Conecte-se conosco

Cidades

Mamanguape participa da abertura da 2ª etapa do PlanificaSUS e terá capacitação pelo Albert Einstein

Publicados

em

A prefeita Eunice Pessoa e o secretário de saúde Antônio Neto participaram da abertura da segunda etapa do PlanificaSUS, um trabalho que visa fortalecer o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) e organizar a Rede de Atenção à Saúde (RAS). O projeto foi proposto pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e tem parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein e o Ministério da Saúde (MS), por meio do ProadiSUS.

Nesta segunda-feira (8), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) deu início à 2ª etapa de implantação do projeto na Paraíba, quando prefeitos e secretários municipais da 14ª Região de Saúde assinaram o Termo de Adesão ao PlanificaSUS. De acordo com a coordenadora do PlanificaSUS, Priscilla Araújo, o projeto vai até dezembro de 2020 e envolve 25 facilitadores do estado e 11 tutores municipais, participando da qualificação que terá oficinas de preparação no modelo de Ensino à Distância (EAD) e seis encontros presenciais.

Durante o projeto, cada município terá uma unidade laboratorial de referência para executar as ações. A ideia é que essas unidades se multipliquem após a finalização do projeto. Profissionais da Atenção Primária em Saúde (Unidades Básicas de Saúde) e da Atenção Ambulatorial Especializada dos municípios formam o público-alvo da agenda. A linha de cuidado escolhida para ser contemplada no PlanificaSUS foi a Rede Materno-Infantil por conta de alguns indicadores que precisam melhorar.

O secretário de Saúde, Antônio Neto, afirmou que já havia iniciado no município uma reestruturação da Rede, mas acredita que a proposta do PlanificaSUS torna a mudança mais robusta, agregando qualidade. “Estamos muito confiantes no sentido de que vamos poder reformular muitos processos e o fluxo de trabalho. Temos a expectativa de melhorar nossa resolutividade e, com o que vai ser posto nesse projeto, esperamos conseguir aplicar os resultados em outras áreas da saúde pública de Mamanguape”, observa.

Já a prefeita Maria Eunice, disse estar muito feliz porque o município está fazendo parte do projeto, pois, segundo ela, tudo o que vem para qualificar é de muita valia. “Precisamos acreditar no SUS, mostrar que ele existe com boa qualidade e essa é uma oportunidade única que a SES está oferecendo para o nosso município. E isso vai sim dar uma renovada e qualificada no nosso trabalho enquanto SUS”, pontua.

O PlanificaSUS já foi experimentado em outros 11 estados do Brasil e todos tiveram resultados positivos. Mais de 300 municípios estão atualmente trabalhando essa proposta. Todo o esforço do projeto é para agregar valor ao usuário do SUS, garantir o cuidado integral. Ontem (8) foi finalizada na Paraíba a fase preparatória e concomitantemente inicianda a formação dos instrutores e facilitadores.

A agenda do PlanificaSUS vai até esta terça-feira (9) com explanações sobre o projeto, realização de trabalho em grupos e avaliação.

Com CONASS e Governo da Paraíba via Portal25Horas

Cidades

SP Variedades está em ritmo de carnaval. Confira as novidades!

Publicados

em

Fotos: brejo.com

As lojas SP Variedades estão com muitas novidades pra o folião brincar neste carnaval. São máscaras, fantasias e adereços para pular neste carnaval. Endereços: Guarabira-PB: Av. Dom Pedro, II, 351, Centro – Fones: (83) 3271-1212 / 99111-4549. Sapé-PB: Av. Comendador Renato Ribeiro Coutinho, 1285, Centro – Fone: (83) 3283-3952 e no centro de Alagoa Grande (83) 3273-1715. Siga o SP Variedades no Instagram: @spvariedadesguarabira

Do brejo.com

Continue lendo

Brejo/Agreste

Cagepa conclui instalação de sistema de captação flutuante em Canafístula II

Publicados

em

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba concluiu nesta sexta-feira (14) a obra de instalação do sistema de captação flutuante na barragem Canafístula II, no Brejo paraibano. Com isso, o abastecimento de água nas cidades de Solânea e Bananeiras já foi restabelecido, inclusive antes do previsto. A nova estrutura permite que a Cagepa retire água do manancial na superfície, realize o processo de tratamento e distribua à população.

Atualmente, devido à estiagem, o Canafístula II está com apenas 9,5% do seu volume total, segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). O volume reduzido estava dificultando o processo de tratamento da água, já que estava sendo captada da descarga de fundo. Agora, com a captação de superfície, o tratamento para deixar a água dentro dos padrões de potabilidade para ser distribuída para a população está mais eficiente.

O sistema conta com conjuntos motor-bomba e dois grupos de geradores de energia elétrica. A Cagepa realizou testes nos equipamentos e colocou em operação o sistema neste sábado (15), assegurando a permanência do regime de racionamento que já vinha sendo praticado nos municípios de Bananeiras e Solânea.

Assessoria

Continue lendo

Cidades

Confira as Ofertas da Peixaria e Frigorífico Pescado & Cia até 29/02

Publicados

em

Foto: Divulgação

Confira as novas ofertas da Peixaria e Frigorífico Pescado e Cia, Ofertas válidas de 14 a 29 de fevereiro de 2020 ou enquanto durar o estoque, imagens meramente ilustrativas.

Peixaria e Frigorífico Pescado e Cia tem tudo em carnes e peixes. São: peixes, carnes, frangos, caprinos, suínos, condimentos, ovos, vinhos, molhos, batata palha, bebidas, frios, laticínios, gelo, carvão…

Pescado e Cia fica localizado na Avenida Rui Barbosa, 99, Centro, Guarabira, PB. Telefone: (83) 3271-6324 – WhatsApp(83) 98725-9937.

Aceita os cartões: Visa, MasterCard, Hipercard, Elo, Amex, Ticket Alimentação e Alelo refeição.

Do brejo.com

Continue lendo

Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas