Conecte-se conosco

Cidades

119 cidades da Paraíba podem ter chuvas intensas, segundo Inmet

Publicados

em

Um alerta laranja de perigo de chuvas intensas para 119 cidades do Sertão, Agreste e Brejo da Paraíba, foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O novo alerta começou nesta quinta-feira (26) e vai até as 13h da sexta-feira (27).

Conforme o alerta, há possibilidade de chuva de 30 a 60 mm/h ou de 50 a 100mm/dia, com ventos de 60 a 100 km/h. O aviso aponta ainda risco de corte de energia elétrica, de queda de galhos de árvores, de alagamentos e de descargas elétricas.

Anúncio


Em caso de rajadas de vento, o Inmet orienta para que a população não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda; e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

O órgão orienta ainda que as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, por meio do número 199, e com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193, caso haja qualquer problema.

Lista de cidades em alerta de chuvas intensas

  1. Água Branca
  2. Aguiar
  3. Amparo
  4. Aparecida
  5. Areia De Baraúnas
  6. Assunção
  7. Barra De São Miguel
  8. Belém Do Brejo Do Cruz
  9. Bernardino Batista
  10. Boa Ventura
  11. Bom Jesus
  12. Bom Sucesso
  13. Bonito De Santa Fé
  14. Brejo Do Cruz
  15. Brejo Dos Santos
  16. Cabaceiras
  17. Cachoeira Dos Índios
  18. Cacimba De Areia
  19. Cacimbas
  20. Cajazeiras
  21. Cajazeirinhas
  22. Camalaú
  23. Caraúbas
  24. Carrapateira
  25. Catingueira
  26. Catolé Do Rocha
  27. Conceição
  28. Condado
  29. Congo
  30. Coremas
  31. Coxixola
  32. Curral Velho
  33. Desterro
  34. Diamante
  35. Emas
  36. Frei Martinho
  37. Gurjão
  38. Ibiara
  39. Igaracy
  40. Imaculada
  41. Itaporanga
  42. Jericó
  43. Joca Claudino
  44. Juazeirinho
  45. Junco Do Seridó
  46. Juru
  47. Lagoa
  48. Lastro
  49. Livramento
  50. Malta
  51. Manaíra
  52. Marizópolis
  53. Mato Grosso
  54. Maturéia
  55. Monte Horebe
  56. Monteiro
  57. Mãe D’Água
  58. Nazarezinho
  59. Nova Olinda
  60. Nova Palmeira
  61. Olho D’Água
  62. Ouro Velho
  63. Parari
  64. Passagem
  65. Patos
  66. Paulista
  67. Pedra Branca
  68. Piancó
  69. Picuí
  70. Pombal
  71. Poço Dantas
  72. Poço De José De Moura
  73. Prata
  74. Princesa Isabel
  75. Quixabá
  76. Riacho Dos Cavalos
  77. Salgadinho
  78. Santa Cruz
  79. Santa Helena
  80. Santa Inês
  81. Santa Luzia
  82. Santa Teresinha
  83. Santana De Mangueira
  84. Santana Dos Garrotes
  85. Santo André
  86. Serra Branca
  87. Serra Grande
  88. Soledade
  89. Sousa
  90. Sumé
  91. São Bentinho
  92. São Bento
  93. São Domingos
  94. São Domingos Do Cariri
  95. São Francisco
  96. São José Da Lagoa Tapada
  97. São José De Caiana
  98. São José De Espinharas
  99. São José De Piranhas
  100. São José De Princesa
  101. São José Do Bonfim
  102. São José Do Brejo Do Cruz
  103. São José Do Sabugi
  104. São José Dos Cordeiros
  105. São João Do Cariri
  106. São João Do Rio Do Peixe
  107. São João Do Tigre
  108. São Mamede
  109. São Sebastião Do Umbuzeiro
  110. Taperoá
  111. Tavares
  112. Teixeira
  113. Tenório
  114. Triunfo
  115. Uiraúna
  116. Vieirópolis
  117. Vista Serrana
  118. Várzea
  119. Zabelê

Fonte: G1 PB

Rate this post
Anúncio


Paraíba

Nominando Diniz participa do V Congresso Internacional de Controle Público e luta contra a corrupção

Publicados

em

O Presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Nominando Diniz Filho, participa do “V Congresso Internacional de Controle Público e Luta Contra a Corrupção”, evento realizado no período de18 a21 de março de 2024, na cidade de Salamanca, na Espanha. Acompanha o presidente no Congresso o consultor Jurídico do TCE-PB, Givonaldo Rosa Rufino. 

A quinta edição do Congresso Internacional, promovido pela Fundação Geral da Universidade de Salamanca e o Instituto Rui Barbosa (IRB), abordará a fiscalização e os valores democráticos como temas centrais das apresentações e dos debates.

Anúncio


O Congresso conta também com a participação do Tribunal de Contas de Portugal, o Tribunal de Contas de Espanha e representantes do Tribunal de Contas Europeu, apresentando uma programação com palestrantes profissionais e acadêmicos de grande relevância internacional. 

A direção acadêmica do Congresso é conduzida pelo Vice-Presidente de Ensino, Pesquisa e Extensão do IRB, Conselheiro Sebastião Helvecio e pelo Professor Doutor da Universidade de Salamanca (Espanha), Antonio Arias Rodríguez.

Ao longo de quatro dias serão debatidos os principais temas de interesse para o mundo da fiscalização dos fundos públicos de ambos os lados do Oceano Atlântico. Aspetos organizativos, tecnológicos, judiciais e fiscais serão apresentados e debatidos por membros das instituições.

Representantes do mundo acadêmico, conselheiros e diretores responsáveis das respectivas áreas de trabalho, apresentarão um total de quarenta conferências agrupadas em oito mesas, que terminarão cada uma delas com intervenções de profissionais assistentes.

PROGRAMAÇÃOhttps://controlpublicoyluchacontralacorrupcion.com/congresso/

Ascom/TCE-PB

18/03/2024 / Fábia Carolino

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Operação investiga coação de servidores de Curral de Cima para contrair consignados

Investigações do TCE-PB e do MPPB miram agentes públicos que coagiram comissionados e prestadores de serviços.

Publicados

em

Tomando por base investigações da auditoria do Tribunal de Contas do Estado do Paraíba (TCE-PB), que juntou-se às apurações do Ministério Público do Estado, foi deflagrada, na manhã desta segunda-feira (18), a primeira fase da “Operação FAKE LOAN” (Empréstimo Falso), comandada por uma força tarefa entre a Comissão de Combate aos Crimes de Responsabilidade e à Improbidade Administrativa (CCRIMP), o Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado da Paraíba, com o apoio da Polícia Militar da Paraíba e o respaldo do próprio TCE-PB.

Esta operação, conduzida com rigor e respaldo legal, surge como resposta determinada às investigações que apontam para sérios ilícitos na gestão pública da cidade de Curral de Cima (PB). Há indicativo de coação a servidores municipais, especialmente comissionados e prestadores de serviço, a contrair empréstimos consignados, cujo produto era destinado, na maior parte, aos agentes públicos investigados.

Anúncio


Os métodos fraudulentos incluíam a manipulação de contracheques dos servidores, com a inserção de valores fictícios para aumentar artificialmente a margem consignável, bem como concessão de gratificações em valores compatíveis às parcelas dos empréstimos, que, ao final, eram custeadas pela própria Prefeitura.

Nesta fase inicial da operação, foram cumpridos três mandados judiciais de busca e apreensão em endereços relacionados a dois investigados, além da própria Prefeitura Municipal de Curral de Cima. As diligências abrangeram o Gabinete do Prefeito, a Secretaria de Controle Interno, a Secretaria de Administração e a Secretaria de Finanças.

O trabalho conta com a atuação conjunta de 20 integrantes do Ministério Público da Paraíba, entre integrantes e servidores da CCRIMP e do Gaeco-PB, somados a 20 policiais militares e 4 auditores de Controle Externo do TCE/PB, totalizando aproximadamente 44 agentes públicos empenhados nesta ação determinante para a integridade da gestão pública e o combate incansável à corrupção em nosso estado.

Ascom/TCE-PB

18/03/2024 Fábia Carolino

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Paraíba vai receber recursos do MinC para a construção de sete CEUs da Cultura

Publicados

em

Foto: MinC

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, vai receber recursos da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) de Fomento à Cultura para a construção de sete CEUs da Cultura, equipamentos multiculturais de pequeno e médio porte que ofertam serviços de arte, cultura, esportes e cidadania em territórios vulneráveis de diferentes cidades brasileiras. O anúncio oficial da implementação desses espaços foi feito pelo Ministério da Cultura (MinC) em meio à programação da Conferência Nacional de Cultura, que vem acontecendo ao longo desta semana em Brasília.

Os municípios paraibanos selecionados para receberem os CEUs da Cultura são Cabedelo, João Pessoa, Bayeux, Sapé, Campina Grande, Esperança e Patos. Nos próximos passos, MinC e Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba (Secult-PB) vão discutir conjuntamente questões como o projeto arquitetônico e o processo licitatório. Os recursos serão do Governo Federal, mas operacionalizados pelo Governo do Estado.

Anúncio


Para Pedro Santos, secretário de Estado da Cultura da Paraíba, que está em Brasília participando da Conferência, esses novos equipamentos multiculturais vão permitir uma maior dinâmica na vida cultural dos municípios paraibanos.

“Os CEUs da Cultura, que vão chegar à Paraíba por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, certamente terão um impacto bastante positivo na vida cultural das cidades e das regiões onde eles serão instalados”, destacou.

Ainda de acordo com Pedro, trata-se de equipamentos de grande relevância, com várias possibilidades de ocupação. “São infinitos os usos possíveis. Exposições, festivais, cursos de formação, circulação, intercâmbio. Comunidades inteiras que serão positivamente afetadas”, comemorou.

As construções dos CEUs da Cultura fazem parte do Novo PAC Seleções do Governo Federal, que ao todo vai investir R$ 23 bilhões em todo o Brasil, nas áreas de saúde, educação, esporte e cultura.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas