Conecte-se conosco

Cultura

Colégio da Luz realiza a 15ª edição do Auto do Natal Luz, sexta-feira, dia 21

Publicados

em

Foto: Divulgação

O Auto do Natal Luz, na sua 15 a . Edição a ser realizada às 20:00h do dia 21 de dezembro de 2018, já se consolidou como o maior espetáculo natalino de Guarabira e toda a região do Agreste Paraibano, fato comprovado com a sua inclusão no Calendário Oficial de Eventos Turísticos da Paraíba (Lei N° 9.111, de propositura do então Dep. Zenóbio Toscano, sancionada no Governo de José Maranhão e publicada no Diário Oficial de 09 de maio de 2010).

Contando com mais de 150 integrantes, entre alunos, ex-alunos, pais, professores, técnicos e artistas da cidade, o Auto do Natal Luz cumpre também o seu objetivo de espaço de integração sociocultural entre a escola e a comunidade local. Prova disso, é a realização gratuita de Oficinas Teatrais e de Dança, abertas ao público, para posterior seleção do elenco com atores provenientes de pequenos grupos comunitários de teatro.

Anúncio


O espetáculo é encenado no pátio do Colégio da Luz, aproveitando a imponente fachada da escola como elemento de cena, uma vez que o prédio representa um dos símbolos arquitetônicos da cidade de Guarabira. Numa demonstração crescente de sucesso, o Auto do Natal Luz reúne plateias com mais de 2.000 espectadores, acomodados em cadeiras e camarotes, moradores de Guarabira e cidades vizinhas. A entrada é gratuita, com ingressos trocados antecipadamente por 2 kg de alimentos não perecíveis para a Campanha do Natal sem Fome.

Este ano, na sua décima quinta edição, com o ‘O NATAL DE FRANCISCO’, texto inédito do premiado Escritor, Ator e Diretor paraibano, Tarcísio Pereira, o Auto do “Natal Luz” 2018 (realizado pelo Colégio da Luz – Guarabira | PB, escola associada à Rede PEA UNESCO Brasil) encenará um espetáculo também direcionado aos ODSAgenda30 como Paz, Solidariedade, Proteção aos Animais e ao Meio Ambiente. O evento terá a participação musical especial das Alunas LUZ, Ranna Andrade (Semifinalista do The Voice Kids 2018 e Cantora Profissional), Maria Eduarda David (Cantora Profissional) e outros(as) cantores(as) convidados(as).
‘O NATAL DE FRANCISCO’ contará a história de São Francisco de Assis, idealizador do 1 o . Presépio da Cristandade, em 12223 (Séc. XIII), na cidade italiana de Greccio. São Francisco, o Irmão Sol, também conhecido como Protetor dos Animais, quis mostrar aos camponeses locais, como a Criança Divina veio ao Mundo para trazer o Amor, a Esperança, a Fé e a Paz à Humanidade.
Destinamos um Lote de Senhas do #AutodoNatalLuz2018 para serem trocadas por 2k de Ração Animal para a OPAM (ONG Proteção Animal Miguelzinho Gba). A OPAM estará representada no Elenco do Auto do Natal Luz 2018 pela criança, Ronald Oliveira e a
Gatinha, Vida.

O “Auto do Natal Luz 2018” – ‘O NATAL DE FRANCISCO’ tem como Patrocinadores Masters: CLÍNICA SÃO LUCAS GUARABIRA | ELEVA EDUCAÇÃO | SISTEMA BILÍNGUE INTERNATIONAL SCHOOL E É UMA REALIZAÇÃO DO COLÉGIO DA LUZ GUARABIRA – PARAÍBA.
(ROSANA DIÔGO DE LIMA (83 – 9 9913 1317 | [email protected])
COORDENADORA DE ARTE E COMUNICAÇÃO DO COLÉGIO DA LUZ – GUARABIRA/PB
PRODUTORA, REGENTE MUSICAL E DIRETORA GERAL DO “AUTO DO NATAL LUZ”

SOBRE A ORIGEM DO “AUTO DO NATAL LUZ”

O Auto do “Natal Luz” teve sua origem em 1995, quando alunos (as) do Colégio da Luz encenaram “O Boi e o Burro no Caminho de Belém” (Maria C. Machado), sob Direção de Moacir Nunes, no Teatro Geraldo Alverga.

Posteriormente, o Coral “Luz em Canto”, também do Colégio da Luz, começou a fazer Cantatas Natalinas nas praças da cidade e em 2004, a peça “O Boi e o Burro no Caminho de Belém” foi encenada pela primeira vez em um palco ao
ar livre à frente da fachada principal do Colégio da Luz, sob a Direção de Maurício Evaristo e a participação do músico, compositor e ator, Artur Silva, como um dos colaboradores.

A partir daí, o espetáculo começou a tomar grandes proporções com a Produção e Direção Musical de Rosana Diôgo e as Direções de Keila Fonseca e depois, Kalline Brito.

Atualmente, o Auto do Natal Luz é visto, gratuitamente, por um público de mais de 2.500 pessoas, composto pelos guarabirenses e visitantes de cidades vizinhas. O elenco do Auto do Natal Luz é formado por alunos(as),
professores(as), ex-alunos(as), pessoas da comunidade e atores convidados, a exemplo de Vando Farias, Dante Alighieri e Marcelo Félix (ex-alunos e ex-professores do CENSL).

‘O NATAL DE FRANCISCO’

Texto: TARCÍSIO PEREIRA | Direção: KALINNE BRITO | Iluminação: FABIANO DINIZ
Coordenação Musical: ROSANA DIÔGO e ROGÉRIO WILKER | Cenografia: PAULO LINO,
ARLINDO JOSÉ e PAULA RÉGIS | Coreografias: NEIDE RAMOS e KALLINE BRITO |

Produção e Direção Geral: ROSANA DIÔGO

Pátio do Colégio da Luz | Guarabira-Pb |21/12/2018 | 20:00h

Fonte: Colégio da Luz

Rate this post
Anúncio


Cultura

Peça teatral de Guarabira se apresenta em Caruaru-PE

Publicados

em

Com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo, da Prefeitura Municipal de Guarabira, o espetáculo de teatro “Histórias de Lua e Sol”, do ator, autor e diretor Vando Farias, chega ao agreste Pernambucano, na cidade de Caruaru-PE, para participar, como único representante da Paraíba, na programação do festival para o “Abril para o Teatro” daquele município, nesta sexta, dia 19 de Abril de 2024.

A secretaria Municipal de Cultura de Guarabira, sempre atenta à  valorização  do artista e da Companhia do Prato, grupo fundado por Vando Farias e o saudoso Roberto Di Freitas (in memorian), colabora, desde sua primeira peça, “A Batalha da Vírgula contra o Ponto Final”, para a circulação em várias  destas cidades.

Anúncio


“Histórias de Lua e Sol” vai para sua apresentação de número 64, em quase dois anos ininterruptos de criação e circulação. A peça já passou por 14 municípios em 4 estados do Brasil: Paraíba, Pernambuco, Ceará e Distrito Federal, com cerca de 6.500 espectadores tendo visto a peça. 

O premiado espetáculo teve 10 indicações de prêmios em festivais de teatro e angariou seis no total de sua caminhada, como: Melhor Ator e Melhor Cenário, no Festival de Teatro para Crianças de Caruaru-PE, 2022; Melhor Ator Revelação, Melhor Direção e Terceira Melhor peça paraibana de 2023 no Prémio Ednaldo do Egypto, ocorrido em João  Pessoa.

O espetáculo tem atuação, cenário e direção de Vando Farias, com a contraregragem e manipulação de boneco de Jusieux Santos.

Sinopse

A peça “Histórias de Lua e Sol” mergulha na jornada emocional de Augusto, um menino de doze anos que se refugia no papel de Sr. Tick, o Grande Tempo, movido pelo medo de perder a oportunidade de crescer. Num contexto pandêmico, onde a realidade se entrelaça com a fantasia, Augusto (ou Sr. Tick) embarca em uma missão improvável: encolher a Lua para carregá-la consigo numa bolsa.

À medida que a trama se desenrola, Augusto confronta não apenas um dragão físico, mas também seus próprios medos. Seus companheiros de jornada incluem uma girafa amiga, daltônica e com nuances complexas, e um elefante próximo do fim de sua jornada terrena. Juntos, enfrentam desafios que transcendem a realidade, explorando valores como respeito, lealdade e a complexidade das mentiras.

O espetáculo utiliza técnicas de teatro de bonecos, sombras e animação para criar um mundo visualmente envolvente. “Histórias de Lua e Sol” é mais do que uma simples narrativa; é uma exploração poética sobre o valor dos sonhos, a coragem de enfrentar temores profundos e a resiliência que se manifesta nos laços de amizade. Uma experiência que toca o público, instigando reflexões sobre a vida, a morte e os significados que atribuímos aos nossos próprios contos.

Ficha técnica:

Texto, Direção, Cenografia e Atuação: Vando Farias.

Iluminação: Victor Hugo

Figurino: Francisco Jr.

Bonecos: Mestre Cloves e Marcílio Vidal

Sonoplastia: Hegladson Mendonça e Vando Farias

Contra-regras/ atores manipuladores: Alexandro Galdino e Jusieux Santos.

Fotos: Tham Toscano/ Alexandre Marques e Girlene Ferreira.

Com Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Guarabira lança regulamento com inscrições para o Festival de Arte Naif

Publicados

em

Estão abertas, desde a última sexta-feira (05/04), as inscrições para artistas da Arte Naif, de qualquer parte do Brasil, participarem do projeto “Estação Naif – Festival de Arte Naif em Guarabira”. O edital já está publicado e as inscrições encontram-se disponíveis no site da Prefeitura Municipal de Guarabira, com prazo de encerramento no dia 10 de maio próximo.

Podem se inscrever artistas de qualquer parte do Brasil, a partir de 18 anos de idade, com propostas de tema livre ou Temática Específica sobre aspectos que expressem elementos de estações ferroviárias ou história das ferrovias. Em 2024, a cidade de Guarabira se prepara para celebrar os 140 anos da sua Estação Ferroviária, fundada em 5 de Julho de 1884.

Anúncio


Será uma celebração em dose dupla: primeiro, a Prefeitura Municipal estará entregando à população esse patrimônio histórico revitalizado, onde funcionará o Memorial da Ferrovia e a sala da Secretaria de Cultura e Turismo. Em segundo lugar, em caráter excepcional, estará realizando o seu Festival de Arte Naif nas novas instalações, o qual deverá acontecer na data da inauguração.

“A sociedade estará recebendo esse novo equipamento cultural e, ao mesmo tempo, acolhendo as obras e os artistas da arte naif selecionados para essa edição especial”, diz a nota da Secretaria de Cultura do município.

De forma excepcional, em virtude da data comemorativa e do local que será o salão de exposição, o Festival de Arte Naif em Guarabira, neste ano de 2024, vem adotar a designação do evento como Estação Naif, pois o festival vem se abraçar a um momento cultural importante na história do município, quando estará entregando à população o prédio já restaurado da sua Estação Ferroviária, um equipamento que deverá ser preservado com suas obras de arte, suas relíquias e seu acervo documental.

Para a realização do Estação Naif, com abertura prevista para o dia 4 de julho de 2024, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo acaba de lançar o regulamento de inscrições que traz o formato do evento e aponta as oportunidades de participação dos artistas naif do Brasil, da Paraíba e do município.

O Festival de Arte Naif será lançado com tema livre, tão livre como a própria essência da criação naif, mas adotará um critério de premiação também para obras que apresentem expressões artísticas relativas à história das ferrovias, elementos como viagens de trem e toda a sua beleza no imaginário popular, as partidas e chegadas, as dores e saudades, os lenços de adeus, as esperas e os namoros, as trilhas de ferro, os calçadões, os operários e ferramentas de trabalho, os ambulantes e todo e qualquer elemento humano e paisagístico que enfatize esse rico manancial representativo de toda a jornada ferroviária ao longo da história.

O secretário de cultura do município, Tarcísio Pereira, informou que as inscrições não condicionam os participantes a essa temática, mas serão selecionadas até 20 obras que expressem o tema e estas receberão um prêmio de aquisição à parte, e as mesmas farão parte do acervo permanente do Museu da Ferrovia de Guarabira, incluindo obras de autores guarabirenses.

“As obras não selecionadas dentro da temática, além das já selecionadas e também as demais com tema livre, também estarão concorrendo de forma igualitária aos outros prêmios de aquisição e de reconhecimento que a Prefeitura de Guarabira já vem promovendo ao longo dos anos”, explicou o secretário.

Finalmente, com relação à mudança da data para o mês de julho, a mesma ocorre por duas razões estratégicas: a data de fundação da Estação Ferroviária e, também, o período de retorno às aulas das redes pública e privada de ensino, o que ensejará um agendamento diário de visita estudantil durante os 30 dias da exposição Naif, além de toda a divulgação para turistas.

Os artistas poderão se inscrever entrando no site da Prefeitura de Guarabira, onde encontra-se o banner de acesso para preenchimento das informações e inclusão dos arquivos com imagem das obras.

Leia o regulamento.

Clique aqui para realizar a inscrição.

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cultura

Guarabira realiza Rota Cultural Raízes do Brejo neste fim de semana

Publicados

em

A cidade de Guarabira participa esta semana da Rota Cultural Raízes do Brejo. De sexta (24) até domingo (26) uma vasta programação estará disponível com diversas atividades para toda população local e turistas. Este é o segundo ano que o município integra a programação da rota cultural, que já está em sua 5ª edição. 

Com o tema “Cultura e tradição nos 100 anos do pavão” a programação (confira na íntegra logo abaixo) conta com apresentações culturais com grupos da cidade, atividades voltadas para guias turísticos, shows em praça pública, e solenidade religiosa.

Anúncio


“Mais um ano em que Guarabira mostrará todo o seu potencial turístico e cultural. Serão três dias intensos com atividades para todo os gostos, e que valorizam nossa identidade regional, assim como atrai turistas para o município. A Prefeitura de Guarabira tem como parceiros a PBTur e o Fórum de Turismo do Brejo nessa empreitada de ressaltar nossos talentos artísticos e estimular a geração de renda e oportunidade para os empreendedores locais por meio do Raízes do Brejo”, destacou o prefeito Marcus Diogo.

Segue abaixo a programação completa:

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas