Conecte-se conosco

Guarabira

Prefeitura lança 10 projetos de premiação e de estímulo à produção cultural

Publicados

em

A Prefeitura Municipal de Guarabira, por intermédio da sua Secretaria de Cultura e Turismo, anunciou que estará lançando um programa de ações de emergência cultural para premiar e estimular o trabalho de artistas do município.

Serão, inicialmente, 10 editais voltados para áreas de formação artística, audiovisual, música, artes cênicas, cordel, concurso literário, aquisição de bens ativos e contratação de serviços de curadoria, além de premiação para qualquer área artística. Um dos programas de premiação, e que os artistas já podem ir se adiantando, será o Prêmio Faça em Casa, que irá selecionar 15 trabalhos de criação artística, de qualquer segmento, com prêmios em dinheiro para os vencedores.

Trata-se de um planejamento que já vem sendo feito pela Secretaria de Cultura em relação às políticas públicas da Lei de Emergência Cultural 14.017 (Lei Aldir Blanc), com previsão para entrar em vigor a qualquer momento.

O prefeito de Guarabira, Marcus Diôgo, esteve reunido recentemente com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Tarcísio Pereira, a fim de traçar o planejamento das ações e definir o programa de emergência cultural a ser lançado. Os editais já estão elaborados e encontram-se em fase de revisão na Procuradoria Jurídica do município. Na próxima semana, eles serão submetidos à apreciação do Conselho Municipal de Cultura e só então serão divulgados.

A Secretaria de Cultura informou que teve o cuidado de elaborar um plano de inscrições bastante simplificado, a fim de atender ao maior número de artistas que, em muitos casos, não se sentem preparados para lidar com requisitos burocráticos. As inscrições serão feitas com o preenchimento de formulários em plataforma online da Prefeitura Municipal.

Enquanto os editais não são lançados, a Secult recomenda aos artistas e entidades de cultura para que façam o seu cadastro que já se encontra disponível no site oficial. Para que artistas possam participar das inscrições nos editais, bem como ter direito ao auxílio de emergência cultural, é necessário que estejam cadastrados.

O cadastro está aberto não apenas para pessoas físicas, mas também para espaços de cultura independentes, com formação jurídica ou não, que tiveram sua atividade interrompida em face da pandemia da Covid-19.

O cadastro para artistas e espaços de cultura está disponível no endereço eletrônico da Prefeitura Municipal de Guarabira.

Codecom

Guarabira

Idosos do Abrigo São Vicente de Paulo, em Guarabira, são imunizados contra a Covid-19

Publicados

em

Cumprindo, de forma urgente, o Plano Nacional de Imunização contra o coronavírus a Secretaria de Saúde de Guarabira, por meio da sua equipe de imunização, vacinou na manhã desta quarta-feira (20/1) os idosos que residem na Associação Abrigo São Vicente de Paulo. O primeiro morador da instituição a ser imunizado foi o sr. Otávio Raimundo, de 96 anos de idade.

O prefeito Marcus Diôgo, a primeira-dama Verônica Diôgo, o vice-prefeito Wellington Oliveira e a sua esposa Jaqueline Oliveira, a deputada Camila Toscano, a secretária da Mulher Léa Toscano, a secretária de Saúde Harlanne Herculano, a promotora de Justiça Edivane Saraiva –, prestigiaram a atividade. Eles foram recepcionados pela presidente provisória da associação, a enfermeira Daniele Araújo e a sua equipe.

Ainda participaram da ação, o secretário da SUMASA Alcides Camilo, o assessor da SMS Humberto Santos, os coordenadores Cid Cordeiro (Comunicação), Fernanda Macedo (Atenção Básica em Saúde), Daisy Campos (Média e Alta Complexidade), Amélya Palludo (Saúde Bucal) e Elicássia Cunha (Imunização); entre outros colaboradores da gestão.

São 38 idosos que residem na Associação Abrigo São Vicente de Paulo; sendo os mesmos pertencentes ao Grupo 1 de prioritários, conforme o PNI. Eles receberam doses da vacina Coronavac, aprovada pela Avisa, produzida pelo Instituto Butantan e desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac.

Codecom/PMG/Facebook

Continue lendo

Galerias de Fotos

Fernanda Macedo é a primeira vacinada contra a COVID-19 em Guarabira

Publicados

em

Fotos: brejo.com

A enfermeira e ex-secretária de saúde do município, Fernanda Macedo, foi a primeira pessoa a se vacinar contra a COVID-19 no município de Guarabira, nesta terça-feira (19). Ela é enfermeira do município há 12 anos e trabalhou na linha de frente da doença desde os primeiros momentos do enfrentamento à pandemia quando coordenadora de atenção básica e posteriormente, secretária de saúde do município.

Fernanda Macedo recebeu a dose durante uma solenidade realizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde, no bairro Novo, que contou com a participação do prefeito Marcus, da primeira-dama e secretária de planejamento, Verônica Diôgo, do vice-prefeito Wellington Oliveira, de alguns secretários, colaboradores e funcionários da secretaria de saúde.

“Seria maravilhoso se pudêssemos vacinar toda a população, mas nesse primeiro momento será imunizado os que estão na linha de frente, obedecendo a logística estabelecida pelo Governo do Estado; mas esse dia é de esperança, depois de tantos meses, uma nova ajuda nesse enfrentamento à pandemia”, destacou o prefeito Marcus Diôgo .

“Hoje é um dia histórico, me sinto orgulhosa em representar a esperança de dias melhores, agradeço a todos da secretaria por este momento especial, mas também hoje é um dia de dizer:  a pandemia não acabou. Devemos estar vigilantes, atentos e com todos os cuidados necessários, sem relaxar, até porque infelizmente nem todos estarão imunizados neste primeiro momento”, explicou  Fernanda.

O plano de imunização está dividido em quatro fases. A primeira, prioritária, possui dois grupos e contempla os trabalhadores de saúde e os idosos que residem em instituições de permanência de longa duração.

Foi aplicada a dose da CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan e pelo laboratório chinês Sinovac. Seu uso emergencial foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo (17). Na oportunidade, a agência também autorizou o uso emergencial da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Brasil produzida em parceria com a Fiocruz.

Fonte: guarabira.pb.gov.br Fotos: brejo.com

Continue lendo

Galerias de Fotos

Volta às aulas 2021 na livraria Papelart. Veja os materiais escolares!

Publicados

em

Fotos: brejo.com

A livraria Papelart nesta volta às aulas de 2021, está com muitas novidades em bolsas de vários personagens, lancheiras e cadernos de diversos temas como: Turma da Mônica, Star Wars, DC, Marvel, Disnel, entre outros; além de diversos outros materiais escolares como: canetas, borrachas, papel A4 entre outros. Confira os materiais escolares em destaque e garanta já o material do seu(s) filho(s).

A livraria Papelart fica localizada na Rua Costa Beiriz, 117, Centro, Guarabira, PB. Siga o Instagram: @papelartgba e-mail: [email protected] – fone: (83) 3271-3582. ou WhastApp: wa.me/5583988447756

Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas