Conecte-se conosco

Educação

Inscrições para o programa “Se Liga no Enem” são prorrogadas até 28 de junho

Os interessados têm até o dia 28 de junho para realizar a inscrição.

Publicados

em

Foto: Secom-PB

A Secretaria de Estado da Educação anunciou na sexta-feira (16) a prorrogação das inscrições para o Processo Seletivo do Programa “Se Liga no Enem” 2023 Modalidade Remota. Agora, os interessados têm até o dia 28 de junho para realizar a inscrição. O edital completo está disponível no site oficial do programa (bit.ly/Site-do-SeLiga). De acordo com o novo cronograma, o resultado final com a lista de inscritos deve sair no dia 05 de julho e o início das aulas no dia 14 de julho. 

O programa “Se Liga no Enem” tem como objetivo auxiliar os estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio e os egressos da Rede Estadual da Paraíba na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição de 2023, estão sendo oferecidas 12.600 vagas distribuídas nas 14 Gerências Regionais de Educação (GREs) do Estado, exclusivamente na modalidade remota.

Anúncio


Para participar, os interessados devem preencher o formulário de inscrição, indicando a vaga disponível na GRE correspondente à sua escola. O programa oferece recursos como estudo orientado noturno de segunda a quinta-feira, videoaulas, material de apoio em PDF, simulados com questões no modelo Enem, podcasts transmitidos pela rádio Tabajara e no Spotify, além de jogos e festivais presenciais em todas as GREs.

O programa desempenha um papel fundamental no apoio aos estudantes que buscam uma boa pontuação no Enem, ampliando as oportunidades de ingresso no ensino superior e promovendo a igualdade de oportunidades. Desde que se tornou um programa consolidado, em 2019, já beneficiou cerca de 45 mil estudantes, sendo que aproximadamente 20 mil deles ingressaram em universidades de todo o país.

A prorrogação das inscrições até o dia 28 de junho amplia a oportunidade para que mais estudantes da Paraíba participem do programa e se preparem de forma efetiva para alcançar seus objetivos educacionais. Com auxílio do programa, o Enem 2022 teve 6.512 aprovações de estudantes da Rede Estadual através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), sendo mais de 440 aprovações em primeiro lugar e 327 redações de excelência elaboradas pelos paraibanos. Em 2023, de acordo com a secretária Executiva de Gestão Pedagógica, Elizabete Araújo, a meta é fazer com que todos os estudantes conquistem a tão sonhada aprovação.

Secom-PB

Rate this post
Anúncio


Educação

Escola oferece gratuitamente o Curso Preparatório para o Encceja

Publicados

em

Uma chance para obter os certificados de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio e para vislumbrar um novo futuro.

O Instituto de Educação José de Paiva Netto (FJPN), escola da Legião da Boa Vontade (LBV) na capital paulista, está oferecendo gratuitamente o Curso Preparatório para candidatos de todo o Brasil que desejam obter a certificação do Ensino Fundamental e Médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) em 2024-2025.

Anúncio


Esta iniciativa visa proporcionar uma oportunidade valiosa para todas as pessoas que, por algum motivo, não conseguiram concluir seus estudos na idade regular. Os participantes serão capacitados para obterem sucesso no exame, permitindo-lhes dar continuidade em suas trajetórias acadêmicas e profissionais.

Sobre o curso
O curso será realizado no período de setembro de 2024 a agosto de 2025 para pessoas, a partir de 18 anos. Mesmo que a pessoa que não tenha concluído o Ensino Fundamental ou até mesmo nunca tenha estudado, ela poderá se inscrever diretamente para prestar a prova de conclusão do Ensino Médio.

As aulas serão ministradas por meio de videoaulas disponibilizadas na plataforma Teams. Além disso, os alunos terão acesso a exercícios semanais e aulas ao vivo quinzenais, proporcionando interação direta com os professores para revisão, esclarecimento de dúvidas e correção das atividades.

Todo o curso é estruturado com base no material de orientações fornecido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), o órgão responsável pela realização do exame. Dessa forma, os alunos poderão se preparar de maneira adequada e focada nos conteúdos relevantes para o Encceja.

As inscrições para o Curso Preparatório para o Encceja 2024-2025 estão abertas e podem ser realizadas diretamente no link abaixo. Não perca esta chance de investir em seu futuro educacional e profissional!

Clique no link e faça a sua inscrição: Inscrição – Curso Preparatório para obter certificação pelo Encceja

Se preferir, copie o URL de acordo com o seu navegador e faça a sua inscrição:
https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=H6nXdPxNlE28EpklGd8DBUE3ZQCeTh5CnkBc2DTbgddUQkE0OVNQN0FFTkszRVVNMjA3WUMxMEJPTi4u&origin=QRCode

Encceja — Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos
Trata-se de uma prova anual que avalia os conhecimentos e habilidades dos participantes, visando à obtenção dos certificados de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. É uma oportunidade para aqueles que desejam retomar seus estudos e obter uma certificação oficial reconhecida pelo Ministério da Educação.

Assessoria/LBV

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Educação

Provas do Enem 2024 serão em 3 e 10 de novembro; confira o cronograma

Inscrições começam no próximo dia 27 e vão até 7 de junho.

Publicados

em

O cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13). As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro, e o gabarito oficial será divulgado em 20 de novembro. A previsão é de que os resultados sejam divulgados em 13 de janeiro de 2025.

De acordo com o edital, as inscrições começam no próximo dia 27 e vão até 7 de junho. A inscrição deve ser realizada pelo endereço enem.inep.gov.br/participante. A taxa de inscrição (R$ 85) deve ser paga de 27 de maio até 12 de junho. As solicitações para tratamento por nome social e para atendimento especializado devem ser apresentadas até 7 de junho.

Anúncio


O resultado inicial do pedido de atendimento especializado será publicado em 17 de junho, quando inicia o período para apresentação de recursos, que vai até o dia 21. Já o resultado final, em resposta aos recursos apresentados, está previsto para 27 de junho.

É também na Página do Participante que será disponibilizado o Cartão de Confirmação da Inscrição, em data ainda a ser divulgada. O cartão informa o número de inscrição; a data, a hora e o local do exame; a opção de língua estrangeira, e as indicações para atendimento especializado e tratamento por nome social.

edital do Enem 2024 foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (13), data que coincide com a divulgação dos resultados sobre os pedidos de isenção da taxa de inscrição, na Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – entidade organizadora do certame.

Cronograma

Inscrições: 27 de maio a 7 de junho

Solicitações (nome social e atendimento especializado): até 7 de junho

Resultado do pedido de atendimento especializado: 17 de junho

Pagamento da taxa de inscrição: 27 de maio a 12 de junho

Provas: 3 e 10 de novembro

Gabarito oficial: 20 de novembro

Resultado da prova: 13 de janeiro de 2025

Provas

O edital prevê que o exame será constituído de quatro provas objetivas (cada uma com 45 questões de múltiplas escolhas) e uma redação em língua portuguesa.

São quatro áreas de conhecimento a serem avaliadas. A primeira, de linguagens, redação, códigos e suas tecnologias, tem como componentes curriculares as disciplinas língua portuguesa, literatura, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação.

A segunda área de conhecimento (ciências humanas e suas tecnologias) tem como componentes curriculares as disciplinas de história, geografia, filosofia e sociologia. Na área de ciências da natureza e suas tecnologias, serão cobrados conteúdos de química, física e biologia. A quarta área de conhecimento é a de matemática.

De acordo com o Ministério da Educação, o exame é estruturado a partir de matrizes de referências disponibilizadas no portal do Inep.

No primeiro dia do exame, serão aplicadas as provas de linguagens; redação; códigos, ciências humanas e suas tecnologias. Os candidatos terão cinco horas e 30 minutos para responderem as questões.

O segundo dia será dedicado à aplicação das provas de ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. A aplicação terá cinco horas de duração.

Enem

Há mais de duas décadas, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e representa a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil. Isso porque as instituições de ensino públicas e privadas adotam as notas do Enem para selecionar estudantes, nos processos seletivos.

Os resultados servem também para seleções de beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e pelo Programa Universidade para Todos (ProUni).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições de educação superior portuguesas. Algumas universidades lusitanas possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame.

*Matéria ampliada às 11h40

Agência Brasil

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Educação

Abertas inscrições para o Encceja

Exame será realizado em 25 de agosto em todo o país.

Publicados

em

Foto: Divulgação/ MEC

Interessados em participar do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2024 já podem fazer a inscrição. O prazo segue aberto até 10 de maio. Solicitações de atendimento especializado e de tratamento pelo nome social também devem ser feitas durante o mesmo período. O exame será no dia 25 de agosto em todos os estados e no Distrito Federal.

O atendimento especializado será oferecido a participantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual (mental), surdocegueira, dislexia, déficit de atenção, transtorno do espectro autista e discalculia. Também podem ser contemplados gestantes, lactantes, idosos e pessoas com outras condições específicas.

Anúncio


edital do Encceja 2024 foi publicado em março pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Participantes que faltaram às provas do Encceja 2023 devem ter justificado sua ausência no exame caso queiram se inscrever gratuitamente na edição deste ano. Quem não justificar sua ausência ou tiver a solicitação de justificativa reprovada deverá ressarcir ao Inep o valor de R$ 40.

O pagamento deve ser feito por meio de boleto, que será gerado no sistema de inscrição e poderá ser pago em qualquer banco ou casa lotérica.

O exame

O Encceja foi realizado pela primeira vez em 2002, para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na idade adequada. O exame é realizado pelo Inep, responsável pela aplicação, em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de Educação. Já a emissão do certificado e da declaração de proficiência é responsabilidade das secretarias de Educação.

Agência Brasil

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas