Conecte-se conosco

Saúde

Hospital Edson Ramalho amplia assistência às gestantes e implanta ultrassonografia obstétrica 24 horas

Publicados

em

O Hospital do Servidor General Edson Ramalho, unidade da rede estadual gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), em João Pessoa, oferece serviços 24h às gestantes. A maternidade, além do atendimento médico, também conta com serviços de laboratório e, recentemente, inaugurou uma sala de ultrassonografia obstétrica para urgência, que funciona ininterruptamente.

Segundo a coordenadora da maternidade, Cllaryssa Alapenha, a gestante, ao dar entrada na unidade, é acompanhada por uma equipe de profissionais que fornece suporte durante todo o processo. “Estamos prontos para prestar um serviço de excelência neste momento tão importante que é a chegada de um filho”, relata Cllaryssa.

Além desses serviços mencionados, as futuras mamães ainda contam com um acompanhamento da equipe de Fisioterapia, de forma contínua. Implantado em julho deste ano, o serviço tem como objetivo facilitar o trabalho de parto da paciente por meio de exercícios relaxantes, além de dar mais segurança.

Para o coordenador de Fisioterapia do Hospital, Francisco Miguel, a assistência tem como meta o fortalecimento e humanização nos cuidados materno-infantil. No local, além do acompanhamento fisioterápico, as gestantes são assistidas pelas equipes de Enfermagem e de Assistência Social. O espaço tem estrutura para atender sete grávidas em trabalho de parto ou com necessidade de indução, além de uma acompanhante e doula.  

Graciele Rodrigues veio de Mamanguape para dar à luz ao seu segundo bebê na maternidade. Só que, desta vez, o procedimento na unidade hospitalar foi diferente. A gestante de nove meses contou com a assistência de uma equipe de Fisioterapia antes, durante e depois do parto. 

Já em trabalho de parto, com 3cm de dilatação, a mamãe de Samuel realizou exercícios em equipamentos que auxiliam no processo. “É uma dor muito grande, e esses exercícios são um alívio. É incomparável, muito bom, ajuda bastante”, comemorou Graciele. 

“O objetivo da fisioterapia é avaliar e definir estratégias que diminuam o tempo de trabalho de parto, tornando menos doloroso, e contribuir com autonomia e mobilidade, proporcionando mais conforto, relaxamento, descontração e confiança à parturiente. Todos da equipe multiprofissional têm um papel importante na evolução do trabalho de parto”, explica a fisioterapeuta Ieda Leal. 

A oferta de fisioterapia no centro obstétrico tem se mostrado eficiente no atendimento às mulheres que estão prestes a dar à luz, assim como a sala de USG obstétrica, com funcionamento permanente para casos de urgência. Essas medidas fazem parte das diversas ações implantadas na instituição, com foco na melhoria do atendimento e na assistência cada vez mais humanizada ao paciente. 

Como funciona

O serviço é oferecido à todas as gestantes que escolhem ter filhos na unidade de saúde. Para tanto, precisam passar por uma triagem, para verificar os sinais do trabalho de parto. Em caso positivo, elas são encaminhadas para a área do pré-parto, onde ficam internadas e passam por toda preparação para a realização do parto. 

Lembrando que, além da assistência às mães, os recém-nascidos também contam com todo atendimento necessário, como os exames iniciais, as vacinas e orientações, a qualquer momento, do Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) para a amamentação. Por todas essas iniciativas, a unidade possui o Selo de Qualidade Amigo da Criança (IHAC), oferecido pelo Ministério da Saúde.

Secom-PB

Rate this post

Saúde

Pressão elevada: o que significa nova diretriz sobre hipertensão

Publicados

em

Crédito: Pixabay / Ilustração

Novas diretrizes para a medição da pressão arterial foram lançadas pela Sociedade Europeia de Cardiologia. Um dos pontos mais relevantes foi a inclusão do termo “pressão elevada”.

Ele passa a ser usado quando o paciente apresenta pressão sistólica entre 120 e 139 mmHg ou a diastólica fica entre 70 e 89 mmHg. O diagnóstico serve como um alerta para o risco do paciente evoluir para a hipertensão.

As diretrizes foram apresentadas no último congresso da Sociedade Europeia de Cardiologia, que ocorreu em Londres, em setembro. É a primeira atualização desde 2018, seguindo novas evidências científicas, com dados de diferentes estudos. Por ter sido feita por uma comunidade científica que serve de referência para o mundo, a atualização é levada em conta pelos médicos brasileiros.

“A diretriz indica um olhar mais atento para que esse grupo de pacientes seja alertado, orientado e incentivado a adotar ou intensificar medidas de prevenção. Quando efetivas, essas medidas podem evitar quadros de hipertensão e suas complicações”, explica o médico Rodrigo Noronha, cardiologista da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Metropoles

Rate this post
Continue lendo

Saúde

Guarabira: Autismo Amor Infinito realiza ações da Campanha Setembro Amarelo

Publicados

em

Foto: Divulgação/Instituto Autismo Amor Infinito

O Instituto Autismo Amor Infinito, em Guarabira, realizou na noite da sexta-feira, 27/9, atividades relacionadas à Campanha Setembro Amarelo; mês de conscientização sobre a saúde mental e contra o suicídio.

Convidados pelo instituto, a psicóloga/professora Laís Mirella, da Faculdade EESAP, e seus alunos do curso de psicologia –, articularam rodas de conversas e dinâmicas sobre a importância da campanha setembro amarelo. Assim sendo, uma turma de estudantes ficou responsável de interagir com os pais e a outra turma, com a criançada.

O evento aconteceu na sede do instituto, localizada na Rua Abdon Paiva, no bairro Esplanada. A atual Diretora-presidente é Maria do Socorro (Corrinha).

As informações são da vice-presidente da entidade, Ercília Lira.

Para maiores detalhes e contato do Instituto Autismo Amor Infinito, clique AQUI

Plugados

Rate this post
Continue lendo

Saúde

Anvisa proíbe medidor de pressão e termômetro com coluna de mercúrio

Resolução publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira.

Publicados

em

Imagem: Pixabay

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, em todo o território brasileiro, a fabricação, importação, comercialização e o uso em serviços de saúde de termômetros e esfigmomanômetros (medidores de pressão arterial) com coluna de mercúrio. A resolução foi publicada nesta terça-feira (24) no Diário Oficial da União.

Brasília-DF, 10.11.2023, Fachada do Prédio da Agência de Vigilância Sanitária ANVISA, em Brasília.  Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Fachada do Prédio da Agência de Vigilância Sanitária ANVISA, em Brasília. Foto:  Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Os equipamentos abrangidos pela resolução têm uma coluna transparente contendo mercúrio e finalidade de aferir valores de temperatura corporal e pressão arterial, indicados para uso em diagnóstico em saúde. A proibição não se aplica a produtos para pesquisa, calibração de instrumentos ou uso como padrão de referência.

Ainda de acordo com a resolução, termômetros e esfigmomanômetros com coluna de mercúrio que forem retirados de uso devem seguir as Boas Práticas de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, fixadas pela Anvisa em 2018.

O descumprimento da resolução, segundo a agência, constitui infração sanitária, sem prejuízo das responsabilidades civil, administrativa e penal cabíveis.

Entenda

Em 2022, a diretoria colegiada da Anvisa aprovou, em reunião pública, iniciativa regulatória sobre o tema, atendendo a uma demanda da Convenção de Minamata, ocorrida no Japão em 2013 e da qual o Brasil é signatário. Pela convenção, o mercúrio deveria ter seu uso reduzido em todo o mundo até 2020.

O metal pesado, segundo a agência, não representa perigo direto para usuários de termômetros ou de medidores de pressão, mas configura perigoso agente tóxico no meio ambiente quando descartado. A Anvisa destaca ainda que esses equipamentos já contam com alternativas de mercado que não utilizam coluna de mercúrio.

“Termômetros e esfigmomanômetros digitais são produtos para a saúde de uso difundido no Brasil e possuem as mesmas indicações clínicas que os que contém mercúrio. Esses dispositivos também possuem a sua precisão avaliada compulsoriamente pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade e são ambientalmente mais sustentáveis.”

Agência Brasil

Rate this post
Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas