Conecte-se conosco

Variedades

PMG emite decreto e mantém suspensão de atividades nas empresas comerciais e de serviços até 20/04

Publicados

em

A Prefeitura de Guarabira emitiu um decreto na noite desta segunda-feira (06) onde estendeu o período de suspensão de funcionamento em estabelecimentos comerciais, de lazer e serviços diversos de caráter público e privado para o dia 20 de abril, ainda passível de mais prorrogação, conforme o quadro geral do município tal como do Brasil e do mundo em relação a disseminação do novo coronavirus através contágio humano.

A medida, porém, não afeta os serviços essenciais da administração, que deverão ser preservados, a exemplo da Saúde, Meio Ambiente, STTrans e Iluminação Pública, sem atendimento presencial em alguns setores, com horário definido entre as 8h às 12h, conforme recomendação, exceto os que estão em regime de plantão de tempo integral disponível à Comissão de Prevenção montado pela Secretaria de Saúde.

Anúncio


Decreto 74-2020

Codecom/PMG

Rate this post
Anúncio


Cultura

Bananeiras lança programação junina até o dia 23 com nomes nacionais e forró regional

Publicados

em

Foto: Pixabay

Bananeiras, no Brejo paraibano, deu início ao seu São João 2025 na noite de sexta-feira (13) ao som de grandes atrações. O evento foi oficialmente aberto com os shows de Dorgival Dantas, Banda Magníficos e Nuzio Medeiros, marcando o começo de uma das festas juninas mais aguardadas da região .

Trata-se da terceira edição do evento batizado de “O Melhor São João das Nossas Vidas”, que acontece no parque às margens da PB-103. Com estrutura para palco, camarotes, praça de alimentação e estacionamento, o local foi preparado para receber o público com conforto e segurança .

Anúncio


A programação segue até o dia 23 de junho e traz um line-up impressionante com nomes como Zé Neto & Cristiano, Waldonys, Victor & Leo, além de artistas como Taty Girl, Michelle Andrade, e grupos tradicionais de forró e quadrilhas. A expectativa da organização é promover uma festividade à altura da tradição cultural do Brejo.

Brejo.com com informações e fotos da Secom/Bananeiras

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Brasil

Brasil estuda medidas para romper relações militares com Israel

Ação seria resposta à guerra em Gaza, tida como genocídio pelo Brasil.

Publicados

em

© Roque de Sá/Agência Brasil

O governo brasileiro estuda medidas para romper relações militares com Israel em resposta às ações de Tel Aviv na Faixa de Gaza, classificadas pelo Executivo como um genocídio do povo palestino. A informação foi confirmada pela Assessoria Especial do presidente da República.  

O assessor-chefe especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Celso Amorim, disse à Agência Brasil que é preciso tomar medidas coerentes com princípios humanitários.

Anúncio


“Pessoalmente, acredito que a escalada dos massacres em Gaza, que constituem verdadeiro genocídio com milhares de civis mortos, incluindo crianças, é algo que não pode ser minimizado. O Brasil precisa, inclusive, por meio das medidas apropriadas, ser coerente com os princípios humanitários e de direito internacional que sempre defendeu”, afirmou.

Nesta semana, Amorim recebeu um grupo de 20 parlamentares e outras lideranças que vieram pedir ao governo que rompa relações diplomáticas e comerciais com o Estado de Israel.

No início deste ano, o governo já havia cancelado a compra de blindados israelenses que estava prevista pelo Ministério da Defesa em função da situação de Gaza.  

O governo avalia que o rompimento de relações diplomáticas seria algo delicado e complexo e que poderia prejudicar tanto os brasileiros que vivem em Israel quanto os palestinos, diante do fim da possibilidade de contato com Tel Aviv.

Por isso, o governo considera que o rompimento de relações militares, com suspensão de contratos e cooperação nesse setor, pode ser uma resposta adequada à escalada da violência e do cerco contra a Faixa de Gaza e os palestinos, incluindo a expansão dos assentamentos israelenses na Cisjordânia, considerados ilegais pelo direito internacional.

Pressão social e política

Ao sair da reunião com Amorim, a deputada Natália Bonavides (PT-RN), que articulou o encontro, explicou que o governo estuda essas medidas e pode anunciar “nos próximos dias” ações relacionadas a esse tema.  

“Simplesmente, um extermínio que está sendo televisionado. O Brasil tem tido um papel importante nesse tema ao longo da história. E o presidente Lula, inclusive, vem denunciando o genocídio desde o início e viemos pedir que o Brasil tome medidas efetivas, adote sanções, que inclusive são respaldadas pelo direito internacional. É desumano. Se a gente naturaliza a barbárie, a maldade no mundo não tem limites”, informou em uma rede social.  

Tem crescido o movimento pelo rompimento das relações entre Brasil e Israel.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) publicaram carta aberta ao governo pedindo que a Petrobras pare de vender petróleo ao governo de Israel.

“Hoje, é evidente a necessidade urgente de um embargo global total de energia e armas para frear o genocídio, além de desmantelar o apartheid e a ocupação ilegal por Israel. Exigir a responsabilização por crimes de guerra e impor sanções não apenas como um dever moral, mas também como responsabilidade legal de todos os Estados”, disseram as federações, em nota conjunta

O movimento Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS), liderado por palestinos, pede há anos boicote contra Israel em resposta à ocupação ilegal da Cisjordânia e ao cerco contra a Faixa de Gaza, que ocorre pelo menos desde 2007.

Israel considera que o BDS representa ameaça à existência do Estado israelense e encara o movimento como tentativa de deslegitimar Israel frente à comunidade internacional, além de visar prejudicar sua economia.

Agência Brasil

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Câmara de Guarabira aprova nome “Residencial Zenóbio Toscano” para novo conjunto habitacional

O projeto presta homenagem ao ex-prefeito e ex-deputado, cuja trajetória deixou marcas importantes no desenvolvimento urbano de Guarabira.

Publicados

em

Foto: Reprodução/Arquivo

A Câmara Municipal de Guarabira aprovou em segunda votação o Projeto de Lei nº 69/2025, de autoria do vereador Júnior Ferreira, que oficializa o nome “Residencial Zenóbio Toscano” para o novo conjunto de moradias populares. A proposta segue agora para sanção da prefeita Léa Toscano.

O projeto presta homenagem ao ex-prefeito e ex-deputado Zenóbio Toscano, cuja trajetória deixou marcas importantes no desenvolvimento urbano de Guarabira. O novo residencial contará com 144 unidades habitacionais, conforme planejamento do governo municipal.

Anúncio


Júnior Ferreira destacou o simbolismo do nome e a importância de manter viva a memória de Zenóbio Toscano, ressaltando seu legado na estruturação da cidade. A matéria avançou ao ser aprovada em plenário pela segunda vez, aproximando-se de sua implementação.

A comunidade aguarda agora a publicação da sanção para que o projeto avance às fases de licitação e construção, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade.

Brejo.com com informações da Ascom/CMG

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas