Conecte-se conosco

Cidades

SÃO JOÃO NAS PRAÇAS: Guarabira terá programação junina com Festival de Quadrilhas e shows musicais

Publicados

em

Nesta semana vai ter o início da programação que foi montada para os festejos juninos no centro da cidade, no período de 12 a 17 de junho, na Praça da Juventude, em Guarabira, conforme o anúncio pelo prefeito Marcus Diôgo e pelo secretário de Cultura e Turismo, Tarcísio Pereira, durante o programa radiofônico semanal “Conversa com o Prefeito”.

A programação divulgada ainda refere-se apenas às prévias do São João. Nesta semana serão divulgadas as atrações que estarão no tradicional “São Pedro do Nordeste”, que acontece anualmente na Praça do Encontro, no bairro do Nordeste.

Anúncio


Além da decoração urbana que está sendo feita com elementos juninos em várias ruas e avenidas do centro de Guarabira, também está sendo montada uma grande estrutura para a Praça da Juventude, onde acontecerá mais uma edição do Festival de Quadrilhas do Brejo Paraibano e, também, atrações artísticas que acontecerão entre os dias 12 e 17 naquele local, além de outros dois eventos que estão programados para a Praça João Pessoa, nos dias 21 e 22 de junho.

A programação terá início na quarta-feira, dia 12, com o projeto “Forró dos Namorados”, em homenagem ao Dia dos Namorados que será comemorado nessa data. As atrações terão início a partir das 7 da noite com duas apresentações – a Banda Rock Baião e, em seguida, show com o cantor Vini Almeida e Banda.

Na quinta e sexta-feira (13 e14), acontecerá o tão esperado “Festival de Quadrilhas do Brejo Paraibano”, onde estarão se apresentando 21 quadrilhas pertencentes a 14 cidades da região. O festival, que antes acontecia em apenas um dia, neste ano foi ampliado para dois dias consecutivos, e vai premiar as quatro melhores quadrilhas que estarão selecionadas para o festival estadual.

No sábado (15/06), as bandas Bem Mais e Raio de Sol serão as atrações para o evento intitulado “Forró dos Servidores”, numa homenagem que a Prefeitura realiza para os servidores do município, mas aberta a todo o público em geral. No domingo (16/06) a partir das 19 horas acontecerá um grande show coletivo reunindo 15 artistas de Guarabira cantando o mais autêntico forró. Eles serão acompanhados por uma banda base para todas as apresentações.

Encerrando essa etapa na Praça da Juventude, na segunda-feira (17/06) as atividades terão início a partir das 14 horas, com alunos de escolas municipais trazendo o projeto “Arraiá da Educação” em Cores e Poesias, reunindo apresentações com brincadeiras e folguedos e recordando o antigo São João.

Já na Praça João Pessoa, nos dias 21 e 22 de junho (sexta e sábado), outros 20 artistas guarabirenses levarão para aquele local um grande repertório de forró durante os dois dias, sendo 10 artistas na sexta e 10 no sábado, acompanhados de uma banda base com músicos também da cidade.

O “São Pedro do Nordeste” acontecerá nos dias 28 e 29 de junho, mantendo sua tradição anual com grandes atrações convidadas. As atrações do São Pedro serão divulgadas na próxima semana.

PROGRAMAÇÃO JUNINA NAS PRAÇAS

De 12 a 17 de Junho na Praça da Juventude

12/06 – Dia dos Namorados:

FORRÓ DOS NAMORADOS

19:30h: Banda Rock Baião

22:00h: Vini Almeida e Banda

13/06 – 19:00h: Festival de Quadrilhas do Brejo Paraibano

14/06 – 19:00h: Festival de Quadrilhas do Brejo Paraibano

15/06 – FORRÓ DOS SERVIDORES: (Aberto ao público em geral)

19:30h: – Banda Bem Mais

22:00h: – Banda Raio de Sol

16/06: – Forró da Gente – 15 artistas guarabirenses se revezando no melhor do forró, com a banda base Rock Baião

17/06: O ARRAIÁ DA EDUCAÇÃO EM CORES E POESIAS – Brincadeiras e Folguedos Recordando o Antigo São João, a partir das 14 horas.

De 21 a 22 de Junho na Praça João Pessoa:

Forró da Gente – dois dias de forró com 25 artistas guarabirenses, a partir das 20 horas.

Codecom

Rate this post
Anúncio


Guarabira

MIX TEM Festas e Descartáveis tem de tudo para sua festa de São João. Confira!

Publicados

em

MIX TEM Festas e Descartáveis tem tudo para deixar completa sua festa junina completa. São decorações de topo de bolo temáticas com personagens juninos, balões de vários formatos, chapeis de palha, peneiras de palha decoradas com cara de boneca, mine cestas de palha para lembrancinhas de festa, bonecas e bonecos temáticos de São João, e muito mais.

A loja MIX TEM Festas e Descartáveis fica localizada na Rua Augusto de Almeida, 48, ao lado do ENSL (Educandário Nossa Senhora de Lourdes), também conhecido como “Colégio de Socorro Amorim”, no Centro de Guarabira, fone: (83) 3271-8100. Siga a MixTem Festas e Descartáveis no Instagram: instagram.com/mixtemfestas

Anúncio


 

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Paraíba

Presidente do TRE-PB recebe advogadas, deputada e superintendente da PRF

A agenda de audiências da Presidência é publicizada no portal do Tribunal.

Publicados

em

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, recebeu, na tarde desta segunda-feira (17), em Audiência de Gabinete, as advogadas Thicianne Carneiro e Nathalia Rolim, juntamente com a deputada Camila Toscano. Em seguida, a magistrada recebeu o superintendente da Polícia Rodoviária Federal na Paraíba, Pedro Ivo Loureiro.

Na primeira audiência, o assunto em pauta foi a ‘violência política de gênero’. Já no segundo encontro, o tema foi “capacitação acerca das eleições’, debatido entre a presidente do TRE-PB e o superintendente da PRF-PB, Pedro Ivo, que estava acompanhado de auxiliares.

Anúncio


#PraTodosVerem: Na fotografia aparecem 5 homens, sentados, e uma mulher, sentada, em poltronas e...

Na sessão ordinária de hoje (17/06), a desembargadora Agamenilde Dias destacou que as audiências com a presidente do Tribunal Regional Eleitoral são publicizadas no portal do TRE-PB, inclusive, com o assunto objeto do evento. A presidente acrescentou que as audiências são solicitadas por meio de canais oficiais, e só realizadas após confirmação do Gabinete da Presidência, com data e horário definidos.

No caso do público externo, a solicitação deve ser feita por meio do e-mail: [email protected].

Agenda da Presidência

A Agenda está disponível na página principal do site oficial do Tribunal – www.tre-pb.jus.br – no serviço “Acesso Rápido”, localizado no lado direito da homepage.

Ascom/ TRE-PB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Justiça

Célio Alves é condenado a reclusão por violência política de gênero contra Camila Toscano e fica inelegível

Publicados

em

Sede do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB)

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) finalizou, nesta segunda-feira (17), o julgamento da primeira ação de violência política de gênero do Estado, condenando o comunicador Célio Alves (PSB), ex-candidato a deputado estadual, por cinco votos a favor e um contra. A Justiça Eleitoral reconheceu que ele praticou violência política de gênero contra a deputada estadual Camila Toscano (PSDB). Além de ficar inelegível por ter sido condenado por um colegiado, a Corte estabeleceu como pena um ano e 10 meses de reclusão e 60 dias multa.

“Essa ação não era só minha, mas de todas as mulheres que ocupam cargos ou pensam em se candidatar. Não podemos tolerar essa prática tão danosa que afasta mulheres da política e de espaços de poder. Fico feliz com a decisão, pois sempre confiei que a Justiça Eleitoral teria um posicionamento firme. Essa condenação é pedagógica, pois vai impedir que mais pessoas cometam crime de violência política de gênero”, disse a deputada Camila Toscano.

Anúncio


Na ação, o Ministério Público relata que durante entrevista a um programa de rádio (que também foi compartilhada nas redes sociais com mais de 10 mil seguidores), Célio Alves disse que Camila Toscano “parece uma youtuber, uma digital influencer” e que acha que ser deputada “é mostrar a cor do cabelo, o tom da maquiagem, se a roupa está bonita ou não, distribuir sorrisos e dizer que é uma alegria estar aqui”. O caso ganhou repercussão nacional e Camila recebeu solidariedade de políticas e entidades.

Na sessão desta segunda-feira, a presidente do TRE-PB, Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, chamou a atenção durante a sessão para uma tentativa de intimidação feita por Célio Alves contra a deputada Camila Toscano dentro do Tribunal na manhã da segunda-feira. A parlamentar teve que sair escoltada do lugar.

O juiz Bruno Teixeira destaca que o réu cria uma narrativa baseada em estereótipos para confundir o eleitor. “Piora a situação quando você vai aos fatos e vê que é uma mentira”, afirmando que a deputada tem uma atuação comprovada com matérias e ações nas redes sociais. O desembargador Oswaldo Trigueiro acompanhou em parte o relator e seguiu o entendimento divergente de Bruno Teixeira.

Anteriormente, o desembargador relator Ferreira Júnior votou pela absolvição do acusado por entender que as condutas não configuram violência política de gênero. O revisor do processo, o juiz Fábio Leandro entendeu que Célio Alves deve ser condenado porque acredita que as palavras foram duras e maculam a honra da deputada, configurando violência política de gênero.

A juíza Kiu disse que quando Célio Alves, em tom jocoso, “nitidamente visa dificultar o exercício do mandado de alguém do gênero feminino na medida em que a compara com estereótipo de uma pessoa inábil e que não tem condições de exercer o cargo”. O juiz Roberto D’Horn acompanhou o revisor do caso entendeu que ele “humilha e tem o dolo específico de dificultar o desempenho do mandato”.

Acusação – A advogada Nathali Rolim Nogueira, assistente de acusação, destacou que o denunciado vinha cometendo perseguições e humilhações contra a parlamentar, desqualificando sua atuação pela sua aparência física e a chamando de improdutiva.

Camila Toscano tem em seu acervo mais de duas mil matérias apresentadas, sendo 85% em defesa da mulher paraibana. É presidente da Rede de Mulheres Parlamentares da América, presidente da Comissão das Mulheres da Unale e titular de várias comissões. É autora de duas leis que combatem a prática: a de número 12.247/22 que instituiu a Política Estadual de Enfrentamento ao Assédio e à Violência Política Contra Mulher e a 12.021/21 que criou o Estatuto da Mulher Parlamentar e Ocupante de Cargo ou Emprego Público no Estado.

No Brasil – O crime de violência política de gênero se caracteriza pelo assédio, constrangimento, humilhação, perseguição ou ameaça, fora ou dentro do meio virtual, contra candidatas ou políticas ocupantes de cargos eletivos, com a finalidade de impedir ou dificultar a sua campanha eleitoral ou seu mandato eletivo, com menosprezo ou discriminação em relação a seu gênero, cor, raça ou etnia. A pena prevista para esse crime é de 1 a 4 anos de reclusão e multa, podendo chegar a 5 anos e 4 meses se for praticado contra mulher de mais de 60 anos, gestante ou pessoa com deficiência.

ParlamentoPB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas