Conecte-se conosco

Cidades

Audiência Pública na Câmara de Guarabira discute potencialidades do turismo local

O objetivo foi reunir as pessoas que se preocupam com a cidade para discutir a potencialidade turística de Guarabira.

Publicados

em

Fotos: Reprodução

A Câmara Municipal de Guarabira, realizou uma audiência pública nesta quinta-feira (23), por iniciativa do gabinete do vereador Raimundo Macedo (PSDB), para discutir as potencialidades turísticas de Guarabira e buscar alternativas de fomentar o turismo unindo órgãos públicos, setor produtivo e sociedade civil organizada.

Participaram do evento o prefeito de Guarabira, Marcus Diôgo, o deputado estadual Raniery Paulino, o reitor do Santuário de Frei Damião, padre José André, coordenadora do Sebrae, Jacy Viana, executivo do Grupo Guaraves, Veronildo Coutinho, secretário de Indústria e Comércio de Guarabira, Manoel Antônio, entre outros.

“O nosso objetivo hoje aqui é trazer as pessoas que se preocupam com a cidade de Guarabira pra discutirmos a potencialidade turística de nossa cidade porque com isso não só Guarabira ganha, mas toda a região. Discutir com a Prefeitura, o Sebrae, com instituições financeiras maneiras de fomentar o turismo e encontrar meios que possam trazer o desenvolvimento da região. Muito se reclama que cidades da região estão se desenvolvendo, mas poderíamos aproveitar essas pessoas que passam pela cidade”, destacou Raimundo.

O deputado Raniery Paulino (MDB), que está em seu quarto mandato consecutivo, fez uso da palavra, felicitou o vereador Raimundo Macedo pela iniciativa de trazer o tema para audiência pública, disse que vê potencial de Guarabira no turismo de eventos e sugeriu a criação de uma frente parlamentar na Câmara para aprofundar as discussões.

“Eu sugiro que possa ser criada uma frente parlamentar mista para identificar essas potencialidades e depois ir em busca de recursos, de linhas de crédito. Esperamos também que o prefeito recoloque Guarabira no mapa do turismo paraibano”, disse Raniery.

Reitor do Santuário de Frei Damião, padre José André disse que tem feito o que está dentro de suas possibilidades para acolher romeiros que visitam o Santuário para o turismo religioso, o mais importante da região, mas que muito mais pode ser feito para incrementar ainda mais o local.

Padre André disse que vem conversando com o prefeito da cidade sobre o comodato e possibilidade de repassar em definitivo o Santuário para a Diocese de Guarabira. Atualmente a gestão banca três funcionários e cinco são pagos pela Diocese, para manter o local em condições plenas de receber os romeiros.

O religioso também reclamou das condições de tráfego da estrada de acesso a Frei Damião, via Pirpirituba. Padre André disse que já vem conversando há dois anos com o Estado e afirmou que recentemente recebeu a promessa da Secretaria de Infraestrutura de que será resolvido a partir de dezembro próximo.

Coordenadora do Sebrae, Jacy Viana fez um apanhado das potencialidades que temos na cidade, citou o parque de eventos Poeta Ronaldo Cunha Lima, utilizado para realizar a Festa da Luz, mas que, segundo ela, ainda é subutilizado, que precisa ter um olhar mais empreendedor para o equipamento para atrair eventos. Jacy ainda mencionou que a cidade já comporta um centro de convenções, por ser pólo de educação, de saúde, mas que a cidade ainda não tem um olhar para captar eventos de médio porte.

Representando o Grupo Guaraves, o executivo Veronildo Coutinho disse que o maior gerador de empregos em Guarabira é o comércio e demonstrou preocupação com a dificuldade que as pessoas têm de chegar até às lojas por falta de estacionamento.

Para o empresário, outro fato preocupante para a cidade é o elevado número de desempregados, que a empresa faz a sua parte, mas não tem como atender à demanda crescente.

“Guarabira tem hoje uma legião de desempregados muito grande, existe mais de 6 mil currículos de pessoas querendo uma oportunidade na minha empresa e isso me preocupa. Uma cidade com tantos desempregados perde o a sua capacidade de comprar, de girar a economia. Conclamamos que as autoridades possam conseguir mais empresas para a cidade porque nós fazemos a nossa parte e continuamos crescendo, mas só a Guaraves não é suficiente para atender uma demanda tão grande”, falou Veronildo.

Gerente da agência da Caixa Econômica Federal em Guarabira, Franciarley Pereira, convidado para expor as linhas de crédito que a instituição financeira disponibiliza para empreendedores que queiram investir no turismo, um dos motores da economia.

De acordo com o gerente, a Caixa não tem uma linha de crédito específica para o turismo, mas com crédito de apoio às empresas, através do Governo Federal, com fomento ao desenvolvimento local, de habitação, carro chefe da Caixa, com a indústria da construção civil e parcerias com empresas de fomento ao turismo com a parceria existente com o Sebrae.

“Essa é uma reunião importantíssima porque mexe com a economia, com geração de riqueza, com geração de empregos e com o desenvolvimento da nossa cidade. Quero parabenizar a Raimundo pela iniciativa de promover essa reunião e que tenhamos mais como esta, que produzam efeito, que tenha agenda positiva”, destacou Marcus.

De acordo com o prefeito, a sua gestão tem buscado fazer com que as pessoas que passam por Guarabira com destino à Bananeiras possam fazer compras no comércio, e que para isso já mandou um projeto para se criar a ‘Zona Azul’, dando rotatividade às vagas de estacionamento. Marcos também disse que é possível se criar um roteiro de visitação dos espaços de cultura existentes na cidade e se comprometeu em ampliar as ações em benefício do turismo religioso e outras iniciativas.

O empresário Veronildo Coutinho sugeriu que a Prefeitura possa divulgar o Santuário de Frei Damião para os turistas que frequentam a cidade de Bananeiras. “Tem gente que vai à Bananeiras e não vem à Guarabira porque não conhece, por exemplo, o Santuário de Frei Damião e poderia ser colocado um outdoor bonito fazendo essa divulgação”, disse Veronildo.

O vereador Raimundo agradeceu aos que participaram e contribuíram com a discussão de interesse da coletividade, enriquecendo o debate e levantando ideias.

Portal25horas

Rate this post

Cidades

Mamanguape realiza nos dias 28 e 29 de junho o São Pedro mais esperado da Paraíba

Publicados

em

Prefeitura de Mamanguape realiza nos próximos nestes dias 28 e 29 de junho o tradicional São Pedro do município, o mais esperado da Paraíba. A festa será retomada após dois anos de suspensão em virtude da crise de saúde pública vivida pelo país e o mundo.

Uma grande programação foi preparada pelo município para celebrar a volta das festividades e do público a um dos principais eventos do calendário local, com atrações de renome nacional. Toda a estrutura está sendo montada para garantir conforto, segurança e comodidade aos munícipes e turistas que participarão da festa.

A programação do São Pedro terá início no dia 28 com os shows de Rafael SacanãoForró de Farra e Duquinha, revivendo os grandes sucessos. No dia 29, os shows mais esperados e aplaudidos de 2022, com Fabrício RodriguesVitor Fernandes e o sucesso da internet, Mari Fernandes, numa noite inesquecível.

Ascom

Rate this post
Continue lendo

Guarabira

Oportunidade: Curso de Salgados com massa versátil na MixTem em Guarabira

Publicados

em

Nesta sexta-feira, 1 de julho de 2022, terá o curso de Salgados com massa versatil na MixTem Festas e Descartáveis.

O curso terá como conteúdo: Pão delícia, Empada, Coxinha, Massa versátil que faz pão, Pizza, Esfirra e muito mais. O valor do curso é de apenas R$ 150,00. O curso terá início as 13h30 e vai até as 16h40. Vagas Limitadas.

O curso será ministrado pelas professoras: Tia Neves e Dayanny. Mais informações: (83) 99915-0690.

A loja MIX TEM Festas e Descartáveis fica localizada na Rua Augusto de Almeida, 48, ao lado do ENSL (Educandário Nossa Senhora de Lourdes), também conhecido como “Colégio de Socorro Amorim”, no Centro de Guarabira, fone: (83) 3271-8100.

Siga a MixTem Festas e Descartáveis no Instagram: instagram.com/mixtemfestas

Rate this post
Continue lendo

Guarabira

HOJE: Eliane, Bruno Soares e “as minas” abrem os festejos do tradicional São Pedro do Nordeste

O evento acontece a partir das 19h, no Parque do Encontro, localizado no Bairro do Nordeste.

Publicados

em

A Prefeitura de Guarabira por meio da Secretaria de Cultura e Turismo abre nesta terça-feira (28/6), os festejos do tradicional “São Pedro no Bairro do Nordeste”. São duas noites de festa, com muito forró e muita alegria.

O evento acontece a partir das 19h, no Parque do Encontro, localizado no Bairro do Nordeste com Bruno Soares, “As minas” e, como atração principal, a “Rainha do Forró”, Eliane.

O prefeito Marcus Diôgo destacou a alegria de retomar os festejos juninos tradicionais da cidade, tendo em vista que os últimos dois anos foram de recolhimento e que, esses eventos ajudam na economia dos comerciantes, dos ambulantes, das pessoas que esperam o período para sair de casa, se divertir e curtir o bom do São João.

O prefeito ainda destacou que mesmo tendo as festas por toda a região, o momento ainda exige cuidados com a pandemia. Também lembrou que a cidade vem fazendo este ano uma grande preparação junina, com eventos que ajudaram artísticas locais, como a “Tenda do Forró”, um ambiente decorativo na cidade, a etapa Brejo do Festival de Quadrilhas e o apoio aos festejos comunitários.

A abertura oficial do evento contará com a presença do Prefeito, do secretário de Cultura e Turismo Tarcísio Pereira, entre outros colaboradores da administração, autoridades e convidados.

Na quarta-feira (29), Edu Lima, “Nosso Xote” e Danieze Santiago fecham a segunda e última noite de festejos do santo padroeiro do bairro mais populoso de Guarabira.

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas