Conecte-se conosco

Guarabira

Projeto cultural FIAN de Guarabira continuará sendo exposto em Paraty-RJ para difundir em outros estados

Publicados

em

Fotos: divulgação/Secom/Guarabira

O curador do Casarão da Cultura Percinaldo Toscano faz um balanço da exposição de pinturas do Guarabira IV FIAN (Festival Internacional de Arte Naif). A mostra, que começou em 26 de maio e terminou em 30 de junho, marcou sua abertura com mostras culturais, homenagens e grandes amizades entre artistas de diferentes estados brasileiros para comemorar o festival, dois anos depois devido à Covid-19. 19 Interromper a pandemia.

Arte de divulgação da última edição lançado este ano de 2022 do FIAN em Guarabira.

Percinaldo avaliou positivamente a exposição, pois a FIAN atraiu a atenção do público que admirava as 80 obras expostas, além de turistas de outras cidades. Outro fator importante foram os universitários de João Pessoa, Campina Grande e cidades da região, que foram visitados por um total de 1.000 pessoas durante a exposição. “O impacto da cultura na educação é fundamental porque estimula a discussão de diferentes saberes no ambiente escolar. Dessa forma, a FIAN desempenha um papel porque a visão do artista em sua obra evoca esse tipo de público, principalmente os alunos, provocativos.” , destacou o diretor.

Percinaldo Toscano, curador/diretor do Casarão da Cultura de Guarabira.

Após o evento Guarabila, a FIAN seguirá agora para a cidade de Paraty (RJ), onde ficará instalada por um mês no Mini Museu de Arte Naif (MIMAN) a partir de 22 de julho, antes de seguir para Penapolis (SP) do Museu do Sol. Esta turnê é um projeto pioneiro na história do FIAN, idealizado pelos idealizadores do festival para ajudar a difundir mais a arte infantil em outros estados brasileiros.

Fonte: Secom/Guarabira

Rate this post

Guarabira

Prefeito assina convênio para construção do novo Mercado do Peixe

Publicados

em

O prefeito Marcus Diogo assinou na tarde dessa terça-feira (24) o convênio com a Caixa Econômica Federal para o início da construção  do Mercado do Peixe. 

O convênio é fruto de repasse das emendas parlamentares do deputado Efraim Filho (eleito senador) e da senadora Nilda Gondin.

Esteve presente no ato o secretário de administração do município, Dayvid Carneiro, que fez um balanço da situação dos convênios em andamento e os que a administração vem pleiteando com a instituição, e os gerentes da GIGOV/JP,  Dinete e Martoni Sobral. 

“Com o convênio assinado agora nossa equipe de engenharia e a SEINFRA vão finalizar o projeto, submeter ao crivo da Caixa e, sendo aprovado poderemos licitar a obra e começar os trabalhos que o povo tanto espera para aquele local”, disse o prefeito Marcus Diogo que destacou o empenho e dedicação dos senadores de lembrarem do pleito guarabirense. 

O valor das duas emendas resultam em R$ 955.000,00 cada. 

Codecom

Rate this post
Continue lendo

Esporte

Prefeitura realiza o II Guara Jeep Fest

Publicados

em

Foto: Prefeitura de Guarabira

A Prefeitura de Guarabira, através de sua Secretaria de Esportes, Lazer e da Juventude, em parceria com diversos trilheiros do Estado da Paraíba e de outros estados, realizou na manhã deste sábado (21) o II Guara Jeep Fest.

Um dos idealizadores do evento, o chefe de gabinete do Prefeito Robério Arnaud destacou a importância e a grandiosidade do evento: “Estamos aqui com grupos do estado e de outros estados do Brasil, um grande evento que se destaca no calendário de eventos do Município”, destacou Robério. 

O encontro de “jeepeiros” e aventureiros desbravou as trilhas da nossa Rainha do Brejo no sábado (21) e no domingo (22) aconteceu a etapa do Campeonato Paraibano 4×4, no Bairro Mutirão.

Codecom

Rate this post
Continue lendo

Cultura

Espetáculo de Guarabira é selecionado para participar do 6° FETEG – Festival Internacional de Teatro em Minas Gerais

Publicados

em

Foto: Reprodução

O espetáculo “O Pavão Misterioso e o Romance da Donzela”, encenado pela Cia. Cênica Torre de Papel da cidade de Guarabira-PB, foi selecionado e irá participar na categoria adulto do 6° FETEG -Festival Internacional de Teatro de Guaranésia em Minas Gerais. O FETEG -6º Ato acontecerá de 18 a 23 de abril de 2023 e 30 espetáculos, nas categorias adultas, infantis e de teatro de rua compõe a programação escolhida em um universo de 82 espetáculos inscritos de um total de 72 grupos, representantes de 12 estados brasileiros e o Distrito Federal, além de Grupos e Companhias da Colômbia, Argentina, Uruguai e Cuba.

O espetáculo “O Pavão Misterioso e Romance da Donzela” é uma livre adaptação do clássico da literatura de cordel “O Romance do Pavão Misterioso” do paraibano José Camelo de Melo Rezende que, este ano de 2023 está comemorando cem anos de sua publicação.

“O Pavão Misterioso e o Romance da Donzela” tem direção, dramaturgia e composição musical de Nana Rodrigues, direção musical de Xande Viajante e um elenco com Vera Grangeiro, Xande Viajante, Ivaney Justino, Francisca Vaz, Marcelo Félix, Jamylli Ferreira e Rauan Vieira. O cenário e figurino são de Marcílio Vital, iluminação Dida Cavalcante, fotografia e maquiagem Tham Toscano, adereços Marcílio Vital, Marcelo Félix, Nana Rodrigues, Tham Toscano, Zenildo Marques e Rauan Vieira, design gráfico Bianca Costa, preparação vocal de Amanda Almeida e arte Naif de Adriano Dias.

O espetáculo “O Pavão Misterioso e Romance da Donzela” compõe o repertório, junto com a montagem de “São Saruê” do Projeto “Curta Cordel”, da Cia. Cênica Torre de Papel, coletivo teatral premiado que vai completar 29 anos em cena! O Projeto Curta Cordel, tem por finalidade divulgar os clássicos da rica cultura da literatura do cordel guarabirense e paraibano através das montagens e circulação das obras nos teatros, nas escolas e nas feiras.

Da Assessoria

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas