Conecte-se conosco

Cultura

“Tempos do Cinema”: Projeto vai reviver a história do cinema na cidade de Guarabira

Publicados

em

Uma viagem na história do cinema de Guarabira, especialmente as sessões que aconteciam no Cine São José. É o que propõe o projeto “Tempos do Cinema”, uma realização da Prefeitura Municipal de Guarabira, por intermédio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), que acontecerá de 20 a 22 de fevereiro no Teatro Municipal Geraldo Alverga.

O projeto, de acordo com informações da Secult, deverá acontecer uma vez por mês com uma vasta programação de filmes que marcaram história nos cinemas da cidade. Além de dar movimento ao Teatro Municipal, “Tempos do Cinema” propõe o reencontro de uma geração com aquelas películas cinematográficas que tanto emocionaram e lotaram plateias nas salas de exibição.

Para o lançamento do projeto, neste mês de fevereiro, o público vai dispor de uma programação para adultos (sessões noturnas) e matinês para crianças e jovens, com participação de alunos da Rede Municipal de Ensino. Serão 5 filmes nessa primeira fase, sendo três para o público noturno e dois para as matinês.

Na noite da quarta-feira (20) será exibido o filme “Dio Come ti Amo”, um clássico do cinema europeu estrelado pela atriz e cantora Gigliola Cinqueti, com direção de Miguel Iglesias. O filme é uma produção hispano-italiana e foi lançado no ano de 1966, até hoje considerado uma das maiores bilheterias de todos os tempos.

Os outros dois filmes da programação, para o público adulto, serão “O Ébrio” (um clássico do cinema nacional com Vicente Celestino) e “Coração de Luto”, estrelado por Teixeirinha e Mary Terezinha. Ambos serão exibidos, respectivamente, nos dias 21 e 22 de fevereiro, sempre às 8 da noite.

Para as matinês destinadas ao público jovem, também nos dias 21 e 22 (quinta e sexta), serão exibidos os filmes “O Garoto”, de Charles Chaplin, e “Os Saltimbancos Trapalhões”, um grande sucesso do grupo Os trapalhões lançado em 1981. As sessões à tarde acontecerão sempre às 15hs.

De acordo com a Secretaria de Cultura, o projeto “Tempos do Cinema” pretende não apenas exibir filmes, mas proporcionar nos espectadores todo o clima de ambientação com o antigo Cine São José, como se fosse uma viagem no tempo. As sessões serão exibidas em tela grande no palco do Teatro Municipal, assim como acontecia na época em que o mesmo funcionava como cinema, com entrada franca ao público.

SERVIÇO:
Projeto “Tempos do Cinema”
Quando: 20, 21 e 22 de fevereiro
Programação (sessões noturnas – 20hs.):
Dio Come ti Amo / O Ébrio / Coração de Luto
Programação (matinês – 15hs.)
O Garoto / Os Saltimbancos Trapalhões
Local: Teatro Municipal Geraldo Alverga

 

Codecom/PMG

Apoio

Cultura

Carteira estudantil digital do MEC não garante meia-passagem na PB, diz Procon

Publicados

em

Segundo o Procon Estadual, carteira valerá para meia-entrada em eventos culturais. Para a meia-passagem em transportes, é preciso que o MEC seja credenciado pelo Governo do Estado.

A carteira estudantil digital gratuita, lançada pelo Governo Federal no dia 6 deste mês, não terá validade para garantir a meia-passagem em transportes dentro da Paraíba, segundo a Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado (Procon-PB). A medida provisória que criou o documento foi publicada no dia 9 deste mês, no Diário Oficial da União. A emissão deve começar em um prazo 90 dias, a partir da publicação.
De acordo com a superintendente do Procon-PB, Késsia Cavalcanti, como a medida altera a lei federal 12.933/2013, o documento digital emitido pelo Ministério da Educação (MEC) poderá ser utilizado para garantir a meia-entrada em espetáculos artístico-culturais e em eventos esportivos.

No entanto, ela explicou que a lei não estabelece diretrizes sobre a meia-passagem em transportes dentro das unidades da federação. Por isso, cabe a cada Estado e aos municípios legislar sobre essa questão.
Segundo a Superintendente, para que o documento possa ter validade no que se refere à meia-passagem, é preciso que o MEC seja credenciado junto ao Governo da Paraíba, por meio de um decreto do governador. Uma vez credenciado, as carteirinhas emitidas pelo Ministério também terão validade nessa questão.
Carteira estudantil digital

A carteirinha poderá ser baixada gratuitamente em um formato de aplicativo, nas lojas Google Play e Apple Store. Os dados serão usados na tela do celular, sem necessidade de impressão. Quando for necessário, um documento físico poderá será emitido em parceria com a Caixa Econômica Federal.

O documento valerá para alunos dos ensinos fundamental, médio e superior. Entretanto, conforme o secretário-executivo do MEC, Antônio Paulo Vogel, o prazo de 90 dias na MP para início da emissão conta apenas para o ensino superior. Nos outros casos, esse período pode ser de até seis meses, devido à demanda.

Apesar da medida, instituições como a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), diretórios centrais dos estudantes e a Associação Nacional de Pós-Graduandos poderão continuar emitindo documentos que terão a mesma validade.

Além disso, os estudantes que solicitarem a Carteira de Identificação Estudantil aceitarão que os dados cadastrais e pessoais sejam compartilhados com o MEC, para manutenção do Sistema Educacional Brasileiro e planejamento, execução e avaliação de políticas públicas.

A alteração na lei tem inicialmente uma validade de 120 dias, o estabelecido para uma MP. Para se tornar definitiva, porém, precisa ser aprovada no Congresso Nacional, que poderá propor mudanças. Depois disso, o texto retornará ao Poder Executivo para sanção presidencial.

G1 PB

 

Continue lendo

Cultura

Colégio da Luz abre inscrições para o Auto do Natal Luz 2019

Publicados

em

Foto: brejo.com

Estão abertas as inscrições para as oficinas teatrais do Auto do Natal Luz 2019, realizado pelo Colégio da Luz. Os interessados devem fazer a inscrição de 15 a 30 de setembro, na recepção da escola. As vagas são limitadas! Participe!

O Auto do Natal do CENSL é um dos maiores espetáculos natalinos da Paraíba, já incluído no calendário de eventos do Estado.

O Colégio da Luz fica localizado na Rua Doutor Sales, 166, Centro, Guarabira, PB. Site: www.colegiodaluz.com.br. Siga o Colégio da Luz nas redes sociais. Facebook.com/colegiodaluz e Instagram.com/colegiodaluz

Continue lendo

Cultura

Raul Seixas e Luiz Gonzaga serão homenageados em seus 30 anos de memória neste mês

Publicados

em

GUARABIRA ROCK-BAIÃO – Eram dois nordestinos. Cada um com o ritmo. E ambos foram reis. O Rei do Baião e o Rei do Rock, Luiz Gonzaga e Raul Seixas, estarão sendo lembrados num projeto cultural que está sendo organizado pela Prefeitura Municipal de Guarabira, por intermédio da Secretaria de Cultura e Turismo, a se realizar nos dias 15 e 16 agosto.
O evento “Guarabira Rock Baião – Raul Seixas e Luiz Gonzaga em 30 Anos de Memória”, vai envolver atividades artísticas como exposição de artes plásticas, exibição de filmes e música na Praça João Pessoa.

Nos dias 15 e 16 (quinta e sexta), o público poderá conferir filmes sobre os homenageados, na tela grande do Teatro Municipal, além de exposição na Galeria de Artes Antônio Sobreira, a partir das 7 da noite. Na sequência, haverá shows na praça com bandas e artistas convidados como Escurinho (homenageando Gonzaga), além dos covers de Raul Seixas, Sandro das Estrelas e Paulo Motta.

Na sexta, após sessão no cinema, 10 artistas guarabirenses estarão fazendo um show coletivo na Praça João Pessoa, acompanhados de banda local, e todos cantarão sucessos de Raul e Gonzagão.
A exposição na Galeria de Artes, sob a coordenação do artista Elias dos Santos, vai contar com telas temáticas dos dois homenageados, pintadas por outros dez pintores de Guarabira e da região circunvizinha.

PROGRAMAÇÃO

15 de Agosto (QUINTA-FEIRA)
• 19:00h. – Abertura oficial pelo prefeito em exercício, Marcus Diogo, com lançamento da exposição “Luiz Gonzaga e Raul Seixas em 30 Anos de Memória”. – Local: Galeria de Artes Antônio Sobreira.
• 19:30h. – Exibição do filme “O Início, o Fim e o Meio”, de Walter Carvalho. – Local: Teatro Municipal Geraldo Alverga.
• 21:30h. – Show do cantor Escurinho com a banda “Trio Forró do Escurinho”, homenageando Luiz Gonzaga. – Local: Praça João Pessoa.
• 22:30hs. – Tributo da banda “Das Estrelas Cantando Raul Seixas”, com o cantor Sandro das Estrelas. Local: Praça João Pessoa.

16 de Agosto (SEXTA-FEIRA)
• 19:30h. – Exibição do filme “Gonzaga – de Pai para Filho”. – Local: Teatro Municipal Geraldo Alverga.
• 21:30h. – Show coletivo com artistas de Guarabira, homenageando Raul Seixas e Luiz Gonzaga. – Local: Praça João Pessoa.
• 22:30h. – Cover/show “Paulo Canta Raul”, com Paulo Motta e Banda. Local: Praça João Pessoa.

Com informações da Secult

Continue lendo

Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas