Conecte-se conosco

Política

Eleição provavelmente terá que ser adiada, dizem Castro, Kátia Abreu e Maranhão

Os senadores Marcelo Castro, Kátia Abreu e José Maranhão foram unânimes quanto à necessidade de adiar os dois turnos das eleições de 2020

Publicados

em

Foto: Pedro França/Agência Senado

Para os senadores Marcelo Castro (MDB-PI), José Maranhão (MDB-PB) e Kátia Abreu (PP-TO), as eleições municipais de 2020, com primeiro e segundo turnos marcados para ocorrerem nos dias 4 e 25 de outubro, provavelmente terão que ser adiadas para novembro ou dezembro, em virtude da gravidade da pandemia causada pelo coronavírus. Eles analisaram essa possibilidade durante a sessão de debates temáticos do Plenário do Senado Federal desta quarta-feira (17).

Marcelo Castro é autor de uma das três propostas de emenda à Constituição (PEC 16/2020) que tratam do tema e serão analisadas em conjunto no Senado, com o senador Weverton (PDT-MA) como relator. Essa PEC dá poderes para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidir a melhor data para a realização das eleições municipais de 2020, com base nas condições técnicas e nas recomendações sanitárias, para assegurar a participação popular e a preservação da saúde de todos os envolvidos no processo eleitoral e de toda a sociedade. 

— Fazer eleição no dia 4 de outubro é absolutamente imprudente, é temerário, e nós correríamos um grande risco de estarmos contribuindo para mais mortes do que nós já temos no Brasil — afirmou Castro.

Em sua opinião, o primeiro turno da eleição poderia ocorrer em 6 de dezembro, mas salientou que não há como prever o andamento da pandemia. Castro disse ainda que poderia ser estudada a possibilidade de estabelecer voto facultativo para idosos e pessoas com comorbidade para a covid-19 apenas neste ano.

O senador José Maranhão (MDB-PB) é autor de outra proposta sobre o tema. A PEC 22/2020 propõe o adiamento por dois meses de todo o calendário eleitoral, a começar pelas convenções partidárias (previstas para julho), ficando as eleições para o primeiro e o último domingos de dezembro. Ele rechaçou a possibilidade de prorrogação dos atuais mandatos de prefeitos e vereadores.

A senadora Kátia Abreu (PP-TO) afirmou que a prorrogação dos mandatos está fora de cogitação, pois, em seu entender, a Constituição não permite isso. Ela concordou com a sugestão de Marcelo Castro de colocar nas mãos do TSE a decisão sobre a melhor data para as eleições deste ano, desde que o tribunal leve em conta as análises e dados dos especialistas sobre o andar da pandemia. Kátia Abreu também disse ser favorável a aumentar o tempo de funcionamento e o número dos locais de votação, para diminuir a aglomeração de pessoas.

A outra proposta já apresentada (PEC 18/2020) é do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). De acordo com essa PEC, as votações para prefeito, vice e vereador, previstas para 4 de outubro de 2020, seriam realizadas no dia 6 de dezembro, permanecendo inalterados o período dos respectivos mandatos, bem como a data de posse. Já o segundo turno, nos municípios em que houver necessidade, ocorreria no dia 20 de dezembro. A proposta de Randolfe também autoriza o TSE a promover a revisão do calendário eleitoral e a proceder aos ajustes na aplicação da legislação infraconstitucional, com o objetivo de viabilizar o adiamento.

Agência Senado

Cidades

PESQUISA DATAVOX: Raniery Paulino é o deputado estadual mais atuante de Guarabira

Publicados

em

Pesquisa encomendada pelo Polítika e realizada pelo instituto Datavox quis saber a opinião da população de Guarabira sobre os dois representantes da cidade do legislativo estadual.

Para 46,4% dos entrevistados, Raniery Paulino é o deputado estadual mais atuante da cidade. Camila Toscano ficou em segundo lugar com 30,3%.

23,3% responderam nenhum.

A pesquisa foi realizada no dia 19 de agosto e ouviu 400 pessoas na zona urbana e rural de Guarabira.O intervalo de confiança estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 4,0% pontos percentuais para mais ou para menos.

Gráfico da pesquisa

Do Notícia Extra

Continue lendo

Cidades

Raniery Paulino quer a implantação de cursos ofertados pelo IFPB em Sapé

Publicados

em

O deputado estadual Raniery Paulino (MDB), visitou nesta quarta-feira (8), o Reitor da IFPB Nicácio Lopes e a pró reitora Mary Roberta, com objetivo de implantar na cidade de Sapé cursos ofertados pelo Instituto Federal da Paraíba em parceria com a cidade do Abacaxi.

Para a Raniery, a parceria com o IFPB chega para promover o desenvolvimento pessoal dos sapeense, bem como, oportunizar o  fortalecimento do Sistema Educacional. “ Sabemos a força da IFPB em todo país, essa parceria irá trazer para Sapé importantes cursos com a formação profissional dos sapeenses. Renovo meu compromisso com a educação pública de qualidade como instrumento de transformação social.”, assegurou.

A reunião contou com a presença do Prefeito de Sapé, Major Sydnei, e os secretários de Sapé, Roneiry Pereira e Fernanda; e também contou com a presença da Chefe de Gabinete de Raniery Paulino, Rosana Gadelha.

Na ocasião, Raniery cumprimentou a publicação dos editais de licitação para contratação de empresas especializadas em obras e serviços de engenharia para a execução de serviços de construção de Ginásios Poliesportivos nos Campi Catolé do Rocha e Patos e de restaurantes/refeitórios estudantis no âmbito das unidades dos Campi Cabedelo e Guarabira.

O orçamento previsto para as construções dos Ginásios é de aproximadamente R$4 milhões. Já o orçamento previsto para a construção dos restaurantes ultrapassa os R$4.5 milhões. De acordo com o diretor de Compras, Contratos e Licitações, Carlos Diego, a modalidade adotada para a licitação é a de RDC – Regime Diferenciado de Contratação. A abertura das propostas acontecerá no dia 29 de setembro, às 09h, no site www.gov.br/compras/.

Acesso Político

Continue lendo

Política

Roberto Paulino recebe em audiência o deputado Wilson Filho e o ex-deputado Álvaro Neto

Publicados

em

O secretário Chefe da Casa Civil Roberto Paulino recebeu, nesta quinta-feira (2), as visitas do deputado estadual Wilson Filho (líder da bancada governista na Assembleia Legislativa da Paraíba) e do ex-deputado federal Álvaro Gaudêncio Neto. Os encontros tiveram como pautas assuntos inerentes a projetos de desenvolvimento da Paraíba, sobretudo o fortalecimento do intercâmbio entre o Palácio da Redenção e as lideranças do interior.

Wilson Filho elogiou o trabalho do secretário Roberto Paulino à frente da pasta e destacou que o ex-governador tem muito a contribuir no governo. “Roberto Paulino traz a sua experiência, sua história e seu respeito, e isso, para mim, é sempre um prazer poder encontrá-lo para colocar em dia os assuntos da Assembleia Legislativa e do Estado”.

O deputado também ressaltou que o ex-governador Roberto Paulino tem a missão de unir essa função política e fortalecer todo esse amplo espectro de relações que o governo precisa ter com as instituições, prefeitos, gestores e a própria Assembleia Legislativa. “Sua experiência revela que ele tem muito a ensinar, e eu, uma vontade muito grande de aprender”, finalizou.

Roberto Paulino recebe visita do ex-deputado federal Álvaro Gaudêncio Neto

O ex-deputado federal Álvaro Gaudêncio Neto foi recebido na manhã desta quinta-feira (02), no Palácio da Redenção, pelo secretário chefe da Casa Civil, Roberto Paulino. Na ocasião ele estava acompanhado do ex-prefeito do Congo, Braz Fernandes.

Durante a visita, o ex-parlamentar comunicou que está à disposição do secretário Roberto Paulino para trabalharem juntos a serviço da Paraíba. “Fomos deputados federais juntos, na mesma legislatura, e até hoje guardamos essa afinidade de amizade”, disse Álvaro Neto, acrescentando que também veio colocar seu trabalho em favor daqueles que querem ver o Estado crescer.

“Roberto Paulino está dando incentivo total ao governador João Azevedo, que também é uma pessoa muito bem-intencionada, portanto quero ser um instrumento do fortalecimento da Paraíba, através desses homens públicos”, acrescentou Álvaro Neto.

Por Mônica Nóbrega/Giovanni Meireles

Via Fatoafato

Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas