Conecte-se conosco

Cultura

Colégio da Luz realiza a 15ª edição do Auto do Natal Luz, sexta-feira, dia 21

Publicados

em

Foto: Divulgação

O Auto do Natal Luz, na sua 15 a . Edição a ser realizada às 20:00h do dia 21 de dezembro de 2018, já se consolidou como o maior espetáculo natalino de Guarabira e toda a região do Agreste Paraibano, fato comprovado com a sua inclusão no Calendário Oficial de Eventos Turísticos da Paraíba (Lei N° 9.111, de propositura do então Dep. Zenóbio Toscano, sancionada no Governo de José Maranhão e publicada no Diário Oficial de 09 de maio de 2010).

Contando com mais de 150 integrantes, entre alunos, ex-alunos, pais, professores, técnicos e artistas da cidade, o Auto do Natal Luz cumpre também o seu objetivo de espaço de integração sociocultural entre a escola e a comunidade local. Prova disso, é a realização gratuita de Oficinas Teatrais e de Dança, abertas ao público, para posterior seleção do elenco com atores provenientes de pequenos grupos comunitários de teatro.

Anúncio


O espetáculo é encenado no pátio do Colégio da Luz, aproveitando a imponente fachada da escola como elemento de cena, uma vez que o prédio representa um dos símbolos arquitetônicos da cidade de Guarabira. Numa demonstração crescente de sucesso, o Auto do Natal Luz reúne plateias com mais de 2.000 espectadores, acomodados em cadeiras e camarotes, moradores de Guarabira e cidades vizinhas. A entrada é gratuita, com ingressos trocados antecipadamente por 2 kg de alimentos não perecíveis para a Campanha do Natal sem Fome.

Este ano, na sua décima quinta edição, com o ‘O NATAL DE FRANCISCO’, texto inédito do premiado Escritor, Ator e Diretor paraibano, Tarcísio Pereira, o Auto do “Natal Luz” 2018 (realizado pelo Colégio da Luz – Guarabira | PB, escola associada à Rede PEA UNESCO Brasil) encenará um espetáculo também direcionado aos ODSAgenda30 como Paz, Solidariedade, Proteção aos Animais e ao Meio Ambiente. O evento terá a participação musical especial das Alunas LUZ, Ranna Andrade (Semifinalista do The Voice Kids 2018 e Cantora Profissional), Maria Eduarda David (Cantora Profissional) e outros(as) cantores(as) convidados(as).
‘O NATAL DE FRANCISCO’ contará a história de São Francisco de Assis, idealizador do 1 o . Presépio da Cristandade, em 12223 (Séc. XIII), na cidade italiana de Greccio. São Francisco, o Irmão Sol, também conhecido como Protetor dos Animais, quis mostrar aos camponeses locais, como a Criança Divina veio ao Mundo para trazer o Amor, a Esperança, a Fé e a Paz à Humanidade.
Destinamos um Lote de Senhas do #AutodoNatalLuz2018 para serem trocadas por 2k de Ração Animal para a OPAM (ONG Proteção Animal Miguelzinho Gba). A OPAM estará representada no Elenco do Auto do Natal Luz 2018 pela criança, Ronald Oliveira e a
Gatinha, Vida.

O “Auto do Natal Luz 2018” – ‘O NATAL DE FRANCISCO’ tem como Patrocinadores Masters: CLÍNICA SÃO LUCAS GUARABIRA | ELEVA EDUCAÇÃO | SISTEMA BILÍNGUE INTERNATIONAL SCHOOL E É UMA REALIZAÇÃO DO COLÉGIO DA LUZ GUARABIRA – PARAÍBA.
(ROSANA DIÔGO DE LIMA (83 – 9 9913 1317 | [email protected])
COORDENADORA DE ARTE E COMUNICAÇÃO DO COLÉGIO DA LUZ – GUARABIRA/PB
PRODUTORA, REGENTE MUSICAL E DIRETORA GERAL DO “AUTO DO NATAL LUZ”

SOBRE A ORIGEM DO “AUTO DO NATAL LUZ”

O Auto do “Natal Luz” teve sua origem em 1995, quando alunos (as) do Colégio da Luz encenaram “O Boi e o Burro no Caminho de Belém” (Maria C. Machado), sob Direção de Moacir Nunes, no Teatro Geraldo Alverga.

Posteriormente, o Coral “Luz em Canto”, também do Colégio da Luz, começou a fazer Cantatas Natalinas nas praças da cidade e em 2004, a peça “O Boi e o Burro no Caminho de Belém” foi encenada pela primeira vez em um palco ao
ar livre à frente da fachada principal do Colégio da Luz, sob a Direção de Maurício Evaristo e a participação do músico, compositor e ator, Artur Silva, como um dos colaboradores.

A partir daí, o espetáculo começou a tomar grandes proporções com a Produção e Direção Musical de Rosana Diôgo e as Direções de Keila Fonseca e depois, Kalline Brito.

Atualmente, o Auto do Natal Luz é visto, gratuitamente, por um público de mais de 2.500 pessoas, composto pelos guarabirenses e visitantes de cidades vizinhas. O elenco do Auto do Natal Luz é formado por alunos(as),
professores(as), ex-alunos(as), pessoas da comunidade e atores convidados, a exemplo de Vando Farias, Dante Alighieri e Marcelo Félix (ex-alunos e ex-professores do CENSL).

