Conecte-se conosco

Turismo

Pesquisa reconhece o Parque Estadual da Pedra da Boca como patrimônio geológico mundial

Publicados

em

Foto: Arquivo/Pesquisadores

O Parque Estadual da Pedra da Boca, localizado no município de Araruna, na Paraíba, foi reconhecido como local chave para o patrimônio geológico mundial. A pesquisa foi publicada, em julho de 2023, na Revista Internacional de Geopatrimônio e Parques, e aponta que a área tem potencial para se tornar um geoparque da Unesco.

A pesquisa, que durou cerca de dois anos, mostra que as características da Pedra da Boca fazem dela um local de interesse mundial. O estudo é resultado da dissertação de mestrado de Hígor Lins, que contou com a participação dos pesquisadores Marco Túlio Mendonça, Rafael Albuquerque, Larissa Silva e Rubson Pinheiro.

Anúncio


A área do Parque Estadual Pedra da Boca possui formações rochosas de granito, rocha muito resistente, e que são únicas no contexto do semiárido brasileiro.

 Foto: Fórum de Turismo do Curimataú e Seridó Paraibano/Divulgação

De acordo com o pesquisador Marco Túlio, o que chama atenção em Araruna são as formas espetaculares que são bastante incomuns em rochas daquele tipo. As geoformas encontradas foram moldadas por processos químicos como a água.

Em toda América do Sul, o único lugar com semelhante fenômeno é no Parque Nacional de Itatiaia, no Rio de Janeiro, porém o clima lá é úmido. O município de Araruna fica localizado no semiárido, onde o mais comum seria que as rochas fossem moldadas por processos físicos, ou seja, a partir de quebras.

Por estarem mais expostas em local de predominância da caatinga, as rochas ficam visíveis e suscetíveis à mudança pela água. “São formas únicas e extremamente exuberantes, que retratam bem as mudanças do planeta nos últimos 20 milhões de anos”, informa Marco Túlio.

Foto: Arquivo/Pesquisadores

O Parque Estadual Pedra da Boca foi avaliado por quatro valores: científico, estético, turístico e de uso e gestão. “Os quesitos levados em consideração vão desde o potencial turístico, analisando assim acessibilidade, estrutura hoteleira e de restaurantes nas proximidades, até o potencial científico, avaliando o número de trabalhos publicados sobre o local”, exemplificou Hígor Lins.

A área da Pedra da Boca tem potencial para se tornar um geoparque da Unesco. São lugares que a organização reconhece como de grande valor científico para geociências e que são utilizados pela sociedade de forma sustentável.

“[A pesquisa] deve servir também para jogar luz sobre a necessidade de investimentos que possam estimular a geoconservação e o geoturismo, trazendo um consequente desenvolvimento socioeconômico e resultando em melhorias reais na vida das pessoas que habitam e sobrevivem em comunidades próximas a esses locais”, finaliza o pesquisador Hígor Lins.

Para os pesquisadores, o parque estadual tem essas características: o alto valor científico das formações rochosas e o fato de o local ser utilizado para turismo de aventura, ecoturismo e turismo sustentável. Assim, beneficiando a comunidade do entorno e gerando renda para a população local.

Atualmente, o Brasil possui cinco geoparques. Esse seria o primeiro da Paraíba. E com o selo da Unesco, a área ganharia certificado de ciência e sustentabilidade no mundo. Mas é necessário mais pesquisas, políticas públicas e investimentos voltados para o lugar.

Do Palavrapb.com

Rate this post
Anúncio


Turismo

Alagoa Nova é a última cidade da Rota Cultural e Turística ‘Caminhos do Frio’

Publicados

em

A cidade de Alagoa Nova é o último município a receber a Rota Cultural e Turística ‘Caminhos do Frio 2024’. O evento, que se estende até o dia 8 de setembro, promete uma semana repleta de atividades culturais e recreativas. Entre as atrações estão apresentações culturais, exposição de artesanato, oficinas, palestras, desfile cívico, motocross, rota gastronômica e shows musicais. 

O Governo do Estado, através da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), realiza mais um Fampress com a participação de jornalistas e influenciadores para a abertura, que ocorre nesta segunda-feira (2). O evento vai contar com o cortejo armorial com artistas locais, a Banda de Pífano do Sítio Buraco D’água e o show musical de Sandra Belê. 

Anúncio


Sob o tema “Alagoa Nova Armorial”, o evento será realizado na Praça “O Moraesão”, que foi especialmente preparada para receber visitantes e turistas. O local conta com a vila da gastronomia, onde serão servidas as tradicionais comidas típicas da região, além do espaço de artesanato com as principais peças produzidas no município. Também haverá pontos instagramáveis decorados com figuras do Movimento Armorial, como o escadão, o coreto e a vila armorial. 

Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, destaca que o ‘Caminhos do Frio’  tem um impacto significativo no turismo e na economia do Brejo. “É uma oportunidade ímpar para fortalecer a nossa cultura e impulsionar o desenvolvimento local”, reforçou.

Miguel Ângelo, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, enfatiza a relevância desses eventos: “Realizar uma Rota de grande porte como essa, é essencial para o fomento do turismo e para a valorização da cultura regional. Esses eventos atraem visitantes, promovem a cultura e os atrativos turísticos e ajudam a preservar nossas tradições”, destacou.

O evento contará com a presença de grupos culturais de outras cidades, como o Grupo Caamirim da Serra de Matinhas, Renascer e Florescer de São Sebastião de Lagoa de Roça, e o Grupo de Coco de Roda “Mestre Basto do Coco” da cidade de Lucena. 

Os shows musicais também têm grande destaque nesta edição, com a realização do Festival de Forró, que contará com a seguinte programação: 

Festival de Forró 

2/9 – segunda-feira, 20h: Sandra Belê 

3/9 – terça-feira, 20h: Jobson Lima e Deanzinho 

4/9 – quarta-feira, 20h: Momento Religioso com William Sanfona 

5/9 – quinta-feira, 20h: Aniversário da cidade com Vinicius Mendes e Toca do Vale 

6/9 – sexta-feira, 20h30: Forró D2 e Placillio Diniz 

7/9 – sábado, 20h30: Jefferson Arretado e Jorge de Altinho 

8/9- domingo, 20h: Gegê Bismarck e Mastruz com Leite

Secom 

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Turismo

Alagoa Grande é a penúltima cidade a receber a Rota Cultural Caminhos do Frio

Publicados

em

Foto: Secom-PB

Alagoa Grande se prepara para receber, nesta segunda-feira (26), a Rota Cultural Caminhos do Frio, destacando-se como a penúltima cidade a integrar o evento. Até 1º de setembro, o município será o cenário de uma série de apresentações musicais e culturais, oferecendo um panorama diversificado e vibrante da cultura local. A Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde) organizam um Fampress com jornalistas e influenciadores para promover e divulgar as festividades. 

A abertura oficial em Alagoa Grande acontece, nesta segunda-feira (26), no Largo do Teatro Santa Ignez. O evento contará com um show especial da banda Os Filhos de Jackson e uma apresentação de dança regional. A programção é uma celebração do Movimento Armorial, tema desta edição. 

Anúncio


Nos dias 30 e 31 de agosto, a cidade recebe uma série de shows. Na sexta-feira, 30 de agosto, se apresentam a Banda Encantos, Banda Styllus, Sol Maior e Denilson Santana. No sábado, 31 de agosto, a programação contará com Thiago Freitas, Felipe Melo, Banda Libanos e Denilson Allan. 

Além da programação musical, os visitantes terão a chance de visitar o memorial dedicado ao icônico músico Jackson do Pandeiro, que celebra a trajetória e a influência cultural do artista na música brasileira. Este espaço histórico será uma atração especial para jornalistas e influenciadores presentes, oferecendo uma imersão mais profunda na rica herança cultural da região. 

Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, destaca que “este evento sublinha a rica herança cultural de Alagoa Grande e oferece uma plataforma para que mais pessoas conheçam e apreciem a diversidade musical e cultural da Paraíba.” 

Miguel Ângelo, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, ressalta que “a Rota Cultural Caminhos do Frio é uma excelente oportunidade para mergulhar nas tradições locais, descobrir nossos talentos e entender a importância cultural e turística da região.”

Secom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Turismo

Polo Turístico Cabo Branco ganhará três grandes empreendimentos em 2025

Publicados

em

Foto: Pixabay/ ilustração

Ao longo do próximo ano devem ser concluídas as obras do Boulevard, do Parque Aquático e do Tauá Resort João Pessoa. Este último, do Grupo do mesmo nome, será o primeiro a entrar em operação na Região Nordeste, após disputa entre outros estados vencida pela Paraíba, segundo afirmou o engenheiro civil e presidente da Cinep, Rômulo Polari, ontem à noite na Ilha Tech, em João Pessoa, durante lançamento do Portal Paraíba Business.

“Há alguns meses eu dizia: vai acontecer, agora já está acontecendo, temos datas e o Tauá, por exemplo, já está com quase 400 empregados na obra que já está na 7ª laje”, afirmou. Indagado pelo jornalista Cândido Nóbrega sobre questões ambientais e sociais, a exemplo de invasões, Polari respondeu que as existentes nos espaços reservados para os empreendimentos propriamente ditos, foram tiradas.

Anúncio


Ele lembrou uma grande ação realizada no ano passado, que resultou na demolição de mais de 20 casas de segunda moradia, que não eram de pessoas hipossuficientes e que ainda remanesce de uma parcela de ocupação numa área de reserva ambiental, chamada Parque das Trilhas, mas que existe uma ação em curso ajuizada pelo Ibama.

Inserção social e fomento ao turismo

“Em paralelo a isso, existe um grupo de 45 pescadores que está na areia da praia, propriamente dita, lá nasceu e se criou. Numa interlocução com eles e com Ministério Público Federal e gente, em uma interlocução com o Ministério Público Federal, iniciamos um diálogo para inseri-los no projeto, construindo uma Vila no Polo Turístico também, como, inclusive, um produto turístico e econômico-social”, contextualizou.

A área foi escolhida de forma consensual, a construção começará em breve e proporcionará que eles comercializem os pescados com todos esses hotéis e, aos turistas, a oportunidade de oferecer passeios na Vila, conhecerem a origem o peixe que consumiram nas refeições, num trabalho de inserção social das comunidades do entorno do projeto.

Viabilidade do negócio

O economista Ecio Costa, que também participou da exposição sobre cenários econômicos a partir da inauguração do referido Polo, lembrou que não é possível pensar em um cenário econômico sem levar em consideração questões sociais e ambientais, até mesmo para se fazer implantação de qualquer novo negócio, principalmente os que são estruturadores, com investimentos altos e que transformam muito a região, tudo diretamente correlacionado, a mão de obra a ser contratada, que precisa ser qualificada, abrangente e inclusiva.

“E no ambiental, o Parque que será implantado, por exemplo, tem uma área verde considerável. Pelo exposto, pelo que eu vi, terá muito mais área verde do que concorrentes hoje que já estão bem consolidados no mercado. Você não consegue empreender só pensando na questão econômica pura. O social, o ambiental vem junto e, inclusive, ajudam na viabilidade do negócio também”, concluiu o profissional com mestrado, PhD e pós-doutorado em economia pela Universidade da Georgia, nos Estados Unidos.

Paraiba Total via Assessoria

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas