Conecte-se conosco

Educação

Carteiras de identidade digitais não poderão ser usadas no Enem

Foto: Divulgação

Publicados

em

Carteiras de identidade digitais não poderão ser usadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Para fazer as provas, os participantes deverão levar um documento oficial de identificação original, com foto e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Os dois itens são os únicos obrigatórios para o exame.

A presidente do Inep, Maria Inês Fini, alerta os candidatos que farão o Enem de que não poderão usar identidades digitais. Isso porque haverá três checagens de identidade e uma delas ocorrerá durante a prova, quando o uso do celular é proibido. “Não leve essa única prova de identidade porque dentro da sala de aplicação de prova, ela não poderá ser utilizada”.

Os documentos válidos são as carteiras de Identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, pelas Forças Armadas, pela Polícia Militar e Polícia Federal; Carteira de Trabalho e Previdência Social; passaporte; Carteira Nacional de Habilitação, com fotografia e identidade funcional. Outros documentos específicos podem ser consultados na página do Enem.

Maria Inês é enfática em relação ao uso da caneta. “Estudantes perguntaram se não poderiam usar outras canetas, que são mais confortáveis para escrever. Não podem. Tem que ser caneta preta em material transparente”, diz.

Os estudantes poderão levar para o exame, que tem duração de 5 horas e 30 minutos neste domingo (4) e de 5 horas no próximo (11), um lanche. Caso esse lanche seja caseiro e não esteja embrulhado em material transparente como papel filme, ele será fiscalizado antes de ser liberado.

Aconselhável levar

Além dos documentos obrigatórios, é aconselhável que os estudantes levem para o exame o Cartão de Confirmação de Inscrição impresso. No cartão constam o local de prova do estudante, além da opção de língua estrangeira escolhida e, se for o caso, atendimento específico ou especializado solicitado.

O cartão pode ser acessado na Página do Participante ou pelo aplicativo do Enem 2018, disponível para download na App Store e na Google Play. É preciso informar o CPF e a senha cadastrada na inscrição.

Os estudantes poderão levar também a Declaração de Comparecimento impressa para assinatura do chefe de Sala, caso precise do documento para justificar, por exemplo, falta no trabalho. A declaração está disponível também na Página do Participante.

Não levar

Os seguinte itens são proibidos no Enem: borracha; caneta de material não transparente; corretivo; dispositivos eletrônicos, como wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, ipods, gravadores, pen drive, mp3, relógio e alarmes;  fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens; impressos e anotações; lápis; lapiseira; livros e manuais.

Antes de entrar na sala de prova, os participantes deverão guardar no envelope porta-objetos, fornecido pelo aplicador, o telefone celular e quaisquer outros equipamentos eletrônicos desligados. Também deverão ser guardados todos os itens proibidos no Enem.

Segundo o Inep, o envelope porta-objetos deverá ser lacrado e identificado pelo participante antes de ingressar na sala de provas, e ser mantido até a saída definitiva do local de provas debaixo da carteira durante a realização das provas.

Enem 2018

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam a ser aplicadas amanhã (4). Mais de 5,5 milhões de estudantes farão as provas de linguagem, ciências humanas e redação, em mais de 1,7 mil cidades. O exame segue no dia 11, quando serão aplicadas as provas de ciências da natureza e matemática.

A nota do exame poderá ser usada para concorrer a vagas no ensino superior público, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Fonte: Agência Brasil

Carteiras de identidade digitais não poderão ser usadas no Enem
Avalie esta postagem
Apoio

Cidades

Em Guarabira: Campus do IFPB divulga edital de convocação da 2ª chamada da lista de espera

Publicados

em

Foto: Divulgação

A Diretoria de Desenvolvimento de Ensino do IFPB – Campus Guarabira, de acordo com as disposições da legislação em vigor faz saber as condições para manifestação de interesse em matrícula dos candidatos pré-classificados por meio da Lista de Espera do Sistema de Seleção Unificada – SiSU 2019.

Ficam convocados os candidatos selecionados nas vagas dos cursos superiores presenciais do IFPB, através dessa chamada, para efetuarem manifestação de interesse em matrícula de acordo com as regras e o cronograma exposto a seguir, tomando-se por base os candidatos inscritos na Lista de Espera do SiSU/MEC.

A matrícula deverá ser realizada obrigatoriamente no Campus ofertante do curso no qual o candidato foi classificado, exclusivamente para o curso/turno escolhido no ato da inscrição.

O(s) candidato(s) convocado(s) deverá (ão) preencher, eletronicamente, todos os itens do Formulário de Pré-matrícula eletrônico através do Portal do Estudante do IFPB e disponível no seguinte endereço eletrônico: https://estudante.ifpb.edu.br/login/ e ao final do preenchimento dos formulários, o candidato será direcionado para impressão o Formulário de Pré-matrícula, para em seguida realizar a entrega da documentação exigida durante o cronograma estipulado neste Edital.

A pré-matrícula ocorrerá dias 08 e 09 de abril de 2019. A confirmação de matrícula está prevista para o dia 16 de abril de 2019.

A relação com os convocados pode ser acessada por meio do link:  https://estudante.ifpb.edu.br/processoseletivo/etapa/411/campus/19/curso/29/

O edital com todas as informações sobre essa convocação pode ser acessado aqui.

Fonte: Portal 25 Horas

Em Guarabira: Campus do IFPB divulga edital de convocação da 2ª chamada da lista de espera
Avalie esta postagem
Continue lendo

Educação

Caravana CoRI 2019 inicia apresentação de ações de internacionalização da UEPB no Câmpus III

Publicados

em

Como parte dos projetos de integração com os alunos e democratização dos serviços oferecidos, a Coordenadoria de Relações Internacionais (CoRI) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) dará início, no dia 1º de abril, às atividades da Caravana CoRI 2019, com visitas a cada câmpus da Instituição. A primeira parada será no Câmpus de Guarabira, onde a Caravana divulgará o calendário de atividades da Coordenadoria para este ano, esclarecendo sobre as oportunidades de internacionalização, bolsas de mobilidade, cursos de idiomas e exames de certificação ofertados.

Estudantes egressos, que já participaram de intercâmbios, também participam da Caravana para que possam fornecer seus relatos, compartilhar experiências e tirar dúvidas dos graduandos. A conversa serve para despertar o interesse dos estudantes e torná-los mais sensíveis e espertos para o exterior e apresentar todas as oportunidades, como os convênios bilaterais, cursos de idiomas, exames de certificação e os editais de mobilidade. Dentre as oportunidades, a CoRI está com o edital do Programa de Mobilidade Internacional (PROMIN) aberto, com total financiamento da Instituição, no qual há vagas específicas para alunos do Centro de Humanidades (CH). As inscrições se encerram no dia 20 de abril.

A Caravana CoRI seguirá com seu cronograma de visitas no dia 2 de abril, no Câmpus de Araruna, no turno da tarde; e no Câmpus de Campina Grande, no dia 4, nos turnos manhã e noite. As datas das visitas nos demais câmpus da UEPB serão confirmadas posteriormente. Outras informações sobre a CoRI e os programas oferecidos podem ser conferidas através das redes sociais Instagram (https://www.instagram.com/cori_uepb/), Facebook (https://www.facebook.com/cori.uepb), pelo e-mail coriuepb@gmail.com, no site http://coordenadorias.uepb.edu.br/cori/ ou pelo telefone (83) 3315-3415.

Caravana CoRI 2019 inicia apresentação de ações de internacionalização da UEPB no Câmpus III
Avalie esta postagem
Continue lendo

Cidades

UEPB Guarabira promove evento para marcar o “Ano Cultural Jackson do Pandeiro”

Publicados

em

Em homenagem ao centenário do “Rei do Ritmo”, comemorado este ano, o Centro de Humanidades (CH) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizado no Câmpus III, em Guarabira, realiza no dia 11 de março a acolhida aos feras e adere ao Ano Cultural Jackson do Pandeiro em evento intitulado “O CH no Ritmo Jackson do Pandeiro”.

O evento, organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI-Guarabira), Centros Acadêmicos (CAs) e Biblioteca Setorial, contará com palestras, exibição de vídeos e atividades artísticas. Nos períodos da manhã e da noite serão feitas apresentações de pesquisas sob o título “Jackson e a mulher negra” com a graduanda em História, Maria do Carmo da Silva, e as professoras Ivonildes da Silva Fonseca e Flaviana Barbosa.

Na parte da tarde, o doutorando Daniel de Oliveira e o professor Waldeci Ferreira Chagas abordarão a religiosidade e a educação em uma mesa denominada “Jackson do Pandeiro, Educação e Umbanda”. No decorrer do evento será declamado cordel “Centenário de Jackson do Pandeiro”, pelo professor e poeta Vicente Barbosa, performance de Isaías Vicente, exibição de vídeos.

A gastronomia afro-brasileira, especialmente o acarajé, poderá ser degustada ao longo das atividades. A exposição visual “Jackson do Pandeiro: 100 Anos do Rei do Ritmo”, localizada no hall do Auditório, organizada pela Biblioteca Setorial, trará matérias jornalísticas, fotografias, livros e outros materiais concernentes ao artista paraibano.

Confira a programação completa clicando AQUI.

 

Por Severino Lopes/Ascom/UEPB

UEPB Guarabira promove evento para marcar o “Ano Cultural Jackson do Pandeiro”
Avalie esta postagem
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas