Conecte-se conosco

Variedades

Guarabira vai sediar o 3º Festival Gastronômico “Sabores da Serra”

Evento gratuito organizado pelo IFPB contará com chefs renomados, aulas shows e atrações musicais.

Publicados

em

O Campus Areia do Instituto Federal da Paraíba está ultimando os preparativos para a realização do Terceiro Festival Gastronômico “Sabores da Serra” que acontecerá este ano no período de 5 a 7 de maio na cidade de Guarabira.

O Festival que a partir deste ano vai circular pelas cidades da Região Turística do Brejo Paraibano, contará com uma vasta programação gratuita que inclui, entre outras atrações, aulas show com chefs renomados, oficinas, concurso de pratos e apresentações culturais.

Anúncio


Segundo a diretora do Campus Areia, Cláudia Brandão, o evento tem um caráter acadêmico-comercial com ações que visam valorizar os produtos regionais, incentivar o empreendedorismo na área da gastronomia e mostrar a potencialidade do IFPB nestas áreas.

Em Guarabira, primeira cidade a fazer parte do roteiro itinerante, o Festival terá como tema: Cozinha Afetiva, com o objetivo de divulgar os empreendimentos do ramo da alimentação do brejo paraibano, valorizando a gastronomia da região e a cultura local. “A cultura brasileira está ligada ao afeto, pratos concebidos por mães e avós, que não só alimentam a barriga mas também a alma” afirma Cláudia Brandão.

Dentro da programação haverá oficinas, aulas práticas, degustação, exposição de produtores regionais e atrações musicais.

Entre os chefs convidados estão Eliane Régis, integrante do Slow Food e ganhadora do prêmio “Dólmã 2022”, conhecido como o “Oscar da Gastronomia Brasileira”, Thiago das Chagas, integrante do Mestre do Sabor e Rodrigo Martins, produtor do MasterChef Brasil.

O Festival Gastronômico “Sabores da Serra” teve início em 2020 na cidade de Areia, no ano seguinte deixou de ser realizado por causa das restrições impostas pela Covid-19 e retornou em 2022 englobando o 1º Congresso Brasileiro de Ecogastronomia.

Guarabira, mais conhecida como a “Rainha do Brejo” tem forte ligação com o turismo religioso com o Santuário de Frei Damião e os Caminhos de Padre Ibiapina. A Festa da Luz, que ocorre em janeiro costuma atrair milhares de visitantes todos os anos.

Nesta terceira edição o Festival Gastronômico “Sabores da Serra” espera movimentar um público recorde de visitantes, movimentando ainda mais a economia e o turismo local.

O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal, do SEBRAE, Shopping Cidade Luz, Produtos Bom Todo e Guaraves Alimentos. 

Equipe DGCOM / IFPB

Rate this post
Anúncio


Apoio

Paraíba

MPPB sedia lançamento de campanha dos 34 anos do ECA

Publicados

em

Foto: Remar

O Ministério Público da Paraíba sediou, nesta terça-feira (16/07), o evento de lançamento da Campanha dos 34 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) cujo lema é “Criança e Adolescente: Prioridade Absoluta”. O evento teve o comando e o protagonismo de adolescentes, que ressaltaram a importância de garantir os direitos e a proteção desse público em todas as esferas da sociedade. Os principais atores que integram o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) na Paraíba se reuniram no Auditório Edgardo Ferreira Soares, na sede do MPPB, em João Pessoa.

Na abertura, alunos da Escola Municipal Padre Pedro Serrão, em João Pessoa, apresentaram poesia em cordel composta pelos próprios estudantes. Os adolescentes. Anderson Henri e Isabele Heloísa foram os apresentadores do evento.

Anúncio


O promotor de Justiça Alley Escorel fez a saudação em nome do procurador-geral de Justiça, Antônio Hortêncio Rocha Neto. “O Ministério Público recebe no seu auditório um público tão qualificado, vibrante na defesa das crianças e dos adolescentes. Em nome do MPPB, saudamos e damos as boas-vindas a todos nesse momento tão especial”, disse.

Mesas

A primeira mesa teve como tema “Com a Palavra a Prioridade Absoluta” e foi composta pelos adolescentes Vaneide Lima, Tiago Silva, Rihana Mendes e Isabel Liberato, que representaram a Comissão Intermunicipal de Adolescentes Remar, Comissão de Cabedelo e João Pessoa, Comissão de Adolescentes FEPETI e Comitê de Participação Adolescente. Eles falaram sobre bullying, saúde mental, trabalho infantil, exploração sexual, participação de adolescentes e construção de políticas públicas.

Em seguida, foram apresentadas as peças da campanha dos 34 anos do ECA  (cards para redes sociais, vídeo, outdoor e outros), produzidas pela agência May Day, que devem ser veiculadas nos canais das instituições que formam a rede de proteção da infância e juventude, nos próximos dias.

Logo após, foi realizada a mesa “Conversando com o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente”, que teve a participação do promotor de Justiça Alley Escorel, representando a Promotoria da Criança e do Adolescente; do desembargador Romero Marcelo Oliveira, da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJPB; Adelaide Alves, representando a sociedade civil; Albeno Mendonça, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH); Dimas Gomes, do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente da Paraíba; Cibele Ocacia, representando os conselheiros tutelares. e Isabele Heloísa, representando os adolescentes da Remar.

Durante a sua fala, o promotor Alley Escorel destacou sobre os avanços obtidos pelo ECA e o que ainda precisa ser efetivado. “Esse é um momento de comemoração e de luta. Temos que comemorar porque avançamos e melhoramos, mesmo consciente de que estamos longe de alcançar a efetivação dos direitos proclamados na legislação vigente em prol da população infantojuvenil. O protagonismo de crianças e adolescentes em espaços como esse  comprova esses avanços. Ainda estamos muito aquém do que precisamos fazer para efetivar os direito de crianças e adolescentes. Infelizmente, há uma naturalização do descumprimento da lei”.

Alley Escorel falou ainda sobre a luta pela efetivação dos direitos. “É mais um ano de luta para que crianças e adolescentes sejam cada vez mais protagonistas dos seus direitos e que possamos, como adultos, saber ouvi-los, recepcionando suas reivindicações. O Ministério Público tem atuado na busca da materialização dos direitos proclamados, quer através da instauração  de inúmeros procedimentos quer pelas pactuações para que esses direitos virem políticas públicas de forma efetiva com prioridade absoluta”.

A Campanha de 34 anos do ECA busca fortalecer e ressaltar a importância de garantir os direitos e a proteção das crianças e dos adolescentes em todas as esferas da sociedade.

Assessoria/ MPPB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

TCE-PB alerta gestores de prazo no levantamento nacional sobre filas de espera por vagas na Educação Infantil

Publicados

em

O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, conselheiro Nominando Diniz Filho, por meio de ofício circular (Nº 31/2024), direcionado aos prefeitos Municipais, convocou a atenção e o engajamento desses gestores para a relevância da participação no levantamento nacional sobre filas de espera por vagas na Educação Infantil.

O comunicado alerta os jurisdicionados sobre o prazo – 21 de julho– para o preenchimento do questionário, enviado diretamente pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), baseado na matriz de critérios do Programa “Retrato da Educação Infantil no Brasil: Acesso e Disponibilidade de Vagas”.

Anúncio


O levantamento visa coletar informações atualizadas sobre a disponibilidade de vagas em creches e pré-escolas em todos os municípios do Brasil, incluindo o Distrito Federal. O objetivo é elaborar um plano de ação efetivo para auxiliar no planejamento da expansão de vagas necessárias para  atender a demanda identificada, em conformidade com a meta 1 do Plano Nacional de Educação e com a Lei Federal nº 14.851, de 20254, que dispõe sobre a obrigatoriedade de criação de mecanismos de levantamento e de divulgação de demanda por vagas no atendimento à educação infantil de crianças de0 a3 anos de idade.

Os dados coletados vão, também, auxiliar os gestores no diagnóstico para elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI).

O Tribunal de Contas da Paraíba solicita que os municípios preencham o questionário e  reforça o apoio e a mobilização dos gestores municipais para que se engajem nessa importante iniciativa, colaborando para a construção de uma educação mais inclusiva e igualitária em todo o país.

QUESTIONÁRIO – O questionário pode ser acessado no site do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (SIMEC), no endereço https://simec.mec.gov.br ou pelo link encaminhado no e-mail dos gestores, pelo “Portal do Gestor do TCE-PB”.

PARCERIA – Os Tribunais de Contas por iniciativa promovida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), em parceria com o gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Brasil (Gaepe-Brasil) e o Ministério da Educação (MEC), destaca a importância da mobilização dos gestores Municipais de Educação para participação do levantamento nacional.

O conselheiro Nominando Diniz ressaltou a importância da participação ativa dos Gestores Municipais de Educação nesse levantamento nacional, destacando o papel fundamental que desempenham na promoção de uma educação de qualidade e no enfrentamento das desigualdades educacionais.

“A participação efetiva de todos os municípios é crucial para garantir a exatidão dos dados coletados, permitindo um diagnóstico preciso e a consequente formulação de políticas públicas eficazes que assegurem a disponibilidade e acessibilidade das vagas necessárias à população infantil”, destaca o ofício circular do presidente do TCE-PB.

Ascom/TCE-PB

(11/07/2024)

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Pilões celebra a Cultura Armorial no Caminhos do Frio

Publicados

em

A Rota Cultural Caminhos do Frio está em pleno andamento, e Pilões, a segunda parada deste evento no Brejo Paraibano, já deu início às festividades. Até o domingo (14), os entusiastas da gastronomia, música e cultura poderão desfrutar de uma experiência enriquecedora, tudo envolto no tema Armorial, que inspira tanto a decoração quanto as apresentações culturais.

Como uma forma de  fortalecer o turismo na região, a Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e a Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde) organizaram um Fampress com jornalistas e influenciadores digitais. Eles tiveram a oportunidade de visitar locais emblemáticos, como o Memorial Casa de Farinha, o Targino’s Sítio e o Museu de Arqueologia.

Anúncio


No primeiro dia do evento em Pilões, os visitantes foram recepcionados com a abertura da exposição de Arte Naif de Clóvis Junior, no Museu de Arqueologia local. Além disso, foi apresentado o espetáculo “Romeu e Julieta, cordel de Ariano Suassuna”, seguido por um animado show musical com Jordan e Banda, que capturaram a essência cultural da região.

A programação continua com diversidade musical e atrações até próximo domingo (14), finalizando com a apresentação de Flávio José. Os espectadores poderão desfrutar de performances de Raio de Sol VIP, Os 3 do Xamego, Tinho e Banda, e Pagode Nação PB. Para saber mais sobre a programação, basta acessar as redes sociais do Fórum de Turismo ou o site https://brejoparaibano.com.br/caminhos-do-frio/

Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, ressalta que Pilões se firma como um destino não apenas de belezas naturais, mas também como um centro vibrante de cultura e entretenimento, para criar uma experiência turística única na Paraíba. “Nosso objetivo foi promover um Fampress para que comunicadores e influenceres possam divulgar esse destino”, comenta.

Segundo Miguel Ângelo, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, o Caminhos do Frio já se consolidou como um evento que impulsiona a economia dos municípios do Brejo Paraibano, gerando empregos e renda para a população local. 

PRÓXIMAS DATAS E CIDADES DOS CAMINHOS DO FRIO

Matinhas: 15 a 21 de julho

Solânea: 22 a 28 de julho

Serraria: 29 de julho a 04 de agosto

Borborema: 5 a 11 de agosto

Remígio: 12 a 18 de agosto

Bananeiras: 19 a 25 de agosto

Alagoa Grande: 26 de agosto a 01 de setembro

Alagoa Nova: 2 a 8 de setembro

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas