Conecte-se conosco

Política

Léa e Raimundo realizam a maior carreata da história política de Guarabira

Para a deputada Camila Toscano, a carreata representou a vontade do povo de Guarabira em ter Tia Léa de volta na Prefeitura.

Publicados

em

Guarabira parou neste domingo (25) para participar da maior carreata da história política já realizada na cidade. O evento político liderado pela candidata a prefeita, Léa Toscano 44, e pelo candidato a vice-prefeito, Raimundo Macedo, teve início no Parque do Poeta Ronaldo Cunha Lima e percorreu 12 bairros em clima de festa, alegria e paz.

Acompanhada pelo candidato a vice-prefeito Raimundo, a deputada estadual Camila Toscano o ex-deputado federal Pedro Cunha Lima e Ruy Filho, a candidata Tia Léa, como é carinhosamente chamada, abraçou toda população que estava presente e também aqueles que saíram das suas casas para reafirmar o apoio a sua candidatura durante todo o percurso. A vibração da população era tanta que Léa chegou a descer do carro para cumprimentar e abraçar crianças, jovens e idosos que a esperavam por ela em frente de casa.

Anúncio


“Foi lindo de ver e sentir esse amor que o povo de Guarabira tem por mim. Nossa carreata foi um sucesso, uma verdadeira demonstração de que a população está ao nosso lado nessa caminhada. Me emocionei com cada gesto, cada abraço recebido e com cada reafirmação de apoio ao nosso nome para ser prefeita novamente. Tenho certeza que faremos uma Guarabira ainda maior e melhor para todos. Muito obrigada a todas as pessoas que participaram junto conosco dessa linda festa democrática”, destacou Léa Toscano.

Raimundo Macedo disse que Guarabira fez história ao realizar uma carreata grandiosa em números e amor. “As pessoas vestiram a camisa e já decidiram que o melhor para nossa cidade é ter Léa como prefeita. Isso ficou muito claro na carreata e nas ruas da cidade ao vermos o amor e o desejo da volta de Léa ao comando dos destinos de Guarabira. Nosso muito obrigado a cada pessoa que esteve conosco e também nas ruas reafirmando apoio a nossa candidatura”, disse.

Para a deputada Camila Toscano, a carreata representou a vontade do povo de Guarabira em ter Tia Léa de volta na Prefeitura. “Me emociona ver o amor que as pessoas têm por Dona Léa e durante toda a carreata isso ficou muito claro. Nossa caminhada está só começando, mas começamos muito bem com o apoio do povo que já decidiu que Léa é o melhor para o futuro de Guarabira”, afirmou.

Trajeto – Ao sair do Parque do Poeta a carreata passou em frente a Escola Dom Helder; a Praça do Juá; bairro das Nações; Rua da Santa;  bairro do Nordeste I, bairro do Nordeste II; Rua Prefeito Manoel Lordão; bairro da Esplanada; bairro São José; Rua Pedro Bandeira; Rua Joca Carteiro; em frente a Rodoviária Estadual; Avenida Padre Inácio de Almeida; Rua Augusto de Almeida; Rua Joca Ataíde; Praça Novo Milênio; Ponte do Gato Preto; Rua Manoel Celeiro; Rua Henrique Pacífico; em frente ao Zenobão; Avenida Dom Pedro II, finalizando na Praça Lima e Moura, no Centro.

Da Assessoria de Imprensa via Fatoafato

Em 26 de agosto de 2024

Rate this post
Anúncio


Política

Saiba quais são as responsabilidades de prefeito e vereador

Cargos têm impacto direto na saúde, transportes e coleta de lixo.

Publicados

em

Neste ano, mais de 155,9 milhões de brasileiros estão aptos a votar para a escolha do próximo prefeito e dos vereadores da cidade em que mora. A escolha deverá ser feita pelos habitantes de 5.668 municípios do país. Somente Brasília e Fernando de Noronha não participam. 

Com mandato de quatro anos, o prefeito, o vice e o vereador podem ser considerados os políticos que atuam mais próximos do dia a dia da população, tendo impacto direto, por exemplo, na manutenção de vias, na coleta do lixo e na construção da creche do bairro.

Anúncio


Chefe do Executivo municipal, o prefeito, e eventualmente seu vice, têm o dever expresso de promover o atendimento à saúde da população, responsabilidade que compartilha com os governos estadual e federal, em parceria. Com os mesmos parceiros, deve zelar pelo meio ambiente do território municipal. 

O prefeito tem ainda o dever de promover o saneamento básico, junto com o governo estadual. Outra atribuição do chefe do Executivo local é organizar o trânsito e garantir o serviço de transporte público.

Para todas as tarefas, os prefeitos dispõem de verbas de impostos como o IPTU [Imposto Predial e Territorial Urbano] e o ISS [Imposto Sobre Serviços]. Todos os municípios têm direito ainda a uma parte das arrecadações federais, por meio do Fundo de Participação dos Municípios. O montante é calculado de acordo com o tamanho da população. 

O prefeito é o responsável por administrar a aplicação de todo esse dinheiro. O orçamento de São Paulo, maior cidade do país, por exemplo, superou os R$ 111 bilhões em 2024. Cidades menores, contudo, com frequência têm dificuldades para pagar até mesmo contas correntes como os salários dos servidores e necessitam de repasses adicionais do governo federal e do Congresso, por meio de emendas parlamentares ao Orçamento da União. 

A prefeita ou prefeito é obrigado a enviar o orçamento de cada ano para análise pela Assembleia Legislativa. Esse é um dos principais deveres dos vereadores, verificar e aprovar como será feita a aplicação da verba pública municipal. O processo é análogo ao que ocorre nas esferas estadual e federal. 

A vereança é ainda uma das responsáveis por fiscalizar a aplicação dos recursos conforme o previsto, junto com outros órgãos como o Ministério Público. Na hora de gastar, a prefeita ou prefeito deve observar o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), sob pena de se tornar inelegível. 

Os vereadores têm ainda o poder de aprovar as leis municipais, que regulam aspectos muito diretos da vida da população, desde o ordenamento do solo, o funcionamento do comércio, até as regras de construção (Código de Obras e Edificações) e o transporte  escolar. 

Algumas dessas leis precisam ser apresentadas pelo Executivo municipal, entre elas a Lei Orgânica do município, uma espécie de Constituição local, que aborda os mais diversos aspectos da vida em sociedade, incluindo a própria organização dos poderes municipais e os princípios que regem a administração pública local. 

Na Lei Orgânica estarão estabelecidos, por exemplo, a quantidade de vereadores em número proporcional ao tamanho da população e os limites de gastos com o salário desses parlamentares, que não podem ultrapassar 5% do orçamento municipal, de acordo com a Constituição da República. 

É no trabalho conjunto de prefeitura e vereadores que avança a urbanização das cidades, dependendo deles desde a iluminação da rua até o asfaltamento de vias. 

O prefeito atua ainda como representante do município em reuniões com autoridades diversas, nas quais tem o dever de atrair benefícios para sua cidade. 

O eleitor tem até 6 de outubro, data do primeiro turno das eleições municipais de 2024, para escolher seus candidatos.

Agência Brasil

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Política

Guarabira: Agenda de Raniery Paulino nesta segunda-feira (16)

COLIGAÇÃO: O MELHOR PARA GUARABIRA

Publicados

em

Da Assessoria de Imprensa

Anúncio


Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Política

Governador assegura a Raniery recursos para conclusão de mercado em Guarabira

Publicados

em

Durante a audiência de Raniery Paulino com o governador João Azevêdo, o chefe do executivo estadual assegurou a celebração de parceria com o Governo do Estado e a destinação de recursos, já a partir do primeiro semestre de 2025, para a conclusão das obras do Mercado Público de Guarabira que há vários anos se encontra em estado de abandono.

Na reunião, o candidato a prefeito pelo Republicanos entregou uma cópia do Plano de Governo do grupo de oposição ao governador João Azevêdo (PSB), que disse: “o conteúdo desse documento também fará parte do planejamento de nossa gestão para mais investimentos destinados ao município de Guarabira”.

Anúncio


Dentre os benefícios garantidos por Raniery Paulino com o chefe do executivo estadual para Guarabira, além de dinheiro para a conclusão do Mercado Público deixado inconcluso pela atual gestão municipal, constam o término da drenagem do Centro da cidade, a ampliação e reforma do Estádio Silvio Porto, dentre outras obras.

Raniery Paulino, em nome de Flávia Paredes (candidata a vice-prefeita na chapa de oposição) e do povo de Guarabira, agradeceu ao governador pelas garantias de mais investimentos na cidade, bem como por várias obras executadas pelo Governo do Estado na Rainha do Brejo paraibano.

Da Assessoria de Imprensa

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas