Conecte-se conosco

Cidades

Caravana da Rede Cuidar chega a Guarabira, 11ª cidade da ação

Publicados

em

A Caravana da Rede Cuidar chega, nesta quinta-feira (2), na cidade Guarabira, a 11ª visitada pela ação. Na sexta-feira (3), segue para Mamanguape e no sábado (4), será em Itabaiana, onde acontecerá o encerramento. A Caravana, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), já passou por Monteiro, Princesa Isabel, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa, Catolé do Rocha, Pombal, Patos, Picuí e Queimadas. Até agora, já foram 4.469 atendimentos. 

A cidade de Queimadas, a 140 km de João Pessoa, estreou na Caravana, nesta quarta-feira (1º), na Escola Estadual Francisco Ernesto, para pacientes de 26 municípios da 3ª e 15ª Regiões de Saúde: Queimadas, Caturité, Boqueirão, Cabaceiras, Umbuzeiro, Natuba, Alcantil, Barra de Santana, Barra de São Miguel, Gado Bravo, Santa Cecília, Aroeiras, Riacho de Santo Antônio, São Domingos do Cariri, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Areial, Areia, Arara, Algodão de Jandaíra, Esperança, Lagoa Seca, Matinhas, Montadas, São Sebastião de Lagoa de Roça e Remígio.

Anúncio


Andressa Francisco, de Caturité, tem 24 anos, está com cinco meses de gestação de trigêmeos. “Na primeira ultrassonografia viram que eram gêmeos. Na terceira, descobriram que tinha mais um. Eu e o meu marido ficamos assustados, porque a gente queria muito um filho, mas, logo três, de uma vez?”, brincou.

Ela contou que veio para a Caravana porque a gravidez é de alto risco e no pré-natal, ela foi encaminhada para a ação, onde assistiu palestra e passou por diversos atendimentos, no Hospital Regional de Queimadas.

A pequena Vitória Ângela, de 3 anos, mora em Ligeiro, no município de Queimadas. Ela tem paralisia cerebral e está com luxação no quadril. Foi atendida na ortopedia, da Caravana, que fez o encaminhamento da criança para fazer o tratamento no Hospital Arlinda Marques.

“Não tenho palavras para agradecer por esse momento onde minha filha foi muito bem atendida e será acompanhada por especialistas. Estou muito feliz e parabenizo a todos da equipe”, destacou a mãe, Luciana Gomes.

A ortopedia é a grande novidade da Caravana deste ano e o coordenador de Pediatria da Rede Cuidar, Cláudio Régis, avalia como um grande ponto positivo da ação em 2021.

“A Caravana começou a funcionar somente com triagem e, depois, busca ativa em cardiologia pediátrica. E a gente sempre entendeu que esse mesmo modelo se aplicaria a outras especialidades, a exemplo da ortopedia que tem uma demanda imensa no nosso estado. A Caravana deste ano nem terminou ainda, mas, já podemos afirmar, categoricamente, que trazer o serviço de ortopedia foi uma decisão mais do que acertada”, pontuou.

 O secretário de Saúde de Queimadas, Josué Casimiro, esteve no local da Caravana e destacou que, com a pandemia, ficou uma grande demanda reprimida. “Outro detalhe que quero destacar é a parceria que há entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde e os municípios. Tudo isso com uma só intenção que é beneficiar a população”, declarou.

José Matheus Barbosa, de oito anos, da cidade de Esperança, é atendido pela Caravana desde que nasceu. Com 15 dias de nascido, fez cirurgia do coração e, desde lá, é acompanhado pela Caravana. Desta vez, foi para o ortopedista. Está com encurtamento na perna direita. O médico recomendou fisioterapia.

“Só tenho a agradecer por tudo que a Caravana tem feito pela saúde do meu filho, em todos esses anos, e também das outras crianças que, mesmo morando longe, são muito bem atendidas aqui com tudo que têm direito”, ressaltou a mãe, Ana Paula da Silva.

Secom-PB

Rate this post
Anúncio


Política

Saiba quais são as responsabilidades de prefeito e vereador

Cargos têm impacto direto na saúde, transportes e coleta de lixo.

Publicados

em

Neste ano, mais de 155,9 milhões de brasileiros estão aptos a votar para a escolha do próximo prefeito e dos vereadores da cidade em que mora. A escolha deverá ser feita pelos habitantes de 5.668 municípios do país. Somente Brasília e Fernando de Noronha não participam. 

Com mandato de quatro anos, o prefeito, o vice e o vereador podem ser considerados os políticos que atuam mais próximos do dia a dia da população, tendo impacto direto, por exemplo, na manutenção de vias, na coleta do lixo e na construção da creche do bairro.

Anúncio


Chefe do Executivo municipal, o prefeito, e eventualmente seu vice, têm o dever expresso de promover o atendimento à saúde da população, responsabilidade que compartilha com os governos estadual e federal, em parceria. Com os mesmos parceiros, deve zelar pelo meio ambiente do território municipal. 

O prefeito tem ainda o dever de promover o saneamento básico, junto com o governo estadual. Outra atribuição do chefe do Executivo local é organizar o trânsito e garantir o serviço de transporte público.

Para todas as tarefas, os prefeitos dispõem de verbas de impostos como o IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano] e o ISS [Imposto Sobre Serviços]. Todos os municípios têm direito ainda a uma parte das arrecadações federais, por meio do Fundo de Participação dos Municípios. O montante é calculado de acordo com o tamanho da população. 

O prefeito é o responsável por administrar a aplicação de todo esse dinheiro. O orçamento de São Paulo, maior cidade do país, por exemplo, superou os R$ 111 bilhões em 2024. Cidades menores, contudo, com frequência têm dificuldades para pagar até mesmo contas correntes como os salários dos servidores e necessitam de repasses adicionais do governo federal e do Congresso, por meio de emendas parlamentares ao Orçamento da União. 

A prefeita ou prefeito é obrigado a enviar o orçamento de cada ano para análise pela Assembleia Legislativa. Esse é um dos principais deveres dos vereadores, verificar e aprovar como será feita a aplicação da verba pública municipal. O processo é análogo ao que ocorre nas esferas estadual e federal. 

A vereança é ainda uma das responsáveis por fiscalizar a aplicação dos recursos conforme o previsto, junto com outros órgãos como o Ministério Público. Na hora de gastar, a prefeita ou prefeito deve observar o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), sob pena de se tornar inelegível. 

Os vereadores têm ainda o poder de aprovar as leis municipais, que regulam aspectos muito diretos da vida da população, desde o ordenamento do solo, o funcionamento do comércio, até as regras de construção (Código de Obras e Edificações) e o transporte  escolar. 

Algumas dessas leis precisam ser apresentadas pelo Executivo municipal, entre elas a Lei Orgânica do município, uma espécie de Constituição local, que aborda os mais diversos aspectos da vida em sociedade, incluindo a própria organização dos poderes municipais e os princípios que regem a administração pública local. 

Na Lei Orgânica estarão estabelecidos, por exemplo, a quantidade de vereadores em número proporcional ao tamanho da população e os limites de gastos com o salário desses parlamentares, que não podem ultrapassar 5% do orçamento municipal, de acordo com a Constituição da República. 

É no trabalho conjunto de prefeitura e vereadores que avança a urbanização das cidades, dependendo deles desde a iluminação da rua até o asfaltamento de vias. 

O prefeito atua ainda como representante do município em reuniões com autoridades diversas, nas quais tem o dever de atrair benefícios para sua cidade. 

O eleitor tem até 6 de outubro, data do primeiro turno das eleições municipais de 2024, para escolher seus candidatos.

Agência Brasil

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Jorge Galdino, de Sapé, é eleito presidente do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba

Publicados

em

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Paraíba (Sindjor-PB) realizou assembleia virtual com votação eletrônica na noite desta quinta-feira (12) em que elegeu os novos membros da diretoria executiva, do conselho fiscal e da comissão de ética. A assembleia teve início às 19h30 e se estendeu até às 22h. O formato da votação permitiu que jornalistas de todo o Estado da Paraíba votassem, resultando no comparecimento de 81,58% dos filiados aptos ao voto. A chapa única recebeu 97% dos votos válidos e 3% votaram em branco. O resultado da apuração dos votos foi divulgado alguns minutos após o término da votação.

A chapa ‘Linha Independente’ é encabeçada pelos jornalistas Jorge Galdino de Almeida, da cidade de Sapé, e Antônio Ferreira Nunes, de Campina Grande. É a primeira vez em 65 anos de existência do Sindicato que um jornalista fora do eixo João Pessoa / Campina Grande consegue chegar à presidência da entidade, representando e fortalecendo o jornalismo de Sapé e do interior da Paraíba na representação da classe. “Agradeço, em nome de todos os integrantes da chapa, a confiança em nossas propostas e o alto índice de comparecimento na votação, isso só aumenta a responsabilidade em retribuir tamanha honra, representar o jornalismo da Paraíba e trabalhar para unificar, dignificar e valorizar todos os jornalistas profissionais, além do desafio de restaurar nosso sindicato tão abalado pela pandemia e pelos diversos sinistros criminosos que sofreu nossa sede”. O trabalho e a luta só estão começando”, disse Jorge Galdino.

Anúncio


A nova composição é uma representação de jornalistas de diversas regiões do Estado, contemplando os municípios de Sapé, Campinha Grande, Picuí, Patos e João Pessoa. A representação feminina aumentou de 6 para 8, e as jornalistas estão distribuídas na diretoria executiva, conselho fiscal e na comissão de ética.

A assembleia contou ainda com a emocionante presença virtual do atual presidente, Land Seixas de Carvalho, que participou diretamente da enfermaria do Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena, de onde se recupera de uma cirurgia na cabeça. O formato da votação permitiu que jornalistas votassem de hospitais, eventos políticos, sala de aula, aeroporto e até em outro país. O sigilo do voto foi garantido e a presença virtual foi validada na plataforma de videoconferência e através de declarações de participação enviadas através de e-mails pessoais dos votantes.

A assembleia foi conduzida pelo Jornalista Paulo César Gomes Cabral, atual secretário geral do Sindicato, e pela comissão eleitoral composta por Tony Sérgio Rodrigues Cavalcante e Fabiano Galdino de Souza (do Sindicato dos Correios) e pela jornalista Ana Lúcia Lustosa de Queiroz. A posse da nova diretoria, conselho fiscal e comissão de ética está marcada para o próximo dia 12 de outubro. “O Sindjor-PB realizou com sucesso, nesta quinta-feira (12), eleições para diretoria executiva, conselho fiscal e comissão de ética através de assembleia virtual, que aconteceu das 19h30 às 22h. O processo de votação foi muito tranquilo e 97% dos associados votaram na chapa única, e três por cento votaram em branco.  Minhas congratulações à chapa eleita e encabeçada pelos colegas jornalistas Jorge Galdino de Almeida, da cidade de Sapé, e Antônio Ferreira Nunes, da cidade de Campina Grande, ao conselho fiscal e à nova comissão de ética para o triênio 2024-2027.  A chapa vencedora “Linha Independente” é uma chapa renovada e composta por jornalistas capacitados e qualificados que, com certeza, somente vai trazer melhoramentos para nossa categoria e instituição.  Agora, o melhor está por vir e vamos aguardar o dia da posse.”, disse Paulo César.

A comissão eleitoral conduziu todo o processo eleitoral com isenção e agilidade, garantindo o cumprimento dos prazos e toda a legalidade das eleições. “Recebemos o convite da diretoria do Sindjor-PB para a condução do processo eleitoral do sindicato, acompanhamos todo o processo, a documentação que nos foi entregue, a lista de eleitores aptos ao voto e a relação dos membros da chapa. O processo foi conduzido com tranquilidade e rapidez. A comissão eleitoral reuniu e analisou toda a documentação e, após a avaliação, declara que todo o processo correu seguindo os tramites legais. Parabenizo a recém-eleita chapa ‘Linha Independente’ e desejo que construa um sindicato forte para o próximo período.”, disse Tony Sérgio, secretário geral da CUT-PB e do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos na Paraíba (SintectPB).

Já Fabiano Galdino de Souza destacou a transparência e participação que marcaram o pleito eleitoral. “Aceitamos a tarefa de conduzir o processo eleitoral deste sindicato porque sabíamos que tudo ocorreria com transparência, participação dos sindicalizados e compromisso da chapa inscrita para o pleito. Assim, os associados se mantiveram informados sobre o compromisso dos integrantes da chapa e votaram democraticamente para eleger a direção do sindicato e os membros da comissão de ética.”. Fabiano é secretário de anistia e defesa do emprego do SintectPB.

“Agradeço o convite para compor a comissão eleitoral, torço pelo sucesso dos dirigentes eleitos e desejo uma pronta recuperação ao atual presidente Land Seixas, que se recupera de um cirurgia.”, finalizou a jornalista Ana Lustosa.

Do Portal GPS com o Sindjor-PB

Em 14/09/24

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Mulungu: juiz defere candidatura de Pollyan e não vê farsa em casamento

Publicados

em

A Justiça Eleitoral de Mulungu, no Brejo da Paraíba, julgou improcedente uma ação do Ministério Público Eleitoral e tornou apta a candidatura de Pollyan Rebouças (MDB) a prefeito do município. O inusitado no caso é que o MPE alega que o candidato simulou um casamento para despistar o fato de que seria genro de Melquíades Nascimento, prefeito cassado em agosto deste ano que estava em seu segundo mandato consecutivo.

Pela legislação eleitoral que trata da lei da reeleição, parentes de primeiro e de segundo graus não podem substituir um mandatário que já está em seu segundo mandato, de forma que se a condição de genro fosse comprovada Pollyan estaria inelegível.

Anúncio


O juiz Glauco Coutinho Marques, da 75ª Zona Eleitoral, decidiu pela improcedência do pedido alegando que não ficou comprovado “a manutenção da relação familiar entre o candidato e senhora Dayane, filha do ex-prefeito”.

Ainda de acordo com a decisão, “para a caracterização da inelegibilidade bastaria a prova concreta de que o candidato Pollyan manteve relação de união estável por qualquer período de tempo durante o exercício do segundo mandato do ex-prefeito Melquíades João do Nascimento, que se deu no período de 2021 a 2024, o que não aconteceu”.

Pollyan tem dois filhos com Dayane, que por sua vez é filha do ex-gestor, cassado em agosto. Para o MPE, eles mantêm uma relação estável, o que é negado pelo casal e pelo ex-prefeito.

Pollyan, assim, segue como candidato a prefeito, tendo como adversária a candidata de oposição Daniela Ribeiro (Republicanos).

O MPE ainda pode recorrer da decisão para o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

Créditos:  G1PB Em 16/09/24

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas