Conecte-se conosco

Cultura

Bananeiras anunciará nesta quarta-feira a programação do São João 2022

Bananeiras desponta no cenário turístico regional por suas belezas naturais e pelo seu clima aconchegante, que chega a 14 graus nos períodos mais frios.

Publicados

em

Foto: Reprodução

O prefeito de Bananeiras, Matheus Bezerra, divulgará, na próxima quarta-feira (20), a programação do São João deste ano. O anúncio será às 18h, na Praça do Coreto.

O São João de Bananeiras será realizado através de uma parceria entre a Prefeitura e a empresa “Medow Entretenimento e Cultura”, liderada pelo empresário Jomario Souto.

Denominado “O Melhor São João de Nossas Vidas” o festejo junino de Bananeiras será realizado de 17 de Junho a 17 de Julho, contendo dos grandes shows a eventos culturais paralelos. O município do brejo deve atrair muitos turistas da capital paraibana, bem como do Rio Grande do Norte para curtir o evento.

Bananeiras desponta no cenário turístico regional por suas belezas naturais e principalmente pelo seu clima aconchegante, que chega a 14 graus celsius nos períodos mais frios.

Maispb via ExpressoPB

Rate this post

Cultura

Riquezas da Nossa Terra: Bordado filé, nas cores de Alagoas

Publicados

em

Reprodução/TV Brasil

Entre linhas, agulhas e histórias, o Caminhos da Reportagem percorre as tramas coloridas da Região das Lagoas Mundaú e Manguaba, em Alagoas, reconhecida como Indicação Geográfica do bordado filé.

Ensinado pelos europeus no período colonial, o bordado filé foi incorporado pelas mulheres locais e se tornou um símbolo do estado. Se no velho continente o artesanato é monocromático, sendo mais comum em branco ou bege, no Brasil, ganhou todas as cores.

Caminhos da Reportagem - Bordado sobre a rede, assim é o filé
Bordado sobre a rede, assim é o filé – Divulgação/TV Brasil

Na família da artesã Lourdes Gama, a filha Sandra e a neta Kaillane aprenderam com ela a bordar e a fazer da atividade uma fonte de renda. “Eu já sou aposentada, então a minha complementação é o filé. Tem mulheres que criam a família inteira somente com a renda do filé,” diz dona Lourdes.

Caminhos da Reportagem - Dona Lourdes, a filha e a neta - bordado em família
 Dona Lourdes, a filha e a neta – bordado em família – Divulgação/TV Brasil

Filé, traduzido do francês filet, significa rede. E, no caso do artesanato, é um bordado feito sobre uma rede semelhante à da pesca. Não é por acaso que este tipo de trabalho está presente em comunidades pesqueiras, explica o antropólogo Bruno Cavalcanti, professor da Universidade Federal de Alagoas, responsável pelas pesquisas que fundamentaram o reconhecimento do bordado filé como Patrimônio Cultural Imaterial de Alagoas e depois o registro da região como Indicação Geográfica (IG) pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Caminhos da Reportagem - Filé, traduzido do francês, quer dizer rede
Filé, traduzido do francês, quer dizer rede - Divulgação/TV Brasil
.

O bordado e a pesca são atividades essenciais para a sobrevivência da população do Complexo Estuarino das Lagoas Mundaú-Manguaba, formado por seis municípios: Maceió, Marechal Deodoro, Pilar, Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte e Satuba.   Segundo Cavalcanti, o peso do bordado no orçamento das famílias vem aumentando em função do incremento do turismo e da queda do rendimento da pesca provocada principalmente pela poluição das lagoas. “A lagoa está secando. Aqui onde nós estamos passava a lancha que ia para Marechal Deodoro, hoje em dia a gente tá em cima da areia”, confirma o pescador José Rosalvo dos Santos. Ele e a mulher, Rosiene da Silva Ramos, saem juntos para pescar e catar mariscos na lagoa Mundaú, no bairro Pontal da Barra, em Maceió. Quando voltam da água, ele tece com o nylon uma nova tarrafa.  Ela borda e engoma toalhas, colchas, entre outras peças.

Caminhos da Reportagem - Rosiene da Silva Ramos faz as encomendas de bordado quando volta da pesca
Rosiene da Silva Ramos faz as encomendas de bordado quando volta da pesca – Divulgação/TV Brasil

Assim como Rosiene, muitas bordadeiras encomendam as redes que servem de suporte para o bordado no município de Coqueiro Seco, de seis mil habitantes. Jedivan do Nascimento Silva, de 72 anos, é umas das poucas que ainda fazem a rede da forma tradicional, mais trabalhosa. A artesã enrola a linha de algodão no dedão do pé para começar a tecer e quando a malha atinge 30 centímetros passa o trabalho para outro tipo de suporte, que pode ser o encosto da cadeira.

Para defender a tradição e buscar a valorização do produto, as artesãs criaram o Instituto do Bordado Filé de Alagoas, o Inbordal, e com a assessoria do Sebrae, batalharam pelo reconhecimento da Indicação Geográfica. Entre as conquistas que vieram em seguida, elas comemoram parcerias, aprendizado em oficinas e lançamento de novas coleções. Maylda Cristina Soares da Silva, presidente do Inbordal, conta que a partir da IG as artesãs conseguiram melhores preços na venda do filé.

Caminhos da Reportagem - Bordado filé garante renda às famílias que vivem ao redor das lagoas Mundaú e Manguaba
Bordado filé garante renda às famílias que vivem ao redor das lagoas Mundaú e Manguaba – Divulgação/TV Brasil

Uma das estratégias do Inbordal é ensinar o saber ancestral para as novas gerações. As oficinas de bordado reúnem adolescentes de escolas públicas. “Pra mim é muito importante passar esse trabalho para que ele não morra porque foi através dele que a minha mãe ajudou bastante a minha família e deixou esse legado pra gente,” afirma a professora Lucineide Sena.

Ficha técnica

Reportagem e produção: Ana Passos
Imagens: João Victal
Operação de áudio: Ed Guimarães
Edição de texto: Luciana Góes
Edição de imagem: Eric Gusmão
Arte: Julia Gon

Da TV Brasil

Rate this post
Continue lendo

Cultura

Pastor e cantor gospel vai integrar equipe de transição de Lula na área da Cultura

Publicados

em

Pixabay/ilustração

O cantor gospel Kleber Lucas foi convidado para integrar a equipe de transição do governo Lula (PT) na área de Cultura. Ele deve participar de uma reunião nesta sexta-feira (18.11) para dar início às tratativas com o grupo e discutir direcionamentos para o segmento cultural na nova gestão do petista.

Produtor musical e pastor, Kleber é mestre e doutorando em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante a campanha presidencial, ele chegou a participar de uma canção-protesto contra o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Do F5online

Rate this post
Continue lendo

Cultura

Divulgada Programação Oficial da Rota Cultural “Raízes do Brejo” em Guarabira

A rota cultural “Raízes do Brejo” acontecerá na cidade nos dias 25, 26 e 27 de novembro.

Publicados

em

O prefeito Marcus Diôgo anunciou em seu programa semanal nesta terça-feira, dia 8 de novembro, a programação oficial da rota cultural “Raízes do Brejo” que acontecerá na cidade nos dias 25, 26 e 27 de novembro. A rota é uma realização do Fórum de Turismo do Brejo com as prefeituras locais. O tema da edição será “Cultura, Fé e Poesia na Rainha do Brejo”.

Como já faz parte da tradição, a cidade reconhecida através de Lei Estadual como a “Rainha do Brejo Paraibano” realizará a etapa da rota cultural no dia de seu aniversário. “A festa é dupla”, enfatiza o prefeito Marcus. A programação elaborada em Guarabira destaca as potencialidades do município nas áreas de serviço, lazer, cultura, artesanato e experiências de trilha na zona rural do município.

A programação musical ganhou um destaque a parte, com a participação de diversos artistas locais que animarão o fim de semana do evento. A abertura Oficial que será na sexta, dia 25, a partir das 19h, na Praça João Pessoa contará com a participação de Rogério Wilker, Rayanne Moura, do grupo da melhor idade “De bem com a vida”, das crianças do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculo da Secretaria de Assistência Social e do espetáculo “A Saga de Dom Beiriz” que contará, com auxílio dos atores guarabirenses Vando Farias e Dante Aliguieri, a história dos primeiros colonizadores da cidade e o encerramento com a apresentação musical da banda “Raio do Sol”.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA NA CIDADE DE GUARABIRA DE 25 A 27 DE NOVEMBRO DE 2022

Os cantores Sirano e Sirino serão a atração principal da programação do dia 26, sábado, dia em que a cidade comemora 135 anos de emancipação política, que contará também com Rachel Costa e Aduílio Mendes.

Durante os dias 24 e 25 de novembro o comércio local também realizará promoções a todos os visitantes, confira a relação das lojas parceiras e aproveite sua estadia.

A edição do ano de 2022, marca a retomada da realização da Rota Cultural Raízes do Brejo, que durante o período de enfrentamento a Pandemia da COVID-19 esteve com a  sua realização suspensa. O evento evidencia o potencial turístico das cidades da região do brejo e irá presentear os moradores e visitantes com muita música, artes cênicas, serviços, gastronomia, eventos religiosos, além de experiências únicas.

O Raízes do Brejo começou em 23 de setembro na cidade de Belém, em seguida passou por Alagoinha, Duas Estradas, Lagoa de Dentro, Serra da Raiz, nesta semana chega a Borborema, em seguida Dona Inês, em Guarabira começa no dia 25 de novembro, e logo em seguida passa ainda por Pirpirituba e Pilõezinhos, encerrando a programação no dia 17 de dezembro.

O evento conta com o apoio da Rede Paraíba de Supermercados, Sebrae Paraíba, Fecomércio e do Governo do Estado através da PBTUR.

Codecom

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas