Conecte-se conosco

Saúde

Brasil tem 1.956 mortos e 30.961 infectados

Publicados

em

Saúde

56,4 mil doses da CoronaVac chegam na Paraíba para iniciar vacinação de idosos de 70 anos ou mais

Publicados

em

A Paraíba recebeu na madrugada desta quarta-feira (3) mais um lote de vacinas contra a Covid-19. Foram 56,4 mil novas doses da CoronaVac que desembarcaram no Aeroporto Castro Pinto, em João Pessoa, por volta das 2h.

Da capital paraibana, as doses serão distribuídas para os 223 municípios paraibanos, que devem iniciar a vacinação em idosos entre 70 e 75 anos.

Até o momento, foram 112.401 vacinados na Paraíba com a primeira dose (2,78% da população) e 35.554 vacinados com a segunda dose (0,88% da população). No entanto, a expectativa é que esses números aumentem consideravelmente no mês de março, quando a Paraíba deve receber um maior quantitativo de doses da vacina.

Na cidade de João Pessoa já há um planejamento para que os idosos a partir de 60 anos comecem a ser vacinados ainda no mês de março. De acordo com o prefeito da capital, Cícero Lucena, a cidade está estruturada em 65 pontos de vacinação e dois sistemas drive thru.

Em meio a números ainda baixos de vacinação, o estado vem sofrendo fortemente com a segunda onda de contaminações provocadas pela pandemia. Apenas no boletim desta terça-feira (2), por exemplo, foram mais 32 mortes provocadas pelo coronavírus.

Fonte: G1 PB

Continue lendo

Saúde

Terminam nesta quarta: Inscrições em seleção para 160 médicos em caráter emergencial na Paraíba

Publicados

em

Termina nesta quarta-feira (3) o prazo de inscrição em um edital em caráter emergencial para a contratação temporária de 160 médicos que vão reforçar a linha de frente de combate à Covid-19. A contratação vai ser realizada via Secretaria de Estado da Saúde (SES) do Governo da Paraíba e o objetivo inicial é contratar 100 médicos clínicos e 60 intensivistas.

Os profissionais serão designados para trabalhar nos serviços da Rede Estadual de Saúde. Inicialmente, serão designados para os municípios que possuem Centros de Referência para a Covid-19: Cajazeiras, Campina Grande, João Pessoa, Patos e Piancó. Mas a SES deixa claro que os profissionais, eventualmente, poderão ser realocados para outros municípios a depender da demanda.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas exclusivamente via internet, por meio do Portal da Cidadania.

“O momento pede agilidade e uma resposta imediata para a abertura de novos leitos, prevista no Plano Estadual de Contingência para o Coronavírus”, afirmou o secretário executivo Daniel Beltrammi.

O resultado preliminar do Processo Seletivo será divulgado no dia 9 de março e publicado no Diário Oficial do Estado da Paraíba. A divulgação dos recursos e do resultado final será em 11 de março.

A pressa na contratação é devido a alta nos casos. Para se ter uma ideia, no balanço desta segunda-feira (1º) foram registradas 30 mortes por causa da Covid-19 e mais 1.144 novos casos confirmados.

Fonte: G1 PB

Continue lendo

Saúde

Pesquisa brasileira avalia estresse em pacientes com covid-19

Estudo foi realizado pela PUC do Paraná

Publicados

em

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Pesquisadores da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) realizaram uma pesquisa para avaliar os efeitos do estresse oxidativo em pacientes com quadro grave de covid-19. Após analisarem 77 pessoas, o estudo concluiu que a gravidade da doença não é fator determinante para provocar mudanças no sistema de defesa antioxidante.

Segundo a PUC, a pesquisa é a primeira a apontar para essa conclusão. No entanto, o posicionamento não é definitivo, pois outras pesquisas sugerem que o estresse oxidativo pode sim agravar várias doenças.

Durante a pesquisa, os pacientes, que estavam internados em um hospital em Curitiba, foram divididos entre os grupos com quadro de saúde moderado e com situação grave. No período avaliado concluiu-se que as pessoas com alta contagem de leucócitos e altos índices de PCR (Proteína C-reativa) permaneceram internados por mais tempo. Contudo, não foi encontrada relação entre a gravidade do quadro e o nível de estresse oxidativo.

O estresse oxidativo ocorre a partir do desequilíbrio entre a formação de radicais livres, moléculas responsáveis por enfermidades, e a capacidade antioxidante (proteção) das células. Dessa forma, são formados mais radicais do que antioxidantes, causado danos às células e provocando o desenvolvimento e o agravamento de várias doenças.

Os radicais livres também são necessários para as células e são produzidos naturalmente pelo organismo. No entanto, infecções podem aumentar a produção dos radicais.

O estudo foi publicado revista científica internacional Free Radical Biology & Medicine.

Agência Brasil

Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas