Conecte-se conosco

Cursos

Paraíba tem 74 cursos com conceito 4, mas nenhum com nota máxima, indica MEC

Publicados

em

Dos cursos com conceito quatro, 90,5% são ofertados por instituições públicas.

A Paraíba tem 74 cursos superiores com nota quatro no Conceito Preliminar de Curso (CPC), divulgado nesta terça-feira (18) pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os dados são referentes a 2017 e não incluem todas as graduações ofertadas no estado.

De acordo com o MEC, assim como todos os indicadores de Qualidade da Educação Superior que são calculados pelo Inep, o CPC é definido em faixas que seguem uma escala crescente de 1 a 5, sendo esse o maior conceito. Ao todo, foram avaliados 164 cursos na Paraíba, no entanto, nenhum ficou na maior ou menor faixa.

Dos cursos com nota quatro no estado, 90,5% são ofertados por instituições públicas, sendo essas a Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Estadual da Paraíba e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. Os demais que obtiveram esse conceito fazem parte da grade de instituições privadas.

Outros 84 cursos, em instituições públicas e privadas, alcançaram conceito 3. Já três obtiveram nota 2, sendo esses o bacharelado em física da UFPB, a licenciatura em química do IFPB e o bacharelado em Ciência da Computação do Instituto Paraibano de Ensino Renovado (Inper), todos nos campus de João Pessoa. Três cursos não receberam um conceito.

Segundo o MEC, o CPC é formado por oito componentes, que são agrupados em quatro dimensões com o objetivo de avaliar a qualidade dos cursos de graduação. Para o cálculo, é preciso que o curso tenha no mínimo dois estudantes concluintes participantes no Enade.
Quantidade de cursos avaliados no CPC – divisão por conceito
Na Paraíba, 164 cursos foram analisados pelo Inep
Com conceito quatro: 74
Com conceito três: 84
Com conceito dois: 3

Sem conceito: 3

Fonte: Inep
Do G1 PB

Paraíba tem 74 cursos com conceito 4, mas nenhum com nota máxima, indica MEC
Avalie esta postagem
Apoio

Cursos

Prepare-se para o mercado de trabalho com o curso de Recolocação Profissional

Publicados

em

Foto: Divulgação

Nos dias de hoje é muito importante está preparado e atualizado com as novidades. Para você que quer se recolocar profissionalmente no mercado de trabalho de forma mais acertada e aumentar suas chances de conseguir aquela vaga de trabalho, indicamos este curso de Recolocação Profissional.

O Curso de Recolocação Profissional oferecido pelo IPED, aborda como ter um melhor aproveitamento da entrevista de emprego, desde o momento da ligação para marcar a entrevista até o processo final da sua recolocação profissional. Também dicas sobre networking, como utilizar as redes sociais a seu favor, e muito mais! Confira o vídeo abaixo e conheça mais sobre o professor e o curso.


Clique e Matricule-se

Conteúdo do curso

  •  Capítulo 1
  • Aula 1. Emprego e Carreira
  • Aula 2. Empregabilidade
  • Aula 3. Os Pilares da Empregabilidade
  • Aula 4. Sua Imagem, seu Cartão de Visitas
  •  Capítulo 2
  • Aula 5. Busca por Emprego X Rede Social
  • Aula 6. Networking
  • Aula 7. Pré-Entrevista
  • Aula 8. Como Administrar o seu Tempo
  • Aula 9. Entrevista
  •  Capítulo 3
  • Aula 10. Cuidados ao Apresentar seus Pontos Fracos
  • Aula 11. Quer mesmo trabalhar lá?
  • Aula 12. E quando a resposta for “não”?
  • Aula 13. É Hora de Acreditar que você é Capaz!

Carga horária do Curso: 80 horas

Quer saber mais sobre a metodologia do curso no IPED e certificação. Clique aqui

Sobre o autor do Curso: Pedro Eduardo Rodrigues

Administrador, com vivência de 20 anos em Recursos Humanos, Personal Professional Coach pela SBCoaching e Consultor de Carreira e Imagem. MBA em Gestão Empresarial Estratégica pela Universidade de São Paulo e docente do Módulo de Recursos Humanos no Senac/SP. Colunista do Portal Catho – Carreira e Sucesso e Co-autor do Livro Team & Leader Coaching. Desenvolveu sua carreira em empresas como Schahin Engenharia, Ibope e GRSA.


Clique e Matricule-se

Prepare-se para o mercado de trabalho com o curso de Recolocação Profissional
Avalie esta postagem
Continue lendo

Concursos

Paraíba terá novo concurso público com 1 mil vagas

Publicados

em

Governador também garantiu que até o fim do ano haverá a convocação dos aprovados na área da Segurança.

Em pronunciamento durante a edição desta segunda-feira (28) do programa ‘Fala, governador’, João Azevêdo (PSB) confirmou o lançamento, em 2019, de um novo concurso público para professores na Paraíba.

Com expectativa de 1 mil vagas na área da educação, a informação se alinha às promessas realizadas na campanha eleitoral. O governador ainda garantiu que até o fim do ano haverá a convocação dos 500 aprovados no concurso público da área da Segurança.

Ainda segundo João, os editais já começaram a ser “trabalhados”. Há previsão, inclusive, para abertura de oportunidades na Procuradoria-Geral do Estado e para a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa).

 

Fonte: Portalt5

Paraíba terá novo concurso público com 1 mil vagas
Avalie esta postagem
Continue lendo

Cursos

MEC divulga hoje os resultados do Sisu

Publicados

em

O Ministério da Educação (MEC) divulga hoje (28) o resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pela internet e pelo aplicativo do Sisu. Os estudantes que não foram selecionados podem participar da lista de espera a partir de amanhã (29).

Aqueles que foram selecionados devem fazer a matrícula nas instituições de ensino no período de 30 de janeiro a 4 de fevereiro. Os estudantes devem ficar atentos aos dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio.

Quem não foi selecionado pode ainda participar da lista de espera. A adesão pode ser feita na página do Sisu, a partir desta quarta-feira, até o dia 5 de fevereiro. Esses alunos serão convocados pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 7 de fevereiro.

A principal novidade deste ano é que os estudantes que forem selecionados em qualquer uma das duas opções feitas na hora da inscrição não poderão participar da lista de espera. Até o ano passado, aqueles que eram selecionados na segunda opção podiam ainda participar da lista e ter a chance de ser escolhido na primeira opção.

Ao todo, o Sisu oferece, nesta edição, 235.461 vagas em 129 instituições públicas de todo o país. Puderam se inscrever no programa os estudantes que fizeram o Enem 2018 e obtiveram nota acima de zero na prova de redação. Segundo o MEC, 3,5 milhões de estudantes preencheram os requisitos.

Agência Brasil

MEC divulga hoje os resultados do Sisu
Avalie esta postagem
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas