Conecte-se conosco

Cidades

Realizada reunião sobre aplicação de testes rápidos de Covid-19 em profissionais de saúde e de segurança em Guarabira

Publicados

em

O CPU (Coordenador de Policiamento da Unidade), tenente Danilo, e o sargento Peixoto, do Núcleo de Saúde, ambos do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar) participaram, na manhã desta quarta-feira (15), em Guarabira, de uma reunião onde foram fornecidas orientações sobre a aplicação dos testes rápidos de Covid-19 em profissionais de saúde e segurança que estão na linha de frente no combate ao vírus. A reunião foi convocada pela Gerência Operacional de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e reuniu também profissionais da UPA, Hospital Regional, Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Civil, Gerência Regional de Saúde e Batalhão de Bombeiros Militar.

De acordo com as orientações da SES, os critérios para a aplicação dos testes rápidos é para pessoas sintomáticas que sejam profissionais de saúde em atividade, profissionais de segurança pública em atividade e com diagnóstico de síndrome gripa que residam no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança em atividade, todas com o devido encaminhamento médico. Guarabira será referência para os testes rápidos de 12 cidades.

Em todo o Estado, os testes serão realizados em 42 locais, distribuídos nos 12 municípios sede das Regionais de Saúde e em unidades da rede hospitalar do Estado. Além de Guarabira, os municípios-sede para onde os testes foram distribuídos são: João Pessoa, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Piancó, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel e Itabaiana.

O teste rápido é uma metodologia de triagem, não de diagnóstico, e o profissional que apresentar laudo positivo precisará cumprir as medidas de isolamento, durante 14 dias e, caso já esteja em isolamento, deverá prosseguir até completar o ciclo recomendado pelas autoridades de saúde. Se o resultado for negativo, deve retornar imediatamente ao trabalho.

O resultado do teste rápido é entregue entre 15 e 30 minutos e feito com apenas uma pequena gota de sangue em uma fita reagente.

Assessoria/4º BPM

Cidades

Cagepa fará manutenção e 6 cidades ficarão sem água, nesta sexta-feira

Publicados

em

Foto: ETA/Estação de Tratamento de Água/Divulgação

De acordo com Comunicado expedido pela empresa o abastecimento de água será suspenso em seis cidades da região. Confira abaixo:

COMUNICADO DE INTERRUPÇÃO NO FORNECIMENTO DE ÁGUA

A Cagepa comunica que o abastecimento de água será suspenso temporariamente nesta sexta-feira (5), a partir das 7h da manhã, nas cidades de Sapé, Sobrado, Mari, Mulungu, Gurinhém e Cajá/Caldas Brandão.

A interrupção do fornecimento se fará necessária para que seja executada manutenção preventiva nos sistemas adutor e eletromecânico, responsáveis pelo abastecimento dos municípios, objetivando aprimorar a qualidade dos serviços prestados pela Companhia.

A previsão é que o abastecimento seja retomado, gradativamente, a partir das 18h desta sexta-feira (5).

Mais informações podem ser obtidas gratuitamente através do telefone 115 ou no site www.cagepa.pb.gov.br

Com Portal25horas

Continue lendo

Cidades

Período letivo 2020.2 é iniciado de forma remota na UFPB

Publicados

em

Foto: Angélica Gouveia/UFPB

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) começa nesta quarta-feira (3) o período letivo 2020.2 de forma remota. Algumas disciplinas que exigem aulas presenciais devem aguardar o posicionamento conjunto das direções de centro, da comissão de biossegurança e do Consepe.

O período letivo da UFPB segue até o dia 3 de julho de 2021. Cabe ao Consepe, avaliar o relatório da comissão de biossegurança acerca da situação epidemiológica das cidades ou do estado, para a realização das aulas presenciais.

O período suplementar 2020.2 vai ser realizado em caráter excepcional e não implica na oferta de todos os componentes curriculares obrigatórios e optativos regularmente oferecidos. Além disso, o período não é contabilizado para o prazo máximo para conclusão de curso.

É facultativo aos alunos cursar as atividades oferecidas no período suplementar 2020.2 e também é dispensado o cumprimento da carga horária mínima ou o número de créditos mínimos, por período letivo.

Fonte: G1 PB

Continue lendo

Cidades

Policiais militares auxiliam em parto e amparam bebê recém-nascido em Santa Rita

Publicados

em

Um bebê veio ao mundo com o auxílio de policiais militares da Força Tática da 4ª Companhia Independente, na região metropolitana de João Pessoa. O nascimento, que emocionou todos os integrantes da guarnição, aconteceu em Santa Rita, no início da tarde deste sábado (27), em frente a 6ª Delegacia Distrital

Uma família estava em um carro, em busca de ajuda médica para realizarem o parto normal da mãe, quando se deparou com a PM. Os policiais estavam em outra ocorrência na delegacia, mas imediatamente ao perceberem o desespero da família, ajudaram a mãe e ampararam o bebê que já estava nascendo dentro do veículo (foto abaixo).

“Nunca passei por esse tipo de ocorrência, mas fiquei muito emocionado por colaborar com o nascimento do bebê, e saber que ao final de tudo, a mãe e o recém-nascido estão bem e saudáveis”, disse o soldado N. Costa, que ajudou no parto (na foto acima). Mesmo tendo sido tudo muito rápido, os policiais auxiliaram no trabalho de parto, acalmaram a família e deram as ‘boas-vindas’ ao bebê, que é um menino.

Em seguida, mãe e filho – que ainda não tem nome – foram para o hospital da cidade, onde receberam atendimento médico e passam bem.  A família, que é de Santa Rita, também se emocionou durante o nascimento e agradeceu o trabalho dos policiais militares.

Assessoria/PMPB

Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas