A Paraíba aprovou, na tarde desta terça-feira (03), a oferta da segunda dose de reforço (R2) contra covid-19 para pessoas com idade a partir de 60 anos em todo estado. A decisão aconteceu durante 4ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestora Bipartite (CIB) e contempla todos os indivíduos com 60 anos ou mais, mas prioriza aqueles internados em instituições de longa permanência. O segundo reforço deve ser aplicado quatro meses após a administração da 3ª dose, ou seja, os idosos a partir de 60 anos que tomaram a primeira dose de reforço há quatro meses ou mais. Para esse momento, poderão ser utilizados imunizantes da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.
A secretária de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, explica que os municípios podem iniciar a aplicação do segundo reforço imediatamente. “As localidades têm o poder de definir o calendário de oferta desta 4ª dose, mas os municípios que têm doses disponíveis já podem começar a reforçar a imunização da população com idade de 60 anos ou mais contra a covid-19”, esclarece. Segundo ela, a cobertura de segunda dose de reforço ainda é pequena no estado: “Apenas 24% da população com mais de 80 anos, que já tem garantia da 4ª dose, compareceu para receber esse complemento. Reforçamos que precisamos da adesão da população para manter a situação de estabilidade que alcançamos em relação à covid-19 na Paraíba”.
Na Paraíba, a prevalência de internações e óbitos ainda é alta na população com 60 anos ou mais. Entre os dias 1º de janeiro e 1º de maio de 2022, esse público representou 52% das internações por covid-19. Deste total, 79,2% estava com o esquema vacinal completo e 12,6% já tinha a dose de reforço. A faixa etária de 60 a 79 anos representa 53% destas internações e entre estes indivíduos, 84% estavam vacinados e 79,2% tinham também a dose de reforço.
A gerente executiva de Vigilância em Saúde, Talita Tavares, detalha que “esse público é mais vulnerável à covid-19 e isso se aplica até mesmo para aqueles que receberam duas doses e uma dose de reforço. Inclusive a Sociedade de Infectologia da Paraíba já emitiu um parecer técnico favorável a essa decisão, justificando que os idosos com 60 anos ou mais apresentam um período de proteção mais curto, natural da idade. Para nós, isso é mais do que suficiente para estender a aplicação da 4ª dose para esse grupo”.
Talita Tavares acrescenta que as vacinas para esse público serão enviadas na próxima segunda-feira (9) e que nas semanas seguintes os municípios devem solicitar o envio de doses de acordo com a demanda. “Na próxima remessa semanal, todas as 223 localidades receberão vacinas em quantidade proporcional à população estimada na faixa etária com idade acima de 60 anos, para garantir doses para toda a população contemplada. Nas semanas seguintes, os imunizantes poderão ser solicitados junto com o pedido semanal de cada município”.
A SES reforça que a campanha de vacinação contra covid-19 continua em vigor em todo estado e convoca os paraibanos para atualizar a situação vacinal em relação à doença. Mais de mil salas de vacinação estão disponíveis na Paraíba e os municípios precisam realizar a busca ativa dos indivíduos com doses em atraso para regularizar a situação vacinal.
A Prefeitura de Guarabira através da sua Secretaria de Saúde promove nos próximos dias 7, 8 e 9 de fevereiro, a “Semana de Atualização da Carteira de Vacinação para Adultos e Crianças. É a primeira Multivacinação de 2023, e tem como objetivo deixar a caderneta vacinal em dia e proteger a população de diversas doenças. inclusive contra COVID-19.
De acordo com a Coordenação de Epidemiologia e Imunização da SMS, a atividade será realizada durante três dias, com algumas UBS funcionando no período noturno (das 19h às 20h30) e outras durante o período diurno (das 11h30 às 13h). Conforme programação abaixo:
Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário vacinal: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano). E, Ainda, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).
Em relação a vacina contra a Covid-19, no local serão aplicadas 1ª e 2 doses para pessoas a partir dos 6 meses de idade, 1º reforço (3ª dose) para o público 5+ e 2º reforço (4ª dose) para pessoas 30+, profissionais de saúde e imunocomprometidas.
Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A Paraíba realizou o primeiro dia D de vacinação de 2023 nesse sábado (4). A ação aconteceu simultaneamente em todas as regiões do estado e aplicou 79.295 doses de vacina (rotina e contra a covid) em 216 municípios. Desse total, 26.050 foram doses de vacinas de rotina, e 53.245 doses da vacina contra covid-19: 20.907 em crianças de 6 meses a 4 anos de idade; 22.478 doses aplicadas da vacina contra covid-19 para reforço na faixa etária a partir de 3 anos e 9.860 doses aplicadas para o segundo reforço na população acima de 30 anos.
A Secretaria de Saúde da Paraíba comemorou o número de doses aplicadas. “Houve uma grande adesão do público paraibano que atendeu ao chamamento para aumentar as coberturas vacinais para as crianças de nosso estado e também as doses das vacinas contra a Covid-19”, disse o secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra.
“A saúde pública tem que ser humanizada e a prevenção é um dos pré-requisitos para que isso aconteça. E a vacina é o maior símbolo da prevenção. A grande prova disso foi durante a pandemia do coronavírus, que a vacina nos salvou”, disse o prefeito Cícero Lucena durante abertura da campanha na capital.
Ainda falando em vacina contra a Covid-19, os dois irmãos tão pequenininhos, Elias, de seis meses, e Enzo, de dois anos, foram imunizados neste Dia D. “Os dois estavam com todas as vacinas em dia. Só faltavam as de Covid. Dou muita importância à vacinação dos meus filhos para que sempre tenham boa saúde”, ressaltou a mãe, Aline Micaelen.
Jhony Bezerra enfatiza que na Paraíba vacina é prioridade e comemorou o resultado: “muito exitoso chegar ao fim do dia, após vários dias de preparação e diálogo e termos como resultado uma das melhores campanhas realizadas”.
Os três municípios que mais vacinaram foram João Pessoa, com 7.149 doses aplicadas; Campina Grande, com 5.482 doses; e Sousa com 2.766 doses aplicadas.
A equipe do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Guarabira recebeu novos kits de uniformes, na manhã desta quarta-feira, 1º de fevereiro. A entrega foi realizada pela secretária de Saúde Harlanne Herculano, juntamente com a coordenadora de Média e Alta Complexidade, Daisy Campos, no auditório da Secretaria. O kit é composto de 1 macacão e 1 gandola (jaqueta); além de 1 par de botas – todos os itens identificados com a logomarca padrão SAMU.
Na ocasião a gestora da saúde municipal guarabirense, aproveitou o ensejo para também entregar aos ‘samuseiros’ o certificado referente a participação dos mesmos no Curso de Capacitação em Atendimento Pré-Hospitalar (APH)/120 horas promovido pela gestão municipal e realizado, de 3 de novembro a 10 de dezembro 2022.
Harlanne, na oportunidade, parabenizou a equipe e agradeceu pelo essencial serviço prestado à população, ressaltando ainda que, o novo fardamento dará mais conforto e irã auxiliar cada vez mais na segurança dos profissionais socorristas e no melhor atendimento. E que será renovado anualmente.
O SAMU de Guarabira, que completa 11 anos de fundação no próximo dia 8/2, segundo o coordenador Mariélisson Urbano – é formado na atualidade por 36 profissionais; sendo 12 condutores, 17 enfermeiros e 7 médicos. Em breve a equipe será contemplada com a sede própria, que está sendo instalada no futuro Complexo Municipal de Saúde.