Conecte-se conosco

Cidades

Projetos da UEPB são premiados como melhores trabalhos no 25º ENIC

Fotos: Tatiana Brandão

Publicados

em

Dentre os 503 projetos de pesquisa apresentados durante o 25º Encontro de Iniciação Científica (ENIC) da Universidade Estadual da Paraíba, dois do Centro de Humanidades (CH) estão entre os 24 mais bem avaliados pela comissão do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  Trata-se dos projetos “Produção da oclusiva glotal [?] por falantes brasileiros de inglês L2”, coordenado pelo professor Leônidas José da Silva, e “Questões de alegoria e cultura popular na peça A donzela Joana, de Hermilo Borba Filho”, coordenado pelo professor Eduardo Henrique Cirilo Valones. Ambos lotados no Departamento de Letras do Campus III.

Os docentes, juntamente com seus orientandos, Mariane dos Santos Monteiro Duarte e Rafael Damião de Lima Santos, foram contemplados, respectivamente, com o primeiro e o segundo prêmios na área de conhecimento “Linguística, Letras e Artes”, em cerimônia realizada, nesta quarta-feira (4), em Campina Grande, pela Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP).  As demais categorias avaliadas foram: Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e da Terra, Engenharias, Ciências Agrárias e Ciências Humanas.

O reitor Rangel Junior anunciou que todos os projetos premiados vão resultar em uma série de publicações da Editora Universitária (EDUEPB) e, posteriormente, serão transformados em e-book. Em sua fala, ele destacou a importância da manutenção dos trabalhos voltados para a iniciação científica, como ação que dá sentido à Universidade. Rangel ressaltou, ainda, a necessidade de professores e alunos entenderem a educação em todos os níveis como um caminho de descobertas e não somente como ato de ensinar.

Para o reitor, não faz sentido, em uma instituição superior, o ensino sem a pesquisa, embora no futuro nem todos se tornem doutores ou doutoras em suas áreas, devido às mudanças de rumo no curso da vida. “A Universidade deve buscar construir caminhos, abrir vagas e garantir condições para que todas as pessoas possam sair daqui com alguma compreensão do que é fazer pesquisa científica, do que é conhecimento, da realidade e buscar construir, a partir de métodos, a racionalidade para compreender a dinâmica do mundo”, frisou o reitor.

O vice-reitor Flávio Romero Guimarães também parabenizou os estudantes e professores pela premiação e, em um recorte histórico, mostrou a evolução do PIBIC na Instituição. “Para mim, o Programa de Iniciação Científica é, talvez, uma das estratégias pedagógicas mais importantes no que diz respeito a formação, em uma perspectiva integrada e cidadã. Sabemos o diferencial que é um aluno que participa de um programa desse”, destacou.

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, professora Maria José Lima, parabenizou os estudantes bolsistas e professores premiados e ressaltou a importância da pesquisa na UEPB. Ela observou que a avaliação e a seleção dos melhores trabalhos foi uma tarefa difícil da comissão, devido à qualidade dos projetos, e salientou que a avaliação do CNPq sobre o Encontro de Iniciação Científica foi mais uma vez extremamente positiva. “O ENIC foi elogiado pela qualidade dos trabalhos que foram apresentados. Alguns dos trabalhos avaliados pelo CNPq tinham perfil de dissertações e eles ficaram impressionados”, destacou. Maria José lembrou que a UEPB, apesar da crise, manteve o investimento na pesquisa, bancando inclusive uma cota de bolsas superior às ofertadas pelo CNPq.

O professor Carlos Henrique Salviano, coordenador geral de pesquisas da UEPB, enfatizou a relevância dos trabalhos apresentados do ENIC e salientou o quanto é enriquecedor para o aluno da graduação estar envolvido com a pesquisa científica, uma vez que ela agrega conhecimento, enriquece o currículo e dá perspectivas de um trabalho comprometido com a sociedade. “A iniciação científica é um diferencial acadêmico na graduação que abre horizontes de estudos para uma carreira acadêmica produtiva e de impacto social. O aluno que faz pesquisa científica se sobressai na sua formação”, destacou.

Realizado entre 6 a 8 de novembro desde ano, o ENIC reuniu mais de 1.500 estudantes das diversas áreas do conhecimento, tendo como tema principal “Sociedade, Educação, Ciência e Tecnologia”. A Iniciação Científica é um programa coordenado pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia que, desde 1952, vem estimulando os estudantes de graduação a enveredar pela pesquisa. Os graduandos da UEPB têm participado ativamente do programa, desenvolvendo pesquisas nas mais variadas linhas do conhecimento.

Confira a relação completa dos trabalhos premiados clicando AQUI.

 

Por Severino Lopes/ Simone Bezerrill

Cidades

Em João Pessoa é aberto o Salão de Artesanato da Paraíba edição 2018

Publicados

em

Foto: Reprodução/TV Paraíba

A edição 2018 do Salão do Artesanato da Paraíba tem início nesta terça-feira (18) em João Pessoa, a partir das 19h. O evento que traz como tema “O Artesanato – a economia criativa do turismo” será realizado no Espaço Cultural José Lins do Rego até o dia 13 de janeiro.

Participam da 29ª edição do evento, 389 artesãos de forma direta e 2.713 envolvidos indiretamente por meio de associações e cooperativas de 76 municípios paraibanos. Os participantes trazem para o Salão a cultura nordestina através do artesanato, que envolve brinquedos populares, produtos confeccionados em couro, cerâmica, algodão, metal, osso e madeira, entre outras tipologias.

Nesta edição, o Salão vai homenagear o município de Cabaceiras, localizado no Cariri da Paraíba. A cidade tem se destacado não pelo artesanato, cuja tipologia principal é o couro, uma grande fonte de renda para os moradores.

Segundo a gestora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Lu Maia, a realização do evento durante as festividades de fim de ano traz muita expectativa para a organização do evento e para os artesãos que participam dele. “A realização do Salão do Artesanato neste período significa sempre boas vendas, já que a época é muito propícia a presentes”, disse.

A edição 2018 traz também uma programação cultural com a realização de palestras e oficinas sobre empreendedorismo na Paraíba. Além disso, o espaço contará com o funcionamento de uma brinquedoteca da Fundação Espaço Cultural (Funesc), área de circulação, refeitório, gastronomia e praça.

Fonte: G1 PB

Continue lendo

Cidades

Pontes Calçados realiza “Ação Arezzo” para apresentar nova coleção

Publicados

em

Foto: Divulgação

Um dos períodos mais corridos do ano vem cheio de compromissos que a gente ama, confraternizações entre amigos, festas com os colegas de trabalho, reunião da família inteira no Natal e muita festa também na virada de ano. Pensando nisso a Pontes Calçados resolveu montar uma ação da Arezzo para apresentar os modelos dessa nova coleção para todos visitadores do Shopping Cidade Luz em Guarabira. Vale lembrar que os calçados Arezzo dispensam comentários, pois são confortáveis, com design exclusivo de ótima qualidade e apresentam sempre bastante inovação.

O grande diferencial da nova coleção é a combinação de couro com as cores da moda como: o nude, o verde militar, o laranja, o amarelo, o azul e o lavanda. Claro que também apostaram nas cores tradicionais como o vermelho, o preto e o marrom; os Scarpins e as sandálias de salto em bloco com o design tradicional ganharam cara nova com as cores mencionadas.

A loja Pontes Calçados na cidade  de Mari localiza-se na Rua Gentil Lins, 220, Centro, fone: (83) 3287-1023. Em Guarabira localiza-se na Rua Cônego João Gomes Maranhão, no centro de Guarabira – fone: (83) 3271-8241, e ainda no Shopping Cidade Luz. Siga Pontes Calçados no instagram: @pontescalcados

Acompanhe como foi a ação, e visita a Pontes Calçados (Pontes Calçados – lojas no centro de Guarabira, próximo a Magazine Luiza; e no Shopping Cidade Luz. E também em Mari) e ache o calçado ideal para suas festas.

Fonte: Portal Midia

Continue lendo

Cidades

TRE-PB diplomará eleitos nesta terça-feira (18)

Publicados

em

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) diplomará nesta terça-feira (18), oitenta candidatos, entre Governador, Vice-Governador, Senadores, Deputados Federais e Estaduais, e os respectivos suplentes, eleitos nas Eleições Gerais 2018.

O evento terá início às 16h, no Teatro Pedra do Reino, no Centro de Convenções de João Pessoa/PB e será transmitido ao vivo pelo canal oficial do TRE-PB no Youtube.

Os diplomandos terão assentos nominados e já receberam senhas numeradas para seus familiares e convidados que foram entregues pela Assessoria de Comunicação Institucional e Cerimonial (ASCOM) do TRE-PB.

Na Paraíba serão diplomados o Governador e sua Vice, 2 Senadores com 2 Suplentes cada, 12 Deputados Federais e 36 Deputados Estaduais. Receberão ainda os diplomas, na cerimônia os primeiros e segundos suplentes mais votados por Partido ou Coligação, sendo 10 suplentes de Deputados Federais e 14 de Deputados Estaduais.

A diplomação é a etapa do processo eleitoral em que se confirma que os candidatos eleitos cumpriram todas as formalidades previstas em lei e estão aptos a serem empossados. Os diplomas serão assinados pelo presidente do TRE-PB, Desembargador Carlos Martins Beltrão Filho.

Assessoria/TRE-PB

Continue lendo
Apoio

Mais Lidas