‘O NATAL DE FRANCISCO’

Texto: TARCÍSIO PEREIRA | Direção: KALINNE BRITO | Iluminação: FABIANO DINIZ
Coordenação Musical: ROSANA DIÔGO e ROGÉRIO WILKER | Cenografia: PAULO LINO,
ARLINDO JOSÉ e PAULA RÉGIS | Coreografias: NEIDE RAMOS e KALLINE BRITO |

Produção e Direção Geral: ROSANA DIÔGO

Pátio do Colégio da Luz | Guarabira-Pb |21/12/2018 | 20:00h

Fonte: Colégio da Luz

Rate this post
Anúncio


Cultura

Fazenda Nordestina é a campeã da Etapa Brejo do Festival de Quadrilhas realizado em Guarabira

Publicados

em

A Quadrilha Junina “Fazenda Nordestina” foi a grande vencedora da Etapa Brejo do Festival de Quadrilhas Juninas realizado em Guarabira. O anúncio foi feito logo após as apresentações da segunda noite do festival nesta sexta-feira (14).

O festival feito em parceria entre a Prefeitura de Guarabira, Federação das Entidades de Quadrilhas Juninas da Paraíba – FEQUAJUNE e a Associação as Quadrillhas Juninas do Brejo – ASQUAJUB deixou suas marcas pela organização e comparecimento de grande público nas duas noites de realização.

Anúncio


O prefeito Marcus Diôgo compareceu nas duas noites para conferir de perto o andamento das apresentações.

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Salão do Artesanato Paraibano é opção de lazer e compras para Dia dos Namorados

Publicados

em

Fotos: Júlio César Peres

Aberto na Avenida Brasília, em Campina Grande, o 38º Salão do Artesanato Paraibano é o lugar ideal para compra e entretenimento no Dia dos Namorados e véspera de Santo Antônio. Nos estandes, há opções de peças utilitárias, decorativas e lúdicas e produtos variados com valor a partir de R$ 3 e tudo na estrutura que oferece conforto e segurança.

O Salão também é uma boa pedida para garantir o entretenimento da noite mais romântica do ano, com as apresentações de atrações culturais e musicais, na Praça da Alimentação.

Anúncio


De acordo com a gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodriguez, além do artesanato, há espaço para o entretenimento. “Com espaço ampliado, temos um ambiente confortável e acolhedor para a valorização do nosso artesão que tem, neste momento, seu ápice de vendas e também para casais e toda a família se divertir com muito forró e cultura nordestina”.

Entre as opções para presentear estão o artesanato em madeira, com destaque para as peças religiosas dos mestres santeiros, as peças de couro com bolsas, calçados, chaveiros, entre outros, além de itens decorativos de metal, que se destacam pela criatividade e beleza e a diversidade das crocheteiras.

No estande da artesã Mariluce Azevedo, há opções para os namorados que quiserem presentear a amada com peças originais e coloridas. São colares, bolsas e almofadas com preços variados. “Temos itens para casais de todas as idades e perfis, que fazemos com muito afeto e capricho, e que vão agradar em cheio”.

Com o tema “A Arte de Quem Vive da Fé”, o evento realizado pelo Governo da Paraíba e Sebrae-PB ainda tem variedade de itens artesanais, além de produtores de queijo e cachaça e estandes de delícias da gastronomia paraibana e belos espaços com decoração apropriada para a realização de fotos dos visitantes.

O Salão está aberto ao público das 15h às 22h. A entrada é gratuita, mas os visitantes podem exercer a solidariedade com a doação de 1kg de alimento não perecível.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

TCE-PE estuda construir Centro Cultural inspirado no Ariano Suassuna do TCE-PB

Publicados

em

Foto: Assessoria

O vice-presidente do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), conselheiro Fábio Nogueira, visitou, nesta terça-feira (4), o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE). O objetivo da visita foi para troca de experiências de gestão e de boas práticas. Ele foi recebido pelo presidente do TCE de Pernambuco, conselheiro Valdecir Pascoal; e pelo presidente da 2ª Câmara do TCE-PE, conselheiro Ranilson Brandão. 

Num primeiro momento, o conselheiro Fábio Nogueira apresentou e detalhou como foi desenvolvido a execução do Centro Cultural Ariano Suassuna (CCAS), o complexo arquitetônico que abriga a Escola de Contas, o auditório Celso Furtado, um salão para exposições artísticas e literárias, e o Espaço Cidadania Digital Conselheiro Juarez Farias.

Anúncio


Conforme relatou Nogueira, a atual gestão do TCE-PE tem a intenção de construir uma estrutura similar a do TCE paraibano. Recentemente, técnicos do TCE-PE vieram à Paraíba conhecer o CCAS de perto. O vice-presidente do Tribunal de Contas da Paraíba destacou que, pela estrutura oferecida e pela beleza arquitetônica, o Centro Cultural do TCE-PB virou referência para eventos regionais, nacionais e internacionais.  

Durante a visita institucional, Fábio Nogueira foi recebido no gabinete da Presidência do TCE-PE e também conheceu as ações daquela Corte de Contas na área de educação, especialmente voltadas para a primeira infância. Segundo os conselheiros, o Tribunal de Contas de Pernambuco “tem se destacado por diversas iniciativas que visam garantir o acesso das crianças a serviços de qualidade, promovendo seu desenvolvimento pleno”. 

Investir na primeira infância, segundo o TCE-PE, “traz impactos positivos não só para as próprias crianças, mas para toda a sociedade a longo prazo”. 

Entre as principais ações do TCE estão:

– Fiscalizar a aplicação dos recursos públicos; avaliar a efetividade de programas e projetos; formar conselheiros tutelares; acompanhar a implementação do Plano Nacional pela Primeira Infância e estimular a participação social. 

“Essas iniciativas são essenciais para a garantia dos direitos da primeira infância no nosso Estado, demonstrando o compromisso do TCE-PE com o desenvolvimento integral das crianças e com o bem-estar da comunidade”, destacou o presidente Valdecir Pascoal.

Ascom/TCE-PB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas