Conecte-se conosco

Cultura

“Tempos do Cinema”: Projeto vai reviver a história do cinema na cidade de Guarabira

Publicados

em

Uma viagem na história do cinema de Guarabira, especialmente as sessões que aconteciam no Cine São José. É o que propõe o projeto “Tempos do Cinema”, uma realização da Prefeitura Municipal de Guarabira, por intermédio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), que acontecerá de 20 a 22 de fevereiro no Teatro Municipal Geraldo Alverga.

O projeto, de acordo com informações da Secult, deverá acontecer uma vez por mês com uma vasta programação de filmes que marcaram história nos cinemas da cidade. Além de dar movimento ao Teatro Municipal, “Tempos do Cinema” propõe o reencontro de uma geração com aquelas películas cinematográficas que tanto emocionaram e lotaram plateias nas salas de exibição.

Para o lançamento do projeto, neste mês de fevereiro, o público vai dispor de uma programação para adultos (sessões noturnas) e matinês para crianças e jovens, com participação de alunos da Rede Municipal de Ensino. Serão 5 filmes nessa primeira fase, sendo três para o público noturno e dois para as matinês.

Na noite da quarta-feira (20) será exibido o filme “Dio Come ti Amo”, um clássico do cinema europeu estrelado pela atriz e cantora Gigliola Cinqueti, com direção de Miguel Iglesias. O filme é uma produção hispano-italiana e foi lançado no ano de 1966, até hoje considerado uma das maiores bilheterias de todos os tempos.

Os outros dois filmes da programação, para o público adulto, serão “O Ébrio” (um clássico do cinema nacional com Vicente Celestino) e “Coração de Luto”, estrelado por Teixeirinha e Mary Terezinha. Ambos serão exibidos, respectivamente, nos dias 21 e 22 de fevereiro, sempre às 8 da noite.

Para as matinês destinadas ao público jovem, também nos dias 21 e 22 (quinta e sexta), serão exibidos os filmes “O Garoto”, de Charles Chaplin, e “Os Saltimbancos Trapalhões”, um grande sucesso do grupo Os trapalhões lançado em 1981. As sessões à tarde acontecerão sempre às 15hs.

De acordo com a Secretaria de Cultura, o projeto “Tempos do Cinema” pretende não apenas exibir filmes, mas proporcionar nos espectadores todo o clima de ambientação com o antigo Cine São José, como se fosse uma viagem no tempo. As sessões serão exibidas em tela grande no palco do Teatro Municipal, assim como acontecia na época em que o mesmo funcionava como cinema, com entrada franca ao público.

SERVIÇO:
Projeto “Tempos do Cinema”
Quando: 20, 21 e 22 de fevereiro
Programação (sessões noturnas – 20hs.):
Dio Come ti Amo / O Ébrio / Coração de Luto
Programação (matinês – 15hs.)
O Garoto / Os Saltimbancos Trapalhões
Local: Teatro Municipal Geraldo Alverga

 

Codecom/PMG

“Tempos do Cinema”: Projeto vai reviver a história do cinema na cidade de Guarabira
5 (100%) 1 vote
Apoio

Cultura

“ELAS”: Guarabira recebe inscrições de propostas artísticas para festival de artes femininas

Publicados

em

A Prefeitura Municipal de Guarabira, numa ação conjunta da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e Secretaria de Cultura e Turismo, está recebendo inscrições de mulheres artistas com propostas de participação no evento ELAS (Encontro de Mulheres em Artes), um festival de artes integradas que será realizado no período de 20 a 23 de março, em vários locais da cidade.

Poderão oferecer propostas as mulheres artistas com atividades em grupo ou individuais, nas áreas de cultura popular, literatura, dança, teatro, circo, artes visuais, música e demais modalidades da atividade artística. Poderão ser apresentadas propostas tanto para apresentações como no campo da formação artística – tais como oficinas, workshops, palestras e afins.

A prefeitura estará acolhendo propostas de mulheres ou grupos de qualquer cidade, com prioridade na seleção para artistas que sejam do município de Guarabira ou que tenham atuação no Brejo Paraibano, conforme a demanda de inscrições.

As inscrições estão abertas até o dia 1º de março. A seleção das propostas, com a definitiva programação do ELAS, será divulgada até o dia 08 de março de 2019, Dia Internacional da Mulher. Só serão aceitas inscrições com atuação de mulheres na atividade proposta ou, em eventual hipótese, de atração que tenha também participação masculina, desde que conceituada com questões alusivas à mulher.

Participe clicando no link abaixo e preencha todos os campos do formulário de inscrição.

Link https://guarabira.pb.gov.br/elas

 

Fonte: Codecom/PMG

“ELAS”: Guarabira recebe inscrições de propostas artísticas para festival de artes femininas
Avalie esta postagem
Continue lendo

Cultura

Anunciada mais cinco atrações para a Festa da Luz 2019

Publicados

em

A grade de atrações da Festa da Luz 2019, no que se refere ao Palco Luz [palco principal da festa], está prestes a se fechar. Na última quinta-feira (3/01), durante a primeira edição do seu programa semanal de Rádio, o prefeito Zenóbio Toscano, divulgou mais cinco espetáculos musicais que irão se apresentar na maior festa de padroeiro do interior do Nordeste. Sendo os jovens forrozeiros Henry Freitas, Luan Estilizado, a ex-Magníficos Samya Maia e a jovem cantora sertaneja Maria Clara.

De acordo com o prefeito as atrações já confirmadas são: 
Marília Mendonça e Vinícius Mendes – no dia 29/1 (abertura da festa)
Wesley Safadão, Maria Clara e Henry Freitas – no dia 30/1
Xand Avião, Samya Maia e Luan Estilizado – no dia 31/1
Mano Walter e Aldair Playboy; no dia 1º de fevereiro (encerramento da festa).

Durante a festividade, doze atrações passam pelo Palco Luz, o palco principal da festa; além dos artistas que são contratados para se apresentarem no Brega Luz, o qual é um espaço dedicado aos amantes da música brega e da sofrência. No ‘Conversa com o Prefeito’ desta quinta, as linhas telefônicas ficaram abertas para que o público pudesse opinar acerca das atrações bregas de sua preferência, em relação a edição deste ano.

A Festa da Luz é realizada durante quatro noites, de 29 janeiro a 1º de fevereiro, em uma megaestrutura montada no Parque de Eventos Poeta Ronaldo Cunha Lima, desde o ano de 2015, na gestão anterior do prefeito Zenóbio Toscano.

Codecom/PMG

Anunciada mais cinco atrações para a Festa da Luz 2019
Avalie esta postagem
Continue lendo

Cultura

Colégio da Luz realiza a 15ª edição do Auto do Natal Luz, sexta-feira, dia 21

Publicados

em

Foto: Divulgação

O Auto do Natal Luz, na sua 15 a . Edição a ser realizada às 20:00h do dia 21 de dezembro de 2018, já se consolidou como o maior espetáculo natalino de Guarabira e toda a região do Agreste Paraibano, fato comprovado com a sua inclusão no Calendário Oficial de Eventos Turísticos da Paraíba (Lei N° 9.111, de propositura do então Dep. Zenóbio Toscano, sancionada no Governo de José Maranhão e publicada no Diário Oficial de 09 de maio de 2010).

Contando com mais de 150 integrantes, entre alunos, ex-alunos, pais, professores, técnicos e artistas da cidade, o Auto do Natal Luz cumpre também o seu objetivo de espaço de integração sociocultural entre a escola e a comunidade local. Prova disso, é a realização gratuita de Oficinas Teatrais e de Dança, abertas ao público, para posterior seleção do elenco com atores provenientes de pequenos grupos comunitários de teatro.

O espetáculo é encenado no pátio do Colégio da Luz, aproveitando a imponente fachada da escola como elemento de cena, uma vez que o prédio representa um dos símbolos arquitetônicos da cidade de Guarabira. Numa demonstração crescente de sucesso, o Auto do Natal Luz reúne plateias com mais de 2.000 espectadores, acomodados em cadeiras e camarotes, moradores de Guarabira e cidades vizinhas. A entrada é gratuita, com ingressos trocados antecipadamente por 2 kg de alimentos não perecíveis para a Campanha do Natal sem Fome.

Este ano, na sua décima quinta edição, com o ‘O NATAL DE FRANCISCO’, texto inédito do premiado Escritor, Ator e Diretor paraibano, Tarcísio Pereira, o Auto do “Natal Luz” 2018 (realizado pelo Colégio da Luz – Guarabira | PB, escola associada à Rede PEA UNESCO Brasil) encenará um espetáculo também direcionado aos ODSAgenda30 como Paz, Solidariedade, Proteção aos Animais e ao Meio Ambiente. O evento terá a participação musical especial das Alunas LUZ, Ranna Andrade (Semifinalista do The Voice Kids 2018 e Cantora Profissional), Maria Eduarda David (Cantora Profissional) e outros(as) cantores(as) convidados(as).
‘O NATAL DE FRANCISCO’ contará a história de São Francisco de Assis, idealizador do 1 o . Presépio da Cristandade, em 12223 (Séc. XIII), na cidade italiana de Greccio. São Francisco, o Irmão Sol, também conhecido como Protetor dos Animais, quis mostrar aos camponeses locais, como a Criança Divina veio ao Mundo para trazer o Amor, a Esperança, a Fé e a Paz à Humanidade.
Destinamos um Lote de Senhas do #AutodoNatalLuz2018 para serem trocadas por 2k de Ração Animal para a OPAM (ONG Proteção Animal Miguelzinho Gba). A OPAM estará representada no Elenco do Auto do Natal Luz 2018 pela criança, Ronald Oliveira e a
Gatinha, Vida.

O “Auto do Natal Luz 2018” – ‘O NATAL DE FRANCISCO’ tem como Patrocinadores Masters: CLÍNICA SÃO LUCAS GUARABIRA | ELEVA EDUCAÇÃO | SISTEMA BILÍNGUE INTERNATIONAL SCHOOL E É UMA REALIZAÇÃO DO COLÉGIO DA LUZ GUARABIRA – PARAÍBA.
(ROSANA DIÔGO DE LIMA (83 – 9 9913 1317 | [email protected])
COORDENADORA DE ARTE E COMUNICAÇÃO DO COLÉGIO DA LUZ – GUARABIRA/PB
PRODUTORA, REGENTE MUSICAL E DIRETORA GERAL DO “AUTO DO NATAL LUZ”

SOBRE A ORIGEM DO “AUTO DO NATAL LUZ”

O Auto do “Natal Luz” teve sua origem em 1995, quando alunos (as) do Colégio da Luz encenaram “O Boi e o Burro no Caminho de Belém” (Maria C. Machado), sob Direção de Moacir Nunes, no Teatro Geraldo Alverga.

Posteriormente, o Coral “Luz em Canto”, também do Colégio da Luz, começou a fazer Cantatas Natalinas nas praças da cidade e em 2004, a peça “O Boi e o Burro no Caminho de Belém” foi encenada pela primeira vez em um palco ao
ar livre à frente da fachada principal do Colégio da Luz, sob a Direção de Maurício Evaristo e a participação do músico, compositor e ator, Artur Silva, como um dos colaboradores.

A partir daí, o espetáculo começou a tomar grandes proporções com a Produção e Direção Musical de Rosana Diôgo e as Direções de Keila Fonseca e depois, Kalline Brito.

Atualmente, o Auto do Natal Luz é visto, gratuitamente, por um público de mais de 2.500 pessoas, composto pelos guarabirenses e visitantes de cidades vizinhas. O elenco do Auto do Natal Luz é formado por alunos(as),
professores(as), ex-alunos(as), pessoas da comunidade e atores convidados, a exemplo de Vando Farias, Dante Alighieri e Marcelo Félix (ex-alunos e ex-professores do CENSL).

‘O NATAL DE FRANCISCO’

Texto: TARCÍSIO PEREIRA | Direção: KALINNE BRITO | Iluminação: FABIANO DINIZ
Coordenação Musical: ROSANA DIÔGO e ROGÉRIO WILKER | Cenografia: PAULO LINO,
ARLINDO JOSÉ e PAULA RÉGIS | Coreografias: NEIDE RAMOS e KALLINE BRITO |

Produção e Direção Geral: ROSANA DIÔGO

Pátio do Colégio da Luz | Guarabira-Pb |21/12/2018 | 20:00h

Fonte: Colégio da Luz

Colégio da Luz realiza a 15ª edição do Auto do Natal Luz, sexta-feira, dia 21
Avalie esta postagem
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas