Conecte-se conosco

Cursos

Paraíba tem 74 cursos com conceito 4, mas nenhum com nota máxima, indica MEC

Publicados

em

Dos cursos com conceito quatro, 90,5% são ofertados por instituições públicas.

A Paraíba tem 74 cursos superiores com nota quatro no Conceito Preliminar de Curso (CPC), divulgado nesta terça-feira (18) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os dados são referentes a 2017 e não incluem todas as graduações ofertadas no estado.

De acordo com o MEC, assim como todos os indicadores de Qualidade da Educação Superior que são calculados pelo Inep, o CPC é definido em faixas que seguem uma escala crescente de 1 a 5, sendo esse o maior conceito. Ao todo, foram avaliados 164 cursos na Paraíba, no entanto, nenhum ficou na maior ou menor faixa.

Dos cursos com nota quatro no estado, 90,5% são ofertados por instituições públicas, sendo essas a Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Estadual da Paraíba e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Os demais que obtiveram esse conceito fazem parte da grade de instituições privadas.

Outros 84 cursos, em instituições públicas e privadas, alcançaram conceito 3. Já três obtiveram nota 2, sendo esses o bacharelado em física da UFPB, a licenciatura em química do IFPB e o bacharelado em Ciência da Computação do Instituto Paraibano de Ensino Renovado (Inper), todos nos campus de João Pessoa. Três cursos não receberam um conceito.

Segundo o MEC, o CPC é formado por oito componentes, que são agrupados em quatro dimensões com o objetivo de avaliar a qualidade dos cursos de graduação. Para o cálculo, é preciso que o curso tenha no mínimo dois estudantes concluintes participantes no Enade.
Quantidade de cursos avaliados no CPC – divisão por conceito
Na Paraíba, 164 cursos foram analisados pelo Inep
Com conceito quatro: 74
Com conceito três: 84
Com conceito dois: 3

Sem conceito: 3

Fonte: Inep
Do G1 PB

Avalie esta postagem
Apoio

Cursos

Prepare-se para o mercado de trabalho com o curso de Recolocação Profissional

Publicados

em

Foto: Divulgação

Nos dias de hoje é muito importante está preparado e atualizado com as novidades. Para você que quer se recolocar profissionalmente no mercado de trabalho de forma mais acertada e aumentar suas chances de conseguir aquela vaga de trabalho, indicamos este curso de Recolocação Profissional.

O Curso de Recolocação Profissional oferecido pelo IPED, aborda como ter um melhor aproveitamento da entrevista de emprego, desde o momento da ligação para marcar a entrevista até o processo final da sua recolocação profissional. Também dicas sobre networking, como utilizar as redes sociais a seu favor, e muito mais! Confira o vídeo abaixo e conheça mais sobre o professor e o curso.


Clique e Matricule-se

Conteúdo do curso

  •  Capítulo 1
  • Aula 1. Emprego e Carreira
  • Aula 2. Empregabilidade
  • Aula 3. Os Pilares da Empregabilidade
  • Aula 4. Sua Imagem, seu Cartão de Visitas
  •  Capítulo 2
  • Aula 5. Busca por Emprego X Rede Social
  • Aula 6. Networking
  • Aula 7. Pré-Entrevista
  • Aula 8. Como Administrar o seu Tempo
  • Aula 9. Entrevista
  •  Capítulo 3
  • Aula 10. Cuidados ao Apresentar seus Pontos Fracos
  • Aula 11. Quer mesmo trabalhar lá?
  • Aula 12. E quando a resposta for “não”?
  • Aula 13. É Hora de Acreditar que você é Capaz!

Carga horária do Curso: 80 horas

Quer saber mais sobre a metodologia do curso no IPED e certificação. Clique aqui

Sobre o autor do Curso: Pedro Eduardo Rodrigues

Administrador, com vivência de 20 anos em Recursos Humanos, Personal Professional Coach pela SBCoaching e Consultor de Carreira e Imagem. MBA em Gestão Empresarial Estratégica pela Universidade de São Paulo e docente do Módulo de Recursos Humanos no Senac/SP. Colunista do Portal Catho – Carreira e Sucesso e Co-autor do Livro Team & Leader Coaching. Desenvolveu sua carreira em empresas como Schahin Engenharia, Ibope e GRSA.


Clique e Matricule-se

Avalie esta postagem
Continue lendo

Concursos

Paraíba terá novo concurso público com 1 mil vagas

Publicados

em

Governador também garantiu que até o fim do ano haverá a convocação dos aprovados na área da Segurança.

Em pronunciamento durante a edição desta segunda-feira (28) do programa ‘Fala, governador’, João Azevêdo (PSB) confirmou o lançamento, em 2019, de um novo concurso público para professores na Paraíba.

Com expectativa de 1 mil vagas na área da educação, a informação se alinha às promessas realizadas na campanha eleitoral. O governador ainda garantiu que até o fim do ano haverá a convocação dos 500 aprovados no concurso público da área da Segurança.

Ainda segundo João, os editais já começaram a ser “trabalhados”. Há previsão, inclusive, para abertura de oportunidades na Procuradoria-Geral do Estado e para a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).

 

Fonte: Portalt5

Avalie esta postagem
Continue lendo

Cursos

MEC divulga hoje os resultados do Sisu

Publicados

em

O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (28) o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pela internet e pelo aplicativo do Sisu. Os estudantes que não foram selecionados podem participar da lista de espera a partir de amanhã (29).

Aqueles que foram selecionados devem fazer a matrícula nas instituições de ensino no período de 30 de janeiro a 4 de fevereiro. Os estudantes devem ficar atentos aos dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio.

Quem não foi selecionado pode ainda participar da lista de espera. A adesão pode ser feita na página do Sisu, a partir desta quarta-feira, até o dia 5 de fevereiro. Esses alunos serão convocados pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 7 de fevereiro.

A principal novidade deste ano é que os estudantes que forem selecionados em qualquer uma das duas opções feitas na hora da inscrição não poderão participar da lista de espera. Até o ano passado, aqueles que eram selecionados na segunda opção podiam ainda participar da lista e ter a chance de ser escolhido na primeira opção.

Ao todo, o Sisu oferece, nesta edição, 235.461 vagas em 129 instituições públicas de todo o país. Puderam se inscrever no programa os estudantes que fizeram o Enem 2018 e obtiveram nota acima de zero na prova de redação. Segundo o MEC, 3,5 milhões de estudantes preencheram os requisitos.

Agência Brasil

Avalie esta postagem
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas