Cidades
Realizada reunião sobre aplicação de testes rápidos de Covid-19 em profissionais de saúde e de segurança em Guarabira
O CPU (Coordenador de Policiamento da Unidade), tenente Danilo, e o sargento Peixoto, do Núcleo de Saúde, ambos do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar) participaram, na manhã desta quarta-feira (15), em Guarabira, de uma reunião onde foram fornecidas orientações sobre a aplicação dos testes rápidos de Covid-19 em profissionais de saúde e segurança que estão na linha de frente no combate ao vírus. A reunião foi convocada pela Gerência Operacional de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e reuniu também profissionais da UPA, Hospital Regional, Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Civil, Gerência Regional de Saúde e Batalhão de Bombeiros Militar.
De acordo com as orientações da SES, os critérios para a aplicação dos testes rápidos é para pessoas sintomáticas que sejam profissionais de saúde em atividade, profissionais de segurança pública em atividade e com diagnóstico de síndrome gripa que residam no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança em atividade, todas com o devido encaminhamento médico. Guarabira será referência para os testes rápidos de 12 cidades.
Em todo o Estado, os testes serão realizados em 42 locais, distribuídos nos 12 municípios sede das Regionais de Saúde e em unidades da rede hospitalar do Estado. Além de Guarabira, os municípios-sede para onde os testes foram distribuídos são: João Pessoa, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Piancó, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel e Itabaiana.
O teste rápido é uma metodologia de triagem, não de diagnóstico, e o profissional que apresentar laudo positivo precisará cumprir as medidas de isolamento, durante 14 dias e, caso já esteja em isolamento, deverá prosseguir até completar o ciclo recomendado pelas autoridades de saúde. Se o resultado for negativo, deve retornar imediatamente ao trabalho.
O resultado do teste rápido é entregue entre 15 e 30 minutos e feito com apenas uma pequena gota de sangue em uma fita reagente.
Assessoria/4º BPM
Brejo/Agreste
Com apoio da Sedap-PB, evento na cidade de Areia mostra o melhor do queijo e da cachaça da Paraíba
A parceria da cachaça e do queijo paraibanos volta a se repetir. A 4ª edição do Areia Mostra Cachaça ocorre desta quinta-feira, dia 20, até o sábado, dia 22, no município de Areia, no Brejo paraibano. O evento, realizado pela Associação dos Produtores de Cachaça de Areia e pelo Sebrae-PB, conta com o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap-PB), e acontecerá no campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
O gerente-executivo de Produção Agropecuária da Sedap-PB, José Otávio Targino, ressalta que a 4ª Areia Mostra Cachaça é um evento que cresce e ganha força a cada ano. “Nós temos um evento já consolidado que é o Areia Mostra Cachaça. E em Areia, vamos ter novamente o Salão do Queijo junto com a cachaça da Paraíba, unindo o melhor da cachaça e do queijo paraibanos”, pontua.
A 4ª edição do Areia Mostra Cachaça terá na sua programação concursos, capacitação, harmonização cachaça e queijo, comercialização de produtos. José Otávio acrescenta que o evento “é um espaço para a realização de negócios, troca de experiências, capacitação, degustação e o desenvolvimento da cachaça e do queijo da Paraíba”.
José Otávio reforça o sucesso da dobradinha cachaça e queijo. “A união da cachaça e do queijo deu certo e o queijo e a cachaça estão se tornando um costume do paraibano”, avalia. Ele adianta que o Salão do Queijo durante o Areia Mostra Cachaça já tem inscritos cerca de 20 queijarias de vários municípios paraibanos, além de cachaças das mais diversas regiões do estado.
Realizada pela Associação dos Produtores de Cachaça de Areia, a 4ª edição do Areia, Mostra Cachaça tem correalização do Sebrae-PB e apoio da Prefeitura Municipal de Areia, UFPB, Federação Paraibana de Agricultura (Faepa), Sistema Nacional de Aprendizagem Rural na Paraíba (Senar-PB).
Secom-PB
Cidades
MPPB recomenda realização de campanha para o consumo consciente em Santa Rita
O Ministério Público da Paraíba expediu recomendação ao Município de Santa Rita visando a implementação de políticas públicas e campanhas de consumo consciente. O documento é direcionado às Secretarias Municipais do Meio Ambiente e da Saúde, além do Procon local. A recomendação foi expedida pelas 6ª e 7ª promotoras de Justiça de Santa Rita, Miriam Pereira Vasconcelos e Gardênia Cirne de Almeida, e estabelece a necessidade de uma campanha publicitária permanente para estimular o consumo consciente.
Conforme a recomendação, a campanha deverá abordar diversos tópicos cruciais para a sustentabilidade e o bem-estar social, como a redução do consumo supérfluo; incentivo à preferência por produtos duráveis, recicláveis ou reutilizáveis; orientação sobre o descarte ambientalmente adequado; estímulo à redução de resíduos e à compostagem doméstica, promoção da economia de água e energia e valorização do comércio local que adote práticas ambientalmente responsáveis.
No documento, as promotoras destacam que o consumo excessivo e não consciente contribui para o aumento da geração de resíduos sólidos, da exploração de recursos naturais e de impactos ambientais diversos e que o consumo consciente é norteado pelos princípios da redução do desperdício, do incentivo às cadeias produtivas mais sustentáveis e éticas, do encorajamento à gestão eficiente dos recursos naturais.
Meios de comunicação e abrangência
Para garantir a ampla divulgação e o alcance da população, o Ministério Público orienta a utilização de diferentes canais de comunicação, incluindo redes sociais institucionais, rádios comunitárias, painéis eletrônicos ou impressos, escolas, unidades de saúde e prédios públicos, além de materiais educativos produzidos pela própria municipalidade. Além disso, o MPPB recomenda que a campanha seja integrada a ações de educação ambiental já existentes no Município, envolvendo escolas das redes pública e privada, associações comunitárias e iniciativas de coleta seletiva.
Foco na sustentabilidade
A recomendação também enfatiza a necessidade de promover a redução do uso de sacolas plásticas, a reciclagem e a reutilização de materiais; incentivo à economia circular, promovendo a reutilização e reciclagem de produtos para reduzir o desperdício; e apoio à produção sustentável, incentivando a adoção de práticas agrícolas e industriais que minimizem o impacto ambiental.
Por fim, o MP orienta o município a realizar o monitoramento e a avaliação regular das políticas e programas de consumo consciente, e a firmar parcerias com organizações governamentais e não governamentais, empresas e outras entidades para desenvolver soluções inovadoras na área.
Assessoria/MPPB
Cidades
Homem sofre mal súbito em ótica no centro de Guarabira e morre após ser levado ao hospital
Na manhã desta segunda-feira (17), um homem sofreu um mal súbito enquanto estava dentro de uma ótica no centro de Guarabira. A vítima, natural de Tacima, foi rapidamente atendida pelas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros, sob suspeita preliminar de ter sofrido um infarto.
O caso mobilizou o centro da cidade no início da manhã. Os socorristas realizaram os primeiros procedimentos emergenciais ainda no local e, na sequência, encaminharam o homem ao Hospital Regional de Guarabira.
Apesar dos esforços das equipes de resgate e do atendimento hospitalar, a vítima não resistiu e veio a óbito logo após dar entrada na unidade.
Até o momento, a identidade e a idade do homem não foram oficialmente divulgadas.
Brejo.com com Nelnoticias
-
Cinema5 dias atrásTruque de Mestre – O 3° Ato, em cartaz no Cinemaxxi
-
Cidades5 dias atrásLei que permite comidas e bebidas em eventos privados na Paraíba corre risco de ser revogada
-
Sociedade5 dias atrásCâmara de Guarabira entrega honrarias a personalidades indicadas pelo vereador Renato Meireles
-
Policial5 dias atrásPolícia Civil desarticula esquema de delivery de drogas em Baía da Traição
-
Brejo/Agreste15 horas atrásCom apoio da Sedap-PB, evento na cidade de Areia mostra o melhor do queijo e da cachaça da Paraíba
-
Cidades1 dia atrásUber e Governo da Paraíba firmam parceria para aumentar segurança de passageiros e motoristas
-
Cidades18 horas atrásHomem sofre mal súbito em ótica no centro de Guarabira e morre após ser levado ao hospital
-
Saúde5 horas atrásGuarabira recebe CAPS AD totalmente reformado






