Conecte-se conosco

Guarabira

Programa Patrulha Maria da Penha inicia formação das equipes para atender mulheres da região do Brejo

Publicados

em

O curso de formação para capacitar os policiais militares, civis e equipe técnica que atuarão na expansão do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha (PIMP) na região do Brejo, com sede na cidade de Guarabira, teve início nesta segunda-feira (9), no auditório do Sesc de Guarabira. 

A expansão do serviço para as cidades do Brejo foi anunciada pelo governador João Azevêdo e o processo de capacitação faz parte do início das atividades na região, que começou com o diagnóstico da área de abrangência, que será 40 cidades da região. Após o curso de formação, acontecerá a formalização dos protocolos de funcionamento com implantação prevista para início de julho deste ano.

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, e a executiva da pasta, Cristiane Almeida, participaram da abertura do curso de 80 horas, o terceiro realizado na Paraíba com formação extensa que prossegue até o dia 20 deste mês. Também estiveram presentes o secretário Estado do Governo, Roberto Paulino, a capitã da Polícia Militar da Patrulha Maria da Penha, Gabriela Jácome, a coordenadora estadual, Mônica Brandão, e os representantes da Polícia Civil e Militar.

Em funcionamento em 60 cidades do Estado, incluindo a Região Metropolitana de João Pessoa, o programa funciona com sede em João Pessoa e Campina Grande. O serviço acolhe e monitora mulheres que solicitaram ou já estão com o deferimento das Medidas Protetivas de Urgência (MPUs), com intuito de salvaguardar a vida e a garantia de seus direitos humanos, através de atendimento jurídico, psicológico, de assistência social e intervenção policial, vigilância, acompanhamento e monitoramento do perímetro arbitrado pela justiça e apontado pela mulher protegida. 

Segundo a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, o serviço deverá ter cobertura estadual e esta é a terceira expansão para o atendimento integrado nos casos de violência doméstica. “Estamos empenhadas e focadas na expansão deste trabalho, pois um dos índices importantes é que nunca perdemos nenhuma das mulheres atendidas neste serviço. Isso significa que o trabalho vem trazendo benefícios. Estamos com este curso de capacitação que forma realmente a equipe e, para isso acontecer, contamos com a parceria da Polícia Militar e Civil, além do Tribunal de Justiça da Paraíba”, explica Lídia Moura.

As ações da PIMP são desenvolvidas pela Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana em parceria com a Secretaria de Segurança e Defesa Social (Sesds), por meio da Polícia Militar, Polícia Civil, Coordenação das Delegacias Especializadas de Mulheres e o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB).   

PROGRAMA INTEGRADO PATRULHA MARIA DA PENHA

📍 João Pessoa

Rua Rodrigues de Aquino, 378, Centro (83) 3221-1673

📍 Campina Grande

Rua Lourenço Porto, 179, Centro (83) 3342-3856

Rate this post

Guarabira

“Etapa Brejo” do Festival de Quadrilhas acontecerá em 15 de junho, na Praça Lima e Moura

Publicados

em

Pixabay

A cidade de Guarabira vai sediar no próximo dia 15 de junho, na Praça Lima e Moura, no centro da cidade, a etapa Brejo do “Festival de Quadrilhas Juninas”, promovido pela Federação Paraibana de Quadrilhas Juninas.

A etapa contará com a participação de   quadrilhas da região. A vencedora da etapa concorrerá as finais que serão realizadas nos dias 16 e 20 de junho, na cidade de Santa Rita.

Segundo a Federação serão realizadas 8 etapas regionais e as finalistas disputarão o grande prêmio.

O evento conta com o apoio da Prefeitura. “É fundamental esse momento de retomada das nossas atividades, da nossa tradição junina, após dois anos de pandemia e é claro que a Prefeitura vai dar esse apoio. Não é para uma quadrilha em si, mas para todas, que em conjunto receberão nosso apoio e a nossa torcida”, destacou o prefeito Marcus.

QUADRILHAS PARTICIPANTES

Convidada Especial

Junina Raízes do Paô – Alagoa Grande

Junina Dança Nordestina – Tacima

Junina Explosão Banns – Bananeiras

Junina Manoel Cardoso – Belém

Junina Fazenda Nordestina – Guarabira

Junina Raízes de Borborema – Borborema

Junina Cafundó – Lagoa de Dentro

Junina Chamego – Logradouro

Junina Paraíba Forrozeira – Dona Inês

Junina Mistura Junina – Guarabira

Fonte: Portal25horas

Rate this post
Continue lendo

Guarabira

PAPELART está em clima romântico junino. Confira as opções de presentes para o Dia dos Namorados!

Publicados

em

Fotos: brejo.com

A livraria Papelart está com muitas novidades em artigos para este São João e tem tudo que você precisa para quem você ama, bem no clima junino romântico. Vá e garanta já seu presente do Dia dos Namorados!

A livraria Papelart fica localizada na Rua Costa Beiriz, 117, Centro, Guarabira, PB, e-mail: [email protected] – fone: (83) 3271-3582.

Rate this post
Continue lendo

Guarabira

Gervásio garante emenda parlamentar para Campus da UEPB de Guarabira

Publicados

em

Foto: Reprodução

Atendendo ao pedido do pré-candidato a deputado estadual Célio Alves, do vereador Josa da Padaria e do Dr. Teotônio, o deputado federal Gervásio Maia (PSB), assumiu o compromisso de destinar emenda parlamentar para Universidade Estadual da Paraíba, Campus Guarabira. O anúncio foi feito logo após a visita do parlamentar a instituição.

“Vamos fazer a nossa parte pra deixar o campus da UEPB em Guarabira à altura de suas necessidades”, afirmou o deputado.

Na ocasião, Célio Alves agradeceu ao deputado Gervásio pela emenda. “Conheço a realidade da UEPB em Guarabira e sei como será importante a chegada desses recursos para se oferecer à comunidade universitária condições adequadas de desenvolvimento de suas atividades”, pontuou Célio.

Gervásio Maia ressaltou que, desde que assumiu o mandato na Câmara Federal, tem destinado emendas para fortalecer as áreas da saúde e educação da Paraíba. “Educação e Saúde sempre foram prioridades no nosso mandato parlamentar. Buscamos atender desde a parte da infraestrutura, até a parte de esporte e lazer”, explicou.

ParlamentoPB

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas