Conecte-se conosco

Policial

Exame realizado para identificar corpo em Bananeiras utiliza impressões digitais nos dedos para obter resultado; saiba como funciona

Conforme apurou o ClickPB, o resultado do exame deverá ser apresentado de forma detalhada amanhã (14) em uma coletiva de imprensa.

Publicados

em

Foto: Reprodução

O exame realizado para identificar o corpo encontrado na semana passada na zona rural do município de Bananeiras, no Brejo do estado, utiliza as impressões digitais dos dedos para chegar a um resultado. Conforme apurou o ClickPB, o resultado do exame deverá ser apresentado de forma detalhada amanhã (14) em uma coletiva de imprensa. 

“[É possível] identificar um corpo em estado de putrefação por várias técnicas. Uma é a arcada dentária, outra é a papiloscopia, necropapiloscopia, que é pela digital. Quando não consegue não tem ficha dentária, não tem dedo, tá muito estragado, ai para [vai para] o exame de DNA”, explicou ao ClickPB o superintendente do Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC-PB), Marcelo Buriti. 

Anúncio


Burity explicou a reportagem que o resultado final do exame ainda será detalhado. “O (exame) necropapiloscópico é para identificar, para saber se é a pessoa que acham que é. Que tá se concluindo amanhã a gente vai divulgar o resultado”, disse. 

Sobre o estado em que se encontrava o corpo e como foi possível realizar o exame, o superintendente do IPC detalhou que há várias técnicas dentro da necropapiloscopia que permitem auxiliar neste processo. “Tem umas técnicas de nacrolecopapiloscopia que tenta recuperar. Está sendo efeito”, informou. 

Para chegar-se ao resultado final é confrontado as digitais do corpo encontrado com as do banco de dados (digitais) do estado. “É confrontado com onde ele fez a identidade. A gente tem o prontuário tem no prontuário ai confronta para ver se bate ou se não bate”, disse. 

Sobre como a pessoa veio a óbito só deverá ser detalhada por meio do exame médico legal.  “Causa da morte é outra coisa. É quando sair o exame médico legal, ai ver se é enforcamento, do que foi”. 

Suspeita de que corpo seria de Tiago Fontes 

Como tem acompanhado o ClickPB, desde o encontro do cadáver, na última semana, há a expectativa quanto ao resultado dos exames da perícia, com a suspeita de que o mesmo seja de Tiago Fontes. Ele está sendo procurado desde setembro pela polícia. como principal acusado no caso do sumiço da menina Ana Sophia, de apenas oito anos. 

Amanhã (14), às 10h, deverá ocorrer uma coletiva de imprensa sobre o caso. De acordo com a Polícia, delegados do caso e peritos farão um apanhado geral e vão dar detalhes das informações mais recentes. Em nota encaminhada à imprensa, a Polícia Civil informou que “pelo que se constata, o caso está elucidado”. 

Hoje (13) pela manhã, o jornalista Clilson Júnior, do ClickPB,  detalhou que o resultado do exame papiloscópico confirmou a identidade como sendo de Tiago Fontes.

Do ClickPB

Rate this post
Anúncio


Policial

Operação apreende armas durante confronto com suspeitos de atuar no tráfico de drogas

Publicados

em

A Polícia Militar apreendeu três armas de fogo durante uma operação que foi realizada na madrugada desta quarta-feira (8), no bairro São José, em João Pessoa. O objetivo foi prender suspeitos que estariam atuando como ‘seguranças do tráfico de drogas’. Houve troca de tiros e três acusados foram socorridos para o Hospital de Emergência e Traumas. Um quarto integrante do bando foi preso.

A operação apreendeu drogas e três armas de fogo, sendo uma pistola, um revólver e uma espingarda. Uma das armas estava com um dos líderes do tráfico no bairro, que está entre os feridos. A ação contou com a atuação da Força Tática do 1º Batalhão, Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e Força Regional.

Anúncio


Conforme levantamento feito pela PM, o grupo agia parando e revistando pessoas que se aproximavam do bairro durante à noite e madrugada, inclusive chegaram a atirar contra uma viatura, dias atrás. As investigações devem continuar com a Polícia Civil.

Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Policial

Polícia Civil realiza o I Seminário de Polícia Judiciária: Investigação e Inteligência no Combate ao Crime Organizado

Publicados

em

A Academia de Ensino da Polícia Civil da Paraíba (Acadepol/PB) vai realizar, nessa terça-feira (7) e quarta-feira (8), o I Seminário de Polícia Judiciária: Investigação e Inteligência no Combate ao Crime Organizado. As palestras serão ministradas das 8h às 12h e das 14h às 18h. Além da Paraíba, estarão presentes autoridades de São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais e Goiás.

O evento acontecerá no auditório da Acadepol. De acordo com a diretora da Academia, delegada Maísa Félix, o seminário é uma excelente oportunidade para se absorver técnicas e conhecimentos fundamentais da investigação moderna, tendo em vista o perfil do crime na atualidade.

Anúncio


“São palestrantes renomados em suas áreas de atuação e que nos brindam com o compartilhamento de seus conhecimentos. Será um grande evento para os nossos policiais”, disse Maísa.

Entre os convidados estão a desembargadora do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ivana David, o desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba, Ricardo Vital, e o promotor de justiça do GAECO na Paraíba, Octávio Neto.

Confira abaixo a lista de palestrantes:

Terça-feira, 07

• Vytautas Fabiano Silva Zumas: Criptoativos e Medidas Assecuratórias 

• Ivana David: O Protagonismo da Polícia Judiciária no Combate ao Crime Organizado

• Carlos Henrique Pires: Investigação Criminal na Digital: Desafios e Boas Práticas

• Marcos Paulo Peron: Investigação Criminal na Digital: Desafios e Boas Práticas

• Nelson Testoni Neto: Investigação Criminal na Digital: Desafios e Boas Práticas

• Caetano Paulo Filho: Tecnologias Aplicadas à Inteligência Policial

Quarta-feira, 08

• Octávio Celso Gondim Paulo Neto: Gestão de Conhecimento

• Ricardo Vital: Aspectos Heterogêneos do Combate ao Crime Organizado

• Jonas Toamzi: Investigação Financeira e Inteligência Artificial 

• Leandro Augusto da Fonseca Feitosa: Gestão de Dados no Trabalho Policial

Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo

Policial

Operação “Provérbios” desarticula grupo envolvido em tortura e roubo, no Sertão

Publicados

em

Uma ação conjunta das Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal prendeu três pessoas acusadas de torturar e roubar moradores nas regiões de Pombal e Condado, no sertão da Paraíba. A Operação “Provérbios” foi realizada nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (03) em Pombal, cumprindo oito mandados de busca e apreensão, e um mandado de prisão.

De acordo com o comando da 3ª Companhia do 14º Batalhão, o objetivo da Operação era localizar um grupo criminoso que torturou e roubou duas pessoas, sendo um pai e um filho, no município de Condado. “O crime havia acontecido há um mês. Os criminosos usavam um ferro quente para torturar e extrair dinheiro de um pai e um filho. Desde então empregamos diligências com as demais Forças de Segurança e hoje cumprimos oito mandados de busca e apreensão, sendo sete em Pombal e um em São Bentinho”, explicou o capitão Fernando, comandante da Companhia.

Anúncio


Entre os materiais apreendidos com os criminosos estavam um revólver e uma pistola, dois simulacros de arma de fogo, munições, quatro radiocomunicadores, porções de drogas e algemas. “Um dos três acusados que foi preso em flagrante com o material já tinha um mandado de prisão em aberto, que foi cumprido pelas Polícias no âmbito da Operação”, disse o oficial. Toda a ocorrência foi encaminhada para a delegacia.

Ainda de acordo com o comando da Companhia, o nome Operação “Provérbios” faz alusão a um trecho bíblico que remete ao uso do ferro, material usado no crime, e também ao rigor da Justiça realizada pelos órgãos de segurança contra a organização criminosa.

Ascom

Rate this post
Anúncio


Continue lendo
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio
Apoio

Mais Lidas