Conecte-se conosco

Variedades

13 de Setembro, Dia Nacional da Cachaça

Publicados

em

Foto: Divulgação

Dia Nacional da Cachaça é celebrado em 13 de setembro. Esta é uma bebida com um valor simbólica muito grande para a cultura brasileira.  Em junho de 2009, no 12º Expocachaça, o Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) oficializou o dia 13 de setembro como o Dia Nacional da Cachaça.

A História da Cachaça no Brasil

A cachaça é uma bebida de grande importância cultural, social e econômica para o Brasil, e está relacionada diretamente ao início da colonização portuguesa do país e à atividade açucareira, que, por ser baseada na mesma matéria-prima da cachaça, possibilitou a implantação dos estabelecimentos cachaceiros.

Anúncio


A primeira plantação de cana-de-açúcar de que se tem notícia no Brasil foi feita em 1504 por Fernão de Noronha na ilha que leva o seu nome. E há referências de que o primeiro engenho de açúcar foi construído em 1516, na Feitoria de Itamaracá, criada pelo rei Dom Manuel I de Portugal no litoral do atual estado de Pernambuco e confiada ao administrador colonial Pero Capico — primeiro “Governador das Partes do Brasil”. Na década de 1530, os primeiros donatários portugueses iniciaram empreendimentos nas terras da América Portuguesa, especialmente nas capitanias de Pernambuco e São Vicente, implementando engenhos de açúcar. Assim, surgem, na nova colônia portuguesa, os primeiros núcleos de povoamento e agricultura. Apesar de não haver um registro preciso sobre o verdadeiro local onde a primeira destilação da cachaça tenha sido iniciada, pode-se afirmar que ela se deu no território brasileiro, em algum engenho do litoral, entre os anos de 1516 e 1532, sendo, portanto, o primeiro destilado da América Latina.

A geração inicial de colonizadores portugueses no Brasil apreciava a bagaceira portuguesa e o vinho do porto. Assim como a alimentação, grande parte da bebida era importada da metrópole portuguesa. Sob tal conjuntura, foi descoberto, em algum engenho de açúcar, o vinho de cana-de-açúcar, que é o resultado do caldo de cana fermentado, como também dos subprodutos da produção do açúcar, como as espumas e o melaço misturados à água. É uma bebida “limpa”, em comparação com o cauim – vinho produzido pelos índios, no qual todos cospem num enorme caldeirão de barro para ajudar na fermentação da mandioca. Os senhores de engenho passam a servir o tal caldo, denominado cagaça, para os escravos. Em 1584, o Memorial de Gabriel Soares de Sousa faz referências a “oito casas de cozer méis” na Bahia. Dos meados do século XVI até metade do século XVII, as “casas de cozer méis” se multiplicam. Inicialmente, “casa de cozer méis” era o nome dado aos engenhos produtores de açúcar e, posteriormente, foi também aplicado aos alambiques produtores de cachaça. Em 1637, o naturalista alemão George Marcgraf, da comitiva do conde Maurício de Nassau, levou a Pernambuco a primeira caldeira para a produção de melado de cana.

Os primeiros registros históricos da cachaça coincidem com o rum nas possessões inglesas nas Américas, da aguardiente de caña nas espanholas e da tafia nas francesas. Ou seja, a cachaça, o rum, a aguardiente de caña e a tafia foram todas criadas a partir dos mesmos subprodutos da produção de açúcar: o melaço e as espumas.

Fonte: Wikipedia

Rate this post
Anúncio


Brasil

Governo adia Concurso Unificado no país por causa de chuvas no RS

Não há nova data, diz ministra da Gestão.

Publicados

em

Imagem: Arte/EBC

O governo federal decidiu nesta sexta-feira (3) adiar em todo o país a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) por causa das fortes chuvas no Rio Grande do Sul. O certame, o maior a ser realizado no Brasil, estava marcado para domingo (5).

O anúncio oficial do adiamento foi feito pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta.

Anúncio


“A conclusão que tivemos hoje é que é impossível fazer a prova no Rio Grande do Sul. O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos os candidatos”, disse a ministra. “A solução mais segura para todos os candidatos de todo o país é o adiamento da prova”, acrescentou. 

Mais cedo, o ministro Paulo Pimenta havia informado que o governo avaliava um possível adiamento das provas no Rio Grande do Sul. No estado, são 86 mil candidatos inscritos para fazerem a prova em dez cidades gaúchas.

O CPNU é o concurso com o maior número de candidatos já realizado no país. Em todo o Brasil, serão 3.665 locais de aplicação e 75.730 salas. Ao todo, 2,144 milhões de candidatos inscritos no processo seletivo disputarão 6.640 vagas oferecidas por 21 órgãos públicos federais.

Enchentes

Boletim da Defesa Civil estadual divulgado na manhã desta sexta-feira contabiliza 31 mortes em decorrência das chuvas em todo o estado. Há ainda 74 pessoas desaparecidas e 56 feridos. Até o momento, 235 municípios foram afetados pelos temporais, totalizando 351.639 pessoas afetadas. Dessas, 17.087 estão desalojadas e 7.165, em abrigos. Os números, de acordo com o governador Eduardo Leite, devem subir ao longo dos próximos dias.

Agência Brasil

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Variedades

Confira a relação dos 35 celulares que vão parar de funcionar no WhatsApp

Publicados

em

Foto: ilustração

Por meio de comunicado oficial, o WhatsApp anunciou uma grande de lista de celulares Android e iPhone mais antigos que não vão mais receber suporte e atualizações no aplicativo. Os avisos começaram na última quarta-feira (01) e não têm nada para acabar.

Ao total são 35 modelos de smartphones que deixarão de ter compatibilidade com a plataforma de mensagens da Meta. Com o fim da compatibilidade, não será mais possível utilizar o aplicativo no celular e ele vai parar de funcionar. A Meta está notificando os usuários que vão perder o suporte.

Anúncio


Para continuar usando o WhatsApp, será necessário providenciar um smartphone novo que suporte as novas versões do aplicativo.

Confira a abaixo a lista:

Celulares Samsung que terão o WhatsApp desativado:

Galaxy Grand;

Galaxy S3 mini VE;

Galaxy S4 mini I9190;

Galaxy Express 2;

Galaxy S4 Zoom;

Galaxy S4 Active;

Galaxy S4 mini I9192 Duos;

Galaxy S 19500;

Galaxy S4 mini I9195 LTE;

Galaxy Ace Plus;

Galaxy Core;

Galaxy Note 3 Neo LTE+;

Galaxy Note 3 N9005 LTE.

Celulares iPhone que terão o WhatsApp desativado:

iPhone 6S;

iPhone SE;

iPhone 6S Plus;

iPhone 5;

iPhone 6.

Celulares Motorola que terão o WhatsApp desativado:

Moto X 2013;

Moto G.

Celulares Lenovo que terão o WhatsApp desativado:

Lenovo S890;

Lenovo A858T;

Lenovo 46600;

Lenovo P70.

Celulares Huawei que terão o WhatsApp desativado:

Ascend P6 S;

Ascend G525;

Huawei GX1s;

Huawei C199;

Huawei Y625.

Celulares LG que terão o WhatsApp desativado:

Optimus 4X HD P880;

Optimus L7;

Optimus G Pro;

Optimus G.

Celulares Sony que terão o WhatsApp desativado:

Xperia Z1;

Xperia E3.

PB Agora

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Cidades

Guarabira Conquista Título de “Terra do Badminton” no Campeonato Paraibano em São Bento

Publicados

em

Na primeira etapa do Campeonato Paraibano, realizado na cidade de São Bento, no sertão do estado, Guarabira surpreendeu e se consagrou como a Terra do Badminton, conquistando o título de melhor equipe da competição com um impressionante total de 27 medalhas.

A equipe de Guarabira demonstrou seu talento e dedicação ao garantir 12 medalhas de ouro, 11 de prata e 4 de bronze, elevando-se ao pódio em diversas categorias e modalidades. Este feito não apenas ressalta o esforço dos alunos,  mas também destaca o compromisso e o incentivo da gestão municipal de Guarabira com o esporte local.

Anúncio


“É com imenso orgulho que vemos Guarabira se tornar a terra do melhor Badminton na Paraíba”, declarou Rui Ribeiro Mendes, instrutor dos alunos de Badminton em Guarabira. “Nossas crianças estão de parabéns pelo empenho e dedicação demonstrados ao longo da competição.”

O sucesso alcançado pela equipe de Guarabira também foi resultado do apoio crucial da Secretaria de Esportes do município, que tem se empenhado em incentivar e promover o desenvolvimento do esporte local. 

Com essa conquista notável, Guarabira reafirma seu lugar de destaque no cenário esportivo paraibano e inspira novas gerações de atletas a perseguirem seus sonhos e alcançarem o sucesso, representando o município com garra, determinação e excelência em cada competição.

Codecom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas