Saúde
Governo divulga nota técnica com orientações sobre varíola dos macacos
Documento informa sobre características da doença e os tratamentos.
O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira (14) uma nota técnica para orientar as equipes de atenção primária à saúde sobre a varíola dos macacos (monkeypox).
O documento informa sobre as características clínicas da doença, procedimentos a serem adotados na triagem e os tratamentos adequados.
Aos profissionais da saúde é recomendado o uso de equipamentos de proteção individual (EPI). Ao paciente é recomendado o isolamento.
O ministério recomenda ainda a divulgação ampla das informações pelos gestores locais e as secretarias de saúde.
Doença
A varíola dos macacos é uma doença causada por vírus e transmitida pelo contato próximo/íntimo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, este contato pode se dar por meio de um abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias. A transmissão também ocorre por contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo doente.
Não há tratamento específico, mas, de forma geral, os quadros clínicos são leves e requerem cuidado e observação das lesões. O maior risco de agravamento acontece, em geral, para pessoas imunossuprimidas com HIV/AIDS, leucemia, linfoma, metástase, transplantados, pessoas com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças com menos de 8 anos de idade.
Agência Brasil
Saúde
Saúde convida municípios para a Semana de Intensificação de Vacinação nas Escolas
A Secretaria de Estado de Saúde da Paraíba (SES), por meio do Núcleo de Imunização, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação – Programa Saúde na Escola – convoca os 223 municípios paraibanos para intensificarem a vacinação nas escolas, de crianças e adolescentes, no período de 11 a 22 de maio. A estratégia está inserida na Campanha de Vacinação no estado iniciada no dia 1º de abril com encerramento previsto para 30 de maio. As equipes técnicas da SES visitam no próximo dia 11, a Escola Estadual Solon de Lucena, em Campina Grande, às 9h30.
Ainda no dia 11, serão visitadas as Escolas João Suassuna, em Catolé do Rocha, às 7h, e em Itabaiana, a Escola Estadual Odete Mendes, às 10h. As outras unidades de ensino visitadas, ao longo do período, serão a Escola Estadual Dom Expedito, em Patos, às 9h, no dia 13; a Escola Estadual de Ensino Médio Antenor Navarro, em Guarabira, às 8h, no dia 14; a ECIT Jornalista José Itamar da Rocha Cândido, em Cuité, no dia 20, às 13h20 e em Cajazeiras, a ECIT Cristiano Cartaxo, no dia 12, às 14h.
A chefe do Núcleo de Imunização, Márcia Mayara, destaca que a Semana está focada em dois momentos. “Teremos a atualização da Caderneta de Vacinação, com ênfase em crianças e adolescentes menores de 15 anos, visando a aplicação de todas as vacinas de rotina que estejam em atraso e no resgate de não vacinados contra o HPV, com ênfase em adolescentes e jovens de 15 a 19 anos que não receberam a vacina na faixa etária recomendada”, disse.
Cobertura vacinal
Até o momento, a cobertura da vacina em todo estado contra o HPV para meninas está em 66,37% e para meninos, 58,76%. Ambos com idade entre 9 e 14 anos. A meta é 90%.
Para as outras vacinas a cobertura está da seguinte forma: BCG (85,68%); Febre Amarela (87,65%); Hepatite A Infantil (84,73%); Hepatite B (93,39%); Meningo C (95,95%); Penta (DPT/HepB/Hib) – 93,93%; Pneumo 10 (96,55%); Polio Injetável (VIP) – 95,38%; Rotavírus (93,59%); Tríplice viral – 1ª dose – (95,70%) e Tríplice viral – 2ª dose – (79,76%). A meta para BCG e Rotavírus é 90 % enquanto que as demais é 95%.
Secom
Saúde
Procon-PB utilizará tecnologia da UEPB para detectar metanol em bebidas
Durante o São João no estado, o Procon-PB utilizará a tecnologia desenvolvida por alunos da Universidade Estadual da Paraíba para detectar metanol nas bebidas alcóolicas, visando reforçar a proteção dos consumidores durante os eventos.
O superintendente do Procon estadual, Félix Araújo Neto, esteve na Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa com a professora Nádja Oliveira e os professores Railson Oliveira e Félix Brito, responsáveis pelo desenvolvimento de equipamentos capazes de identificar a presença de metanol em bebidas, para firmar a parceria com a instituição.
A tecnologia será utilizada no Parque do Povo e em outras festas juninas da Paraíba, ampliando a fiscalização e garantindo mais segurança ao consumidor.
Como funciona a tecnologia
O equipamento emite luz infravermelha sobre a garrafa, mesmo que ela esteja lacrada. A luz provoca uma agitação nas moléculas, e um software recolhe os dados, interpreta as informações e identifica qualquer substância que não faz parte da composição original da bebida, desde o metanol até a adição de água, para fazer o produto render mais.
Do MaisPB
Saúde
Centro de Convivência da Pessoa Idosa inicia atendimentos com médico geriatra em Guarabira
O Centro de Convivência da Pessoa Idosa Severino Salvino de Paiva, em Guarabira, iniciou, nesta quinta-feira (23), os atendimentos com médico geriatra. Inaugurado no último dia 13 de abril, o espaço já vem se consolidando como um ponto de apoio para a terceira idade.
Na primeira manhã de funcionamento, cerca de 30 idosos foram atendidos. Além das consultas realizadas no próprio centro, a Secretaria de Saúde também está promovendo encaminhamentos para exames e outros especialistas, garantindo um acompanhamento mais completo aos pacientes.
A prefeita Léa Toscano destacou que a inclusão do atendimento geriátrico amplia a assistência oferecida aos idosos do município. “Cuidar da nossa população idosa é uma prioridade. Estamos investindo em um espaço acolhedor, com profissionais qualificados e serviços que realmente fazem a diferença na vida das pessoas”, afirmou.
O centro conta ainda com estrutura voltada para oficinas, atividades em grupo e um estúdio de pilates, contribuindo para a qualidade de vida dos usuários.
A prefeitura também planeja novas ações para enriquecer a rotina dos frequentadores. Em breve, aulas de dança serão incorporadas à programação, promovendo mais qualidade de vida, socialização e momentos de lazer para os idosos atendidos no local.
Secom
-
Educação6 dias atrásParaíba conquista 11 medalhas em competições de robótica e vagas para mundiais no Japão e EUA
-
Cinema4 dias atrásMortal Kombat 2 está em cartaz no Cinemaxxi em Guarabira
-
Policial2 dias atrásPolícia Federal cumpre prisão por crime de abuso sexual infantojuvenil
-
Variedades3 dias atrásAssistência Social inicia inscrições para o Casamento Coletivo 2026 em Guarabira
-
Policial6 dias atrásPolícia Civil prende suspeito em flagrante por tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo
-
Policial6 dias atrásPolícia Civil cumpre mandado de prisão por descumprimento de medidas protetivas em Guarabira
-
Paraíba2 dias atrásMP-Procon realiza reunião de alinhamento para fiscalizações durante o período junino
-
Cidades6 dias atrásGoverno realiza campanha Solidariedade Urgente para famílias atingidas pelas chuvas






