Conecte-se conosco

Brejo/Agreste

Fórum de assentados denuncia que violência migrou da cidade para o campo

Publicados

em

Uma comissão de 20 agricultores ligados ao Fórum dos Assentados dos Municípios de Areia, Pilões, Serraria e Remígio procurou a Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária na Paraíba (Incra/PB), na quarta-feira (4), para denunciar o aumento dos casos de furtos, de roubos e de violência doméstica na zona rural da região do Brejo paraibano. Representando os 12 assentamentos ligados ao Fórum, assentados, acompanhados de lideranças políticas e de representantes do Serviço de Educação Popular (Sedup), entregaram uma carta de reivindicações ao superintendente da autarquia no estado, Rinaldo Maranhão.

O documento foi resultado do seminário “Segurança pública no campo: ameaças e desafios que refletem na agricultura familiar”, realizado no Assentamento Socorro, no município de Areia, em dezembro de 2017, que contou com a participação de agricultores assentados, representantes de movimentos sociais do campo e de entidades e instituições como sindicatos rurais, o Polo Sindical da Borborema, a Delegacia Móvel da Mulher do Estado da Paraíba, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Uma das representantes do Fórum é a mestre em Pedagogia Conceição Cristina Pereira da Silva, que vive no Assentamento Socorro, em Areia, e se graduou em Pedagogia na Universidade Estadual de Pernambuco (UPE) através do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). Segundo ela, assim como nas grandes cidades, é grande o clima de insegurança nas áreas rurais da Paraíba.
“Estamos perdendo nossos bens e nossa tranquilidade devido à falta de segurança pública no campo e à falta de efetivação de algumas políticas públicas”, afirmou Cristina da Silva, que também integra o Fórum Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Campo e da Floresta do Estado da Paraíba, criado em 2015.
Um dos principais interesses dos bandidos, conforme os representantes do Fórum, são os motores usados para a irrigação das lavouras.
“A violência da cidade grande está migrando para o campo e vem causando muitos prejuízos aos agricultores familiares. Precisamos buscar, em conjunto com os órgãos da área de segurança, implementar medidas que devolvam a tranquilidade aos nossos agricultores”, afirmou Rinaldo Maranhão.
Para discutir a efetivação de políticas públicas de segurança aplicáveis à zona rural do estado, ficou acordado, durante a reunião na Superintendência do Incra/PB, que a autarquia entrará em contato com a Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Seds) para agendar um encontro com a participação de representantes do Incra e da comissão do Fórum dos Assentados dos municípios de Areia, Pilões, Serraria e Remígio.

 

Sem delegacias da mulher no interior
Cristina da Silva destacou ainda que a violência também tem crescido dentro das casas das famílias assentadas na Paraíba. Segundo ela, as agricultoras enfrentam ainda mais dificuldades para denunciar seus agressores, que, em sua maioria, são seus próprios companheiros, devido à cultura do machismo e à inexistência de delegacias de polícia especializadas no atendimento às mulheres na grande maioria dos municípios do interior da Paraíba.
“Temos relatos de mulheres assentadas que foram vítimas de violências domésticas praticadas por seus companheiros e que se sentiram violentadas mais uma vez devido ao péssimo atendimento que receberam nas delegacias não especializadas, que geralmente não atendem de forma adequada as mulheres que sofrem com este tipo de violência”, afirmou Cristina da Silva.
Ela ressaltou que o Fórum dos Assentados dos municípios de Areia, Pilões, Serraria e Remígio já possui uma parceria com a Seds e com a Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh) para a promoção de palestras sobre violência doméstica e para a orientação acerca dos procedimentos que devem ser adotados nos casos concretos.
Assessoria

Rate this post

Brejo/Agreste

Dia 16: Santana e Bel Marques encerram São João de Bananeiras

Publicados

em

Foto: Cantor Bell Marques/ Divulgação

O prefeito Matheus Bezerra (MDB) confirmou no final da tarde desta terça-feira (05), a apresentação dos cantores Bell Marques e Santanna ‘O cantador’ para encerrar o São João 2022 de Bananeiras, no Brejo paraibano. A edição deste ano começou no dia 17 de junho e segue até 16 de julho, maior do que nos anos anteriores.

Matheus destacou que o último dia de festividade deve iniciar às 17h, com seis atrações. Entre as atrações do dia 16 de julho estão os cantores Bell Marques, Santanna ‘O cantador’, Kelson Kizz, Gui Mattos e outras duas atrações que serão confirmadas nos próximos dias.

Os shows acontecem em uma nova estrutura, no Estádio Governador Clóvis Bezerra, popularmente conhecido como ‘O Bezerrão’.

Blog do Felipe Silva

Rate this post
Continue lendo

Brejo/Agreste

Rota Cultural Caminhos do Frio começa nesta segunda (4); veja programação

Na programação desta semana de abertura do Caminhos do Frio, Areia traz diversos minicursos e oficinas, exposições, roteiros turísticos e atrações musicais.

Publicados

em

Foto: Divulgação

Após dois anos sem sem acontecer por causa da pandemia da Covid-19, a Rota Cultural Caminhos do Frio volta nesta segunda-feira (4) e começa pela cidade de Areia, na região do Brejo da Paraíba. O projeto que integra nove municípios da região, revelando aos turistas a cultura, a gastronomia, o artesanato e, principalmente, roteiros de natureza e aventura.

Até o dia 4 de setembro, o Caminhos do Frio também irá aquecer a economia, gerando empregos e incentivando a hotelaria, o comércio de comidas e bebidas típicas, além do artesanato produzido por artistas locais.

Na programação desta semana de abertura do Caminhos do Frio, Areia traz diversos minicursos e oficinas, exposições, roteiros turísticos e atrações musicais.

Os visitantes poderão participar da Expo Cachaça e da Feira de Artesanato e Gastronomia que acontecem em quase todos os dias no local do evento, ainda poderão fazer visitações com a Rota das Flores e a Rota dos Engenhos e, durante a noite, terá sempre muita música para animar os turistas e moradores.

Vários artistas locais realizarão apresentações tendo a participação de Cicinho Lima, filho de Pinto do Acordeon – homenageado nesta edição do Caminhos do Frio – além do cantor Vinicius Mendes e a banda Forró Cavalo de Pau. A atração musical principal de Areia será o cantor pernambucano Jorge de Altinho que fecha a programação na noite do sábado (9).

Para ver a programação completa de Areia e das outras cidades que receberão a Rota, acesse.

  • Pilões – 11 a 17 de julho
  • Matinhas – 18 a 24 de julho
  • Solânea – 25 a 31 de julho
  • Serraria – 1 a 7 de agosto
  • Alagoa Nova – 8 a 14 de agosto
  • Remígio – 15 a 21 de agosto
  • Bananeiras – 22 a 28 de agosto
  • Alagoa Grande – 29 de agosto a 4 de setembro

F5 Online

Rate this post
Continue lendo

Brejo/Agreste

Confira a programação do São João em Bananeiras, Solânea e Borborema; veja atrações

Publicados

em

Foto: Pixabay

Conforme divulgação, confira a programação de um dos mais esperados São João de toda a região Nordeste do País, que é o São João tradição de Bananeiras, na região do Brejo paraibano.
A divulgação oficial foi feita num evento realizado em conjunto com as prefeituras de Solânea e Borborema, no Cine Teatro Municipal de Solânea.

Confira a programação
Dia 21 – Abertura Cultural com Teatro. Na Casa de Reboco tocarão Tamborete de Forró e Leniro e Kaoma.
Dia 22 – Geraldinho Lins, Chambinho do Acordeon, Jeito Nordestino e Os Fulanos. Na Casa de Reboco haverá shows com Roberto Araújo e Mestre Macambira.
Dia 23 – Maike José, Nordestinos do Forró, Adriano José e As Nordestinas. Na Casa de Reboco, Forró de Montão.
Dia 24 – Maciel Melo, Curió e Forró Caboclo, Forró de Cabo a Rabo e Forró Caçuá. Na Casa de Reboco, Ronaldo Show.


Borborema
Este ano a Prefeitura Municipal de Borborema, estará apostando num São João completamente diferente do que era visto nos anos anteriores. A prefeita Gilenni Cândido anunciou durante evento realizado no Cine Teatro de Solânea, na manhã desta sexta (12), no qual estiveram presentes os prefeitos Douglas Lucena (Bananeiras) e Kaiser Rocha (Solânea), a programação do São João do município, que será vespertino.
De acordo com a equipe da organização do evento, a intenção é investir no autêntico forró nordestino, como forma de trazer mais turistas para conhecer e vivenciar o município.

Confira a programação
Dia 23 – Leniro Show e Trio Pé de Serra, Osmídio Neto e Banda,Claudinho e Kaoma
Dia 24 – Curió e Forró Caboclo, Sirano e Sirino e Forró U`s Bakanas.
O São João de Borborema ainda terá apresentações de artistas locais, culturais e quadrilhas juninas.

Solânea
A Prefeitura Municipal de Solânea, no Brejo paraibano anunciou, de forma oficial, a programação do São João de 2017. O anúncio foi feito pelo prefeito Kaiser Rocha e sua equipe de marketing, no Cine Teatro Municipal, na manhã da sexta-feira (12), nas presenças de jornalistas e profissionais da imprensa de toda a região.
Na oportunidade, também serão divulgadas as programações das festividades juninas e Bananeiras e Borborema, cujos prefeitos estão participando do evento em Solânea.

Confira as atrações da festa e suas respectivas datas.
Dia 22 – Jonas EsticadoKelson KizzRanniery Gomes
Dia 23 – João Neto PegadaoDanny XavierBanda Encanttus
Dia 24 – Gui TorresElianeWalkyria Santos
Dia 25 – Trio elétrico com Avine Vinny


Das assessorias com Portal Mídia

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas