Conecte-se conosco

Cultura

FIAN 2022: Abertas inscrições para o Festival Internacional de Arte Naïf em Guarabira

.

Publicados

em

A edição 2022 do FIAN – Festival Internacional de Arte Naïf –, que será lançado no próximo mês de maio na cidade de Guarabira, estará integrada às comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922.

A Prefeitura Municipal de Guarabira, através da sua Secretaria de Cultura e Turismo, lançou nesta sexta-feira (18/02), o regulamento de inscrições para artistas visuais na modalidade Naïf , sejam eles de qualquer estado do Brasil e também de outros países. O regulamento está disponível no site da prefeitura.

Anúncio


Além da importância estética e histórica da Semana de Arte Moderna, que em 2022 completa 100 anos, a homenagem se justifica pelas conexões entre a arte moderna e a arte naïf brasileiras. “Ambas apresentam expressão artística com um propósito transformador, renovando o fazer artístico nacional e buscando enfatizar nossa tão diversa e peculiar brasilidade”, diz o texto da Secretaria de Cultura.

Nesta edição do FIAN, as obras devem evidenciar aspectos da cultura brasileira nos últimos cem anos. A seleção das obras que integrarão a quarta edição do festival será pautada pelos critérios da originalidade, pela qualidade plástica, pela condição de ser autoexplicativa e por sua vinculação à estética naïf . Segundo a organização, “essas obras deverão registrar as manifestações culturais e estéticas que caracterizam a identidade brasileira”.

Neste sentido, a organização do evento está sugerindo, aos artistas que queiram se inscrever, um olhar muito especial em direção às manifestações culturais em geral – a exemplo de festas populares, às manifestações religiosas, às modalidades esportivas, à política, aos ofícios profissionais, aos meios de comunicação, às relações étnicas, aos progressos tecnológicos, às organizações sociais, à fauna e flora típicas do Brasil e, também, o exercício da cidadania.

O FIAN 2022 acontecerá no período de 26 de maio a 30 de junho. Outra novidade dessa edição é que a mesma exposição, que será lançada em Guarabira, percorrerá outras duas cidades brasileiras na sequência. Serão as cidades de Paraty (RJ) e Penápolis (SP). Ambas as cidades receberão as obras que sairão de Guarabira, no início de julho, numa parceria de itinerância para maior divulgação da arte naif por outros estados brasileiros.

Para a inscrição, confira o regulamento publicado no Diário Oficial do Município, a qual estará direcionando para o formulário de inscrição na página específica do FIAN: REGULAMENTO FIAN 2022

Codecom

Rate this post
Anúncio


Cultura

Fazenda Nordestina é a campeã da Etapa Brejo do Festival de Quadrilhas realizado em Guarabira

Publicados

em

A Quadrilha Junina “Fazenda Nordestina” foi a grande vencedora da Etapa Brejo do Festival de Quadrilhas Juninas realizado em Guarabira. O anúncio foi feito logo após as apresentações da segunda noite do festival nesta sexta-feira (14).

O festival feito em parceria entre a Prefeitura de Guarabira, Federação das Entidades de Quadrilhas Juninas da Paraíba – FEQUAJUNE e a Associação as Quadrillhas Juninas do Brejo – ASQUAJUB deixou suas marcas pela organização e comparecimento de grande público nas duas noites de realização.

Anúncio


O prefeito Marcus Diôgo compareceu nas duas noites para conferir de perto o andamento das apresentações.

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Salão do Artesanato Paraibano é opção de lazer e compras para Dia dos Namorados

Publicados

em

Fotos: Júlio César Peres

Aberto na Avenida Brasília, em Campina Grande, o 38º Salão do Artesanato Paraibano é o lugar ideal para compra e entretenimento no Dia dos Namorados e véspera de Santo Antônio. Nos estandes, há opções de peças utilitárias, decorativas e lúdicas e produtos variados com valor a partir de R$ 3 e tudo na estrutura que oferece conforto e segurança.

O Salão também é uma boa pedida para garantir o entretenimento da noite mais romântica do ano, com as apresentações de atrações culturais e musicais, na Praça da Alimentação.

Anúncio


De acordo com a gestora do Programa do Artesanato Paraibano (PAP), Marielza Rodriguez, além do artesanato, há espaço para o entretenimento. “Com espaço ampliado, temos um ambiente confortável e acolhedor para a valorização do nosso artesão que tem, neste momento, seu ápice de vendas e também para casais e toda a família se divertir com muito forró e cultura nordestina”.

Entre as opções para presentear estão o artesanato em madeira, com destaque para as peças religiosas dos mestres santeiros, as peças de couro com bolsas, calçados, chaveiros, entre outros, além de itens decorativos de metal, que se destacam pela criatividade e beleza e a diversidade das crocheteiras.

No estande da artesã Mariluce Azevedo, há opções para os namorados que quiserem presentear a amada com peças originais e coloridas. São colares, bolsas e almofadas com preços variados. “Temos itens para casais de todas as idades e perfis, que fazemos com muito afeto e capricho, e que vão agradar em cheio”.

Com o tema “A Arte de Quem Vive da Fé”, o evento realizado pelo Governo da Paraíba e Sebrae-PB ainda tem variedade de itens artesanais, além de produtores de queijo e cachaça e estandes de delícias da gastronomia paraibana e belos espaços com decoração apropriada para a realização de fotos dos visitantes.

O Salão está aberto ao público das 15h às 22h. A entrada é gratuita, mas os visitantes podem exercer a solidariedade com a doação de 1kg de alimento não perecível.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

TCE-PE estuda construir Centro Cultural inspirado no Ariano Suassuna do TCE-PB

Publicados

em

Foto: Assessoria

O vice-presidente do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), conselheiro Fábio Nogueira, visitou, nesta terça-feira (4), o Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE). O objetivo da visita foi para troca de experiências de gestão e de boas práticas. Ele foi recebido pelo presidente do TCE de Pernambuco, conselheiro Valdecir Pascoal; e pelo presidente da 2ª Câmara do TCE-PE, conselheiro Ranilson Brandão. 

Num primeiro momento, o conselheiro Fábio Nogueira apresentou e detalhou como foi desenvolvido a execução do Centro Cultural Ariano Suassuna (CCAS), o complexo arquitetônico que abriga a Escola de Contas, o auditório Celso Furtado, um salão para exposições artísticas e literárias, e o Espaço Cidadania Digital Conselheiro Juarez Farias.

Anúncio


Conforme relatou Nogueira, a atual gestão do TCE-PE tem a intenção de construir uma estrutura similar a do TCE paraibano. Recentemente, técnicos do TCE-PE vieram à Paraíba conhecer o CCAS de perto. O vice-presidente do Tribunal de Contas da Paraíba destacou que, pela estrutura oferecida e pela beleza arquitetônica, o Centro Cultural do TCE-PB virou referência para eventos regionais, nacionais e internacionais.  

Durante a visita institucional, Fábio Nogueira foi recebido no gabinete da Presidência do TCE-PE e também conheceu as ações daquela Corte de Contas na área de educação, especialmente voltadas para a primeira infância. Segundo os conselheiros, o Tribunal de Contas de Pernambuco “tem se destacado por diversas iniciativas que visam garantir o acesso das crianças a serviços de qualidade, promovendo seu desenvolvimento pleno”. 

Investir na primeira infância, segundo o TCE-PE, “traz impactos positivos não só para as próprias crianças, mas para toda a sociedade a longo prazo”. 

Entre as principais ações do TCE estão:

– Fiscalizar a aplicação dos recursos públicos; avaliar a efetividade de programas e projetos; formar conselheiros tutelares; acompanhar a implementação do Plano Nacional pela Primeira Infância e estimular a participação social. 

“Essas iniciativas são essenciais para a garantia dos direitos da primeira infância no nosso Estado, demonstrando o compromisso do TCE-PE com o desenvolvimento integral das crianças e com o bem-estar da comunidade”, destacou o presidente Valdecir Pascoal.

Ascom/TCE-PB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas