Conecte-se conosco

Política

Jornalista Thiago Moraes recebe título de cidadão paraibano

A honraria, proposta pelo ex-deputado Raniery Paulino, foi entregue pelo deputado Tovar Correia.

Publicados

em

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão solene, na tarde desta segunda-feira (08), para outorga do título de cidadania paraibana ao jornalista, radialista e comunicador Thiago Moraes. A honraria, proposta pelo ex-deputado Raniery Paulino, foi entregue pelo deputado Tovar Correia Lima e aconteceu no auditório da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), no Centro de João Pessoa.

O evento reuniu parlamentares, representantes de empresas de comunicação social, profissionais de imprensa e familiares do homenageado. Ao justificar a homenagem, o então deputado Raniery Paulino destacou que Thiago Moraes “é resistente a perseguições, corajoso, dinâmico, decidido, compromissado em buscar fatos reais e sempre apaixonado pelo que faz”. “Não é daqueles que gostam de ficar em cima do muro. Ele tende a se posicionar, é contestador, repórter, narrador e tem uma marca própria no jornalismo paraibano. Assim, nada mais justo que a outorga deste Título de Cidadão Paraibano“, afirmou.

Anúncio


“A história de Thiago é de muito trabalho e dedicação ao jornalismo. Sua atuação contribuiu e continua contribuindo muito com o nosso estado. Bem-vindo à sua nova cidadania, Thiago Moraes, que já era sua na prática e agora passa a ser também no papel. Ser da Paraíba é ser forte, aguerrido e batalhador, é ter o orgulho de bater no peito e dizer: eu sou paraibano, sim senhor”, acrescentou Tovar, ao saldar o mais novo conterrâneo.

Feliz e emocionado pelas homenagens que também recebeu dos colegas de profissão, Thiago Moraes manifestou a sua gratidão por receber a honraria. “É um prazer inenarrável essa homenagem conferida pela Assembleia Legislativa, através do deputado Raniery Paulino e entregue hoje pelo deputado Tovar Correa Lima. Essa homenagem é para mim a celebração de todo um trabalho e dedicação ao estado da Paraíba e o reconhecimento e o carinho que desde que cheguei aqui tenho recebido do povo paraibano”, declarou.

O coordenador de Comunicação da ALPB, Marcos Wéric, disse que a homenagem a Thiago Moraes é extensiva toda a categoria, uma vez que prestigia um profissional de imprensa que representa todos os demais colegas de profissão, “através do seu trabalho e da sua contribuição para o desenvolvimento do nosso estado, com informação, com matérias, com reportagens, e que hoje tem reconhecida pela sua atuação no jornalismo e na imprensa aqui da Paraíba. “Daí porque a importância desse reconhecimento pelo trabalho e pela pessoa de Thiago Moraes”, acrescentou.

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra, destacou a importância da homenagem por tudo que Thiago Moraes fez e está fazendo, não só pelo cenário político, mas pelo próprio jornalismo paraibano. “Quem acompanha o seu portal, quem acompanha a sua vida jornalística sabe da coragem e da determinação que ele tem – e eu sou suspeito para falar pela amizade que nós construímos. Então, hoje é um motivo de muito orgulho está aqui, ao lado de inúmeras autoridades aqui de João Pessoa, entregando esse Título de Cidadão paraibano a esse grande jornalista, merecedor de todas as honras de nossa terra”, finalizou.

Também participaram da solenidade os deputados Luciano Cartaxo, Camila Toscano, Hervázio Bezerra e Felipe Leitão; o deputado federal Cabo Gilberto; os vereadores de João Pessoa, Milanez Neto e Carlão; e o presidente da Associação Paraibana das Mídias Digirais, jornalista Heron Cid.

PERFIL DO HOMENAGEADO

Thiago Vasconcelos Moraes é casado com Larissa Vasconcelos e pai de Lucas. Nasceu no estado de São Paulo e chegou à Paraíba em 1998, ocasião em que atuou como representante de vendas do extinto Jornal Correio da Paraíba. No ano de 2006, concluiu o curso de Rádio e Televisão pelo Centro Federal de Ensino Tecnológico (CEFET). Em 2009, obteve registro de jornalista profissional junto ao Ministério do Trabalho e a partir de então ampliou a sua atuação profissional. Trabalhou nas rádios Correio FM – João Pessoa, Paraíba FM, CBN João Pessoa e Rádio Sanhauá, além dos portais de notícias ClickPB, PB Agora, Politika, MaisPB, Blog do Luís Torres e Paraíba RádioBlog. Moraes atuou como assessor de imprensa de partidos políticos, bem como de parlamentares paraibanos e instituições públicas e privadas. Atualmente empresta seus serviços profissionais ao Portal da Capital, de João Pessoa.

Assessoria

Rate this post
Anúncio


Política

Paraíba tem única mulher indígena eleita prefeita no Brasil e Câmara formada só por indígenas

Publicados

em

A candidata Ninha (PSD), de Marcação, no Litoral Norte da Paraíba, foi a única mulher indígena a ser eleita prefeita no Brasil nas Eleições 2024. Ela é da etnia Potiguara e conquistou 76,79% dos votos válidos no pleito desse domingo (6), o que corresponde a 4.922 votos.

“Como todos sabem, eu sou descendente indígena Potiguara, com muito orgulho. Eu comecei a trabalhar aos 15 anos de idade na gestão pública. Meus avós, Severina e João Correia, já eram políticos, não por eleição, mas políticos de sangue, pela vontade que eles tinham de ver Marcação crescendo. Eu sou muito grata a eles pela criação que nos deram, por essa ancestralidade Potiguara e indígena, que também está no sangue”, afirmou Ninha.

Anúncio


Ela derrotou na disputa Angélica Barreto (Republicanos), outra candidata indígena da etnia Potiguara. Angélica conquistou 23,31% dos votos válidos, o que corresponde a 1.496 votos.

Marcação tem tradição de eleger mulheres indígenas. A atual prefeita, Lili (DEM), também é indígena Potiguara e apoiava a candidata que saiu vitoriosa na disputa.

Outra curiosidade com relação à cidade é que todos os nove vereadores eleitos são indígenas. Compõem a Câmara Municipal de Marcação cinco homens e quatro mulheres, sendo que apenas três deles foram reeleitos. A renovação, assim, foi de 33,3%. Nas eleições de 2020, oito dos nove vereadores eleitos eram indígenas.

Cidade com maioria indígena

Toda essa força dos povos indígenas em Marcação não é à toa. Segundo o Censo de 2022, o município possui 8.999 habitantes, sendo que 88,08% do total são indígenas.

Isso significa que a população indígena é de 7.926 pessoas, sendo que 5.644 têm idade para votar.

Do G1PB

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Política

Raniery e Flávia agradecem ao povo de Guarabira pela votação recebida

Publicados

em

Ao lado de sua vice Dra. Flávia Paredes (PSB), o candidato Raniery Paulino (Republicanos) agradeceu ao povo de Guarabira e à militância pelos quase 17 mil votos. O ex-deputado destacou o desafio de enfrentar uma estrutura de poder político e financeiro e o recado das urnas: de que a cidade está dividida, querendo mudança.

Em vídeo, Raniery e Flávia cumprimentaram os candidatos e a candidata eleita, Lea Toscano (União Br), reafirmando que pela confiança recebida de metade da população, na eleição mais acirrada dos últimos 16 anos, a responsabilidade aumenta e a luta em defesa do município vai continuar.

Anúncio


“Que campanha linda, propositiva e com muito engajamento. Sabendo, inclusive, do desafio de enfrentar uma estrutura de poder político e financeiro, mas, mesmo assim, o povo de Guarabira nos confiou, metade da cidade dizendo que queria mudança, que queria dias melhores. Manteremos a nossa luta em favor de Guarabira”, afirmou.

A médica Flávia Paredes também agradeceu ao povo e a Raniery pela parceria.

“Nosso coração é simplesmente gratidão. Gratidão a vocês que nos confiaram a chance de administrar Guarabira e por todo carinho recebido. Lançamos as nossas propostas e mantivemos a nossa palavra. Agora, pedimos a Deus que abençoe Guarabira, abençoe os próximos anos, abençoe a próxima gestão que irá começar. Nossa luta não acabou”, expressou.

“A luta continua”, reforçou Raniery.

O candidato Raniery obteve 16.566 (47,84%) votos. Foram 6.603 abstenções (15,29%) e 717 branco e 1.238 nulos.

Caderno de Matérias

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Política

Léa ganha novo direito de resposta no guia eleitoral de Raniery Paulino

Publicados

em

A candidata à prefeita de Guarabira, Léa Toscano (44), conquistou mais um direito de resposta após a veiculação de uma notícia falsa no guia eleitoral de seu adversário, Raniery Paulino (foto). A decisão foi proferida pela juíza da 10ª Zona Eleitoral de Guarabira, Andressa Torquato Silva, em resposta à representação apresentada por Léa. Essa é a quarta derrota do adversário na justiça por propagar desinformação.

A campanha de Raniery Paulino havia divulgado informações no guia eleitoral, afirmando que Léa teria sido condenada por improbidade administrativa. A candidata, segundo explicou a coordenadora jurídica da Coligação ‘A Vontade do Povo’, Nathali Rolim, apresentou documentos oficiais que apontam que a condenação por improbidade foi afastada, já que a sentença foi anulada.

Anúncio


Na decisão, a juíza Andressa Torquato Silva determinou que a campanha de Raniery Paulino veiculasse a resposta de Léa no mesmo espaço e horário do guia eleitoral, garantindo a correção das informações. A omissão proposital da anulação da condenação de Léa foi julgada como uma tentativa de prejudicar sua imagem e influenciar negativamente os eleitores.

“Os meios de comunicação, embora sejam ferramentas importantes e essenciais para informar o eleitorado, não devem ser utilizados para propagar de notícias descontextualizadas ou incompletas ou para realizar propagandas que possam denegrir a imagem de outros candidatos, motivo pelo qual se faz necessária a intervenção judicial, a fim de fazer sanar tais irregularidades”, disse a magistrada.

Portal Independente

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas