Conecte-se conosco

Cidades

Audiência Pública na Câmara de Guarabira discute potencialidades do turismo local

O objetivo foi reunir as pessoas que se preocupam com a cidade para discutir a potencialidade turística de Guarabira.

Publicados

em

Fotos: Reprodução

A Câmara Municipal de Guarabira, realizou uma audiência pública nesta quinta-feira (23), por iniciativa do gabinete do vereador Raimundo Macedo (PSDB), para discutir as potencialidades turísticas de Guarabira e buscar alternativas de fomentar o turismo unindo órgãos públicos, setor produtivo e sociedade civil organizada.

Participaram do evento o prefeito de Guarabira, Marcus Diôgo, o deputado estadual Raniery Paulino, o reitor do Santuário de Frei Damião, padre José André, coordenadora do Sebrae, Jacy Viana, executivo do Grupo Guaraves, Veronildo Coutinho, secretário de Indústria e Comércio de Guarabira, Manoel Antônio, entre outros.

Anúncio


“O nosso objetivo hoje aqui é trazer as pessoas que se preocupam com a cidade de Guarabira pra discutirmos a potencialidade turística de nossa cidade porque com isso não só Guarabira ganha, mas toda a região. Discutir com a Prefeitura, o Sebrae, com instituições financeiras maneiras de fomentar o turismo e encontrar meios que possam trazer o desenvolvimento da região. Muito se reclama que cidades da região estão se desenvolvendo, mas poderíamos aproveitar essas pessoas que passam pela cidade”, destacou Raimundo.

O deputado Raniery Paulino (MDB), que está em seu quarto mandato consecutivo, fez uso da palavra, felicitou o vereador Raimundo Macedo pela iniciativa de trazer o tema para audiência pública, disse que vê potencial de Guarabira no turismo de eventos e sugeriu a criação de uma frente parlamentar na Câmara para aprofundar as discussões.

“Eu sugiro que possa ser criada uma frente parlamentar mista para identificar essas potencialidades e depois ir em busca de recursos, de linhas de crédito. Esperamos também que o prefeito recoloque Guarabira no mapa do turismo paraibano”, disse Raniery.

Reitor do Santuário de Frei Damião, padre José André disse que tem feito o que está dentro de suas possibilidades para acolher romeiros que visitam o Santuário para o turismo religioso, o mais importante da região, mas que muito mais pode ser feito para incrementar ainda mais o local.

Padre André disse que vem conversando com o prefeito da cidade sobre o comodato e possibilidade de repassar em definitivo o Santuário para a Diocese de Guarabira. Atualmente a gestão banca três funcionários e cinco são pagos pela Diocese, para manter o local em condições plenas de receber os romeiros.

O religioso também reclamou das condições de tráfego da estrada de acesso a Frei Damião, via Pirpirituba. Padre André disse que já vem conversando há dois anos com o Estado e afirmou que recentemente recebeu a promessa da Secretaria de Infraestrutura de que será resolvido a partir de dezembro próximo.

Coordenadora do Sebrae, Jacy Viana fez um apanhado das potencialidades que temos na cidade, citou o parque de eventos Poeta Ronaldo Cunha Lima, utilizado para realizar a Festa da Luz, mas que, segundo ela, ainda é subutilizado, que precisa ter um olhar mais empreendedor para o equipamento para atrair eventos. Jacy ainda mencionou que a cidade já comporta um centro de convenções, por ser pólo de educação, de saúde, mas que a cidade ainda não tem um olhar para captar eventos de médio porte.

Representando o Grupo Guaraves, o executivo Veronildo Coutinho disse que o maior gerador de empregos em Guarabira é o comércio e demonstrou preocupação com a dificuldade que as pessoas têm de chegar até às lojas por falta de estacionamento.

Para o empresário, outro fato preocupante para a cidade é o elevado número de desempregados, que a empresa faz a sua parte, mas não tem como atender à demanda crescente.

“Guarabira tem hoje uma legião de desempregados muito grande, existe mais de 6 mil currículos de pessoas querendo uma oportunidade na minha empresa e isso me preocupa. Uma cidade com tantos desempregados perde o a sua capacidade de comprar, de girar a economia. Conclamamos que as autoridades possam conseguir mais empresas para a cidade porque nós fazemos a nossa parte e continuamos crescendo, mas só a Guaraves não é suficiente para atender uma demanda tão grande”, falou Veronildo.

Gerente da agência da Caixa Econômica Federal em Guarabira, Franciarley Pereira, convidado para expor as linhas de crédito que a instituição financeira disponibiliza para empreendedores que queiram investir no turismo, um dos motores da economia.

De acordo com o gerente, a Caixa não tem uma linha de crédito específica para o turismo, mas com crédito de apoio às empresas, através do Governo Federal, com fomento ao desenvolvimento local, de habitação, carro chefe da Caixa, com a indústria da construção civil e parcerias com empresas de fomento ao turismo com a parceria existente com o Sebrae.

“Essa é uma reunião importantíssima porque mexe com a economia, com geração de riqueza, com geração de empregos e com o desenvolvimento da nossa cidade. Quero parabenizar a Raimundo pela iniciativa de promover essa reunião e que tenhamos mais como esta, que produzam efeito, que tenha agenda positiva”, destacou Marcus.

De acordo com o prefeito, a sua gestão tem buscado fazer com que as pessoas que passam por Guarabira com destino à Bananeiras possam fazer compras no comércio, e que para isso já mandou um projeto para se criar a ‘Zona Azul’, dando rotatividade às vagas de estacionamento. Marcos também disse que é possível se criar um roteiro de visitação dos espaços de cultura existentes na cidade e se comprometeu em ampliar as ações em benefício do turismo religioso e outras iniciativas.

O empresário Veronildo Coutinho sugeriu que a Prefeitura possa divulgar o Santuário de Frei Damião para os turistas que frequentam a cidade de Bananeiras. “Tem gente que vai à Bananeiras e não vem à Guarabira porque não conhece, por exemplo, o Santuário de Frei Damião e poderia ser colocado um outdoor bonito fazendo essa divulgação”, disse Veronildo.

O vereador Raimundo agradeceu aos que participaram e contribuíram com a discussão de interesse da coletividade, enriquecendo o debate e levantando ideias.

Portal25horas

Rate this post
Anúncio


Cidades

PBGás conclui 2ª etapa da rede de gás canalizado no Bessa e comemora recorde em ligações de residências e comércios

Publicados

em

PBGás concluiu, neste mês de fevereiro, a 2ª etapa das obras de extensão de rede de gás canalizado no bairro do Bessa. Somente nos bairros do Aeroclube, Jardim Oceania e Bessa, a Companhia Paraibana de Gás já entregou 28 km de rede que abastece residências, hotéis, restaurantes e comércios.  

O ritmo de extensão da sua rede de distribuição acompanha também o número expressivo de clientes interligados. Em 2023, a PBGás conquistou um recorde histórico de ligações de usuários de unidades residenciais e comerciais na Paraíba Foram 3.875 conexões no ano passado, enquanto em 2022 chegou a 3.079, um crescimento de 26%.

Anúncio


A companhia atinge a marca de 29.374 clientes residenciais (usuários ou consumidores) e 414 clientes comerciais que usufruem das vantagens econômicas e a modernidade do gás natural canalizado. Nos últimos 4 anos, foram ligados 10.416 mil usuários comerciais e residenciais, um crescimento de mais de 35% no ritmo de ligações nos quatro anos anteriores.

Dentre as novas clientes do gás natural está a jornalista Diva Monteiro, moradora de um condomínio no Bessa, que expressou satisfação com as vantagens oferecidas pelo gás canalizado. “Além da economia, já que a gente gasta menos de 30 reais por mês, tem a comodidade de não precisar reabastecer e do gás acabar quando a gente recebe visitas e a segurança, já que tenho crianças em casa”, explicou Diva.   

De acordo com o diretor-presidente da PBGás, Jailson Galvão, o crescimento da companhia vem sendo impulsionado pelos investimentos que vêm sendo realizados e que focam nos segmentos de varejo (residências e comércio) nas áreas potenciais da grande João Pessoa e Campina Grande.

Ele informou que somente em 2023 foram mais de R$ 7 milhões investidos em expansão de rede de gás em novos bairros como Centro, Tambiá e Bessa, em João Pessoa, e também no Centro e Velame, no Distrito Industrial, em Campina Grande.  

Novos Clientes – No segmento residencial em João Pessoa destaque para ligações do Condomínio Alphaville Boi Só; Cond. Tierras de España; Cond. Reserve Garden II; Cond. Reserve Altiplano I; Cond. Orquídeas do Sul – Fase II; Edf. Maria Evanise; Edf. Equilíbrio Home Club, Cond. San Diego Home Clube. Já no comercial destaque para os shoppings Tambiá, Parahyba Mall e o Hospital Edson Ramalho.   Em Campina Grande, foram ligados também os condomínios Cristina Pinto e Solon Nogueira e os comerciais Bar do Manoel, Terra Cafeteria, Mundo Plaza, no segmento comercial e no segmento residencial.

Plano de Expansão – O diretor Técnico Comercial da PBGás, Fábio Mariz Maia Filho, destacou que o plano de expansão da companhia possui dois focos, um deles no Polo Turístico Cabo Branco, com a ligação de grandes condomínios e resorts, e outro no Projeto de extensão de rede para Cabedelo, que levará a rede de gás até a área portuária com a ligação do Moinho Dias Branco, cliente já contratado e com alto potencial de consumo.

“Essas são duas áreas onde existem grande concentração de clientes captáveis e que são áreas estratégicas dentro do plano de desenvolvimento econômico do governo do Estado”, destacou Fábio Mariz Maia.

Crescimento no segmento comercial – Com relação ao setor comercial, a PBGás ultrapassou a marca de 400 unidades, e pretende duplicar o número de usuários no Plano de crescimento do segmento comercial que é um programa com ações e incentivos ao mercado de restaurantes, bares, hotéis, lavanderias, academias, entre outros.

O gerente de mercado residencial e comercial da PBGás, George Ferreira, destacou que o segmento comercial dobrou a meta de ligações em 2022 e 2023 e que as perspectivas são de crescimento neste segmento.

“Para este ano está previsto ligar 90 novos clientes, dos quais 7 já foram ligados somente em janeiro, mês em que o mercado está aquecido com a quantidade de novos empreendimentos e a ampliação da nossa rede de gás canalizado para novas áreas com forte presença de bares, restaurantes e hotéis”, destacou George Ferreira.

Fonte: Secom-PB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Vice-governador prestigia encerramento do Crescer, em Campina Grande

Publicados

em

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, prestigiou, nessa terça-feira (13), o encerramento da 27ª edição do ‘Crescer – o Encontro Nacional da Família Católica’, que aconteceu no Spazzio, em Campina Grande. O evento, que teve mais uma vez o apoio do Governo do Estado, começou no dia 9 de fevereiro e contou com pregações, missas e outros momentos de oração.

Na ocasião, o vice-governador Lucas Ribeiro ressaltou a relevância do encontro, enfatizando sua importância não apenas para a comunidade católica, mas também como um evento significativo para a cultura e economia de Campina Grande.  “É com muita alegria que participamos mais uma vez desse evento, um dos principais do Carnaval da Paz em Campina. O Crescer se destaca por promover valores familiares e espirituais e também pelo impacto positivo na economia local, especialmente através do turismo religioso. O apoio do Governo do Estado reflete nosso compromisso com a promoção de iniciativas que reforcem a fé, a família e o desenvolvimento social e cultural da Paraíba”, destacou Lucas Ribeiro.

Anúncio


O bispo Dom Dulcênio, em sua homilia, destacou o tema do evento “A Família é a Luz do Mundo”, refletindo sobre os ensinamentos da Sagrada Família e enfatizando o silêncio, a vida familiar e o trabalho como fundamentos essenciais para a construção de lares cristãos. Ele chamou a atenção para os desafios que as famílias modernas enfrentam, encorajando os presentes a serem exemplos de luz e amor no mundo.

O encontro foi enriquecido por pregações, testemunhos e momentos de louvor, com a participação de milhares de fiéis. Acompanhando o vice-governador, estiveram presentes o secretário executivo de Inovação da Paraíba, André Ribeiro; o secretário executivo de Articulação Política, João Paulo Freire; e a vereadora Eva Gouveia.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Turismo

Paraíba alcança média de 86% de ocupação hoteleira no Carnaval

Publicados

em

Reprodução/Paraiba.pb.gov.br

O Carnaval promoveu uma média de 86% de ocupação hoteleira na Paraíba. Muitos turistas optaram pela tranquilidade em lugares mais restritos ao agito que a folia das ruas promove ao longo desses quatro dias de festividades.

As cidades paraibanas mais procuradas foram Cabedelo, Areia, Conde, Campina Grande, Cabaceiras, Lucena, Bananeiras, Matureia e João Pessoa. O presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ferdinando Lucena, comemorou e comentou sobre os números alcançados no setor durante o carnaval e sobre as ações de divulgação das regiões turísticas para 2024.

Anúncio


“Não tenho dúvidas que foi mais um feriado com muito movimento econômico para o turismo. A partir de agora, estaremos presentes em todas as feiras comerciais de turismo do Brasil e do exterior, ampliando as ações de divulgação e promoção da Paraíba nos principais centros emissores de turistas ao longo do ano”, disse.

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas, ressalta que esses números são frutos de um trabalho sério, inteligente e focado que o Governo do Estado vem fazendo na promoção da Paraíba, para ampliar o fluxo de turistas para todas as regiões turísticas.

Confira os números da média de ocupação hoteleira:

João Pessoa: 80%

Cabedelo 100%

Bananeiras: 90%

Areia: 70%

Conde: 80%

Matureia 95%

Campina Grande: 90%

Lucena 90%

Cabaceiras 80%

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas