A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Banco de Leite Anita Cabral, realizará, de 15 a 19 de maio, a Semana Estadual de Doação de Leite Materno, com ações de incentivo à doação em todo estado. A mobilização busca aperfeiçoar o serviço e ampliar o número de doadoras para nutrir os recém-nascidos das unidades neonatais de toda Paraíba. Durante toda semana, serão realizadas palestras, oferta de serviços, reuniões de qualificações, panfletagem e mini cursos. As ações serão oferecidas em João Pessoa, Campina Grande, Mamanguape, Patos, Cajazeiras, Santa Luzia, Monteiro e Guarabira.
De acordo com a diretora do Banco de Leite Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, atualmente a Rede Paraibana de Bancos de Leite Humano está composta por seis Bancos de Leite Humano localizados em João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Patos e Cajazeiras. “Além dos bancos, temos 20 Postos de Coleta que contemplam todas as regiões do estado, mas, mesmo com essa estrutura organizada e preparada, ainda passamos por momentos de baixo estoque de leite que podem comprometer o abastecimento das maternidades”, afirma.
Anúncio
Thaíse afirma que o leite materno é insubstituível e traz inúmeros benefícios para a saúde dos bebês, sobretudo os que nascem antes do período previsto. “Quando um bebê internado é nutrido com leite materno, mesmo que doado por outra mãe, sua recuperação é mais rápida, o tempo de internação é menor e ele ganha peso mais rapidamente. Essa semana é um marco importante que repetimos anualmente para divulgar o serviço, atrair novas doadoras e reforçar que o leite materno é realmente um alimento único e necessário”.
A funcionária pública Rogéria Gomes, de 33 anos, é uma das mais recentes doadoras de leite que colaboram com a Rede Paraibana de Leite Humano. Ela conta que a decisão partiu da vontade de ajudar outras mães a alimentarem seus filhos. “Eu ordenho leite diariamente para meu filho, hoje com um ano, mas com a introdução alimentar a demanda dele pelo leite diminuiu e sempre ficava aquela sobra. Eu sempre achei que o leite que eu tinha armazenado era pouco para doar, mas quando descobri que tem bebê que começa a introdução com apenas 1ml, eu vi que havia potencial no meu estoque. Hoje fiz minha primeira doação, pouco mais de um litro de leite e aconselho outras mães que, dentro de suas possibilidades, façam o mesmo, pois a sensação de estar salvando uma vida é surreal”, afirmou.
A Rede precisa coletar pelo menos 700 litros de leite por mês para manter o estoque abastecido. Mas, nos últimos meses, a doação foi reduzida para 550 litros. “As mães que desejarem doar precisam estar saudáveis e ter excesso de leite. Nós enviamos uma equipe ao domicílio da mãe, oferecemos as orientações, entregamos todos os materiais necessários para coleta e comparecemos semanalmente para recolher o leite. Não é necessário sair de casa, basta entrar em contato pelo whatsapp (83) 99103-0059 ou pelo perfil do instagram @bancodeleite.anitacabral”, finalizou.
Programação Estadual: Dia 15/05 (manhã) – Oferta de serviços de saúde e planejamento familiar para doadoras de leite do Banco Anita Cabral Local: Banco de Leite Humano Anita Cabral – João Pessoa/PB Dia 15/05 (tarde) – Palestra para mães doadoras: Como a doação de leite humano pode ajudar a conquistar sonhos Local: Banco de Leite Humano Anita Cabral – João Pessoa/PB Dia 15/05 (10h30) – Campanha de doação de frascos de vidro Local: Posto de Coleta de Leite Humano Hospital de Mamanguape
Dia 16/05 (manhã) – Palestra Tema: Amamentação como Medida não farmacológica para Redução da Dor no Teste do Pezinho Público: estudantes do curso técnico de enfermagem da UFPB Local: Centro Técnico de Saúde da UFPB – João Pessoa/PB Dia 16/06 (tarde) – Reunião Técnica para qualificação da rBLH no Sertão (Tema: Garantindo a excelência do produto leite humano) Local: Banco de Leite Humano Dra Vilani Kehrle em Patos/PB e Banco de Leite Humano Josefa Garcia Rolim em Cajazeiras/PB. Evento Híbrido. Dia 16/05 (tarde) – Palestra: Apoiando a Amamentação nos Primeiros Dias de Vida. Público: Profissionais do Ambulatório e Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade Frei Damião Local: Banco de Leite Humano Anita Cabral – João Pessoa/PB
Dia 17/05 (manhã) – Reunião Técnica para qualificação da rBLH de João Pessoa e Guarabira: Garantindo a excelência do produto leite humano Público: BLH Dra Zilda Arns; BLH Anita Cabral; BLH Meirijane Claudino da Silva e Postos de Coleta de Leite Humano vinculados Local: Banco de Leite Humano Dra Zilda Arns no ICV em João Pessoa/PB Dia 17/05 (manhã) – Palestra NBCAL Público: doadoras e profissionais de saúde do Hospital Clipsi Local: PCLH Geminiano Crispim de Farias – Hospital Clipsi
Dia 18/05 (manhã) – Reunião Técnica para qualificação da rBLH de Campina Grande (Garantindo a excelência do produto leite humano) Público: Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro ISEA e Postos de Coleta de Leite Humano vinculados. Local: Instituto de Saúde Elpídio de Almeida – ISEA em Campina Grande Dia 18/05 (9h) – Atualização em coleta e controle de qualidade do leite materno para o Posto de Coleta de Santa Luzia Local: Posto de Coleta de Leite Humano Santa Luzia Dia 18/05 (09h) – Mini Curso: Armazenamento e Estoque de Leite Humano Local: Posto de Coleta de Leite Humano Hospital de Mamanguape
Dia 19/05 (12h às 16h) – Encontro da Rede Global de Bancos de Leite Humano – Apresentação das redes estaduais de Bancos de Leite Humano. Tema: rBLH – Compreendendo e trabalhando para transformar o sonho das mães dos recém-nascidos de risco em realidade Local: Banco de Leite Humano Anita Cabral – João Pessoa/PB e link web (híbrido). Aberto ao público.
As repartições públicas estaduais da Administração Direta e Indireta do Poder Executivo terão ponto facultativo no dia da celebração religiosa de Corpus Christi, comemorado na quinta-feira, dia 8 de junho, e no dia posterior, na sexta-feira (9). As atividades retornam ao normal no dia 12 de junho, segunda-feira.
A portaria Nº 0291/2023, que determina o ponto facultativo, foi assinada pelo secretário de Administração, Tibério Limeira, e publicada na edição desta terça-feira (30) do Diário Oficial do Estado (DOE).
Anúncio
De acordo com a portaria, nos dias 8 e 9 de junho deve ser preservado o funcionamento dos serviços essenciais.
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), abre edital de licitação para contratação de empresa especializada em engenharia e construção para a execução da reforma e ampliação do Hospital Regional de Guarabira. A obra será realizada com recursos do Projeto Amar e contará com uma maternidade de média e alta complexidade, a primeira da região. Este é um investimento de R$ 31,7 milhões, que beneficiará mais de 300 mil habitantes dos 26 municípios que compõem a 2ª Região de Saúde.
De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Jhony Bezerra, além da maternidade, a unidade contará com o aumento do número de leitos, com 70 a mais, e da hemodiálise, com mais três leitos. Ele pontua que a reforma do serviço faz parte do projeto de regionalização do Governo da Paraíba, que é tirar o fluxo dos grandes centros e tornar as regiões mais independentes, ofertando os serviços de média e alta complexidade.
Anúncio
“O Governo já entregou equipamentos do materno-infantil de ponta para o Hospital e agora vai iniciar a reforma da unidade. Essa é uma obra grandiosa que vai trazer a primeira maternidade de média e alta complexidade inteiramente nova para a região, incluindo bloco cirúrgico, CNE, centro de parto normal, UTI neonatal e UTI materna. Além do aumento da hemodiálise em 40% e restruturação de toda a parte de utilidades”, destaca.
A ação faz parte do Projeto de Aprimoramento do Modelo de Atenção na Rede de Saúde do Estado da Paraíba (Amar), que investe mais de R$ 280 milhões – por meio de convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – na infraestrutura hospitalar e na modernização dos serviços de saúde do estado.
A licitação será efetuada conforme os procedimentos de Licitação Pública Nacional (LPN) estabelecidos nas Políticas para a Aquisição de Obras e Bens Financiadas pelo BID. As propostas deverão ser enviadas/entregues na sala da CIB da Secretaria de Estado da Saúde até o dia 29 de junho, às 9h, quando será realizada a reunião de abertura das Propostas. Dúvidas e informações podem ser direcionadas aos e-mails: [email protected]/[email protected].
O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) realiza, nos dias 5, 6 e 7 de junho, a partir das 8h, o leilão eletrônico de veículos apreendidos e não resgatados dos pátios do órgão, em todo o estado. O evento, exclusivamente na modalidade on-line, disponibilizará mais de 1.800 lotes, entre carros e motos removidos por infrações ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
De acordo com o Edital de Leilão Eletrônico nº 2/2023, o evento será realizado por leiloeiro oficial, por meio do site www.vlleiloes.com.br, onde já se encontram as imagens dos veículos para visitação virtual e oferta de lances. Os carros e motos a serem leiloados estão classificados como recuperáveis e sucatas.
Anúncio
Visitação presencial – Segundo o presidente da Comissão de Leilão do Detran-PB, Rafael Miranda, também será possível a visitação para inspeção visual dos veículos. De acordo com o edital, essa visita presencial deverá ser feita entre os dias 29 deste mês e 2 de junho (começa nesta segunda), das 8h às 12h e das 13h às 16h, somente nos dias úteis, nos espaços situados na Rua Radialista Newton Júnior, 742 – Planalto da Boa Esperança (Posto Avançado do Valentina Figueiredo), João Pessoa/PB para os lotes 1 a 470 e 1877 a 1898; Rua Emília Batista Celani, s/n, Mangabeira VII, João Pessoa/PB para os lotes 471 a 1397 e 1819 a 1876, e Rua Y2, n.º 491 – Distrito Industrial – em frente à Matesa – João Pessoa/PB para os lotes 1398 a 1818.
A transmissão dos dados dos veículos leiloados ocorrerá de forma eletrônica, sem uso de papel. O pagamento das despesas previstas em lei também será automático, proporcionando mais segurança e transparência a todo o processo.
Para participar do leilão de forma on-line basta acessar o site indicado, realizar o cadastro e ofertar seus lances via internet, acompanhando os lances de terceiros. Ainda de acordo com o edital, o valor mínimo de venda do bem deve ser igual ou maior que o valor da avaliação.
Segundo o superintendente do Detran-PB, Isaías Gualberto, esse é mais um leilão promovido pelo órgão, com o objetivo de esvaziar os pátios lotados com veículos não resgatados por seus proprietários no devido tempo estipulado por lei.
Tanto pessoa física quanto jurídica podem participar do leilão, desde que preencham os requisitos contidos no edital, disponível no site www.detran.pb.gov.br. Para visualizar, basta entrar no ícone ‘LEILÃO’, depois clicar em ‘Leilões 2023’ (em Editais de Leilão) e, em seguida, em ‘Edital de Leilão Eletrônico Nº 2/2023’.