Conecte-se conosco

Paraíba

SES lança novos Protocolos Sanitários para eventos sociais, corporativos, teatro e cinema

Publicados

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) disponibilizou, nesta quarta-feira (5), duas relações de protocolos, um para a realização de festas e eventos, e outro para o funcionamento de teatros e cinemas, com medidas sanitárias para diminuir a propagação da covid-19. A Paraíba encontra-se atualmente com a maioria dos municípios em bandeira classificatória amarela, a qual permite a atividade de segmentos para a realização de eventos sociais, corporativos e entretenimento dentro das especificações recomendadas pela SES.

As cartilhas, disponíveis no site Novo Normal Paraíba, norteia atividades sociais e corporativas, bem como as recomendações de acordo com cada classificação de bandeira. Enumeradas como eventos sociais estão: casamentos, aniversários, jantares, confraternizações, reuniões, bodas, formaturas, batizados e festas infantis. Já na categoria de eventos corporativos estão listados: inaugurações, palestras internas, comemorações empresariais, reuniões, lançamentos. 

Anúncio


Os segmentos listados poderão funcionar de domingo a domingo, até às 22h. Nos municípios classificados em bandeira amarela fica permitida a realização de aniversários e casamentos com 25% da capacidade local para área fechada e 50% da capacidade para áreas abertas. No caso de eventos de formatura, a orientação é da ocupação máxima de 20% da capacidade local para área fechada e 40% para área aberta. Já para eventos corporativos a redução deve ser maior, sendo de 15% da capacidade em ambiente fechado e de 30% da capacidade local para área aberta.

O secretário estadual de Saúde, Geraldo Medeiros, alerta que a flexibilização de alguns pontos não é um sinônimo para descuidar das medidas não farmacológicas, que possuem grande eficácia contra a propagação do vírus. “A população deve estar ciente do que estamos repetindo há mais de um ano, que o distanciamento social, a lavagem das mãos, o uso do álcool, a reunião entre familiares apenas do mesmo núcleo entre outras práticas descritas dentro nos protocolos são extremamente eficazes para reduzir significativamente a propagação da covid-19”, ressalta.

Cada uma das atividades possui especificações de higiene, distanciamento, uso obrigatório e capacidade total de ocupação dos ambientes. Dentre as normas do protocolo está ainda o não compartilhamento de objetos durante os eventos em que são servidos alimentos como em buffets e pequenas 

reuniões. Em relação aos teatros e cinemas há também recomendações sobre a higienização dos ambientes, sobre o uso individual de maquiagens e figurinos, além da restrição de consumo de alimentos dentro das sessões.

As cartilhas estão disponíveis no site: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/saude/coronavirus/protocolos-sanitarios e conta com uma tabela com as especificações permitidas em cada bandeira, lembrando que em bandeira vermelha é restrita a mobilidade, bem como a realização de qualquer tipo de evento. Além das informações direcionadas para cada segmento, a cartilha sobre eventos traz ainda o modelo de um termo de responsabilidade, a ser preenchido pelo organizador do evento para a realização da atividade.

Paraiba.pb.gov

Rate this post
Anúncio


Paraíba

Operação Carnaval não registra ocorrências graves em mais de 700 eventos na Paraíba

Publicados

em

A Polícia Militar fechou as ações da Operação Carnaval na Paraíba com mais de 200 pessoas conduzidas para as delegacias, e apreensão de 25 armas de fogo em todo o estado. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (14) e faz referência às ações policiais em mais de 700 eventos de Carnaval e em áreas anexas, no período que vai do dia 1º até a noite da última terça-feira (13). Não há registros de ocorrências graves ou homicídios.

Reforço da região metropolitana nas prévias, na Capital.

Entre os 207 conduzidos para as delegacias, 22 estavam com mandados de prisão em aberto. Outros acusados também foram presos por crimes de roubos, furtos, tráfico de droga, atos infracionais, e por quebra de regime, entre outros. Ainda no âmbito da Operação, mais de 12 mil pessoas foram abordadas, mais de 7 mil veículos foram fiscalizados, e 35 deles haviam sido roubados, mas foram recuperados. Entre as drogas, mais de 6.400 porções foram retiradas das ruas. Os dados são do Estado-Maior Estratégico da corporação.

Anúncio


Reforço do policiamento a pé, que atuava diretamente nos locais dos eventos.

O comandante-geral da PM, o coronel Sérgio Fonseca, destacou a tranquilidade dos mais de 700 eventos onde a PM esteve durante a Operação. Não há registros de homicídio em áreas de festa. O comandante agradeceu o empenho e trabalho da tropa no período. “Tivemos um Carnaval extremamente tranquilo graças aos serviços prestados pelos senhores e senhoras, homens e mulheres que fazem parte desta instituição a qual eu tenho tanto orgulho em comandar”, disse o coronel.   

Coronel Sérgio coordenou ações durante a Operação; no registro, policiamento no litoral sul da PB.

Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Vice-governador participa da abertura do 26º Encontro da Consciência Cristã em CG

Publicados

em

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, prestigiou, nessa quinta-feira (8), a abertura do 26º Encontro da Consciência Cristã, realizado no Parque do Povo, em Campina Grande. O evento, que se destaca como o maior encontro cristão da América Latina, é uma iniciativa da Visão Nacional para a Consciência Cristã (Vinacc) e integra o Carnaval da Paz, que abrange pelo menos sete eventos de cunho religioso e filosófico na cidade.

Este ano, o evento conta novamente com o apoio do Governo do Estado, assim como o Crescer (encontro religioso da comunidade católica), solidificando a programação que busca enriquecer o período de carnaval com momentos de reflexão e espiritualidade.

Anúncio


Representando o governador João Azevêdo, Lucas Ribeiro enfatizou a importância do encontro para Campina Grande, tanto no aspecto religioso, quanto pelo impacto positivo na economia da cidade.

“O Governo do Estado tem orgulho em apoiar esse encontro, reconhecendo seu papel não apenas como um evento de significado espiritual, mas também como um motor para o turismo e a economia da região. Campina Grande se transforma neste período, recebendo visitantes de diversas partes do Brasil, o que movimenta o comércio, a rede hoteleira e os serviços locais, gerando emprego e renda para a população”, destacou.

Acompanhando o vice-governador estavam a segunda-dama do estado, Camila Mariz; a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas; o secretário executivo de Inovação, André Ribeiro; o secretário executivo de Articulação Política, João Paulo Freire; o secretário executivo de Juventude, Pedro Matias; além dos vereadores Eva Gouveia, Pimentel Filho e Valéria Aragão, entre outras lideranças locais.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Paraíba

Governo e Azul Viagens lançam roteiro Paraíbe-se e Mapa Turístico da Paraíba, em Campina Grande

Publicados

em

Foto: Divulgação

O Paraíbe-se, roteiro integrado de turismo que tem Campina Grande como destino indutor, foi lançado nesta quarta-feira (24) pelo Governo do Estado e a Azul Viagens em evento no Escritório de Representação, com apresentações artísticas e uma homenagem às crocheteiras do distrito do Marinho, em Boqueirão. O roteiro tem o objetivo de evidenciar os atrativos turísticos das cidades de Campina Grande, Queimadas, Boqueirão, Cabaceiras, Areia, Bananeiras e Araruna.

De acordo com o vice-governador Lucas Ribeiro, a formatação do Paraíbe-se é resultado do protagonismo de vários atores que representam a riqueza cultural da Paraíba, somado às ações administrativas estaduais. “Este é um roteiro que tem a identidade dos artistas, dos técnicos e gestores de turismo, do povo paraibano e das ações do Governo do Estado. Através de incentivos fiscais que têm atraído mais voos das companhias aéreas, da promoção de destinos turísticos e da execução de obras como a construção do Centro de Convenções de Campina Grande, por exemplo, o governador João Azevêdo tem proporcionado este ambiente favorável para a interiorização e fortalecimento do turismo em toda a Paraíba. Vamos avançar ainda mais”.

A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, falou sobre a importância do fomento ao turismo e do roteiro integrado. “É um trabalho diferenciado com a valorização das riquezas culturais e a história do nosso estado numa experiência de aventura, religiosidade e gastronomia, além da degustação de cachaças, através da rota dos engenhos, entre outros atrativos que vão trazer o desenvolvimento do turismo e recursos para a região”.

O presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, destacou o empenho de todo o setor. “O roteiro foi muito bem conduzido e esse trabalho de base foi fundamental para hoje deflagrarmos o processo de interiorização do turismo em Campina Grande com a colaboração dos gestores de turismo que vão colaborar para estimular este produto plural e gerar avanços econômicos e sociais”.

Segundo a gerente de Produtos da Azul Viagens, Giuliana Mesquita, o roteiro Paraíbe-se é uma imersão cultural e gastronômica única. “Este produto é uma imersão cultural e gastronômica que não tinha visto antes, não tínhamos um roteiro único como esse na prateleira de turismo. A Azul tem o compromisso de promover e inserir este roteiro integrado e o destino no mapa do turismo, bem como as demais companhias porque o trabalho não é só nosso, mas será desenvolvido por todos “.

O roteiro Paraíbe-se é resultado de uma parceria público-privada entre o Governo do Estado, por meio da Setde/PBTur, prefeituras e instituições como a Azul Viagens, Sebrae/PB, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Campina Grande (Sindcampina), Fecomércio, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba (ABIH/PB) e Luck Receptivo.
Mapa Turístico – Durante o evento também foi lançado o mapa turístico da Paraíba 2024. A nova configuração do mapa conta com 60 municípios paraibanos que também figuram no mapa nacional. A expectativa é de que, até o final deste ano, mais 20 municípios entrem no mapa, como resultado do fortalecimento e da interiorização do turismo como atividade propulsora de geração de emprego, renda e desenvolvimento.

Anúncio


Estiveram presentes ao evento, o ex-prefeito de Campina Grande, Enivaldo Ribeiro, os secretários executivos de Articulação Política, João Paulo Freire, o secretário executivo da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, André Ribeiro, o secretário executivo de Turismo, Delano Tavares, a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae-PB, Regina Medeiros, o secretário de diretor do Aeroporto João Suassuna, Luciano Rodrigues, o presidente do Sindicampina, Divaildo Júnior, o presidente do Paraíba Convention & Visitours Bureau, Agnes Leite, a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, Tâmela Fama, e o coordenador municipal de turismo, Pablo Jatobá, os prefeitos de Cabaceiras, Tiago Castro e Marcos Freiras, de Boqueirão, os vereadores de Campina Grande, Bruno Faustino, Dona Fátima e Rostand Paraíba, entre outros representantes de entidades do segmento turístico e gestores de cidades que integram o roteiro.

Fonte: GovPB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas