Conecte-se conosco

Paraíba

Saúde promove Semana Estadual de Doação de Leite Materno e incentiva novos cadastros de doadoras

As ações serão oferecidas em Guarabira, João Pessoa, Campina Grande, Mamanguape, Patos, Cajazeiras, Santa Luzia e Monteiro.

Publicados

em

Foto: Secom-PB

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Banco de Leite Anita Cabral, realizará, de 15 a 19 de maio, a Semana Estadual de Doação de Leite Materno, com ações de incentivo à doação em todo estado. A mobilização busca aperfeiçoar o serviço e ampliar o número de doadoras para nutrir os recém-nascidos das unidades neonatais de toda Paraíba. Durante toda semana, serão realizadas palestras, oferta de serviços, reuniões de qualificações, panfletagem e mini cursos. As ações serão oferecidas em João Pessoa, Campina Grande, Mamanguape, Patos, Cajazeiras, Santa Luzia, Monteiro e Guarabira.

De acordo com a diretora do Banco de Leite Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, atualmente a Rede Paraibana de Bancos de Leite Humano está composta por seis Bancos de Leite Humano localizados em João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Patos e Cajazeiras. “Além dos bancos, temos 20 Postos de Coleta que contemplam todas as regiões do estado, mas, mesmo com essa estrutura organizada e preparada, ainda passamos por momentos de baixo estoque de leite que podem comprometer o abastecimento das maternidades”, afirma.

Anúncio


Thaíse afirma que o leite materno é insubstituível e traz inúmeros benefícios para a saúde dos bebês, sobretudo os que nascem antes do período previsto. “Quando um bebê internado é nutrido com leite materno, mesmo que doado por outra mãe, sua recuperação é mais rápida, o tempo de internação é menor e ele ganha peso mais rapidamente. Essa semana é um marco importante que repetimos anualmente para divulgar o serviço, atrair novas doadoras e reforçar que o leite materno é realmente um alimento único e necessário”.

A funcionária pública Rogéria Gomes, de 33 anos, é uma das mais recentes doadoras de leite que colaboram com a Rede Paraibana de Leite Humano. Ela conta que a decisão partiu da vontade de ajudar outras mães a alimentarem seus filhos. “Eu ordenho leite diariamente para meu filho, hoje com um ano, mas com a introdução alimentar a demanda dele pelo leite diminuiu e sempre ficava aquela sobra. Eu sempre achei que o leite que eu tinha armazenado era pouco para doar, mas quando descobri que tem bebê que começa a introdução com apenas 1ml, eu vi que havia potencial no meu estoque. Hoje fiz minha primeira doação, pouco mais de um litro de leite e aconselho outras mães que, dentro de suas possibilidades, façam o mesmo, pois a sensação de estar salvando uma vida é surreal”, afirmou.

A Rede precisa coletar pelo menos 700 litros de leite por mês para manter o estoque abastecido. Mas, nos últimos meses, a doação foi reduzida para 550 litros. “As mães que desejarem doar precisam estar saudáveis e ter excesso de leite. Nós enviamos uma equipe ao domicílio da mãe, oferecemos as orientações, entregamos todos os materiais necessários para coleta e comparecemos semanalmente para recolher o leite. Não é necessário sair de casa, basta entrar em contato pelo whatsapp (83) 99103-0059 ou pelo perfil do instagram @bancodeleite.anitacabral”, finalizou.

Programação Estadual:
Dia 15/05 (manhã) – Oferta de serviços de saúde e planejamento familiar para doadoras de leite do Banco Anita Cabral
Local: Banco de Leite Humano Anita Cabral – João Pessoa/PB
Dia 15/05 (tarde) – Palestra para mães doadoras: Como a doação de leite humano pode ajudar a conquistar sonhos
Local: Banco de Leite Humano Anita Cabral – João Pessoa/PB
Dia 15/05 (10h30) – Campanha de doação de frascos de vidro
Local: Posto de Coleta de Leite Humano Hospital de Mamanguape

Dia 16/05 (manhã) – Palestra Tema: Amamentação como Medida não farmacológica para Redução da Dor no Teste do Pezinho
Público: estudantes do curso técnico de enfermagem da UFPB
Local: Centro Técnico de Saúde da UFPB – João Pessoa/PB
Dia 16/06 (tarde) – Reunião Técnica para qualificação da rBLH no Sertão (Tema: Garantindo a excelência do produto leite humano)
Local: Banco de Leite Humano Dra Vilani Kehrle em Patos/PB e Banco de Leite Humano Josefa Garcia Rolim em Cajazeiras/PB. Evento Híbrido.
Dia 16/05 (tarde) – Palestra: Apoiando a Amamentação nos Primeiros Dias de Vida.
Público: Profissionais do Ambulatório e Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade Frei Damião
Local: Banco de Leite Humano Anita Cabral – João Pessoa/PB

Dia 17/05 (manhã) – Reunião Técnica para qualificação da rBLH de João Pessoa e Guarabira: Garantindo a excelência do produto leite humano
Público: BLH Dra Zilda Arns; BLH Anita Cabral; BLH Meirijane Claudino da Silva e Postos de Coleta de Leite Humano vinculados
Local: Banco de Leite Humano Dra Zilda Arns no ICV em João Pessoa/PB
Dia 17/05 (manhã) – Palestra NBCAL
Público: doadoras e profissionais de saúde do Hospital Clipsi
Local: PCLH Geminiano Crispim de Farias – Hospital Clipsi

Dia 18/05 (manhã) – Reunião Técnica para qualificação da rBLH de Campina Grande (Garantindo a excelência do produto leite humano)
Público: Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro ISEA e Postos de Coleta de Leite Humano vinculados.
Local: Instituto de Saúde Elpídio de Almeida – ISEA em Campina Grande
Dia 18/05 (9h) – Atualização em coleta e controle de qualidade do leite materno para o Posto de Coleta de Santa Luzia
Local: Posto de Coleta de Leite Humano Santa Luzia
Dia 18/05 (09h) – Mini Curso: Armazenamento e Estoque de Leite Humano
Local: Posto de Coleta de Leite Humano Hospital de Mamanguape

Dia 19/05 (12h às 16h) – Encontro da Rede Global de Bancos de Leite Humano – Apresentação das redes estaduais de Bancos de Leite Humano. Tema: rBLH – Compreendendo e trabalhando para transformar o sonho das mães dos recém-nascidos de risco em realidade
Local: Banco de Leite Humano Anita Cabral – João Pessoa/PB e link web (híbrido).
Aberto ao público.

Secom

Rate this post
Anúncio


Paraíba

Operação Carnaval não registra ocorrências graves em mais de 700 eventos na Paraíba

Publicados

em

A Polícia Militar fechou as ações da Operação Carnaval na Paraíba com mais de 200 pessoas conduzidas para as delegacias, e apreensão de 25 armas de fogo em todo o estado. O dado foi divulgado nesta quarta-feira (14) e faz referência às ações policiais em mais de 700 eventos de Carnaval e em áreas anexas, no período que vai do dia 1º até a noite da última terça-feira (13). Não há registros de ocorrências graves ou homicídios.

Reforço da região metropolitana nas prévias, na Capital.

Entre os 207 conduzidos para as delegacias, 22 estavam com mandados de prisão em aberto. Outros acusados também foram presos por crimes de roubos, furtos, tráfico de droga, atos infracionais, e por quebra de regime, entre outros. Ainda no âmbito da Operação, mais de 12 mil pessoas foram abordadas, mais de 7 mil veículos foram fiscalizados, e 35 deles haviam sido roubados, mas foram recuperados. Entre as drogas, mais de 6.400 porções foram retiradas das ruas. Os dados são do Estado-Maior Estratégico da corporação.

Anúncio


Reforço do policiamento a pé, que atuava diretamente nos locais dos eventos.

O comandante-geral da PM, o coronel Sérgio Fonseca, destacou a tranquilidade dos mais de 700 eventos onde a PM esteve durante a Operação. Não há registros de homicídio em áreas de festa. O comandante agradeceu o empenho e trabalho da tropa no período. “Tivemos um Carnaval extremamente tranquilo graças aos serviços prestados pelos senhores e senhoras, homens e mulheres que fazem parte desta instituição a qual eu tenho tanto orgulho em comandar”, disse o coronel.   

Coronel Sérgio coordenou ações durante a Operação; no registro, policiamento no litoral sul da PB.

Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Vice-governador participa da abertura do 26º Encontro da Consciência Cristã em CG

Publicados

em

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, prestigiou, nessa quinta-feira (8), a abertura do 26º Encontro da Consciência Cristã, realizado no Parque do Povo, em Campina Grande. O evento, que se destaca como o maior encontro cristão da América Latina, é uma iniciativa da Visão Nacional para a Consciência Cristã (Vinacc) e integra o Carnaval da Paz, que abrange pelo menos sete eventos de cunho religioso e filosófico na cidade.

Este ano, o evento conta novamente com o apoio do Governo do Estado, assim como o Crescer (encontro religioso da comunidade católica), solidificando a programação que busca enriquecer o período de carnaval com momentos de reflexão e espiritualidade.

Anúncio


Representando o governador João Azevêdo, Lucas Ribeiro enfatizou a importância do encontro para Campina Grande, tanto no aspecto religioso, quanto pelo impacto positivo na economia da cidade.

“O Governo do Estado tem orgulho em apoiar esse encontro, reconhecendo seu papel não apenas como um evento de significado espiritual, mas também como um motor para o turismo e a economia da região. Campina Grande se transforma neste período, recebendo visitantes de diversas partes do Brasil, o que movimenta o comércio, a rede hoteleira e os serviços locais, gerando emprego e renda para a população”, destacou.

Acompanhando o vice-governador estavam a segunda-dama do estado, Camila Mariz; a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas; o secretário executivo de Inovação, André Ribeiro; o secretário executivo de Articulação Política, João Paulo Freire; o secretário executivo de Juventude, Pedro Matias; além dos vereadores Eva Gouveia, Pimentel Filho e Valéria Aragão, entre outras lideranças locais.

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Paraíba

Governo e Azul Viagens lançam roteiro Paraíbe-se e Mapa Turístico da Paraíba, em Campina Grande

Publicados

em

Foto: Divulgação

O Paraíbe-se, roteiro integrado de turismo que tem Campina Grande como destino indutor, foi lançado nesta quarta-feira (24) pelo Governo do Estado e a Azul Viagens em evento no Escritório de Representação, com apresentações artísticas e uma homenagem às crocheteiras do distrito do Marinho, em Boqueirão. O roteiro tem o objetivo de evidenciar os atrativos turísticos das cidades de Campina Grande, Queimadas, Boqueirão, Cabaceiras, Areia, Bananeiras e Araruna.

De acordo com o vice-governador Lucas Ribeiro, a formatação do Paraíbe-se é resultado do protagonismo de vários atores que representam a riqueza cultural da Paraíba, somado às ações administrativas estaduais. “Este é um roteiro que tem a identidade dos artistas, dos técnicos e gestores de turismo, do povo paraibano e das ações do Governo do Estado. Através de incentivos fiscais que têm atraído mais voos das companhias aéreas, da promoção de destinos turísticos e da execução de obras como a construção do Centro de Convenções de Campina Grande, por exemplo, o governador João Azevêdo tem proporcionado este ambiente favorável para a interiorização e fortalecimento do turismo em toda a Paraíba. Vamos avançar ainda mais”.

A secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, falou sobre a importância do fomento ao turismo e do roteiro integrado. “É um trabalho diferenciado com a valorização das riquezas culturais e a história do nosso estado numa experiência de aventura, religiosidade e gastronomia, além da degustação de cachaças, através da rota dos engenhos, entre outros atrativos que vão trazer o desenvolvimento do turismo e recursos para a região”.

O presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, destacou o empenho de todo o setor. “O roteiro foi muito bem conduzido e esse trabalho de base foi fundamental para hoje deflagrarmos o processo de interiorização do turismo em Campina Grande com a colaboração dos gestores de turismo que vão colaborar para estimular este produto plural e gerar avanços econômicos e sociais”.

Segundo a gerente de Produtos da Azul Viagens, Giuliana Mesquita, o roteiro Paraíbe-se é uma imersão cultural e gastronômica única. “Este produto é uma imersão cultural e gastronômica que não tinha visto antes, não tínhamos um roteiro único como esse na prateleira de turismo. A Azul tem o compromisso de promover e inserir este roteiro integrado e o destino no mapa do turismo, bem como as demais companhias porque o trabalho não é só nosso, mas será desenvolvido por todos “.

O roteiro Paraíbe-se é resultado de uma parceria público-privada entre o Governo do Estado, por meio da Setde/PBTur, prefeituras e instituições como a Azul Viagens, Sebrae/PB, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Campina Grande (Sindcampina), Fecomércio, Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Paraíba (ABIH/PB) e Luck Receptivo.
Mapa Turístico – Durante o evento também foi lançado o mapa turístico da Paraíba 2024. A nova configuração do mapa conta com 60 municípios paraibanos que também figuram no mapa nacional. A expectativa é de que, até o final deste ano, mais 20 municípios entrem no mapa, como resultado do fortalecimento e da interiorização do turismo como atividade propulsora de geração de emprego, renda e desenvolvimento.

Anúncio


Estiveram presentes ao evento, o ex-prefeito de Campina Grande, Enivaldo Ribeiro, os secretários executivos de Articulação Política, João Paulo Freire, o secretário executivo da Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, André Ribeiro, o secretário executivo de Turismo, Delano Tavares, a gestora de Turismo e Economia Criativa do Sebrae-PB, Regina Medeiros, o secretário de diretor do Aeroporto João Suassuna, Luciano Rodrigues, o presidente do Sindicampina, Divaildo Júnior, o presidente do Paraíba Convention & Visitours Bureau, Agnes Leite, a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, Tâmela Fama, e o coordenador municipal de turismo, Pablo Jatobá, os prefeitos de Cabaceiras, Tiago Castro e Marcos Freiras, de Boqueirão, os vereadores de Campina Grande, Bruno Faustino, Dona Fátima e Rostand Paraíba, entre outros representantes de entidades do segmento turístico e gestores de cidades que integram o roteiro.

Fonte: GovPB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas