Conecte-se conosco

Cidades

Audiência Pública na Câmara de Guarabira discute potencialidades do turismo local

O objetivo foi reunir as pessoas que se preocupam com a cidade para discutir a potencialidade turística de Guarabira.

Publicados

em

Fotos: Reprodução

A Câmara Municipal de Guarabira, realizou uma audiência pública nesta quinta-feira (23), por iniciativa do gabinete do vereador Raimundo Macedo (PSDB), para discutir as potencialidades turísticas de Guarabira e buscar alternativas de fomentar o turismo unindo órgãos públicos, setor produtivo e sociedade civil organizada.

Participaram do evento o prefeito de Guarabira, Marcus Diôgo, o deputado estadual Raniery Paulino, o reitor do Santuário de Frei Damião, padre José André, coordenadora do Sebrae, Jacy Viana, executivo do Grupo Guaraves, Veronildo Coutinho, secretário de Indústria e Comércio de Guarabira, Manoel Antônio, entre outros.

“O nosso objetivo hoje aqui é trazer as pessoas que se preocupam com a cidade de Guarabira pra discutirmos a potencialidade turística de nossa cidade porque com isso não só Guarabira ganha, mas toda a região. Discutir com a Prefeitura, o Sebrae, com instituições financeiras maneiras de fomentar o turismo e encontrar meios que possam trazer o desenvolvimento da região. Muito se reclama que cidades da região estão se desenvolvendo, mas poderíamos aproveitar essas pessoas que passam pela cidade”, destacou Raimundo.

O deputado Raniery Paulino (MDB), que está em seu quarto mandato consecutivo, fez uso da palavra, felicitou o vereador Raimundo Macedo pela iniciativa de trazer o tema para audiência pública, disse que vê potencial de Guarabira no turismo de eventos e sugeriu a criação de uma frente parlamentar na Câmara para aprofundar as discussões.

“Eu sugiro que possa ser criada uma frente parlamentar mista para identificar essas potencialidades e depois ir em busca de recursos, de linhas de crédito. Esperamos também que o prefeito recoloque Guarabira no mapa do turismo paraibano”, disse Raniery.

Reitor do Santuário de Frei Damião, padre José André disse que tem feito o que está dentro de suas possibilidades para acolher romeiros que visitam o Santuário para o turismo religioso, o mais importante da região, mas que muito mais pode ser feito para incrementar ainda mais o local.

Padre André disse que vem conversando com o prefeito da cidade sobre o comodato e possibilidade de repassar em definitivo o Santuário para a Diocese de Guarabira. Atualmente a gestão banca três funcionários e cinco são pagos pela Diocese, para manter o local em condições plenas de receber os romeiros.

O religioso também reclamou das condições de tráfego da estrada de acesso a Frei Damião, via Pirpirituba. Padre André disse que já vem conversando há dois anos com o Estado e afirmou que recentemente recebeu a promessa da Secretaria de Infraestrutura de que será resolvido a partir de dezembro próximo.

Coordenadora do Sebrae, Jacy Viana fez um apanhado das potencialidades que temos na cidade, citou o parque de eventos Poeta Ronaldo Cunha Lima, utilizado para realizar a Festa da Luz, mas que, segundo ela, ainda é subutilizado, que precisa ter um olhar mais empreendedor para o equipamento para atrair eventos. Jacy ainda mencionou que a cidade já comporta um centro de convenções, por ser pólo de educação, de saúde, mas que a cidade ainda não tem um olhar para captar eventos de médio porte.

Representando o Grupo Guaraves, o executivo Veronildo Coutinho disse que o maior gerador de empregos em Guarabira é o comércio e demonstrou preocupação com a dificuldade que as pessoas têm de chegar até às lojas por falta de estacionamento.

Para o empresário, outro fato preocupante para a cidade é o elevado número de desempregados, que a empresa faz a sua parte, mas não tem como atender à demanda crescente.

“Guarabira tem hoje uma legião de desempregados muito grande, existe mais de 6 mil currículos de pessoas querendo uma oportunidade na minha empresa e isso me preocupa. Uma cidade com tantos desempregados perde o a sua capacidade de comprar, de girar a economia. Conclamamos que as autoridades possam conseguir mais empresas para a cidade porque nós fazemos a nossa parte e continuamos crescendo, mas só a Guaraves não é suficiente para atender uma demanda tão grande”, falou Veronildo.

Gerente da agência da Caixa Econômica Federal em Guarabira, Franciarley Pereira, convidado para expor as linhas de crédito que a instituição financeira disponibiliza para empreendedores que queiram investir no turismo, um dos motores da economia.

De acordo com o gerente, a Caixa não tem uma linha de crédito específica para o turismo, mas com crédito de apoio às empresas, através do Governo Federal, com fomento ao desenvolvimento local, de habitação, carro chefe da Caixa, com a indústria da construção civil e parcerias com empresas de fomento ao turismo com a parceria existente com o Sebrae.

“Essa é uma reunião importantíssima porque mexe com a economia, com geração de riqueza, com geração de empregos e com o desenvolvimento da nossa cidade. Quero parabenizar a Raimundo pela iniciativa de promover essa reunião e que tenhamos mais como esta, que produzam efeito, que tenha agenda positiva”, destacou Marcus.

De acordo com o prefeito, a sua gestão tem buscado fazer com que as pessoas que passam por Guarabira com destino à Bananeiras possam fazer compras no comércio, e que para isso já mandou um projeto para se criar a ‘Zona Azul’, dando rotatividade às vagas de estacionamento. Marcos também disse que é possível se criar um roteiro de visitação dos espaços de cultura existentes na cidade e se comprometeu em ampliar as ações em benefício do turismo religioso e outras iniciativas.

O empresário Veronildo Coutinho sugeriu que a Prefeitura possa divulgar o Santuário de Frei Damião para os turistas que frequentam a cidade de Bananeiras. “Tem gente que vai à Bananeiras e não vem à Guarabira porque não conhece, por exemplo, o Santuário de Frei Damião e poderia ser colocado um outdoor bonito fazendo essa divulgação”, disse Veronildo.

O vereador Raimundo agradeceu aos que participaram e contribuíram com a discussão de interesse da coletividade, enriquecendo o debate e levantando ideias.

Portal25horas

Rate this post

Guarabira

Desportiva Guarabira vence o Alvorada-PB por 3 a 0 com foco na segundona

Publicados

em

Foto: Reprodução/ 10faixaEsportes/ Youtube

Com o foco na 2ª Divisão do Campeonato Paraibano, a Desportiva Guarabira venceu mais um amistoso, jogando no estádio Silvio Porto contra o Alvorada da cidade de Juarez Távora. O placar foi 3 a 0 para o Azulão do Brejo.

Nos últimos dias de ajustes para estrear na segundona, foi mais um importante momento de o professor Betão analisar o desempenho dos seus comandados.

A Desportiva Guarabira estreia na competição estadual fora de casa, diante do Internacional-PB. Ainda não há data oficial da partida, que será divulgada pela FPF – Federação Paraibana de Futebol.

Do Plugados

Rate this post
Continue lendo

Cidades

Itapororoca tem o primeiro abacaxi orgânico certificado da Paraíba

Publicados

em

Fotos: Reprodução

A cidade que sempre foi destaque nacional na produção de abacaxi tem mais um motivo de orgulho ao ter em sua área, a primeira produção de abacaxi com selo orgânico do Estado e uma das primeiras do Brasil.

O Sítio São José, recebeu o selo de produção orgânica após dois anos de mudança do sistema convencional, e poderá comercializar em toda região nacional com um produto saudável, nobre e de alto valor de mercado. A comercialização iniciará apenas em 2022 mas já tem lista de espera para compra.

A produção orgânica não utiliza agrotóxicos e nem adubos químicos, sendo tudo feito com soluções naturais, microorganismos e técnicas de manejo diferenciadas, além de promover a preservação do meio ambiente e a redução dos impactos na natureza.

Itapororoca está inserida no Arranjo Produtivo da Abacaxicultura do Estado sendo protagonista enquanto atividade econômica com relevante geração de empregos e renda.

BlogChicoSoares

Rate this post
Continue lendo

Cidades

Saúde de Guarabira vacina adolescentes a partir de 12 anos sem comorbidades

O menor deve se dirigir ao local de vacinação munido dos documentos solicitados e acompanhado dos pais ou responsável.

Publicados

em

Após o recebimento de uma remessa de vacina Pfizer nesta quarta-feira (20/10), para primeira dose, a Secretaria de Saúde através da Coordenação de Epidemiologia e Imunização informa que, a vacinação para adolescentes sem comorbidades será retomada na manhã desta quinta-feira, com uma excelente novidade; avançando para 12+. 

O menor a ser vacinado deve se dirigir ao local de vacinação munido de CPF, RG, cartão do SUS e comprovante de residência. Bem como, acompanhado dos pais ou responsável. 

A atividade acontece no auditório da própria Secretaria, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h30 – de segunda a quinta-feira, e na sexta, até às 11h. 

No mesmo local também segue sendo aplicada a primeira dose para adolescentes 12+ com comorbidades e para adultos de 18 a 59 anos (remanescentes), além da segunda dose da AstraZeneca para quem está concluído o esquema vacinal. Já a segunda dose da Pfizer ainda não se encontra disponível, por enquanto.

Codecom

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas