelos seus estudos em prol da construção de uma Educação que fosse conscientizadora e libertadora, pautada nos sonhos, na esperança e na amorosidade. Agradeço a UNOPAR pelo apoio de sempre, aos nossos palestrantes pela densidade do conteúdo, aos mediadores pela dedicação voluntariada e em especial aos participantes”, complementou.

Acesso Político

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas