Conecte-se conosco

Brejo/Agreste

Lei que torna 2019 o “Ano Jackson do Pandeiro” é sancionada em Campina Grande

Publicados

em

O Projeto de Lei de autoria do vereador Renan Maracajá (PRB), que institui 2019 como o “Ano Jackson do Pandeiro” foi sancionado e publicado no Semanário Oficial 2.601 da Prefeitura Municipal de Campina Grande e tornou-se a Lei 7.064, alusiva ao centenário de nascimento do artista e prevê uma série de homenagens do dia 01 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2019, com atividades que envolvam pesquisa, vídeos, documentários, fotos, arte, música, fatos e tudo mais que possibilite maior conhecimento sobre a expansão, resgate da obra e da vida do Rei do Ritmo.

Jackson do Pandeiro, nome artístico de José Gomes Filho, nascido em Alagoa Grande, 31 de agosto de 1919, falecido em Brasília no dia 10 de julho de 1982, aos 62 anos. Foi cantor e compositor de forró e samba brasileiro, se destacando pela habilidade com o pandeiro e como letrista de inúmeros sucessos como baião, xote, xaxado, coco e outros, marcando época por sua versatilidade e talento, cuja discografia registra mais de 300 músicas. A obra de Jackson do Pandeiro é ainda hoje uma rica referência em várias partes do mundo, se constituindo num importante divulgador de Campina Grande, não apenas por onde passava, mas, principalmente por imortalizar esta cidade nas letras das suas músicas.

A lei decreta que Prefeitura Municipal, todas as secretarias e a Câmara Municipal de Campina Grande, utilizem o logotipo oficial ou referências a ‘’2019 – Ano Jackson do Pandeiro” em todo e qualquer material de expediente, seja graficamente impresso ou eletrônico no decorrer do ano de 2019. O poder executivo coordenará ainda a programação dos eventos institucionais comemorativos ao centenário junto às escolas públicas municipais.

Para o vereador Renan Maracajá, toda ações realizadas em homenagem a Jackson do Pandeiro são insuficientes comparadas com a sua contribuição para cultura brasileira, nordestina e por difundir nome de Campina Grande e da Paraíba para o mundo em forma de música. Destacou ainda que esta lei traz à tona toda a importância da sua obra e valoriza a nossa música, traduzindo o valor do nossos talentos e divulga Campina Grande exatamente na sua força maior que é o forró.

Fonte: blogdobrunolira

Avalie esta postagem
Apoio

Brejo/Agreste

Rota Cultural Caminhos do Frio chega a Pilões nesta segunda

Publicados

em

Após Areia, é a vez da Rota Caminhos do Frio chegar em Pilões, no Brejo paraibano.

A 14ª edição do evento homenageará o centenário de Jackson do Pandeiro e contará com exposições, espetáculos e shows pela cidade.

A abertura do evento irá acontecer no Centro Social Padre Matheus, com com a banda de música Professor Antônio Pinto, além da participação de artistas local, às 19h. Às 21h começam os shows no palco principal, na Praça João Pessoa, com apresentação de Lalo do Acordeon.

Ao longo da semana, a programação contará com shows no palco principal, espetáculos, exposições, oficinas palestras e sarau em pontos da cidade, como restaurantes e praças. Entre as atrações confirmadas, estão o Trio Sanfona de Ouro, que se apresentará na terça-feira (9) no palco principal, Zezinho do Acordeon no sábado (13) e Alcymar Monteiro, que é a atração principal do próximo sábado.

Com Assessoria

Avalie esta postagem
Continue lendo

Brejo/Agreste

Inicia hoje a Rota Cultural Caminhos do Frio, em Areia

Publicados

em

A Rota Cultural Caminhos do Frio começa nesta segunda-feira (1ª), em Areia. A programação começa com o espetáculo “Areia em Feira “.

Durante a semana acontecem feira de artesanato e gastronomia, shows musicais, exposições de arte, oficinas, palestras, sarau poético e trilha ecológica.

A 14ª edição do evento homenageará o centenário de Jackson do Pandeiro e contará com exposições, espetáculos e shows pela cidade.

A abertura do evento irá acontecer no Colégio Santa Rita, com Orquestra Vó Maria, Seresteiras do Chá e Espetáculo “Areia em Feira” às 19h30. Às 21h começam os shows no palco central, com Rejane Ribeiro e banda. Em seguida, às 22h30, Niedson Lua se apresenta.

O Grupo de Sax da UFPB que se apresentará na quarta-feira (3) no palco central e o escritor Lau Siqueira que irá ministrar palestra na quinta-feira (4) no Teatro Minerva.

Também na quinta-feira (4), no Teatro Minerva, vai ser encenado o espetáculo teatral “Ópera do Pandeiro”, do grupo de teatro Caçuá de Ruma. A apresentação começa às 20h.

Haverá exposição dos artistas Válbia Róbia, Valéria Antunes, Carlos Nunes, entre outros. Além de oficinas, como a de desenho com Walfredo de Brito e de Capoeira com o Grupo de Capoeira Semente Crioula. Trilhas ecológicas também estão na programação.

O Caminhos do Frio em Areia vai até o domingo (7) e, na segunda-feira (8), a rota irá para a cidade de Pilões. A programação ainda passa por Matinhas, Solânea, Serraria, Bananeiras, Remígio, Alagoa Nova e Alagoa Grande, até 1º de setembro.

Diário1

Avalie esta postagem
Continue lendo

Brejo/Agreste

4º BPM participa de lançamento de projeto de arborização de cinco cidades da região

Publicados

em

Fotos: Gustavo Chaves e cabo Marconi

Policiais do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar) participaram, na semana passada, do lançamento do projeto “Muda: mude de vida, plante uma árvore!” que será desenvolvido nas cidades de Alagoa Grande, Alagoinha, Mulungu, Juarez Távora e Araçagi, que integram a área do Batalhão, que é um dos parceiros do projeto. A iniciativa, que visa à conscientização e educação ambiental, além da arborização e embelezamento dos municípios da região, através do plantio de ipês e outras árvores ornamentais, também conta com as parcerias da Afink (Associação de Formação e Incentivo para o Nordeste Karente), Poder Judiciário e Ministério Público das Comarcas de Alagoa Grande e Alagoinha, e as Prefeituras Municipais de Alagoa Grande, Alagoinha, Mulungu, Juarez Távora e Araçagi.

Na solenidade compareceram várias autoridades representantes das instituições parceiras, entre eles, o subcomandante do 4º BPM, tenente-coronel Brandão, o comandante e subcomandante da 2ª Companhia, respectivamente capitão Jones e tenente Eslley, o juiz das Comarcas de Alagoa Grande e Alagoinha, José Jackson Guimarães, o prefeito de Mulungu, Melquíades Nascimento, o coordenador do projeto junto a Afink, Luís Carlos, secretários de Educação, Agricultura e Assistência Social dos municipais envolvidos, além de alunos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Município de Araçagi.

Ao final da solenidade, mudas de árvores foram distribuídos entre as pessoas presentes.

Fotos: Gustavo Chaves e cabo Marconi

Assessoria/4º BPM

Avalie esta postagem
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas