Cidades
João Azevêdo entrega equipamentos e dialoga com a população em audiência do ODE com recorde de público em Guarabira
Mais de 5,3 mil pessoas – recorde de público – lotaram, na noite desta quinta-feira (24), o ginásio da Escola Cidadã Integral Técnica (ECIT) José Soares de Carvalho, em Guarabira (2ª Região Geoadministrativa), para eleger as prioridades que subsidiarão o Plano Plurianual (PPA) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) do próximo ano. Nessa que foi considerada a maior audiência do Orçamento Democrático Estadual já realizada no Brejo, o governador João Azevêdo fez entrega de benefícios à região, prestou contas das ações do governo e dialogou com a população.
No total 5.368 pessoas participaram da audiência e elegeram como áreas prioritárias para compor as peças orçamentárias a educação, seguida da habitação e saúde.

João Azevêdo abriu a plenária com a entrega de uma série de benefícios, entre elas a restauração da PB-085, com extensão de 34,4 km, que liga os municípios de Pirpirituba até o Entrocamento da PB-071, no valor de R$ 16 milhões. E autorizou a reforma e ampliação do Hospital Regional de Guarabira, na ordem de R$ 32 milhões, além da implantação do serviço de tomografia, no valor de 600 mil.
Entre as obras a serem realizadas, o chefe do Executivo estadual assinou Ordem de Licitação para a construção da nova Escola Estadual Pedro Ribeiro de Lima, em Riachão, com investimento de R$ 8,4 milhões, assim como a construção da nova Escola Estadual Felinto Elísio, de Belém, no valor de R$ 6,6 milhões.

Ainda na área da educação, o governador destinou recursos para reforma e manutenção de escolas da região, investimentos que somam mais de R$ 7,1 milhões – Escola John Kennedy (Guarabira); ECI Augusto de Almeida (Pirpirituba); ECI Antônio Bento (Serraria); Escola Edgardo Júlio (Guarabira) ECI Odilon Nelson Danta (Cuitegi); Escola Benjamin Maranhão (Araruna) e Escola Mons. Walfredo Leal (Pirpirituba). E também fez a entrega simbólica de 82 notebooks à Regional de Ensino.
Ao Corpo de Bombeiros da região, o gestor estadual entregou equipamentos, uma viatura de combate a incêndio e de resgate, capacetes, fardamentos e equipamentos, e à Polícia Militar armamentos, coletes balísticos e munições (R$ 276 mil).

Para a cidade de Sertãozinho, o chefe do Executivo fez a entrega simbólica da construção do calçadão com iluminação, no valor de R$ 994 mil, para a cidade de Guarabira, a entrega da reforma e ampliação do Presídio Regional Vicente Claudino Pontes, no valor de R$ 2,3 milhões, e pelo programa Empreender PB, mais de R$ 1,4 milhão foi destinado a 155 microempreendedores da região.
“Que festa maravilhosa! Não tenho dúvida que essa foi a maior plenária que o Brejo já realizou. Agradeço a todos que saíram de casa para fazer o que estamos fazendo, democracia participativa, ouvindo as pessoas. Isso é extraordinário. As pessoas não acreditam que realizamos o ODE nesses moldes. Porque sem sombra de dúvidas, o Estado da Paraíba é o mais politizado do país. Esse instrumento faz muita diferença na vida de muita gente. Desde 2019, as obras do nosso orçamento solicitadas aqui ultrapassam os R$ 3 bilhões. Cada vez que viemos aqui dialogar, para que todos possam falar o que quer é a nossa forma de fazer democracia. Só temos gratidão por isso tudo”, disse João Azevêdo ao abrir a plenária.

O secretário executivo do Orçamento Democrático Estadual, Júnior Caroé, agradeceu a todos que vieram dialogar com o governo. “É uma satisfação e alegria para o governo ter todos aqui, nessa grande noite de democracia participativa. Essa é uma noite de diálogo e de esperança a partir de uma conversa direta entre a população e o governo da Paraíba. Estamos aqui com os nossos melhores ouvidos e olhares para ouvir e ver as reivindicações de toda a população. O governo está aqui também para prestar contas das ações aqui na região, mas, principalmente, ouvir os anseios de todos que aqui vieram”, disse o secretário.
O deputado federal Gervásio Maia falou da importância da participação popular nas decisões do governo. “Cada vez que a gente participa de um evento como esse, saímos com a certeza de que vale a pena fazer parte da banda boa da política. O governo avançou muito mais. Apenas hoje, aqui, para o hospital de Guarabira foram mais de R$ 32 milhões de investimentos. Através do nosso mandado, que fiz questão de colocar para que o Brejo ganhe o primeiro tomógrafo público da região. Isso é respeito e dignidade com o povo, além de tantas outras obras aqui hoje entregues. Estamos juntos. Parabéns ao Governo da Paraíba”, disse o deputado.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adriano Galdino, falou da alegria em participar de mais uma audiência. “Hoje é dia de alegria por tudo o que o governo está fazendo não só aqui no Brejo, mas por toda a Paraíba. É um governo com um olhar especial, principalmente para os municípios pequenos do nosso Estado. É um prazer estar aqui mais uma vez no Brejo Paraibano. Só tenho que parabenizar ao governo e ao governador por mais uma audiência do ODE aqui na região”, ressaltou.
O bispo diocesano de Guarabira, Dom Aldemiro Sena, agradeceu ao governador pelas obras que estão beneficiando o turismo religioso da região. “Estamos aqui enquanto Diocese para agradecer pela hospitalidade, fraternidade e parcerias entre nós. Queremos agradecer, principalmente, pelo asfaltamento do acesso ao Memorial Frei Damião, facilitando o acesso dos nossos romeiros e que agora tem melhorado o fluxo de veículos e pessoas, contribuindo, assim, para o turismo religioso da nossa região”, agradeceu o religioso.

O ex-deputado estadual Raniery Paulino falou sobre a importância que o ODE tem para ele. “No ODE do ano passado, apresentamos tantas demandas, a exemplo da Vila Olímpica, o acesso ao Memorial Frei Damião e tudo está em execução. Isso é de suma importância. Essa casa hoje está cheia para renovar esperanças do que vai ser pedido aqui e será executado pelo governo. O ODE é muito importante para mim, assim como para todos os paraibanos. Só posso agradecer ao governo por dispor de um instrumento com esse”, enalteceu Raniery Paulino.

A audiência contou ainda com a participação do vice-governador Lucas Ribeiro, do secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, do secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos, Deusdete Queiroga, do chefe de gabinete do governador, Ronaldo Guerra, além dos deputados estaduais João Gonçalves, Wilson Filho, Hervázio Bezerra e Eduardo Carneiro, prefeitos, vereadores e autoridades locais.
VEJA MAIS FOTOS. CLIQUE AQUI.
Prestação de contas – O governador João Azevêdo apresentou os investimentos do governo na região, com destaque para as áreas da educação, habitação e estradas de rodagem, prioridades eleitas no ciclo anterior.
“Na educação, os investimentos totais são de mais de R$ 97,1 milhões em reformas, manutenções e construções de novas escolas, como a Escola Cidadã Integral (ECI) Professora Maria Gertrudes de Carvalho Neves, em Caiçara, a nova ECI no município de Casserengue, a Escola Francisco Costa, em Duas Estradas, e a Escola Padrão de Ensino Médio Integral, em Guarabira – são mais de R$ 26,6 milhões nessas novas unidades escolares. Também em fase de licitação está a construção de mais duas escolas – a Pedro Augusto de Almeida, em Bananeiras, e a ECI Padre Geraldo da Silva Pinto, em Solânea – investimentos esses que somam mais de R$ 18,7 milhões”, informou João Azevêdo.
Na parte da habitação, o governador informou que os investimentos atuais na região são de mais de R$ 6,7 milhões. “Foram investidos R$ 6,8 milhões na construção de 109 casas em Belém e Guarabira e mais de 525 moradias em processo de regularização”, disse o gestor.
Em estradas e mobilidade, os investimentos chegam aos R$ 198,5 milhões. São R$ 16,8 milhões em 14 travessias urbanas; R$ 14,6 milhões em restaurações; R$ 126,1 milhões em pavimentaçõese R$ 26,6 milhões em mobilidade.
VEJA MAIS FOTOS. CLIQUE AQUI.
Próximas audiências – As audiências do Orçamento Democrático Estadual seguem nesta sexta-feira (25) em Rio Tinto (14ª Região) às 19h, no Sesi; e no sábado (26), em Ingá (12ª Região), a partir das 17h, no ginásio municipal “O Carlão”, localizado no bairro Cazuzinha.
Votação das prioridades – A votação das prioridades de investimentos segue no site votacaoode.pb.gov.br até o dia 16 de setembro. Basta acessar, inserir as informações pessoais e escolher as prioridades de investimentos para cada região.
Eleição de conselheiros – A Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) também realiza nas audiências o processo de eleição para a nova composição do Conselho Regional do Orçamento Democrático Estadual para o biênio 2023/2025. A votação acontece nos locais das audiências disponível das 16h às 21h.
VEJA MAIS FOTOS. CLIQUE AQUI.
Secom-PB
Guarabira
Guarabira recebe ação Cidadania Democrática nesta terça-feira na ECI José Soares de Carvalho
A população de Guarabira e região terá acesso a uma grande oferta de serviços públicos gratuitos nesta terça-feira, dia 9 de junho, durante a realização do programa Cidadania Democrática 2026, promovido pelo Governo da Paraíba. A ação acontecerá no ECI José Soares de Carvalho, conhecido como Colégio Estadual, e contará com atendimentos ao longo de todo o dia.
O evento tem como objetivo aproximar os serviços públicos da população, facilitando o acesso a atendimentos essenciais em áreas como saúde, cidadania, assistência social, educação, segurança pública, agricultura e defesa dos direitos do cidadão.
Diversos órgãos estarão presentes
Durante a programação, os moradores poderão buscar orientações, informações e atendimentos junto a diversos órgãos e instituições estaduais, entre eles:
- Defensoria Pública;
- Procon;
- Detran-PB;
- Cagepa;
- Secretaria de Estado da Saúde;
- Castra Móvel;
- Hemocentro;
- Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH);
- Programa Cidadão;
- Consea-PB;
- Sudema;
- Agricultura Familiar;
- Corpo de Bombeiros Militar;
- Polícia Militar;
- Instituto de Polícia Científica (IPC);
- Polícia Civil;
- Secretaria de Estado da Educação;
- Fundac;
- Empaer;
- CEHAP;
- EPC;
- PAP, entre outros serviços.
Oportunidade para resolver demandas em um único local
A iniciativa oferece uma oportunidade importante para que a população resolva diversas demandas sem a necessidade de deslocamentos para diferentes repartições públicas. Além disso, o programa fortalece a participação cidadã e amplia o acesso aos serviços oferecidos pelo Estado.
A expectativa é de que centenas de pessoas participem da ação, aproveitando os atendimentos, orientações e serviços disponibilizados gratuitamente.
Serviço
Evento: Cidadania Democrática 2026
Data: 9 de junho
Local: ECI José Soares de Carvalho (Colégio Estadual)
Endereço: Rua Henrique Pacífico, 45 – Bairro Primavera – Guarabira-PB
Horário: Atendimentos durante todo o dia
A população está convidada a participar e aproveitar os diversos serviços que estarão disponíveis em um só lugar.

Educação
MEC Idiomas: nova plataforma oferta inglês e espanhol gratuitamente
Ferramenta oferece aprendizagem do nível básico ao avançado.
O Ministério da Educação (MEC) lançou o MEC Idiomas, plataforma gratuita de estudos de inglês e espanhol. 

A ferramenta disponibiliza lições interativas, acompanhamento do aprendizado e certificação, do nível básico ao avançado.
De acordo com o MEC, o objetivo é que o sistema seja o primeiro ponto de contato digital do estudante iniciante de línguas e o idioma escolhido.
MEC Idiomas
A plataforma on-line é gratuita e acessível em dois formatos – site ou aplicativo.
É possível avaliar o grau de conhecimento; montar trilha de aprendizagem (aula e reforço); testar conhecimento a cada módulo; tirar dúvidas e treinar a conversação.
Os alunos também podem participar de comunidades.
Tanto as aulas de inglês quanto as de espanhol estão organizadas em seis níveis. Atualmente, há cerca de 800 aulas disponíveis.
Passo a passo
Para usar a plataforma, o MEC dá as seguintes instruções aos interessados:
- acessar o MEC Idiomas, por meio do site ou pelo app
- fazer login com a senha do Gov.br;
- escolher idioma de interesse – inglês ou espanhol;
- fazer teste de conhecimento;
- assistir às aulas.
Idiomas sem Fronteiras
O MEC Idiomas é parte do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), do Ministério da Educação. A política pública de ensino bilíngue é voltada à internacionalização da educação superior brasileira para melhorar as produções científicas.
A iniciativa pretende fortalecer a formação de professores de línguas estrangeiras e promover a capacitação linguística de estudantes, docentes e técnicos administrativos das Instituições de Ensino Superior (IES).
O MEC Idiomas também contempla a formação de estrangeiros em língua portuguesa e o apoio à capacitação de professores da educação básica.
Agência Brasil
Educação
Enem: prazo de inscrição é prorrogado até dia 12 de junho
Estudantes ganham mais uma semana para se inscrever no Enem 2026.
O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) prorrogaram o prazo de inscrição para o Enem 2026 até o dia 12 de junho, próxima sexta-feira. Com isso, os interessados ganham uma semana a mais para se inscrever na principal porta de entrada do ensino superior gratuito do Brasil.

Para se inscrever, basta acessar a Página do Participante do Enem na internet e preencher as informações solicitadas. Para os estudantes não isentos, o prazo para pagar a taxa de inscrição vai até o dia 17 de junho.
A prorrogação não altera as datas de aplicação do exame, que permanece marcado para os dias 8 e 15 de novembro, em todo o país.
Isenção
Têm direito à isenção da taxa de R$ 85 para inscrição do Enem os estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública de ensino; os estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escola privada e que possuam renda igual ou inferior a um salário-mínimo e meio; e pessoas de famílias de baixa renda inscrita no Cadastro Único do governo federal (CadÚnico).
Os participantes do programa Pé-de-Meia do governo federal também se enquadram nos requisitos para isenção da taxa de inscrição. Independentemente de ser isento, o candidato deve fazer a inscrição no Enem.
O estudante do Pé-de-Meia que concluiu o ensino médio em 2026 e participar dos dois dias de prova do Enem receberão um incentivo adicional de R$200.
Todos os detalhes do Enem 2026 estão no edital da prova com informações sobre atendimento especializado para pessoas com deficiência, gestantes, lactantes, diabéticos, idosos ou com outra condição específica.
O Inep ainda preparou uma seção de perguntas e respostas para tirar as dúvidas mais comuns dos participantes. Confira aqui.
Cronograma
- Inscrições: de 25 de maio a 12 de junho;
- Pagamento da taxa de inscrição: até 17 de junho;
- Solicitação de atendimento especializado e nome social: de 25 de maio a 12 de junho;
- Resultado do atendimento especializado: 26 de junho;
- Recurso do atendimento especializado: de 29 de junho a 3 de julho;
- Resultado do recurso: 10 de julho;
- Aplicação das provas: 8 e 15 de novembro.
Agência Brasil
-
Cidades5 dias atrásSerra Limpa lança concurso cultural para premiar o melhor conteúdo de São João
-
Cinema6 dias atrásMestres do Universo e Todo Mundo em Pânico 6 estão em cartaz no Cinemaxxi
-
Policial1 dia atrásHomem tenta assaltar loja com faca e acaba preso por policiais de folga em Solânea
-
Guarabira2 dias atrásGuarabira recebe ação Cidadania Democrática nesta terça-feira na ECI José Soares de Carvalho
-
Saúde5 dias atrásSenado Aprova: Divulgação de sintomas e sinais clínicos do câncer infantil
-
Educação2 dias atrásMEC Idiomas: nova plataforma oferta inglês e espanhol gratuitamente
-
Educação2 dias atrásEnem: prazo de inscrição é prorrogado até dia 12 de junho
-
Brasil2 dias atrásÓrfãos de vítimas de feminicídio terão direito a pensão do INSS






