Conecte-se conosco

Cidades

Orquestra Sinfônica da Paraíba comemora os 438 anos de João Pessoa em concerto com Santanna

Publicados

em

Fotos: Reprodução/Divulgação/Secom-PB

O próximo sábado, 5 de agosto, será de festa no Espaço Cultural da Paraíba, em João Pessoa. O ponto alto das comemorações dos 438 anos da Capital será o concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba, que tem Santanna, o Cantador, como convidado especial. As apresentações musicais da noite começam às 20h, na Praça do Povo, mas antes, a partir das 18h, tem início a Feirinha Cultural, com artesanato, brechó, gastronomia e variedades.  

A primeira atração será a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, que terá a participação das cantoras Helayne Cristini, Bella Raiane e Maria Kamila. Em seguida, será a vez do concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba e Santanna, com regência do maestro Luiz Carlos Durier. A noite será encerrada com o DJ Furmiga Dub, com sua rabeca e seu set repleto de influências da cultura popular.

Anúncio


A entrada é gratuita, mas as pessoas interessadas em ver de perto essa homenagem à capital podem participar da campanha em benefício de instituições carentes levando 1kg de alimento não perecível.

O concerto – 
Como já tem se tornado tradição, a Orquestra Sinfônica da Paraíba se une a convidados especiais para celebrar o aniversário da cidade de João Pessoa, como forma de enaltecer a cultura e as raízes paraibanas e nordestinas. Já foram convidados para a celebração Zélia Duncan e Maria Juliana (2015), Zé Ramalho (2016), Cátia de França e Nathália Bellar (2017), Chico César (2018), Paralamas do Sucesso, Genival Lacerda, João Lacerda, Lívia Valéria e Thallyson Ramos (2019) e Cátia de França (2022).

Este ano, o cantador cearense Santanna vai abrilhantar a festa, mostrando um repertório de clássicos paraibanos e nordestinos. As músicas que serão cantadas por ele neste concerto são bem conhecidas do público, como Paraíba Joia Rara, Tareco e Mariola, Tocando em Frente, A Natureza das Coisas, Ai que Saudade D’Ocê, Me Dá meu Coração, Mensageiro Beija Flor, Lápis de Cor, Tamborete de Forró e Ana Maria. A orquestra tocará ainda Seleção Luiz Gonzaga, Seleção de Xotes, Suíte Nordestina                    e Meu Sublime Torrão, todas com arranjos do Maestro Duda.

“Cantar junto com a Orquestra Sinfônica da Paraíba pra mim é uma novidade”, disse Santanna. “É a primeira vez que eu desfruto desse prazer de estar irmanado com grandes músicos, grandes maestros. Então, para mim vai ser um momento sublime e eu estou esperançoso que dê tudo certo, que agrade, que é importante demais agradar. Como dizia o poeta Abel Fraga, é melhor você cair na graça do que ser engraçado. Então, eu estou com uma expectativa muito grande. Eu espero que dê tudo certo e espero que haja uma contribuição do público, no apoio nessa nova missão que a gente tá cumprindo. É um prazer muito grande, me sinto lisonjeado em poder participar”, completou.

O maestro Luiz Carlos Durier também acredita que o público que vai estar na Praça do Povo vai presenciar um grande concerto. “A nossa expectativa é manter a tradição da OSPB de celebrar com o povo da Paraíba essa data tão significativa em nossa história, com a participação do público da nossa cidade, aqui no Espaço Cultural, além de interagir com Santanna, o convidado da orquestra que abrilhantará ainda mais essa noite festiva”, observou.

Santanna, o Cantador
 – É um artista nordestino seguidor de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, nascido em Juazeiro do Norte (CE). Descende de família de artistas e teve na sua infância a influência do aboio do vaqueiro nordestino, do canto das lavadeiras, do canto das rezadeiras e, finalmente, do canto dos cantadores violeiros e emboladores.

Em 1984, veio conhecer Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, de quem se tornou amigo particular. A admiração pelo Rei transformou-se em grande amizade. Participou de vários shows seus, fazendo a abertura e, em seguida, fazendo vocal. Tornou-se cantor profissional em 1992. Gravou oito CDs e um DVDs, e fez shows em todo o país.

Sua proposta musical de compromisso com o povo nordestino é decantar o Nordeste no seu lado positivo e autossuficiente, principalmente no que concerne à inteligência emocional do seu povo; abordar o tema motivacional nas canções com o intuito de ajudar a soerguer a autoestima do ouvinte, principalmente, o nordestino; e decantar músicas cuja poesia de boa qualidade seja bem aceita pelo ouvido e alma femininos, uma vez que foi a mulher a grande edificadora da nação nordestina. Santanna é cantor, compositor, intérprete e declamador.

OSBN
 – A Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste foi idealizada pela Associação Cultural Balaio Nordeste. Há 12 anos vem se firmando como um dos produtos culturais mais genuínos e expressivos da música nordestina, e conta, na sua formação atual, com 15 integrantes fixos, tendo a frente o maestro Lucilio. O grupo se inspira em produções de grandes nomes da música nordestina e brasileira como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Sivuca, Dominguinhos, Accioly Neto e Flávio José.

No repertório, também estão presentes canções de artistas como Chico César e Zé Ramalho, levando o público a cantar e dançar ao som de cirandas, coco de roda, baião, xote, e muito forró. A Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste já se apresentou em vários estados brasileiros, como Rio de Janeiro, Alagoas, Bahia e Pernambuco, e no exterior. Na França, participou do maior festival de acordeon do país, “Le Printemps des Bretelles”, e no Peru, se apresentou no festival Festifolcor.

Na sua trajetória artística, há a gravação do DVD “Orquestra Sanfônica em Ritmos de Nordeste” com a participação de artistas renomados como Irah Caldeira, Pinto do Acordeon, Cezzinha e Silvério Pessoa.

Secom-PB

Rate this post
Anúncio


Cidades

Menino morre atropelado por caminhão entre Guarabira e Pirpirituba

Publicados

em

Foto: Reprodução

Uma criança de 4 anos morreu atropelada por um caminhão na manhã desta terça-feira (23), logo depois de descer de uma van escolar. O acidente aconteceu na rodovia PB-073, entre Guarabira e Pirpirituba, no brejo da Paraíba.

De acordo com informações da Polícia Militar, Luís Fernando, de 4 anos de idade, estava descendo de uma van escolar quando avistou seus familiares do outro lado da rua e, ao tentar atravessar, foi atropelado por um caminhão.

Anúncio


Segundo o sargento Mariano, da Polícia Militar, o homem que dirigia o caminhão deixou o local logo após o atropelamento, mas foi localizado pouco tempo depois do ocorrido em outro ponto mais adiante na rodovia.

O caminhoneiro foi levado pelas autoridades até a delegacia para prestar esclarecimentos. A Polícia Civil vai dar continuidade às investigações quanto ao transporte escolar no qual a criança voltava e o local onde ela foi deixada ao descer do veículo.

Do g1 Paraíba Em 23.07.2024

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Política

Ex-vereador de Guarabira será candidato na capital paraibana

Publicados

em

Foto: CMJP

Qualquer que seja a garça – mesmo que da cor “azul” como são adjetivadas em Guarabira -, por regra de sobrevivência, necessita de água doce ou salobra ou até uma praia.

Jáder Filho, inspirado no poder de adaptação e resistência das garças, migrou para os terrenos úmidos do litoral e, agora, disputará uma das cadeiras da Câmara Municipal de João Pessoa.

Anúncio


Jáder, que exerceu a função de vereador em Guarabira, transferiu o seu domicílio eleitoral para a capital e será candidato a vereador pelo partido Solidariedade.

Sua esposa, Rosane Emídio, segue candidata a vereadora em Guarabira. De bico longo, a garça é um animal de reconhecido esforço e capacidade de lutar em mais de uma frente.

Rafael San – ManchetePB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Governo da Paraíba realiza fampress para Rota Cultural Caminhos do Frio em Solânea

Publicados

em

O Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde) realiza, nesta segunda-feira (22), um fampress com jornalistas, influenciadores e guias de turismo para a abertura da Rota Cultural Caminhos do Frio, em Solânea. O objetivo principal é incentivar a divulgação dos atrativos da região e do evento através da imprensa local.

Solânea, conhecida como uma das cidades mais frias do brejo paraibano, será o cenário de uma semana repleta de atividades culturais. A programação incluirá feiras gastronômicas e de artesanato, oficinas literárias, espetáculos teatrais, mostra de cinema, exposições, palestras, passeios turísticos e até mesmo um campeonato de estilingue. Além disso, o evento contará com apresentações musicais de artistas como Luciene Melo, Nonato Neto e Kelson Kiss.

Anúncio


De acordo com Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, o fampress vai proporcionar aos jornalistas e influenciadores a oportunidade de conhecer de perto todas as novidades e atrações preparadas para o Caminhos do Frio na cidade de Solânea. “A expectativa é que o evento atraia ainda mais visitantes e fortaleça o potencial turístico e cultural do município”, destacou.

A Rota Cultural Caminhos do Frio já passou por cidades como Areia, Pilões e Matinhas, celebrando o Movimento Armorial e a cultura nordestina, ampliando o fluxo de turistas no Brejo paraibano.

Segundo o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Miguel Ângelo, o Caminhos do Frio promove o lazer e o entretenimento, fortalece a economia local, criando oportunidades para os empreendedores com a valorização dos recursos patrimoniais de cada município participante.

Atrativos turísticos

No município, há uma diversidade de atrativos, como a histórica Igreja Matriz de Santo Antônio e o Casarão Manoel Moreira, onde morava o braço direito de Lampião, conforme relatado pelos moradores locais.

Também merecem destaque a Praça 26 de Novembro, a Trilha das Pedras das Pinturas, que exibe pinturas rupestres com aproximadamente 5 mil anos de história, o Teatro Municipal Jacob Soares e o Santuário Padre Ibiapina, todos essenciais para o turismo na região.

A programação completa do evento está disponível no site oficial do Fórum de Turismo, assim como nas plataformas de redes sociais @brejopb. Para mais informações: [brejoparaibano.com.br/caminhos-do-frio/](https://brejoparaibano.com.br/caminhos-do-frio/).

Confira as próximas datas e cidades da rota cultural Caminhos do Frio

Serraria: 29 de julho a 4 de agosto

Borborema: 5 a 11 de agosto

Remígio: 12 a 18 de agosto

Bananeiras: 19 a 25 de agosto

Alagoa Grande: 26 de agosto a 1º de setembro

Alagoa Nova: 2 a 8 de setembro

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas