Conecte-se conosco

Paraíba

Inscrições para o CFO da Polícia Militar teve início nesta segunda(2)

Publicados

em

Foto: Sd. Varela/PMPB/ilustração

As inscrições para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar começaram às 16h desta segunda-feira (2), no site da Fundação Getúlio Vargas (https://conhecimento.fgv.br/concursos/pmpb2021). O concurso oferece 30 vagas, sendo 25 para o masculino e 5 para o feminino. A remuneração inicial do quadro de oficiais é de 7.791,20 reais. A prova está marcada para o dia 31 de outubro.

Os interessados devem acessar o site, preencher o requerimento de inscrição e enviá-lo. Lá, terá a opção de “emitir boleto”, que deverá ser impresso e pago exclusivamente no Banco do Brasil ou nos canais de recebimento disponibilizados por essa instituição bancária. A taxa cobrada é de 100 reais. Não serão aceitos pagamentos por meio de pix, transferência em conta corrente e nem depósito. O prazo final das inscrições é no dia 30 de agosto e o boleto deve ser pago até o dia 31.

Anúncio


Pedido de isenção – O pedido de isenção da taxa de inscrição deve ser feito até 16h da próxima quarta-feira (4), no momento da inscrição, no site da FGV. Podem pedir isenção doadores de sangue, de medula óssea e de leite materno. As regras estão no item 5 do edital do concurso, disponível no site da banca organizadora e também no da Polícia Militar (https://www.pm.pb.gov.br/portal/informacoes/concursos/concursos-publicos/).

O certame é composto por cinco fases: prova intelectual, exame psicológico, avaliação de saúde, testes de aptidão física e avaliação social. Os aprovados em todas as etapas, dentro do número de vagas, serão imediatamente convocados para o curso de formação, que tem 3 anos letivos de duração.

Requisitos – Ter curso superior, ter idade entre 18 e 32 anos (completar até 31 de dezembro de 2022), ter altura mínima de 1,65 m no caso de candidatos do sexo masculino e 1,60 m no feminino, estar em dia com as obrigações militares e eleitorais, não ter antecedentes criminais ou policiais, entre outros. Para quem já é policial militar da Paraíba, a idade máxima para fazer o CFO é de 40 anos e exige que esteja no comportamento “Bom” e não esteja submetido a Conselho de Disciplina, Processo Administrativo Disciplinar ou em cumprimento de sentença criminal.

Secom-PB

Rate this post
Anúncio


Paraíba

Divulgada a convocação para a realização do Exame de Saúde do concurso para soldado

Publicados

em

A convocação para a realização do Exame de Saúde do concurso para soldado da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar foi divulgada nesta sexta-feira (26), no site da PMPB (www.pm.pb.gov.br), no Aviso nº 002/2023- CFSD PM / BM-2023.

Conforme o ato, a entrega dos exames acontecerá entre os dias 04 e 22 de março de 2024, no Centro de Educação da PMPB, localizado na rua Cel. Francisco de Assis Veloso, s/n, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.

Anúncio


Os candidatos devem estar atentos e acompanhar o portal da PMPB, onde, posteriormente, será publicada a relação de convocação dos candidatos por dia e horário para apresentação dos exames.

O Exame de Saúde, de caráter eliminatório, é a terceira etapa do concurso e tem por objetivo avaliar o estado geral de saúde, física e mental, do candidato e determinar as condições indispensáveis ao desempenho da atividade militar estadual, constando de exames e testes clínicos, bem como de exames laboratoriais.

Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Paraíba

Aula inaugural da Turma 2 do concurso público da Polícia Civil será realizada no dia 7 de março

Publicados

em

Foto: Ascom/PCPB

A aula inaugural para recepcionar os aprovados no concurso público da Polícia Civil da Paraíba está confirmada para o dia 7 de Março, a partir das 9h, no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa. 

Esta é a segunda turma de convocados para o Curso de Formação Policial, a ser realizado na Academia de Ensino da Polícia Civil da Paraíba (Acadepol/PB). Para esta turma foram chamados 495 alunos.

Anúncio


A primeira turma de novos policiais já foi nomeada, e os profissionais já estão na ativa há mais de cinco meses na instituição. O concurso 2021 foi o maior já realizado na Polícia Civil paraibana, com a oferta de 1.400 vagas.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Paraíba

Paraíba assina acordo de cooperação técnica com Governo de Puebla para fortalecer artesanato e compartilhar experiências

Publicados

em

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), assinou nessa quarta-feira (21), no México, um termo de cooperação técnica com o Governo de Puebla para realização conjunta de projetos e atividades voltadas às pesquisas no campo da economia criativa, especialmente nas áreas de artesanato, arte midiática e design.

O acordo assinado entre a secretária da Setde, Rosália Lucas, e o secretário de Cultura de Puebla, Enrique Glockner, foi acompanhado pela primeira dama do Estado da Paraíba, Ana Maria Lins; pela gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodriguez; pelo diretor do Artesanato de Puebla, Daniel Rendon Farfán; pelo diretor do Conselho Mundial do Artesanato, Eduardo Barroso; e demais integrantes da Missão Arriba Paraíba, que desembarcou no dia 14 de fevereiro no México para um intercâmbio em Puebla.

Anúncio


Entre as atividades previstas no convênio estão o intercâmbio de pesquisadores, professores e estudantes em residências criativas; a realização conjunta de evento internacional e simultâneo entre as cidades envolvidas; oficinas criativas para o desenvolvimento de coleção de produtos de referência cultural para a Paraíba e Puebla; o compartilhamento de projetos e práticas exitosas de gestão, em especial dos Laboratórios de Inovação; e como resultado final a implantação do Laboratório de Inovação e Design para o Artesanato em Puebla e da Fábrica Social de Artesanato em João Pessoa.

Rosália Lucas destacou a importância da celebração do acordo, que pode ser considerado o ápice da missão oficial da Paraíba no México. “Esse acordo bilateral trará muitos benefícios para o nosso artesanato e vai qualificar cada vez mais os artesãos, que poderão aprender novas técnicas de pinturas e design e compartilhar oficinas virtuais e presenciais para, de forma colaborativa, desenvolverem projetos conjuntos com as cidades criativas nas áreas contempladas”.

Presidente de honra do PAP, a primeira dama Ana Maria Lins ressaltou que “a partir do termo de cooperação que assinamos com o Estado de Puebla, vamos consolidar ações estratégicas para dar maior visibilidade e fazer nosso artesanato chegar ainda mais longe para ganhar novas vitrines e novos mercados”.

A gestora do Programa, Marielza Rodriguez, vai coordenar as atividades programadas no plano de trabalho decorrentes do acordo entre os estados na Paraíba. “A satisfação é imensa em saber que nosso trabalho agora está dando mais um salto qualitativo: a internacionalização de nossas ações. O acordo de cooperação com o México vai nos permitir replicar experiências exitosas em nossa Paraíba. Voltamos com a mente e o coração repletos de boas ideias”

Em Puebla, a coordenação ficará por conta de Daniel Farfán, que assegurou que a troca cultural será uma ponte para as indústrias criativas fecharem parcerias comerciais e intercâmbios, além de favorecer o potencial criativo dos dois países. “Com o potencial criativo e artesanal que os dois estados possuem nos diferentes países, nós podemos compartilhar e complementar os programas de desenvolvimento cultural. Então nós podemos fortalecer as estratégias de gestão cultural aproveitando da informação que cada governo pode prover no outro”.

A Rede Mundial de Cidades Criativas foi lançada pela Unesco em 2004 com o objetivo de estimular a cooperação entre cidades que reconhecem a criatividade como um fator importante no seu desenvolvimento urbano nos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais.
Dos 14 municípios brasileiros que integram a rede, dois são da Paraíba: João Pessoa, é cidade das Artes Populares e Artesanato, e Campina Grande, cidade das Artes Midiáticas. Já a capital de Puebla tem o selo de cidade do Design. O objetivo é que os municípios se beneficiem mutuamente desses três segmentos da economia e sem ônus financeiro para os participantes.

Participam ainda da missão no México, que segue até o próximo sábado (24) a curadora do Artesanato Paraibano, Janete Rodriguez; a secretária de Desenvolvimento Econômico de João Pessoa, Vaulene Rodrigues; o coordenador do Curso de Design da UFPB, Kléber Barros; e o coordenador do Laboratório de Inovação em Economia Criativa da UFCG e presidente da Associação Brasileira de Artes Midiáticas – ABRAMID, Marcelo Barros, além de profissionais independentes.

Fonte: Secom-PB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas